[HDTV] Discussão Geral TVs OLED

Sim, já vi. E o que é que calibração de imagem tem a ver com motion handling?

Estás tão cego com o que estás a dizer que nem lês o que as pessoas te dizem. Em lugar algum afirmei que a imagem era uma bosta ou sequer pior. Aliás, afirmei que a Samsung QDOLED era melhor que qualquer WOLED em termos de imagem e que o que era pior era o Motion.

Quando entras por esses caminhos nem vale a pena continuar qualquer conversa. Lê com olhos de ler e depois conversamos.

Jamais trocaria a A90J pela S95. Podes ler o que quiseres, mas o próprio Vincent refere muito bem os problemas de Motion na Samsung. Outros reviewers também, além de não faltarem testemunhos nos fóruns da especialidade. Não há calibração de imagem que resolva problemas de Motion, e reitero as vezes necessárias que a Sony está numa liga à frente nesse aspeto.

Só para finalizar, as diferenças em SDR são praticamente inexistentes entre as tecnologias. É em HDR que notas diferenças, nomeadamente nos highlights e na retenção do brilho em toda a gama de cores, sem flutuações. E não estamos a falar de uma diferença da noite para o dia, mas de uma evolução natural. Para notares essa diferença tens de as ter lado a lado a passar o mesmo conteúdo e calibradas corretamente. Não é numa grande superfície que se vai avaliar o que quer que seja.

Da minha parte, não me custa absolutamente nada admitir que a Samsung QD Oled é superior em imagem e a Sony Oled é inferior nesse aspeto mas superior em motion handling. Quem quiser o melhor dos dois mundos vai para a Sony QD Oled e tem o problema resolvido.
 
Última edição:
Sim, já vi. E o que é que calibração de imagem tem a ver com motion handling?

Estás tão cego com o que estás a dizer que nem lês o que as pessoas te dizem. Em lugar algum afirmei que a imagem era uma bosta ou sequer pior. Aliás, afirmei que a Samsung QDOLED era melhor que qualquer WOLED em termos de imagem e que o que era pior era o Motion.

Quando entras por esses caminhos nem vale a pena continuar qualquer conversa. Lê com olhos de ler e depois conversamos.

Jamais trocaria a A90J pela S95. Podes ler o que quiseres, mas o próprio Vincent refere muito bem os problemas de Motion na Samsung. Outros reviewers também, além de não faltarem testemunhos nos fóruns da especialidade. Não há calibração de imagem que resolva problemas de Motion, e reitero as vezes necessárias que a Sony está numa liga à frente nesse aspeto.

Só para finalizar, as diferenças em SDR são praticamente inexistentes entre as tecnologias. É em HDR que notas diferenças, nomeadamente nos highlights e na retenção do brilho em toda a gama de cores, sem flutuações. E não estamos a falar de uma diferença da noite para o dia, mas de uma evolução natural. Para notares essa diferença tens de as ter lado a lado a passar o mesmo conteúdo e calibradas corretamente. Não é numa grande superfície que se vai avaliar o que quer que seja.

Da minha parte, não me custa absolutamente nada admitir que a Samsung QD Oled é superior em imagem e a Sony Oled é inferior nesse aspeto mas superior em motion handling. Quem quiser o melhor dos dois mundos vai para a Sony QD Oled e tem o problema resolvido.

É melhor não continuar a conversa. Estou cego e não sei ler. Bem haja a todos.
 
Boas malta,
Tenciono comprar uma OLED de 50'' e tenho orçamento de 850-900€. Será essencialmente para ver Netflix, HBO, Prime, etc. no quarto.
Qual o melhor modelo para estas características ?

Obrigado
 
Boas malta,
Tenciono comprar uma OLED de 50'' e tenho orçamento de 850-900€. Será essencialmente para ver Netflix, HBO, Prime, etc. no quarto.
Qual o melhor modelo para estas características ?

Obrigado
Para esse orçamento consegues a LG A2, mesmo a de 55".

Mantém-te atento às promoções e eventualmente, aguarda pela Black Friday.
 
Se vais então para 48" (não há OLED de 50"), tens que estar atento às promoções.

As LG, em gamas/qualidade, aumentam de acordo com as letras: A (gama baixa), depois as B (gama média) e de seguida as C (gama média/alta).
 
O meu primo vai comprar uma TV 65.

Ele está entre a LG C2, a Sony A90J e a Samsung S95.

Assuming que a S95 é a mais barata das três por razões e motivos e custa menos 1000 euros que aa A90J e 200 menos que a C2 não há grande coisas que pensar pois não?
 
Boa noite a todos.

Uma pergunta para quem tem tv oled.

Tenho um modelo da lg de 2018 (C8), onde o painel é preto quando a tv está apagada, o típico painel oled que até desligado, da gosto olhar para ele.

Para juntar a LG, chegou uma Panasonic 65jzc984 (modelo 2021), que tem um painel semelhante em termos de reflexo mas tem uma tonalidade azul quando está apagado. Isto é alguma tecnologia introduzida pela lg entre 2018-2021?
Quando a tv está ligada, tudo está em conformidade (aparentemente e a olho nu) incluindo os pretos perfeitos e os cinzentos 5%.
Mas quando está desligada, não é tao apelativa como a LG, e apenas gostava de perceber o porquê, visto que são tudo painéis da LG. O azul do painel tanto é visto com luz natural, como com luz artificial (led). Sendo com luz artificial mais notório.
 
A E6 que tive, era visivelmente avioletada à luz do dia.
A minha CX atual é preta.
Deve ser alguma especie de filtro no painel. Era apenas uma curiosidade.

No inicio do video, da para terem uma ideia do que me refiro (antes de ele ligar a tv).


Quanto à tv em si, podia ter as 4 entradas com hdmi 2.1, mas de resto, 120hz, dolby vision iq, hdr10+, VRR, ALLM, eARC, por 614 euros no tamanho 65 polegadas, "importada", melhor nao podia ser.
 

Epa eu sei que cada caso é um caso, e há espaços muito exigentes que exigem muito brilho. Mas eu tenho uma LG C6 já com uns aninhos, e nunca pensei “epa a imagem devia ser mais brilhante”.

Muito pelo contrário, eu até tenho a imagem no isf sala escura, que é provavelmente o perfil com menos brilho da TV. E a minha sala tem bastante luz natural. Quando tenho a sala sem luz, em cenas HDR até se torna desconfortável a intensidade alta do brilho em certas cenas.

Não percebo esta obsessão com o aumento do brilho. Não será mais uma jogada de marketing para nos fazer comprar novas tvs sem necessidade?
 
Epa eu sei que cada caso é um caso, e há espaços muito exigentes que exigem muito brilho. Mas eu tenho uma LG C6 já com uns aninhos, e nunca pensei “epa a imagem devia ser mais brilhante”.

Muito pelo contrário, eu até tenho a imagem no isf sala escura, que é provavelmente o perfil com menos brilho da TV. E a minha sala tem bastante luz natural. Quando tenho a sala sem luz, em cenas HDR até se torna desconfortável a intensidade alta do brilho em certas cenas.

Não percebo esta obsessão com o aumento do brilho. Não será mais uma jogada de marketing para nos fazer comprar novas tvs sem necessidade?
Não é só marketing.

Vê a resposta em baixo, que já aqui deixei uma vez neste mesmo tópico:

Mas falando de HDR, um valor de Peak Brightness mais alto não está apenas relacionado com mais brilho (quantidade de luz) em si. Pelo contrário, e mais importante que isso, está sim relacionado com a preservação de detalhe em cenas de alta luminosidade; por outras palavras, uma maior gama de tons (HDR).

Curiosamente, o Vincent fez um vídeo recentemente que explica bem isto:

 
Não é só marketing.

Vê a resposta em baixo, que já aqui deixei uma vez neste mesmo tópico:
Estive a ver. Mas é curioso que ele usa uma LG CX para demonstrar a imagem com o pico de brilho no máximo (650nits). Ou seja, uma tv com quase 3 anos consegue tirar partido da totalidade do conteúdo, que está masterizado para 600nits. Para quê os tais 1000-1500 nits que se fala nas novas QD-OLED e Oled.EX?

E mesmo a 400nits, só 3 ou 4 cenas escolhidas a dedo, e que duram meia dúzia de segundos, é que se nota diferença em relação a uma tv com maior brilho. 99.9% do filme é rigorosamente igual.
 
Epa eu sei que cada caso é um caso, e há espaços muito exigentes que exigem muito brilho. Mas eu tenho uma LG C6 já com uns aninhos, e nunca pensei “epa a imagem devia ser mais brilhante”.

Muito pelo contrário, eu até tenho a imagem no isf sala escura, que é provavelmente o perfil com menos brilho da TV. E a minha sala tem bastante luz natural. Quando tenho a sala sem luz, em cenas HDR até se torna desconfortável a intensidade alta do brilho em certas cenas.

Não percebo esta obsessão com o aumento do brilho. Não será mais uma jogada de marketing para nos fazer comprar novas tvs sem necessidade?
Eu tenho uma C9 de 65" e às vezes quando estou a ver certo conteúdo em HDR (não é sempre, atenção) sinto necessidade de "controlar" a luz que vem da janela. Pois é como disse o @lift off e bem, às vezes é preciso maior peak brightness para preservação de detalhe, e em algumas situações sinto a necessidade controlar a luz da janela, caso contrário perco alguns detalhes (e não, não é por não ter a imagem calibrada em condições).

Não pretendo mudar de tv tão cedo, e no dia que mudar, eu mais depressa mudo para uma oled de 77" do que uma de 65" com mais brilho. Mas não me importaria nada de ter uma oled com um pouco mais de peak brightness.

Tudo isto para dizer que compreendo perfeitamente que hajam pessoas que sintam necessidade de mais brilho. Se tiverem uma sala com imensa luz natural, aí sem dúvida que é preciso uma tv com mais brilho, até mesmo em conteúdo SDR.
 
Back
Topo