1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

[Discussão] Interface, um passo a tomar na inovação

Discussão em 'Novidades GNU/Linux & *nix World' iniciada por Romani48, 19 de Agosto de 2008. (Respostas: 9; Visualizações: 1046)

1. Romani48

Romani48 Power Member

Aqui está um artigo que pode gerar uma discussão interessante.
    Algo que já me tinha lembrado antes, mas a verdade é que Linux oferece nos tanta personalização.

ainda assim, peço, que leiam o artigo, porque sem ler não entenderão ;)
    Esta discussão também toca um bocado na ferida pelo lado da Apple e mostra a sorte o segredo que a ajudou a trazer ao de cima, entre outros.
    FONTE

2. Paulo Truta

Paulo Truta [email protected] Member

Acho isto mau... ao fazer isto e mudar drasticamente o modo de utilização de Linux, vai afastar um pouco o utilizador comum, que já tá tão habituado a windows que não vai querer usar linux.

Não li o artigo todo, dei uma vista de olhos rápida enquanto trabalho :D Corrigam-me se estiver errado nas minhas afirmações. Fkb

3. Romani48

Romani48 Power Member

o que eles referem é que devia haver várias escolhas (claro já temos até hoje em dia, mas algo mais cutting edge)
    assim teríamos as interfaces normais, que têm um objectivo de familiarizar o utilizador Windows, mas algo mais radical, algo que os utilizadores mais avançados e conhecedores de diferentes tipos de GUIs procuram..

4. Skyflier

Skyflier Power Member

É óbvio para nós que o GNOME está próximo de um visual Mac e o KDE próximo de um visual Windows. Existem outros DE's que se afastam mais destes dois mas nunca são aquilo que esperamos, mas gotava de ver como é que os devs nos vão apresentar diferentes tipos de GUI que têm o seu standart em Linux e se isso vai implicar algum tempo de adaptação.

5. Romani48

Romani48 Power Member

exemplo da coisa:

6. c3l5o

c3l5o I'm cool cuz I Fold

Acho que uma coisa que se podia pesquisar mais seria desenvolver Tilling Window Managers mais user friendly. Estes têm muito potencial num ambiente *nix. No entanto são um autentico pesadelo de configurar. Mesmo que se andem a copiar configurações é muito complicado perceber o que é que faz o quê para afinarmos tudo ao nosso gosto.

De qualquer o que o Romani citou deu-me uma ideia. A procura de uma solução hibrida entre o desktop e os devices embedded poderia resultar numa experiência de utilização muito boa.
    Imaginem usarem interfaces parecidos entre o vosso desktop e o vosso telemovel ou mp3. Com os devidos ajustes ao nível de inputs claro. Mas penso que algo muito bom poderia advir daí.

7. souto

souto To fold or to FOLD?

Para existir um verdadeiro boom, tem que se mudar para novas formas de interacção com o computador.

Vejam o exemplo da apple, que já começou a brincar com o multitouch. É um paradigma que vai mudar (já está a mudar) a forma de interacção com um computador. A invenção daquela mesa da microsoft, que agora não me lembro do nome... Idem.

Tal como houve uma superrevolução com a invenção do rato...

As interfaces, com o hardware de interacção que temos hoje em dia, pouco mais têm a oferecer, se querem permanecer minimamente usáveis/agradáveis.

8. Paulo Truta

Microsoft Surface, que por acaso tem uma interface completamente inovadora e um SDK ainda melhor...

Mas por mais que nós tentemos adaptarmo-nos a esse tipo de interface, não há dúvida que o velho do ratinho e as janelas são o nosso pão de cada dia... Primeiro que se invente algo que o substitua, digo isto para trabalhar claro, vai se bastante difícil. As novas interfaces que se têm visto são interfaces para lazer/diversão e não trabalho. Cumprimentos ;)

9. Bialycity

Bialycity Power Member

a verdade, é que a diversidade de opções existentes para mudar o aspecto do linux é tal, que uma pessoa perde-se.

Eu, nos meus gostos pessoais, não gosto do ambiente KDE por se assemelhar ao windows, e acho que o GNOME precisa de algo mais, algo diferente...está algo banal! (embora aprecie a sa simplicidade)

Um ambiente grafico único para Linux não me parecia mau. Algo diferente, simples e facilmente reconhecivel talvez ajudasse a muitos indecisos em usar Linux, a mudarem definitivamente...como eu, que vejo tanta tanta coisa, que acabo indeciso.

Por vezes parece os programas disponiveis para Windows, tanta programa que nem sabemos por vezes qual utilizar.

10. Paulo Truta

Sim mas neste caso estávamos a falar de "aperfeiçoar" o que já existe e não criar "Algo novo".

Surface? Inovador... por 5000€? Não obrigado...

Ainda vamos ter de esperar muitos e bons aninhos para nos livrar-mos do "ratinho"... xD

Partilhar esta Página