[HDTV] Discussão Geral TVs OLED

Eu continuo a afirmar precisamente o contrário, que o problema está, na maioria dos casos, na fonte.

Dei o meu exemplo, com o leitor de origem da TV tenho judder mas se utilizar o mede8er já não tenho judder absolutamente nenhum. Isto leva-me a crer que o problema está mesmo na fonte pois se a TV é capaz de processar o mesmo conteúdo através de outros aparelhos na perfeição, então isso significa que o problema não é da TV. Seja ela a KS ou uma OLED qualquer.

Quanto a canais, repito que não tenho quaisquer problemas de motion mas também não tenho box nenhuma na sala. Uso a aplicação SSIPTV.
mas quantas vezes é que já foi dito que o Judder muda consoante a fonte? em 3d com o zidoo impecavel, com blueray tenho um pouco mais mas fica razoavel graças ao truemotion, desporto na rtp1hd impecavel, sic hora da novela esquece....pessimo com sichd fica ligeiramente melhor...PRoblema na televisão? não sei o que queres dizer com isso...é um judder que não tinha na antiga televisão chama-lhe o que quiseres....
 
Com mais ou menos judder, com fontes diferentes, etc.....acho que todos os problemas de motion apenas serão resolvidos com o HDM 2.1 e a tecnologia freesync.
Estive a ver é há emissãos a 50fps, ora 50fps não são dicisiveis nem bem interpolados por 60hz ou 120hz. A minha LG antiga que não apresenta judder na 24kitcheHD é de 50hz, não de 60hz nem de 120hz! Será disso?
 
Eu continuo a afirmar precisamente o contrário, que o problema está, na maioria dos casos, na fonte.

Dei o meu exemplo, com o leitor de origem da TV tenho judder mas se utilizar o mede8er já não tenho judder absolutamente nenhum. Isto leva-me a crer que o problema está mesmo na fonte pois se a TV é capaz de processar o mesmo conteúdo através de outros aparelhos na perfeição, então isso significa que o problema não é da TV. Seja ela a KS ou uma OLED qualquer.

Quanto a canais, repito que não tenho quaisquer problemas de motion mas também não tenho box nenhuma na sala. Uso a aplicação SSIPTV.

Eu também sou da opinião do @Pheux que tem de ser da fonte caso contrário não era só num canal mas em todos eles.
 
Com mais ou menos judder, com fontes diferentes, etc.....acho que todos os problemas de motion apenas serão resolvidos com o HDM 2.1 e a tecnologia freesync.
Estive a ver é há emissãos a 50fps, ora 50fps não são dicisiveis nem bem interpolados por 60hz ou 120hz. A minha LG antiga que não apresenta judder na 24kitcheHD é de 50hz, não de 60hz nem de 120hz! Será disso?
precisas que a fonte transmita em freesync :) isso vai ser mais para consolas
 
mas quantas vezes é que já foi dito que o Judder muda consoante a fonte? em 3d com o zidoo impecavel, com blueray tenho um pouco mais mas fica razoavel graças ao truemotion, desporto na rtp1hd impecavel, sic hora da novela esquece....pessimo com sichd fica ligeiramente melhor...PRoblema na televisão? não sei o que queres dizer com isso...é um judder que não tinha na antiga televisão chama-lhe o que quiseres....

Mas tu na tua televisão antiga não tinhas quaisquer problemas pois era uma TV hipoteticamente perfeita, a julgar pelo teu histórico e como continuas a afirmar. És um caso à parte dos nossos. Nós sempre tivemos problemas, mas com as TVs que temos agora, como são TVs com uma qualidade excepcional, qualquer coisa menos boa ou qualquer problema que possa existir sobressai logo. E quando digo nós, refiro-me aos possuidores das Oleds e das KS.

Não há TVs perfeitas mas as que temos são aquelas que estão mais próximas disso, de acordo com os nossos padrões e capacidades financeiras.

A tua JS não tinha problemas de motion, não tinha problemas a reproduzir conteúdo SD, funcionava bem com o teu sistema de som e receiver, não tinha problemas com o brilho das legendas em HDR, sendo que a tua C6 tem estes problemas todos e mais alguns que já mencionaste. Eu acho que nunca deverias ter vendido a tua Samsung JS e lá no fundo tu também sabes disso.
 
As nossas transmissões através das boxes dos ISPs são péssimas medidas de qualidade das TV's.

Os nossos canais/distribuidores de TV não sabem muitas vezes o que fazem.

Comecemos pelo facto da maioria dos canais estarem a ser emitidos em 576i, é depois feito o upscale e deinterlace para os 1080p/4K 50 ou 60p pela box em tempo real.

Todas as "gravações automáticas" ou o "voltar para trás", mesmo dos canais HD são transmitidos em 576i.

Depois temos os célebres "pontos e linhas" nos limites da imagem, isto é dependente do canal e é incompetência, o emissor está a contar com overscan que é uma técnica do tempo das CRTs, já não se aplica nos painéis planos que usamos actualmente, obriga-nos a desactivar o just scan, aplicando um ligeiro upscale à imagem que faz perder detalhe, dependendo da capacidade do upscaler da TV.

As emissões em directo (25 ou 50fps) sem problemas, contudo em séries que tenham sido filmadas para o formato NTSC ou anime temos fenómenos fantásticos.

Na maioria dos canais que só emitem séries e filmes está tudo ok, contudo temos aberrações na tentativa de conversão dos 24fps para os 25/50fps.

É notório, por exemplo, que na Sic fazem um péssimo trabalho nesta conversão no Dragon Ball Super, por exemplo, temos frames interpolados que não só causam judder como ainda provocam artefactos e reduzem a já baixa fluidez de movimentos do próprio anime.

Não sei que raio de algoritmo usam aqui mas é péssimo, as TVs tentam fazer o 3:2 pulldown reverso sem conseguirem, fica uma real cagada.

E seria óptimo se fosse só problema da Sic, mas há vários exemplos.

Resumidamente, se querem testar a vossa TV, por favor não usem as nossas boxes e os nossos canais para o efeito.

Metam-lhe um leitor de bluray e aí sim, vêem o que compraram.
 
Por não fazer "isso", quis dizer receber o stream da TV box (Meo, VDF, etc.), processá-lo e fazer output em UHD.

Referi-me exclusivamente a leitores de discos 4K, mas se estiver enganado, por favor corrijam que também agradeço.

Por outro lado deverão haver receptores AV que poderão fazer upscale para 4K.
Parece que vou corrigir-me a mim mesmo.

De facto o Oppo UDP-203 tem entrada HDMI para equipamento/box de streamig.
Desconheço a qualidade final do output.
 
As nossas transmissões através das boxes dos ISPs são péssimas medidas de qualidade das TV's.

Os nossos canais/distribuidores de TV não sabem muitas vezes o que fazem.

Comecemos pelo facto da maioria dos canais estarem a ser emitidos em 576i, é depois feito o upscale e deinterlace para os 1080p/4K 50 ou 60p pela box em tempo real.

Todas as "gravações automáticas" ou o "voltar para trás", mesmo dos canais HD são transmitidos em 576i.

Depois temos os célebres "pontos e linhas" nos limites da imagem, isto é dependente do canal e é incompetência, o emissor está a contar com overscan que é uma técnica do tempo das CRTs, já não se aplica nos painéis planos que usamos actualmente, obriga-nos a desactivar o just scan, aplicando um ligeiro upscale à imagem que faz perder detalhe, dependendo da capacidade do upscaler da TV.

As emissões em directo (25 ou 50fps) sem problemas, contudo em séries que tenham sido filmadas para o formato NTSC ou anime temos fenómenos fantásticos.

Na maioria dos canais que só emitem séries e filmes está tudo ok, contudo temos aberrações na tentativa de conversão dos 24fps para os 25/50fps.

É notório, por exemplo, que na Sic fazem um péssimo trabalho nesta conversão no Dragon Ball Super, por exemplo, temos frames interpolados que não só causam judder como ainda provocam artefactos e reduzem a já baixa fluidez de movimentos do próprio anime.

Não sei que raio de algoritmo usam aqui mas é péssimo, as TVs tentam fazer o 3:2 pulldown reverso sem conseguirem, fica uma real cagada.

E seria óptimo se fosse só problema da Sic, mas há vários exemplos.

Resumidamente, se querem testar a vossa TV, por favor não usem as nossas boxes e os nossos canais para o efeito.

Metam-lhe um leitor de bluray e aí sim, vêem o que compraram.

Grande comentário, dá gosto ler pessoal que sabe daquilo que escreve. Por isso é que gosto deste fórum.

@Blue Zee a Xbox One S faz o mesmo, hoje já vou experimentar.
:beerchug:
 
Parece que vou corrigir-me a mim mesmo.

De facto o Oppo UDP-203 tem entrada HDMI para equipamento/box de streamig.
Desconheço a qualidade final do output.

Para fazer um trabalho "decente" a box teria de enviar o sinal original (576i, 720p ou 2160p) consoante o canal emissor e o Oppo faria o deinterlace e o upscale. Visto que as boxes só têm um formato de saída (normalmente 720p, 1080i, 1080p ou 2160p), não acredito que faça grande diferença para o SoC das TVs.
 
@Blue Zee a Xbox One S faz o mesmo, hoje já vou experimentar.
Fico curioso.
:)

Para fazer um trabalho "decente" a box teria de enviar o sinal original (576i, 720p ou 2160p) consoante o canal emissor e o Oppo faria o deinterlace e o upscale. Visto que as boxes só têm um formato de saída (normalmente 720p, 1080i, 1080p ou 2160p), não acredito que faça grande diferença para o SoC das TVs.
Se a utilização de box/player reportada pelo @Pheux e pelo @Jack-O-Lantern tem impacto, é provável que o mesmo se passe no caso TV box/Oppo.
 
Estive a ver "mega" catálogo de uma grande loja, curiosamente ou não as Oled surgem primeiro em destaque, depois vêm as Qleds e por aí fora. Está lá a Loewe Oled.
 
Fico curioso.
:)


Se a utilização de box/player reportada pelo @Pheux e pelo @Jack-O-Lantern tem impacto, é provável que o mesmo se passe no caso TV box/Oppo.

Já fiz o teste e os resultados foram super elucidativos. Filmei e tudo pelo que posso disponibilizar os vídeos mais tarde. Fiz o teste no Kuro que é a TV que melhor lida com o motion, mas se com o Kuro os resultados já foram bastante elucidativos, então na OLED deve ser a mesma coisa (posso testar também).

Então é assim, com a saída na consola definida para 50hz e a box definida para 1080i, não tenho qualquer judder e é tudo super fluido (testei num canal de ténis que é dos melhores testes que se podem fazem ao judder por causa do movimento da bola).

Pelo contrário, se definir a saída da consola para 60hz e a box para 1080P, tenho judder e stuttering horrível. Até faz doer a cabeça. Os frames ficam aos solavancos e nota-se bastante nas movimentações rápidas.

Isto confirmou o que já esperávamos. O problema não é das TVs mas sim das definições da box e da fonte do sinal.
 
Já fiz o teste e os resultados foram super elucidativos. Filmei e tudo pelo que posso disponibilizar os vídeos mais tarde. Fiz o teste no Kuro que é a TV que melhor lida com o motion, mas se com o Kuro os resultados já foram bastante elucidativos, então na OLED deve ser a mesma coisa (posso testar também).

Então é assim, com a saída na consola definida para 50hz e a box definida para 1080i, não tenho qualquer judder e é tudo super fluido (testei num canal de ténis que é dos melhores testes que se podem fazem ao judder por causa do movimento da bola).

Pelo contrário, se definir a saída da consola para 60hz e a box para 1080P, tenho judder e stuttering horrível. Até faz doer a cabeça. Os frames ficam aos solavancos e nota-se bastante nas movimentações rápidas.

Isto confirmou o que já esperávamos. O problema não é das TVs mas sim das definições da box e da fonte do sinal.

Portanto quando escolhes 1080i a box deixa o trabalho de deinterlace para a TV ou nesse caso para a XBOX, se escolheres 1080p será a box do operador de TV a fazer o deinterlace, com os resultados brilhantes que todos assistimos...
 
As nossas transmissões através das boxes dos ISPs são péssimas medidas de qualidade das TV's.

Os nossos canais/distribuidores de TV não sabem muitas vezes o que fazem.

Comecemos pelo facto da maioria dos canais estarem a ser emitidos em 576i, é depois feito o upscale e deinterlace para os 1080p/4K 50 ou 60p pela box em tempo real.

Todas as "gravações automáticas" ou o "voltar para trás", mesmo dos canais HD são transmitidos em 576i.

Depois temos os célebres "pontos e linhas" nos limites da imagem, isto é dependente do canal e é incompetência, o emissor está a contar com overscan que é uma técnica do tempo das CRTs, já não se aplica nos painéis planos que usamos actualmente, obriga-nos a desactivar o just scan, aplicando um ligeiro upscale à imagem que faz perder detalhe, dependendo da capacidade do upscaler da TV.

As emissões em directo (25 ou 50fps) sem problemas, contudo em séries que tenham sido filmadas para o formato NTSC ou anime temos fenómenos fantásticos.

Na maioria dos canais que só emitem séries e filmes está tudo ok, contudo temos aberrações na tentativa de conversão dos 24fps para os 25/50fps.

É notório, por exemplo, que na Sic fazem um péssimo trabalho nesta conversão no Dragon Ball Super, por exemplo, temos frames interpolados que não só causam judder como ainda provocam artefactos e reduzem a já baixa fluidez de movimentos do próprio anime.

Não sei que raio de algoritmo usam aqui mas é péssimo, as TVs tentam fazer o 3:2 pulldown reverso sem conseguirem, fica uma real cagada.

E seria óptimo se fosse só problema da Sic, mas há vários exemplos.

Resumidamente, se querem testar a vossa TV, por favor não usem as nossas boxes e os nossos canais para o efeito.

Metam-lhe um leitor de bluray e aí sim, vêem o que compraram.
acho que aqui ninguem está a "testar" a sua televisão em TV basicamente estamos a falar como melhorar o Judering em emissões de TV.
como é logico quem não nota juddering que ignore os posts :)

Portanto quando escolhes 1080i a box deixa o trabalho de deinterlace para a TV ou nesse caso para a XBOX, se escolheres 1080p será a box do operador de TV a fazer o deinterlace, com os resultados brilhantes que todos assistimos...

isso é subjectivo, em todas as televisões que tive prefiro de longe 720p na box e pelo que percebo existe mais pessoas com a mesma configuração
 
Já fiz o teste e os resultados foram super elucidativos. Filmei e tudo pelo que posso disponibilizar os vídeos mais tarde. Fiz o teste no Kuro que é a TV que melhor lida com o motion, mas se com o Kuro os resultados já foram bastante elucidativos, então na OLED deve ser a mesma coisa (posso testar também).

Então é assim, com a saída na consola definida para 50hz e a box definida para 1080i, não tenho qualquer judder e é tudo super fluido (testei num canal de ténis que é dos melhores testes que se podem fazem ao judder por causa do movimento da bola).

Pelo contrário, se definir a saída da consola para 60hz e a box para 1080P, tenho judder e stuttering horrível. Até faz doer a cabeça. Os frames ficam aos solavancos e nota-se bastante nas movimentações rápidas.

Isto confirmou o que já esperávamos. O problema não é das TVs mas sim das definições da box e da fonte do sinal.
Embora interessante, tenho que concordar parcialmente como @hbejinha, só quem é mesmo sensível pode valorizar o resultado final do trabalho da Xbox.
Mas valeu pelo teste.
 
Não, @Blue Zee , acredita que o @Slyzer tem razão. Até quem não é sensível vê o judder provocado pelos 3:2 pulldown dos 60hz. É horrível.

Posso filmar na OLED para o comprovar pois o mesmo é visível nas gravações.

Também testei com a saída definida para 720P e 60hz na Xbox, embora seja visivelmente melhor que 1080P e 60hz, tem ainda assim algum judder mas muito menos observável que a 1080P.

Por ordem de fluidez, cheguei a estes resultados:

1ºlugar: 1080i + 50hz -> judder free
2ºlugar: 576i + 50hz -> judder free
3ºlugar: 720P + 60hz -> algum judder em movimentações muito rápidas
Último lugar: 1080P + 60hz. -> judder horrível, até faz doer a cabeça.

Por ordem de qualidade de imagem:

1ºlugar: 1080P + 60hz
2ºlugar: 720P + 60hz - empatados
2ºlugar: 1080i + 50hz - empatados
Último lugar: 576i + 50hz

Evitem as últimas opções. ;)

Editado: corrigido
 
Última edição:
Não me referia a isso @Pheux, o que referes é um problema que afetará a generalidade das pessoas por ser, digamos, uma "impossibilidade matemática" (entre aspas e em itálico para não ter que ouvir os puristas) a relação 50/60 Hz. :)

Para sabermos se a Xbox é válida para resolver judder/stutter nas pessoas que lhe são sensíveis só pegando num deles, o @hbejinha por exemplo, e pôr um stream que lhe cause problemas e meter a Xbox no meio para ver se ajuda a resolver ou não.

Para mim, que sou pouco sensível, tanto me faria com Xbox ou sem ela.

Não sei se me fiz entender.
 
Back
Topo