1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

[Discussão] GPL v3

Discussão em 'Novidades GNU/Linux & *nix World' iniciada por esquiso, 2 de Julho de 2007. (Respostas: 14; Visualizações: 1325)

  1. esquiso

    esquiso Power Member

    Desde o dia 29 do mês de Junho que já está cá fora a versão final da GPL v3.
    O anuncio oficial pode ser lido aqui: http://www.fsf.org/news/gplv3_launched

    Ainda antes da versão final, o Stallman fez um texto: "Why Upgrade to GPLv3"
    Entre coisas bastante importantes, há uma coisa que se destaca e que me foi chamada à atenção numa conversa:

    Em português bem dizido, a GPL v2 (a que actualmente reina) e a v3 são incompativeis. Ambas não podem co-existir num mesmo programa.

    Agora, o ponto de discussão: O que é que isto implica? Será que ninguem irá querer adoptar a GPL v3? Será que todos os programas vão mudar para a GPL v3?
     
  2. El_UnO

    El_UnO 1st Folding then Sex

    A minha opinião é mesmo esta, nem 8 nem 80. Acho que ambas as licenças vão coexistir tal como hoje temos num sistema GNU/Linux licenças tão distintas como a GPLv2, Apache ou BSD :)

    Penso também que no futuro haverá muito mais GPLv3 que GPLv2. Até o Linus que fartou-se de criticar os drafts da GPLv3 já disse que a versão final está bastante melhor, embora não considere alterar a licença do kernel :P
     
  3. esquiso

    esquiso Power Member

    Pah, o principal problema que vejo é o facto de caso querer usar parte de um código que esteja sobre a GPLv2 não posso licenciar o programa sobre a GPLv3. E isso vai fazer com que todos os programas que usem o meu código (ou parte) também só possam estar sobre a v2 e por ai adiante.

    De resto, o desenvolvimento GPL v3 esteve envolto em polémica, mas parece que eles conseguiram acalmar muita gente no final :D
     
  4. infam*

    infam* What is folding?

    Nao querendo fazer figura de ignorante...

    Espliquem-me o que é a GPL (acho que é a lincesa que esta sob os opensource certo?) e quais as difereças entre a gpl3 e gpl 2, muito basicamente sff...

    estamos sempre a aprender :D
     
  5. Slider

    Slider Colaborador
    Staff Member

  6. ruimoura

    ruimoura Power Member

    Completando o post acima:
     
  7. VuDu

    VuDu Power Member

    Booring...:tareon:

    :lol:
     
  8. PrOdG

    PrOdG Power Member

    Boring são os 8413919872 posts que aparecem por dia com perguntas que bastava um simples search no google para responder..

    Quando chegar a casa faço um post mais alongado sobre o assunto em si, só quis deixar aqui esta achega ;)
     
  9. eyeliner

    eyeliner Power Member

    Cada vez mais acho esse Stallman um badocha que está aperder a noção do real.
    Cada vez mais se anda às voltas de licenças e maravilhas restritivas. Cada um tem
    o direito de fazer o que quiser com o que é seu, impondo as restrições que bem entender.

    Ainda bem que não me chateia pois não produzo nada open source, mas se assim fosse
    mandava o Stallman e a sua preciosa GPL para um sítio giro.

    :rolleyes:
     
  10. VuDu

    VuDu Power Member

    E são opiniões dessas que apetece mandar certas pessoas para um sítio não tão giro :P

    A GPL e a carrada de licenças que existem são indispensáveis. Ninguém te obriga a usar seja que licença for, seja de que versão for. O siñor Linus também anda a dar uma de Joe Berardo e tem opinião para tudo e mais alguma coisa.
    Quem quiser usa, quem não quiser não usa. Existem outra para além da GPL e quem quiser até pode fazer uma por si.
    Agora mandar bitaites sobre o trabalho que pessoal que passa anos a trabalhar nesta area... enfim.
    O sr Stalman, obviamente, que acha que a última versão é a melhor, agora cabe a cada um escolher a que melhor se ajusta aos seus projectos.

    Isto não nos diz respeito, porque Linux é Free as in "I choose the freaking license I want to and don't give a damn about those boring «i'm agaist everything and everyone' lames»". Quem precisar de ajuda para escolher uma licença, tem toda a legitimidade para o pedir aqui, agora comentar o que nos passa ao lado, omg.

    Por isso.... boooring :joker:
     
  11. CR_

    CR_ Power Member

    É um pouco óbvio que tem de ser assim. Se todas as línguas fossem válidas era fácil encontrar alguma lacuna, pois seria extremamente difícil em várias línguas manter apenas o que estásescrito em inglês, porque em tribunal o que conta é o que está escrito e não as intenções.

    Ninguém te obriga a usar GPL v3. Ele faz as licenças para prevenir ao máximo o que ele considera não ser liberdade no software. Se não concordas usa outra licença. Há tantas...
     
  12. Rui_Carlos

    Rui_Carlos 1st Folding then Sex

    a Creative Commons tem as licenças traduzidas em várias línguas.
     
  13. CR_

    CR_ Power Member

    Não está na integra (que eu veja, se estiver dá-me link). As condições que são frases simples (e são de fácil adaptação) estão mas a licença na íntegra não. Ex.: http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/deed.pt e depois vai a "Licença Jurídica (na íntegra)." no fundo.

    Imaginem o que é traduzir isto tudo http://www.gnu.org/licenses/gpl.html para várias línguas. Lembro que não podia ser uma tradução qualquer. Tinha de ser algo válido juridicamente e sem erros em relação à original. Existem traduções, mas juridicamente só a versão em Inglês é válida.
     
  14. Rui_Carlos

    Rui_Carlos 1st Folding then Sex

    a licença que eu uso está disponível em português (e em mais línguas).
    http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/2.5/pt/legalcode
     
  15. madskaddie

    madskaddie Power Member


    Este tema é na realidade chato mas interessante (e inevitável). O Stallman é como é porque tem as suas razões: ele foi vítima de lhe terem negado o acesso a uma versão superior de um software que ele tinha feito. Ele como utilizador sentiu-se muito prejudicado. Essa é a diferença que o pessoal não se lembra: um desenvolvedor é também utilizador e é aí que a liberdade é garantida pela GPL (ainda mais na versão 3). Ao utilizar a GPL estou a garantir que qualquer utilizador que use o software feito por mim PODE tomar as medidas necessárias (como programar ou pagar a programadores, por exemplo) para corrigir um bug, adapta-lo às suas necessidades, etc. E garanto também que a PROPIEDADE (não confundir com copyright) do software passa a ser do utilizador, caso que não acontece com software proprietário (em que a propriedade é da empresa que o produziu e tens licença para o usar sobre condições restritivas). Exemplo: várias versões do Vista não podem ser virtualizadas legalmente. Porquê? Porque a MS tratou de por isso no EULA. E tens liberdade para fazer isso? tanto como passar um vermelho, não pagar impostos, etc: estás a cometer uma ilegalidade.

    A temática das licenças é chata porque não temos nenhum "orgasmo" ao ler aqueles textos maçudos com linguagem de advogados. No entanto é um reflexo de como anda o nosso mundo e quem anda a enganar quem e de que modo. Mais, sem passar por esta "chatisse" nunca se saberá se está a incorrer em ilegalidades (para conduzir é preciso aprender o código).
     

Partilhar esta Página