[HDTV] Discussão Geral TVs OLED

Ligada pelo menos 4 horas por dia assim como pode ficar 12h/16h ligada se estiver alguém em casa, leva com todo o tipo de conteúdo sendo na maioria futebol/filmes/series/bonecos em canais HD (e respectivos logos) e após 4 meses e meio nem sinal de retenção (quanto mais burn in).

Modelo OLED 910v.
 
Aqui uma 65E6V há 1 ano e 1 mês com cerca de 5-8h de BabyTV por dia desde há 5 meses para cá.

Nada de retenção, Burn In ou outros problemas.

A questão é que em fóruns públicos, por natureza, e razoavelmente técnicos como o nosso, o tema deve ser discutido e esclarecido sem a menos valia dos comentários mais ou menos sarcásticos ou de gosto duvidoso.

Desvalorizar pelo sarcasmo é despropositado e contraproducente.

Salientar o extremismo do teste, a irrazoabilidade das premissas, etc., isso sim será útil num debate que deveria ser neutral e acima de tudo técnico.

Eu não fui sarcástico nem desvalorizei a questão. Questiono mesmo se eles no final do teste fizerem um "contra-teste", ou por outras palavras, fizerem um teste exactamente igual mas com os negativos das imagens, se o Burn In desaparece. Parece-me uma questão interessante e que merecia ser respondida.
 
Última edição pelo moderador:
Percebo a teoria de causar o mesmo desgaste nos leds "menos cansados".
Mas se eles ainda não chegaram lá, não vai ser por aí a cura.

Provavelmente na tecnologia Plasma funcionaria. Aliás, partindo do pressuposto do Plasma, em OLED RGB também seria bem capaz de funcionar (pois igualaria o desgaste causado anteriormente visto que estarias a usar os negativos...). Em OLED WRGB tenho as minhas dúvidas porque estamos a falar de filtros, mas era gajo de mandar para lá essa questão só para tirar isto a limpo. Parece-me uma questão pertinente e uma solução plausível (embora possa parecer parva).
 
Pelos testemunhos daqui, dá-me a entender que o teste do rtings é para além do extremo. Li por alto, mas pareceu-me que ao final de 2 semanas já tinha retenção, devem ter exagerado bastante no logotipo e tempo em que esteve no mesmo sítio.
Só estou aqui a tentar perceber o que provavelmente vou comprar e queria entender esta tecnologia.

Pelo que percebi do que eles dizem, não dá para recuperar porque o oled degrada-se , o que se pode fazer é meter todos os outros ao mesmo nível
 
Com OLED desde Junho/2016 e sem qualquer vestígio de burn-in, retenções ou outros aspetos negativos apontados à tecnologia. Na procura pela qualidade de imagem, mudar de plasma para OLED foi a melhor decisão que tomei e continuo a sorrir sempre que jogo nela e vejo os meus conteúdos media. Nunca voltaria atrás na decisão e, com a devida frontalidade digo: não passaria para a "outra" tecnologia (só se fosse obrigado por alguma circunstância involuntária), pois considero que tem uma quantidade de defeitos e características que não iria suportar olhar para eles.
 
Com Oled há um ano e dois meses, “apenas” full-hd, a 910v sem qq tipo de problema, burn in ou retenção. Sinto-me um privilegiado pois há cerca de 8 meses sou também possuidor da E6V com média diária de 5/6 horas por dia com diversos conteúdos, box, IPTV, Xbox, streaming e Netflix. Foram as duas melhores TVs que comprei ate hoje e só me arrependo de ter ido para a KS9000 ( na altura por limitação de espaço 49’) que felizmente deu problemas e pude,após devolução e utilização do seguro, ir para Oled. Se é possível garantir que nunca irão dar problemas? Claro que não mas isso é aplicável a qq tecnologia e não por ser Oled. [emoji6]
 
Estes são os "testes" que realmente me interessam...o uso normal, no dia a dia.
E nesses não me parece haver caso para haver preocupações e sinceramente parece-me mais uma daquelas tentativas de descredibilizar a tecnologia com melhor qualidade de imagem na atualidade.
 
Portanto: o site que recomenda um OLED LG como o melhor televisor (espreitei as recomendações de 55”, não vi as outras), é o mesmo que está a fazer o teste numa“tentativa de descredibilizar a tecnologia”...

Se calhar é só um teste sério, com óbvias falhas (exageros) mas óbvios méritos.

Sobre a experiência de cada um, vale o que vale: também por aqui muitos afirmavam não ter sequer retenção (muito menos burn-in) em plasmas Panasonic e eu, como referi, tive nos 2 que usei.

Mas sabes em que condições são feitos, correcto?
As condições são as que são, exageram nalguns aspetos, mas nalgumas coisas até devem ficar aquém do “estrago” que alguns utilizadores podem fazer, porque nem todos têm os TV minimamente calibrados a usar os settings ISF, mas definições com bastante mais contraste e brilho.
 
Portanto: o site que recomenda um OLED LG como o melhor televisor (espreitei as recomendações de 55”, não vi as outras), é o mesmo que está a fazer o teste numa“tentativa de descredibilizar a tecnologia”...

Eu chego à conclusão que a malta não quer mesmo perceber! Ou então faz-se desentendida...

Quem quer descredibilizar a tecnologia é quem utiliza com insistência essa questão da retenção/burn in para justificar a opção por outras televisões que não OLED.

Quanto aos testes, eles no fim referem (e já foi dito aqui no fórum) que não são uma referência para o uso convencional, são testes em que as TVs são levadas ao extremo e que dificilmente acontecerá fora desse tipo de condições.
 
Sobre a experiência de cada um, vale o que vale: também por aqui muitos afirmavam não ter sequer retenção (muito menos burn-in) em plasmas Panasonic e eu, como referi, tive nos 2 que usei.

Portanto e como tu tiveste sempre todos os outros que nunca tiveram já vale o que vale ? Assim de facto fica complicado de discutir o assunto sem ironizar ou desvalorizar. :rolleyes:
 
Portanto e como tu tiveste sempre todos os outros que nunca tiveram já vale o que vale ? Assim de facto fica complicado de discutir o assunto sem ironizar ou desvalorizar. [emoji57]

Não. Vale o que vale exatamente porque a minha utilização é diferente da tua, o meu painel é diferente do teu, as minhas definições podem ser diferentes das tuas, a minha exigência pode ser diferente da tua, os meus olhos podem ver melhor ou pior que os teus, a minha sensibilidade visual ao assunto pode ser diferente da tua.

Ou seja, tal como a tua vale o que vale, a minha vale o que vale.

O teste do Rtings, apesar de valer o que vale, sempre tem um padrão objetivo. Nesse padrão, são aqueles os resultados. Noutro padrão que alguém decida objetivamente testar, serão outros.
 
Última edição:
já tive um plasma em casa que usei durante 6 anos e inclusivamente cheguei a adormecer com a tv ligada. Nunca tive burn in. E os mecanismo de prevenção de burn in em 2010, não eram tão bons como os de agora. A tv limitava-se a baixar o padrão de brilho, em imagens estáticas ao passar de um certo tempo.

Na altura dizia-se que os plasmas também duravam menos do que os LCDs. Mas a VT20 que eu tinha, o tempo de vida dela estimado no painel seriam cerca de 30 anos.

Mais depressa estraga a fonte ou a motherboard.

Retenção de imagem acontecia mais. Mas na minha opinião, era uma coisa insignificante, derivada das legendas estarem sempre a aparecer e a desaparecer, mas que nunca atrapalhou.

OLED é em quase tudo semelhante aos plasmas à excepção da maneira como a imagem é conduzida no ecrã - que se baseia no sample and hold - tal como nos LCDs.

Por isso, os plasmas tiverem sempre grandes notas nas imagens em movimento porque os da Panasonic por exemplo eram baseados em pwm pulse-width modulation - não em sample and hold.

Tirando essa diferença entre plasmas e OLEDs - que não estou a dizer se é melhor ou pior - apenas vejam e comparem esse aspecto em particular, OLED é melhor do que o "irmão" plasma em tudo, apesar das muitas semelhanças entre ambos.
 
Não. Vale o que vale exatamente porque a minha utilização é diferente da tua, o meu painel é diferente do teu, as minhas definições podem ser diferentes das tuas, a minha exigência pode ser diferente da tua, os meus olhos podem ver melhor ou pior que os teus, a minha sensibilidade visual ao assunto pode ser diferente da tua.

Chega? Ou vais continuar a argumentar com :rolleyes: ?

Parabéns, descobriste a pólvora então. :D

Então se tens essas variáveis todas em consideração e noção delas a que conclusão esperas chegar aqui, legitimar a opção de que lá terás de fazer um downgrade e comprar LED?

Mas sim para ti não sei mas para mim definitivamente chega. ;)
 
Parabéns, descobriste a pólvora então. :D

Então se tens essas variáveis todas em consideração e noção delas a que conclusão esperas chegar aqui, legitimar a opção de que lá terás de fazer um downgrade e comprar LED?

Mas sim para ti não sei mas para mim definitivamente chega. ;)

Eu nunca o faria (downgrade de OLED (ou mesmo plasma) para LED), mas não é por isso que vou comentar com sarcasmo qualquer referência a burn-in num OLED (o que aliás já acontecia com plasmas), como aqui acontece frequentemente.
 
Back
Topo