Boas malta,
Primeiro post por cá, portanto, como diz o tuga, "desculpem lá qualquer coisinha"!
Venho partilhar convosco a minha infeliz situação atual com uma LG B9 65" comprada nova na Worten em abril 2020 e tentar perceber se estou sozinho na questão ou se há mais malta a ser "aldrabada" por aí.
Essencialmente, o problema que comecei a ter há uns meses foi notar linhas horizontais sombreadas em toda a largura do ecrã e ainda relativamente altas (uns 3-4cm), separadas por uma distância perfeitamente simétrica entre elas. O meu painel era relativamente limpo em termos de banding vertical, com apenas uma "barra" mais notória do lado direito em cenas com cinzas e sombreados, pelo que estas linhas horizontais se tornaram ainda mais evidentes em contraste. Notava-se perfeitamente o problema com fundos claros e especialmente em conteúdo como videojogos, onde há uma câmera a mexer na vertical.
Para contextualizar, eu já tive vários modelos LED antes, como Samsungs KS7000 e 9500, assim como uma LG C8 55" antes da B9. Nenhuma destas TVs acusou algo tão grave como isto. Naturalmente não fiquei satisfeito após ter gasto cerca de 1.800€, incluindo seguro, numa TV "premium" em preparação para a PS5 e contactei a LG. A "novela" começa aqui:
- Entrei em contacto com o Apoio ao Cliente via email e apresentei provas do problema com fotos e vídeo, assim como vários tópicos em fóruns estrangeiros a discutir o mesmo problema em modelos B9, C9, CX, etc. Uma destas fontes é o próprio fórum de utilizadores LG nos EUA.
Foram bastante prestáveis e rápidos a agir. Encomendaram um painel novo sem questões, agendaram a visita e vieram substituir. "Maravilha", pensava eu, até o técnico ter ligado o painel novo pela 1ª vez. As linhas horizontais continuavam lá, exatamente nos mesmos sítios, apenas ligeiramente menos visíveis. Pior ainda, agora tinha uma linha vertical clara e notória do lado esquerdo que nem sequer é banding típico só visível em cinzas.
Disse imediatamente ao técnico que não ia aceitar a troca de painel como resolução do problema, uma vez que continuava lá a olhos vistos, para além das novas "riscas". A resposta que tive aqui já foi na onda de "Vai ser impossível deixar de ver alguma coisa nestes painéis e depois desta substituição já não vamos poder fazer grande coisa". Sugeriu que utilizasse o painel normalmente durante algum tempo para deixar a TV correr alguns ciclos automáticos e no futuro ativar novamente a garantia se achasse que devia. Escreveu no relatório técnico que efetivamente se continuava a ver as linhas e que o cliente "alegava" que o problema persistia e não estava satisfeito...
- Passado algumas semanas e umas centenas de horas de uso neste painel, ficou claro que o problema só continuava a piorar e que ia dar ao mesmo que o 1º painel. Continuava a estragar a experiência de ver TV neste painel, com qualquer fundo minimamente claro às riscas. Nem pensar que ia ficar por aqui (desculpem se soar a Karen mas não pode ser aceitável para TVs destes valores).
Assim, entrei em contacto novamente com fotos do problema e a mostrar o meu descontentamento com a persistência do defeito. Desta vez responderam num dia útil e no dia seguinte já tinha um técnico em minha casa de manhã. Resposta que obtive nesta 2ª visita sobre o mesmo problema da 1ª:
«A posição da marca em relação a este assunto é que efetivamente se trata de banding horizontal e vertical e está dentro da especificação de qualquer painel OLED. Não constitui um problema, pelo que não necessita de reparação ou intervenção. É ainda mais típico tendo em conta a dimensão de 65". Cliente continua insatisfeito e diz não querer aceitar a TV no estado atual.»
Respeitando que o técnico apenas veio fazer o seu trabalho e relatar o que lhe disseram, apenas questionei então porque é que na primeira abordagem ao assunto tiveram o trabalho e despesa de encomendar um painel, aguardar o envio do fornecedor, enviar um técnico sozinho carregar a peso um ecrã de 65" e substituir sem colocar qualquer questão adicional ao cliente.
Ainda que nas fotos não se note nem metade, mostro-vos o estado do meu painel atual, de fábrica. Podem conseguir reparar nas linhas escurecidas horizontais de cima a baixo do ecrã:
Ao vivo e em movimento é 200% mais óbvio. O próprio técnico que me veio "enrolar" da última vez não levou sequer 2 min. a reconhecer.
Estando claro que a empresa de AT já não tinha interesse em desenvolver mais o assunto, decidi pegar na papelada e ir direto à Worten reclamar. Aqui disseram-me que, dentro do período de garantia, qualquer tipo de intervenção ou proposta de resolução terá que passar pela marca, pelo que voltaram a agendar uma 3ª visita técnica diretamente.
Ontem fui contactado novamente pela LG, desta vez a pedirem uma descrição exata do que se passa, apesar de terem todos os relatórios e provas. Como a história "bateu certo", a representante informou que a mesma empresa que visitou das primeiras 2 vezes será a que vem novamente analisar, só que desta vez "com conhecimento de um responsável e fazendo uma atenção especial, dado o caso que é". O que isto significa não sei mas vou continuar na "luta" até decidirem ser honestos e prestar uma solução.
Agora pergunto: à malta que tem painéis OLED, especialmente superiores a 55", sofrem ou já sofreram deste problema? Acham válida a desculpa se ser um fator "típico" da tecnologia ou é simplesmente defeito de fabrico?
Obrigado e desculpem o testamento!