[HDTV] Discussão Geral TVs OLED

Não me vou alongar muito no tema, mas apena deixar a dica: desfrutem da tecnologia sem medos.

A tecnologia não é perfeita, mas é a menos imperfeita, comparativamente a outras.

Quando comprei o meu V10 em 2011 (plasma) o medo do burn-in era uma coisa irracional. Nunca me preocupei com isso e ele cá está para as curvas. Com o Oled mantenho a mesma maneira de estar: consolas e PC a debitar imagens e logos fixos (Witcher 3, estou a olhar para ti) durante centenas de horas e ele cá continua para as curvas, com a mesma excelencia de imagem que sempre teve.
 
Custa-me a crer que o número de horas que causam burn-in com visionamento repetido do mesmo conteúdo seja similar ao número de horas com visionamento intercalado.

O teste do RTINGS tinha esse caso (logo do canto inferior esquerdo). O 'I' amarelo desenvolveu burn-in a partir da 6a semana (ao invés da 3a), ou seja, em mais ou menos o mesmo número de horas que o caso do logo estar sempre visível (descontando as horas sem logo, claro está). Claro que é o pior caso possível, mas mostra que a intercalação de conteúdo não resolve o problema de burn-in, pelo menos, para números de horas da mesma grandeza.

O motivo pelo qual as "~500" horas não jogam com as 100.000, é porque as 100.000 é o tempo de vida até os pixeis, num todo, com um uso médio, terem metade da luminosidade, enquanto as "~500" é do caso específico de um pixel, sendo abusado, ter menos 5% luminosidade numa cor do que os que o rodeiam.

Quando comprei o meu V10 em 2011 (plasma) o medo do burn-in era uma coisa irracional. Nunca me preocupei com isso e ele cá está para as curvas. Com o Oled mantenho a mesma maneira de estar: consolas e PC a debitar imagens e logos fixos (Witcher 3, estou a olhar para ti) durante centenas de horas e ele cá continua para as curvas, com a mesma excelencia de imagem que sempre teve.

OLED é a melhor tecnologia actualmente? Sem dúvida! Por isso quis comprar um :)

O teu contra-exemplo do Witcher 3, infelizmente, não me conforta muito, porque o HUD do jogo não é dos que mais causa problemas (apenas tem um elemento saturado, o vermelho da vida, não é muito vivo, e não está sempre visível - logo demora bem mais horas a "queimar"), e porque provavelmente nem sequer o jogaste em HDR/light level 100. Precisarias de muitas centenas, milhares de horas dele para queimar o ecrã, suponho eu. De novo, os casos que causam burn-in são raros e peculiares; não são a norma.

Se me dissesses que o teu OLED aguentou um jogo com elementos visuais amarelos brilhantes (destiny 2 pre-patch e overwatch são exemplos que já encontrei), com OLED light 80-100, durante 500 ou mais horas, então isso seria sinal de que o fenómeno não é previsível e há OLEDs imbatíveis. Até hoje, depois de muitas horas a pesquisar, não encontrei nenhum contra-exemplo claro desse género. Mais, os casos de burn-in reportados por pessoas (na série 6) eram consistentes com os resultados do teste da RTINGs, pelo que acho que é um excelente indicador sobre como lidar com a questão.

Claro que cada um terá os cuidados que entender. Pessoalmente, sou um bocado picuinhas com PQ, noto todos os defeitos e mais alguns, e fiquei extremamente triste quando tive burn-in no passado (quer com um Plasma, à conta de um familiar, quer, espante-se, com um LED, por abuso meu).

É improvável ter burn in? Sem dúvida alguma. Mas o facto de ser improvável ter burn in não quer dizer que seja impossível. No avsforums, se não me engano, fizeram uma poll (que não é significante, mas adiante) e os utilizadores que tinham burn in estavam entre os 5-15% - um valor não negligenciável, e tudo porque não tiveram quaisquer cautelas.

Quanto à dificuldade que é conseguir activar a garantia em casos de burn-in, gostaria de saber como é que podem alegar que não suportam estes casos, quando simplesmente usámos a TV para o propósito que é apresentado aos consumidores, quando não somos informados à priori da possibilidade de problemas (quando só existe uma nota no manual), quando no site da marca até dizem que as OLED estão preparadas para mitigar esse problema[/USER]

As marcas que vendem OLED, por regra, não aceitam burn-in para efeitos de garantia (por motivo lógico: se é fácil de queimar um painel, qualquer pode queimá-lo quando quiser e activar a garantia no penúltimo dia, dando um prejuízo imenso à marca). As seguradoras que expandem as garantias nas lojas nacionais principais também têm um artigo no contracto que rejeita burn-in como causa válida para activação.

No entanto, especulo que seja relativamente fácil de alegar um bom caso no tribunal arbitral para resolver situações de burn-in dentro da garantia... desde que estejam dispostos chatearem-se. Há alguns casos nos foruns internacionais de pessoas que conseguiram activar a garantia.
 
O maior problema no meu Oled , é a tinta amarela que estraga o painel , ao inicio que expus esta situação aqui no forum ninguém se queixava de tal , mas a verdade é que acontece a muitos painéis deste ano (2017) , e entoa em telas brancas , é que se nota bastante.
Nao sei se a LG se responsabiliza por isso , mas que é mau é.
 
Então mas esse tint amarelado não era com os verdes no futebol/FIFA ?
Nao só , em imagens brancas tambem , vou postar umas fotos quando chegar a casa .

Nao sei se a lg se responsabiliza por isto vamos la ver
LG 55E7

.
95f17bb500d2627b13db55ce76616452.jpg
b25727eb6928740fdb07ad679eae92c7.jpg
df38164dce89d5590779a2979f648c16.jpg
 
Última edição pelo moderador:
@fabiogesto

Se achas que isso não está ok nem é normal (pelo que tenho lido aqui com pessoal com modelos de 2017 não me parece que a maioria se queixe disso), activa a garantia que é para isso que ela serve. ;)
 
A minha B6 quando tem fundos vermelhos ou laranjas por ex. ou cores derivadas destas nota-se 3 marcas do logo da Sportv e nem costumo ter o canal muito tempo a dar , ou seja o tempo de uma parte de um jogo de futebol cerca dos 45minutos , tv com 1 ano e 2meses de utilização.
 
Hoje tive a ver a Sony A1 de 65 polegadas a bombar na casa de um amigo e a uniformidade do painel é bem melhor que a minha lg oled c7 de 55 polegadas. E a tv ainda tem poucas horas de uso. A minha ao início tava pior ainda lol. Devo mesmo ter tido azar com o painel que apanhei. Vou esperar que ela faça uma limpeza que deixe marcas bem visíveis para chama los outra vez. As últimas q tem feito tem deixado marcas mais subtis. Não vou arriscar chama los por isso
 
Boas pessoal.
Tenho uma OLED c7, como posso ver um filme através de uma Pen e colocar legendas?
O filme dá, mas as legendas não consigo...
Já experimentei colocar exatamente o mesmo nome no filme e nas legendas, mas nada...
 
a mim chateia-me é não ler as legendas inseridas nos mkv. tem que levar sempre ficheiro independente
infelizmente na loja não mais nenhum player.
pode ser que um dia haja vlc
 
a mim chateia-me é não ler as legendas inseridas nos mkv. tem que levar sempre ficheiro independente
infelizmente na loja não mais nenhum player.
pode ser que um dia haja vlc
Com o mkvtoolnix tiras as legendas que não queres e podes inserir as legendas PT srt e capas do filme. Assim a legenda já funciona na TV
 
eu com isso só consigo tirar as legendas e os idiomas que não quero.
como é que tiro de la um ficheiro de legendas e o transformo em srt?
 
Back
Topo