Custa-me a crer que o número de horas que causam burn-in com visionamento repetido do mesmo conteúdo seja similar ao número de horas com visionamento intercalado.
O teste do RTINGS tinha esse caso (logo do canto inferior esquerdo). O 'I' amarelo desenvolveu burn-in a partir da 6a semana (ao invés da 3a), ou seja, em mais ou menos o mesmo número de horas que o caso do logo estar sempre visível (descontando as horas sem logo, claro está). Claro que é o pior caso possível, mas mostra que a intercalação de conteúdo não resolve o problema de burn-in, pelo menos, para números de horas da mesma grandeza.
O motivo pelo qual as "~500" horas não jogam com as 100.000, é porque as 100.000 é o tempo de vida até os pixeis, num todo, com um uso médio, terem metade da luminosidade, enquanto as "~500" é do caso específico de um pixel, sendo abusado, ter menos 5% luminosidade numa cor do que os que o rodeiam.
Quando comprei o meu V10 em 2011 (plasma) o medo do burn-in era uma coisa irracional. Nunca me preocupei com isso e ele cá está para as curvas. Com o Oled mantenho a mesma maneira de estar: consolas e PC a debitar imagens e logos fixos (Witcher 3, estou a olhar para ti) durante centenas de horas e ele cá continua para as curvas, com a mesma excelencia de imagem que sempre teve.
OLED é a melhor tecnologia actualmente? Sem dúvida! Por isso quis comprar um
O teu contra-exemplo do Witcher 3, infelizmente, não me conforta muito, porque o HUD do jogo não é dos que mais causa problemas (apenas tem um elemento saturado, o vermelho da vida, não é muito vivo, e não está sempre visível - logo demora bem mais horas a "queimar"), e porque provavelmente nem sequer o jogaste em HDR/light level 100. Precisarias de muitas centenas, milhares de horas dele para queimar o ecrã, suponho eu. De novo, os casos que causam burn-in são raros e peculiares; não são a norma.
Se me dissesses que o teu OLED aguentou um jogo com elementos visuais amarelos brilhantes (destiny 2 pre-patch e overwatch são exemplos que já encontrei), com OLED light 80-100, durante 500 ou mais horas, então isso seria sinal de que o fenómeno não é previsível e há OLEDs imbatíveis. Até hoje, depois de muitas horas a pesquisar, não encontrei nenhum contra-exemplo claro desse género. Mais, os casos de burn-in reportados por pessoas (na série 6) eram consistentes com os resultados do teste da RTINGs, pelo que acho que é um excelente indicador sobre como lidar com a questão.
Claro que cada um terá os cuidados que entender. Pessoalmente, sou um bocado picuinhas com PQ, noto todos os defeitos e mais alguns, e fiquei extremamente triste quando tive burn-in no passado (quer com um Plasma, à conta de um familiar, quer, espante-se, com um LED, por abuso meu).
É improvável ter burn in? Sem dúvida alguma. Mas o facto de ser improvável ter burn in não quer dizer que seja impossível. No avsforums, se não me engano, fizeram uma poll (que não é significante, mas adiante) e os utilizadores que tinham burn in estavam entre os 5-15% - um valor não negligenciável, e tudo porque não tiveram quaisquer cautelas.
Quanto à dificuldade que é conseguir activar a garantia em casos de burn-in, gostaria de saber como é que podem alegar que não suportam estes casos, quando simplesmente usámos a TV para o propósito que é apresentado aos consumidores, quando não somos informados à priori da possibilidade de problemas (quando só existe uma nota no manual), quando no site da marca até dizem que as OLED estão preparadas para mitigar esse problema[/USER]
As marcas que vendem OLED, por regra, não aceitam burn-in para efeitos de garantia (por motivo lógico: se é fácil de queimar um painel, qualquer pode queimá-lo quando quiser e activar a garantia no penúltimo dia, dando um prejuízo imenso à marca). As seguradoras que expandem as garantias nas lojas nacionais principais também têm um artigo no contracto que rejeita burn-in como causa válida para activação.
No entanto, especulo que seja relativamente fácil de alegar um bom caso no tribunal arbitral para resolver situações de burn-in dentro da garantia... desde que estejam dispostos chatearem-se. Há alguns casos nos foruns internacionais de pessoas que conseguiram activar a garantia.