[HDTV] Discussão Geral TVs OLED

Novos televisores da LG chegam aos EUA e à Coreia do Sul em abril. Europa é o "destino" seguinte

A empresa não define datas concretas de lançamento dos novos modelos, 14 no total. A série GX Gallery, inspirada em arte, os modelos Real 8K ZX e as TVs 4K Ultra HD são algumas das novidades.
A linha de televisores de 2020 da LG vai chegar ao mercado internacional já em abril, primeiro na Coreia do Sul e nos Estados Unidos, seguindo-se os mercados europeus e outras regiões. Entre as novidades estão 14 novos modelos OLED, incluindo a série GX Gallery, inspirada em arte, os modelos Real 8K ZX e as TVs 4K Ultra HD. O prometido modelo que se enrola para este ano na CES não está incluído nas novidades.

Depois de em 2019 ter começado a vender a televisão que se enrola, a empresa sul-coreana vai começar agora a comercializar as suas novidades no mercado apresentadas no início de janeiro. No caso dos três novos modelos da série GX Gallery, de 55, 65 e 77 polegadas, a LG explica que os painéis OLED não requerem luz de fundo. Por isso, e para exemplificar, o modelo de 65 polegadas tem apenas 20 mm de espessura, "sem necessidade de uma caixa de controlo separada", escreve a marca.

Quanto aos modelos LG OLED ZX Real 8K (88 OLED ZX e 77 OLED ZX) oferecem quatro vezes mais resolução de ecrã do que os 4K e 16 vezes mais do que o Full HD, garante a LG. Outra novidade assegurada pela empresa é que estes televisores superam o critério definido para o setor para as TV 8K Ultra HD, conforme estabelecido pela Consumer Technology Association, "sendo um dos primeiros modelos 8K que podem utilizar o logótipo oficial CTA 8K Ultra HD".
A empresa lançou ainda as novas TV OLED 4K para este ano, modelos CX e BX com 77, 65 e 55 polegadas. Mas, para além disso, os consumidores também terão acesso a um equipamento com um novo tamanho com a TV CX OLED de 48 polegadas, que ficará disponível no final deste ano. Já no que diz respeito à linha premium de TV LCD da LG, a NanoCell TV contará com sete unidades Real 8K (de 75 e 65 polegadas nas séries Nano99, Nano97, Nano95 e Nano95 de 55 polegadas), todas com o logótipo CTA 8K UHD, tal como as OLED.

As TV OLED e as NanoCell 8k contam com o novo processador α9 Gen 3 AI, que, através do processamento adicional e de algoritmos avançados de deep learning, otimizam a qualidade de imagem e de som nas novas televisões. "O α9 Gen 3 aumenta a sensação de imersão dos espectadores utilizando novos recursos específicos para filmes, desporto, gaming e outros tipos de conteúdo", explica a LG.

Para além disso, os novos modelos da marca suportam as mais recentes especificações de HDMI, incluindo eARC e ALLM. Os modelos 8K em concreto podem reproduzir conteúdo 8K nativo a partir das entradas digitais HDMI e USB e suportam uma ampla variedade de codecs, como HEVC, VP9 e AV1. Estas televisões são compatíveis com o streaming de conteúdo 8K a 60FPS e estão certificadas para fornecer 8K 60P por HDMI.

Os últimos modelos OLED da empresa venceram o Hollywood Professional Association’s Excellence in Engineering Award e, de acordo com a empresa, são os primeiros a oferecerem um software de calibração integrado que atua ao nível do hardware. "Através do suporte para o novo Dolby Vision IQ e do Filmmaker ModeTM da UHD Alliance, a LG OLED exibe os filmes exatamente como os seus criadores os idealizaram", pode ler-se no comunicado. Para ver os seus filmes ou séries preferidas, por exemplo, as novas TVs OLED e NanoCell dispõem de acesso fácil através de apps e serviços populares, como a Apple TV, Disney + e Netflix.

O gaming é outro aspecto em destaque, com a empresa a garantir que é a primeira fabricante a oferecer TV oficialmente compatíveis com NVIDIA G-SYNC, neste caso 12 modelos OLED. Esta tecnologia de gaming garante que os gráficos são renderizados, aumentando a sensação de imersão dos jogadores, com uma adaptação da taxa de atualização da TV à taxa do hardware conectado. As TV OLED e NanoCell de 2020 da LG suportam HDMI VRR, fazendo com que a LG, segundo a própria, seja a única marca de TV que oferece compatibilidade com uma ampla variedade de dispositivos de gaming, como placas gráficas e consolas.

Depois de ter filmado um jogo de futebol em 8K e cuja demonstração vai estar disponível na TV 8K OLED e NanoCell, o desporto é outro destaque das televisões, com os modelos a contarem com uma taxa de atualização de 120 Hz. Recursos como o Sports Alert permitem que os utilizadores sigam as suas equipas favoritas com facilidade, fornecendo pontuações em tempo real, horários atualizados e muito mais para uma grande variedade de modalidades, incluindo baseball, futebol e futebol americano, enquanto ouvem o ruído dos espectadores numa paisagem sonora de 360 graus com dois altifalantes Bluetooth conectados simultaneamente à TV.

Fonte: https://tek.sapo.pt/multimedia/arti...a-do-sul-em-abril-europa-e-o-destino-seguinte
 
Vi as 3 fontes e acabei por não perceber se isso se refere só a ecrãs no mobile (smartphone, tablets e portáteis) ou se é algo relacionado com painéis de TVs também...

Mas se for este último lá vai ter a Samsung de andar a apagar vídeos e artigos que publicou na net a falar do burn in em OLED, como já fez com a página do OLED que tentou comercializar em 2012. :-D
 
Samsung Display is currently operating two LCD production lines in South Korea and two factories in China. It supplies LCD TV panels to Samsung Electronics' "QLED" LCD TVs as well as LCD displays to other brands' TVs, PCs, and mobile devices, including Apple's iPhones.

https://www.flatpanelshd.com/news.php?subaction=showfull&id=1585650177

Aqui a interpretação do flatpanelsHD é que deve abranger tudo, desde painéis de TV ao resto...
 
Boas,
Admito que só li por alto as últimas páginas.
Já alguem mandou alguma Oled para a garantia devido a burn-in?
A minha( b7v) vai ter que ir... :/
 
Boas,
Admito que só li por alto as últimas páginas.
Já alguem mandou alguma Oled para a garantia devido a burn-in?
A minha( b7v) vai ter que ir... :/
Eu chamei técnico da LG a casa, diz que não está ao abrigo da garantia.
Por isso, podes tentar, mas quase certo que não vais ter sorte.
 
Boas,
Admito que só li por alto as últimas páginas.
Já alguem mandou alguma Oled para a garantia devido a burn-in?
A minha( b7v) vai ter que ir... :/

Infelizmente a minha também ja esta com um ligueiro burn-in do destiny, ja dei com ele e agora é dificil nao incomodar em certos fundos.
Ando a fazer a limpeza de painel todos os dias, mas nao espero grandes melhorias
Quanto custa em media mudar o painel alguem sabe?
 
Infelizmente a minha também ja esta com um ligueiro burn-in do destiny, ja dei com ele e agora é dificil nao incomodar em certos fundos.
Ando a fazer a limpeza de painel todos os dias, mas nao espero grandes melhorias
Quanto custa em media mudar o painel alguem sabe?
Só por curiosidade, qual é o modelo da tua?

Quanto ao custo de um painel novo, infelizmente isso é para esquecer. Mais vale comprar uma tv oled nova que até pode ficar mais barato (nas de 65" não sei, mas nas de 55" um painel novo deve custar à volta de 1000€ e com esse valor compra-se uma tv nova em promoção).
 
Só por curiosidade, qual é o modelo da tua?

Quanto ao custo de um painel novo, infelizmente isso é para esquecer. Mais vale comprar uma tv oled nova que até pode ficar mais barato (nas de 65" não sei, mas nas de 55" um painel novo deve custar à volta de 1000€ e com esse valor compra-se uma tv nova em promoção).

A minha e 55” B7.
Por esse preço mais vale uma nova realmente
 
Quando fizeram orçamento para a minha (55 C7) à cerca de um ano, pediam 700 e tal euros.

Parece que afinal o burn in em OLEDs, devido aos jogos, acontece com algumas pessoas. Felizmente a grande maioria não tem queixas, mas começam a aparecer "demasiados" casos.

Pela amostra aqui no fórum, parece que a série 7 é mais propensa a ter esse tipo de problemas.
 
Back
Topo