1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

[Discussão] Má informação acerca de fotografia

Discussão em 'Fotografia e Vídeo' iniciada por Joao Tiago, 30 de Agosto de 2008. (Respostas: 15; Visualizações: 1065)

1. Joao Tiago

Joao Tiago I quit My Job for Folding

Será que anda por aí muita má informação acerca de fotografia?

Numa das minhas pesquisas e o facto de explorar sites (como muitos de nós fazem) encontrei isto:
    @ *****

Sendo eu um noob, e visto já aqui vários comentários a falar que não são só os pixels a mais que dão qualidade, será que se não me informasse perante gente instruída (vários users deste fórum) cairia no erro de comprar algo mau? Será esta a formação que dão aos seus empregados?

Última edição: 30 de Agosto de 2008
  2. Ipoder

Ipoder I'm cool cuz I Fold

Já tinha postado isso noutro tópico ...

A ***** tem isso por interesse. Quer que as pessoas comprem a camara com mais megapixeis ( mais cara por assim dizer ) que tiverem na loja ...

E as pessoas que vão comprar camaras e não se informam caiem na asneira :S

3. Joao Tiago

É por isso que muita boa gente é enganado por funcionários mal instruídos e quando alguém que percebe os ouve, só dá vontade de rir na cara deles. :p

Qual o interessa de uma loja onde vende várias marcas, de tentar (e muitas vezes conseguir) enganar o cliente? Não sabem que se o cliente ficar ciente da sua compra, não irá olhar para aquela loja com desprezo?

4. Mitch

Mitch Banido

no site da ***** diz que deves estar a 1.8 metros de uma tv full-hd de 50 polegadas... [:D]
    eu estou para comprar uma tv de 32 ou 37 polegadas, e eles dizem que para a minha distância, 2.5m, eu devia comprar uma de 65 polegadas :lol:

5. Joao Tiago

:-D

Sim, já tinha visto. É esta imagem, correcto? Também acho que 65" é um bocado de mais para 2,5m. Mas ouve-os, eles sabem o que dizem. :D

Mas acho que isto dá tão má imagem à loja...

6. strobe

strobe Moderador
    Staff Member

A questão dos megapixels...

A informação que assinalas não é "má informação" nem está errada. Quando muito pode ser considerada uma "sobre-simplificação" de uma realidade mais complexa. É óbvio que pessoas mais conhecedoras evitam fazer estas afirmações simplistas, mas para o público a quem esta informação se dirige estar a explicar tudo o que se passa pode ser tão complicado que seria melhor não dizer nada.

Mas é um facto bem conhecido que os empregados das grandes superfícies não têm conhecimentos muito profundos sobre produtos de alta tecnologia como máquinas fotográficas ou computadores. E estou em crer que tem de ser mesmo assim para não "assustar" os potenciais compradores com "demasiada" informação.

7. Ipoder

Ipoder I'm cool cuz I Fold

A bem pouco tempo , assim ja perto de agosto , que é altura que as pessoas compram mais máquinas fotograficas para levar para férias, estava na ***** e vejo um funcionário a recomendar uma Sony porque era bonita tinha 8.1 Megapixeis, etc ...
    Eu como tenho lido que Sony em camaras não valem nada cheguei ao pé deles e disse para o cliente não levar aquela camara pois não tinha boa qualidade e recomendei-lhe a canon SX100 IS porque até tinha estabilizador e não se comparava a Sony...
    O senhor disse que era feia e eu disse que o que interessava era a qualidade de imagem e não o aspecto da máquina ...
    E prontos lá comprou a canon e o empregado ficou-me com uma cara :D

8. Rui Marto

Rui Marto Power Member

Pah, para as lojas é mais vantajoso venderem as Sony, têm regalias por trás, nos contratos de fornecimento, representação, etc.

Quanto à informação, ela não está errada. É verdade que a máquina tem mais qualidade, quanto mais MP tiver. O problema é que, tal como o Strobe disse, a coisa não se fica por aí. Falta-lhes dizer é que para um amador, é totalmente irrelevante esse ganho na qualidade, visto que vai ver as fotos num monitor (2Mp), ou no máximo imprime um 20x30 (~8Mp a 300dpi).
    Mas mesmo que o cliente compre a máquina com intenções de tirar partido de toda a sua resolução, falta dizer também que uma lente de uma compacta está longe de permitir tais resoluções, por vezes nem lentes profissionais de SLRs, quanto mais de compactas. E por muito boa lente que tenha, devido ao tamanho das células fotosensíveis (pixeis) num sensor tão pequeno, vai sentir os efeitos negativos da difracção logo a F4 ou F5.6. Ainda por cima, é mesmo nestas aberturas que costuma ser o "sweet spot" das lentes, logo também não convém usar aberturas maiores.

9. Joao Tiago

Já estou a imaginar o seguinte caso:

Funcionário - "Leve a 450D, tem 12.2 pixels. A 40D só tem 10.2 pixels". :D

Uma coisa que me intriga, é o facto de as lojas colocarem a Sony noutro patamar. Na Fnac de Braga, vê-se máquinas de topo da Canon, Nikon, Pentax, etc., num expositor e todas juntas. Olhas para o lado e vês um expositor individual a evidenciar e tomar de maior relevo máquinas da Sony. (todas reflex). Uma coisa é juntar as 1Ds, D3, etc., num expositor para as colocar com maior relevo. Outra coisa é meter as A200, A350... :D

10. Rui Marto

Rui Marto Power Member

O que é que eu te acabei de dizer? As lojas têm regalias nos fornecimentos por fazer isso... É como se a Sony lhes pagasse, para eles meterem sempre as máquinas deles destacadas, ou na linha da frente do expositor. E isto acontece mesmo, não estou a gozar.

11. Joao Tiago

Pois acontece. E os resultados estão aqui. Como acabei de demonstrar no último post. É pena isto acontecer. Ao menos se tivesse qualidade superior, tudo bem. Mas na verdade...

12. natura

natura Power Member

eu falei sobre isso na fnac e tb a de braga..... mas la o funcionario (esse sabia do k falava) disse k é a lei do mercado e k a sony esta com um markting muito forte, é o k o publico em geral procura !!!! devido ao markting a funcionar claro, mas......... a culpa nao é so da fnac, mas sim da diferença k ha na aposta no marktinga da sony para as outras marcas !!!

cump.

13. Joao Tiago

E a verdade é uma, esse markting resulta. Principalmente com alguém menos informado.

14. chamaco

chamaco I folded Myself

É a mesma coisa que nos hipermercados.
    Numa loja o que conta é o negocio. Nos hiper as marcas pagam para ter os seus produtos ao nivel dos olhos e no inicio dos corredores.
    Na Fnac concerteza a Sony tem algum acordo com eles para darem destaque aos seus produtos.
    Depois ha tambem os factores psicológicos. Determinada exposição provoca maior vontade de compra.
    Quem sabe o que quer normalmente não vai a uma loja generalista comprar, ou então ja leva decidido o que quer e até soube que esta em promoção o produto pretendido.

cump.

15. Rui Marto

Rui Marto Power Member

O acordo mais típico que conheço é a marca disponibilizar as máquinas de borla, sem que a loja tenha que fazer qualquer tipo de investimento inicial. Depois as que se venderem, a loja paga à marca, o que não se vender, volta aos armazéns sem prejuízo para a loja.

Isto acaba por ser extremamente vantajoso para a loja, visto que não corre riscos de prejuízo, e pode ter o stock de máquinas que quiser.
    A troco, só tem que colocar os produtos dessa marca nas linhas da frente, posições mais favoráveis, e instruir os seus empregados para recomendarem sempre aquelas.

Exacto. Quem sabe o que quer, nem sequer pergunta nada ao empregado. Entrega, procura o que quer, paga e vai para casa.

Falo por mim, mas já mal falo com empregados. Se não encontrar alguma coisa, pergunto se há. Se começarem com a cantiga do "Ah, esse não temos, mas temos este que é melhor", é logo "não obrigado.".

16. ManoelMartins

ManoelMartins Power Member

Falar de Mp sem falar do tamanho do sensor é batota!
    Não é por acaso que a depreview introduziu nas especificações das máquinas a informação sobre "Pixel density"...

http://search.dpreview.com/?q=Pixel+density

Partilhar esta Página