[HDTV] Discussão Geral TVs OLED

As restantes marcas estão a mostrar serem igualmente ou piores que a Panasonic.
Portugal tem este problema recorrente com as representações nacionais das marcas.
Náo foi pela assistencia que não fui para a Panasonic
Tenho uma Oled Pana e até agora 5 estrelas.
E a próxima muito provavelmente continuará a ser Pana.
 
Eu também arrisquei e passei dum Plasma Panasonic para um OLED Panasonic.

O Plasma avariou já passados os dois anos mas como tinha seguro foi reparada (foi lá duas vezes). Já passaram 5 anos desde que foi intervencionada pela última vez e ainda funciona, começa é a ter o defeito de as vezes não ligar a primeira mas enquanto der continua a ser a TV do quarto.

O OLED até agora nada apontar, defeito e só ter comprado um OLED 55, mas o de 65 já ia quase para o dobro do preço.......
 
Olá,

Como este tópico é sobre as TVs Oled no geral, penso que seja o tópico apropriado, aproveito para perguntar o seguinte aos amantes de videojogos com estas TVs Oled:

HDR no PC em jogos nas TVs Oled, usam

RGB 8bit full ( + nivel de pretos alto)

YCbCr422 10bit limited ( + nivel de pretos baixo)

Sinceramente não consigo notar diferenças nenhumas, o que me faz coçar a cabeça porque o sinal rgb é 8bit e o Y422 não sei quantos é 10bit, e o HDR supostamente não é 10bit?
Acho estranho que o RGB 8bit ser igual ao 10bit.

A minha TV é uma LG B8 com HDMI 2.0, não sei se o caso varia com TVs HDMI 2.1, se varia gostava de saber também qual a melhor configuração que assim no fututo já estaria informado.

Pelo que pesquisei no fórum, os utilizadores @Jack-O-Lantern, @Pheux, @Blue Zee, @Night-Wolf , @LionHeart. , são experts na matéria oled e em jogos agradecia alguma ajuda!

Obrigado!
 
@jotaroda

Boas,

No meu caso tenho a seguinte configuração na minha C9.
Suponho que algumas configurações sirvam para a tua.
Algumas opções podem não estar disponíveis no teu modelo

Ultra Deep Colour e a resposta instantânea de jogo

Definições de modo de imagem:
Jogo

Poupança de energia:
Desligado

Definições de modo de imagem/Modo de imagem HDR:
Jogo

Definições de modo de imagem/LUZ OLED:
100

Definições de modo de imagem/Contraste:
100

Definições de modo de imagem/Brilho:
50

Definições de imagem/Nitidez:
18

Definições de modo de imagem/Cor:
70

Definições de modo de imagem/Tom de cor:
0

Definições de modo de imagem/Controlos Avançados/Contraste Dinâmico:
Desligado

Definições de modo de imagem/Controlos Avançados/Tonalidade Dinâmica:
Ligado

Definições de modo de imagem/Controlos Avançados/Super Resolução:
Alto

Definições de modo de imagem/Controlos Avançados/Gama de cores:
Automático

Definições de modo de imagem/Opções de imagem/Redução de ruído:
Automático

Definições de modo de imagem/Opções de imagem/Redução de Ruído MPEG:
Automático

Definições de modo de imagem/Opções de imagem/Graduação Uniforme:
Alto

Definições de modo de imagem/Opções de imagem/Nível de preto:
Baixo

Definições de modo de imagem/Opções de imagem/TruMotion:
Desligado

Definições de modo de imagem/Opções de imagem/Brilho AI:
Desligado

Se tiveres uma gráfica Nvidia, no painel de controlo pode experimentar as seguintes opções

Em monitor/Alterar a resolução/3./utilizar definiçõe Nvidia;
Profundidade de cor do ambiente de trabalho:
Máxima (32 bit)

Formato de cores de saida:
RGB

Profundidade de cor de saída:
12 bpc

Gama dinâmica de saída:
Completa

Em Vídeo/Regular as definições de cor dos vídeos/2./Com as definiçõe Nvidia;

Avançada/Gama dinâmica:
Completa (0-255)

Podes também mexer no digital Vibrance em monitor.

Estas são as configurações que uso no PC, com o HDR em ligado na definições de ecrã.

Quando estou em jogos a TV liga automaticamente o HDR quando necessário/ activo nas definições de jogo.

Espero que ajude...
 
Última edição:
@jotaroda

Boas,

No meu caso tenho a seguinte configuração na minha C9.
Suponho que algumas configurações sirvam para a tua.
Algumas opções podem não estar disponíveis no teu modelo

Ultra Deep Colour e a resposta instantânea de jogo

Definições de modo de imagem:
Jogo

Poupança de energia:
Desligado

Definições de modo de imagem/Modo de imagem HDR:
Jogo

Definições de modo de imagem/LUZ OLED:
100

Definições de modo de imagem/Contraste:
100

Definições de modo de imagem/Brilho:
50

Definições de imagem/Nitidez:
18

Definições de modo de imagem/Cor:
70

Definições de modo de imagem/Tom de cor:
0

Definições de modo de imagem/Controlos Avançados/Contraste Dinâmico:
Desligado

Definições de modo de imagem/Controlos Avançados/Tonalidade Dinâmica:
Ligado

Definições de modo de imagem/Controlos Avançados/Super Resolução:
Alto

Definições de modo de imagem/Controlos Avançados/Gama de cores:
Automático

Definições de modo de imagem/Opções de imagem/Redução de ruído:
Automático

Definições de modo de imagem/Opções de imagem/Redução de Ruído MPEG:
Automático

Definições de modo de imagem/Opções de imagem/Graduação Uniforme:
Alto

Definições de modo de imagem/Opções de imagem/Nível de preto:
Baixo

Definições de modo de imagem/Opções de imagem/TruMotion:
Desligado

Definições de modo de imagem/Opções de imagem/Brilho AI:
Desligado

Se tiveres uma gráfica Nvidia, no painel de controlo pode experimentar as seguintes opções

Em monitor/Alterar a resolução/3./utilizar definiçõe Nvidia;
Profundidade de cor do ambiente de trabalho:
Máxima (32 bit)

Formato de cores de saida:
RGB

Profundidade de cor de saída:
12 bpc

Gama dinâmica de saída:
Completa

Em Vídeo/Regular as definições de cor dos vídeos/2./Com as definiçõe Nvidia;

Avançada/Gama dinâmica:
Completa (0-255)

Podes também mexer no digital Vibrance em monitor.

Estas são as configurações que uso no PC, com o HDR em ligado na definições de ecrã.

Quando estou em jogos a TV liga automaticamente o HDR quando necessário/ activo nas definições de jogo.

Espero que ajude...

Obrigado pela resposta ao detalhe caro @LionHeart. !

Eu já sei disso, já tenho o hdmi deep colour ativado e o HDR nas opções do Windows.

A minha dúvida prende-se apenas na questão de usar o RGB 8bit full ou Y422 10bit limited para ter o HDR a funcionar corretamente nos jogos.

Por exemplo na minha LG B8 não me aparece opção de 12BIt nem 10Bit com o RGB activado no painel de controlo Nvidia como a ti.

Talvez seja limitação do HDMI 2.0, com RGB apenas consigo 8bit, talvez com HDMI 2.1 já apareça 10bit e 12bit entendes?

Agora a minha dúvida é mesmo se devo usar o RGB 8bit full ou Y422 10bit mas limited ?

Quando digo full ou limited estou me a referir ao "Gama dinâmica de saída" , com RGB consigo full (completa) e com Y422 consigo limited (limitado).

Tenho pena que os outros utilizadores não me tenham respondido ainda mas pode ser que apareçam entretanto.
 
Essa questão já não te consigo ajudar muito mas uso o RGB e tenho uma imagem fantástica com os settings que postei.
E é provavelmente uma limitação dos HDMI pois com o 2.1 tens até 48g de transmissão de dados.
Com o 2.0 apenas 18 se não estou em erro.

Eu uso um cabo da ugreen 2.1 para os 4k 120hz max com G-sync, apesar de ainda não estar a usar todo o seu potencial por ainda estar bugado e também não noto grande ou mesmo nenhuma diferença entre o RGB e o outro setting

Pode ser que alguém mais qualificado te venha ajudar

Abraço
 
Venho aqui para dar o meu desabafo em relação à diferença entre duas marcas que vendem OLED. Em 2017 comprei a C7 de 55 polegadas e apesar de gostar bastante da tv fiquei desapontado com a uniformidade da mesma. No mesmo ano um amigo meu adquiriu uma Sony A1 de 65 polegadas que para mim está a milhas em termos de uniformidade das OLEDs da LG que tenho em casa. Na altura quando vi a Sony pela primeira vez prometi a mim mesmo que a primeira oled de 65 polegadas que comprasse seria uma Sony. Infelizmente decidi confiar novamente na LG pois ficava me mais barata e como gamer tinha alguns benefícios.

Consequência: Ganhei mais uma tv com banding e na minha opinião a Sony A1 também tem melhor Motion e melhor imagem. Outro aspeto que reparei em cenas escuras e vou vos dar um exemplo. Num filme tipo star wars em q comeca com ecra todo preto na sony a1 o preto é mesmo completamente preto. Na LG CX é um preto mais cinzento e noto a maravilhosa uniformidade da minha TV.

Posso ter tido muito azar nos modelos que comprei mas já aprendi a minha lição. Se tiverem o dinheiro...epah vão pa Sony.
 
Venho aqui para dar o meu desabafo em relação à diferença entre duas marcas que vendem OLED. Em 2017 comprei a C7 de 55 polegadas e apesar de gostar bastante da tv fiquei desapontado com a uniformidade da mesma. No mesmo ano um amigo meu adquiriu uma Sony A1 de 65 polegadas que para mim está a milhas em termos de uniformidade das OLEDs da LG que tenho em casa. Na altura quando vi a Sony pela primeira vez prometi a mim mesmo que a primeira oled de 65 polegadas que comprasse seria uma Sony. Infelizmente decidi confiar novamente na LG pois ficava me mais barata e como gamer tinha alguns benefícios.

Consequência: Ganhei mais uma tv com banding e na minha opinião a Sony A1 também tem melhor Motion e melhor imagem. Outro aspeto que reparei em cenas escuras e vou vos dar um exemplo. Num filme tipo star wars em q comeca com ecra todo preto na sony a1 o preto é mesmo completamente preto. Na LG CX é um preto mais cinzento e noto a maravilhosa uniformidade da minha TV.

Posso ter tido muito azar nos modelos que comprei mas já aprendi a minha lição. Se tiverem o dinheiro...epah vão pa Sony.
Em relação ao banding vertical, é uma lotaria, o teu amigo teve sorte. Os painéis OLED são todos fabricados pela LG.Display e, independentemente da marca, todas sofrem, umas mais outras menos com vertical banding.
Em relação aos pretos, não terás o leitor do filme com o black level high e a tua TV no low ou vice versa? Não é normal o que descreves.
Não quero com isto dizer que não tens razão e que a Sony não tenha melhor qualidade de imagem.
 
Back
Topo