Artigo [Discussão] Microsoft's "Mojave Experiment" Teaser Site Goes Live


O meu vista é um consumidor nato de recursos. De 2 Gb de RAM tenho sempre 1Gb ocupado, se era para isto vou formatar e por já outro sistema operativo..
  • Até hoje todos os utilizadores do Windows habituaram-se a ter os seus sistemas com o menor número de memoria RAM a ser consumida, ter apenas 200Mb a ser gastos pelo Windows XP num sistema de 2Gb, sendo que isto era sinónimo de velocidade. Com o Windows Vista, a Microsoft lançou uma nova filosofia em conjunto com um serviço chamado Superfetch, sucessor do Prefetch usado no Windows XP que não era lá muito aproveitado. O que o Superfetch faz é ocupar a memoria com ficheiros que permitam a execução rápida dos nossos programas. Porém sempre que o sistema necessite de mais memoria, que esteja a ser utilizada pelo superfetch, esta será automaticamente endereçada para essa aplicação.

.
 
"640K ought to be enough for anybody. Often attributed to Gates in 1981. Gates considered the IBM PC's 640kB program memory a significant breakthrough "



Ao preço que a a ram esta hoje em dia qual o problema de usar 1 gb .. o próprio bill gates disse que 640kb chegavam...



Já agora campanha de marketing brutal...
 
Eu acho que as pessoas deveriam ter usado o Mojave durante pelo menos 1 mês. Com um ritmo diário de uso de pelo menos 1h e meia.

Eu quando comprei o meu portátil vinha com o Vista e só depois de o usar durante 2 meses é que pude formular uma opinião sólida sobre o SO.

Quando digo experimentar a fundo é realmente testar mta coisa que o SO tem para nos oferecer.
 
Já foi dito que o objectivo não é esse, mas sim fazer desaparecer o estigma associado ao Vista. O ódio cego que as pessoas têm por ele sem nunca o ter experimentado.
 
desculpa lá.... um SO que fica a usar ~1Gb de ram e pede no minimo 15Gb de HDD acho que é um bocado exagerado. Para nao voltar a mencionar o aero que ainda vai comer um bocado à gráfica.

E ando eu a fazer upgrades para o SO? Dont think so.

Só para concluir, este post é importante, porque mostra o típico argumento de quem experimentou o Vista (ou faz que experimentou), mas não gostou. Mais uma vez é possível ver que a Microsoft ficou refém do XP, porque o XP não gastava 1GB de RAM (o resto ficava a "apanhar pó"), o XP não ocupava 15GB de disco (curiosamente o meu Windows Vista ocupou menos que isso, mas se calhar é especial). Porreiro era continuar com 32MB de RAM e 4GB de disco rígido.

Acho que é só neste ponto que esta Mojave Experiment falha. Acho que também deviam ter feito a experiencia com estas pessoas, e explicar-lhes o porquê do Vista não gastar 300MB de RAM, e de não ocupar 3GB de HD. De resto, acho que o objectivo foi cumprido.
 
Acho que é só neste ponto que esta Mojave Experiment falha. Acho que também deviam ter feito a experiencia com estas pessoas, e explicar-lhes o porquê do Vista não gastar 300MB de RAM, e de não ocupar 3GB de HD. De resto, acho que o objectivo foi cumprido.

Concordo mas... o Mojave não é o Vista (ou não era antes de o mostrar :002: ). A explicação sobre o usa da RAM ou o espaço em disco está a ser feita há meses. A maioria das pessoas é que não quer saber!

...mas vale a pena falar de RAM quando a DDR2 custa o que custa e GBs de disco quando eles são hoje em dia gigantescos?

Querem saber como era um PC vendido numa loja da altura quando saiu o XP?

-monitor 17 mais colunas 5.1 mais DVD 16x mais sintetizador/equalizador digital mais caixa ATX mais teclado e rato.
-drive disquetes.
-placa gráfica GForce2 MX400 64 megas.
-256MB RAM.
-Disco 40GB.
-Pentium IV 1.8GHz
-Windows Me.

Preço: 1919,87 Euros.

Exame Informática Janeiro de 2002 (o XP saiu em Outubro de 2001).
 
Última edição:
Eu apliquei com o Vista a regra que tenho aplicado desde que deixei o W98, que é a de apenas migrar quando sai o primeiro Service Pack.

Dessa forma não tenho más experiências e não fico com uma má imagem do SO, vantagens:
- Preço normalmente mais baixo
- Drivers já disponíveis para o hardware, funcionando tudo sem problemas
- Versões compatíveis dos programas mais populares
- Melhor desempenho e fiabilidade

Desde que migrei para o Vista só arranco com o XP (que mantive para qualquer eventualidade), para ir buscar algum setting de algum programa antes de o migrar e desinstalar do XP. Neste momento o XP só está ainda aqui porque não preciso do espaço e vou deixando andar.l

Estou super satisfeito e sinto o PC muito mais rápido com o Vista do que com o XP.

Normalmente quem se queixa, instalou o Vista em PCs que já se viam aflitos com o XP, porque muitos não têm a noção de que os PCs deles não têm capacidade para novos SO.
 
Outra curiosidade da revista Exame Informática de Janeiro de 2002 (pena não ter o scanner):

Windows XP: a hora da verdade

2002 vai ser determinante para saber se os utilizadores Windows vão migrar ou não para o "mundo XP". Até agora os sinais não têm sido muito encorajadores. No entanto, com o devido empurrão dos fabricantes de hardware e dos editores de software , o XP vai acabar por ser apresentado ao utilizador como uma migração natural. Porquê? Porque os PCs de alto desempenho actuais vão estar a preços bem mais agradáveis daqui a uns meses e os utilizadores vão começar a encarar o upgrade com mais simpatia. Isto se quiserem utilizar as versões mais avançadas dos softwares que vão saindo. Muitos computadores domésticos já vão estar a correr o XP no final do próximo ano. Esta é uma das tendências mais simples de prever.

in Exame Informática. Janeiro 2002, pag 65.

É engraçado ler estas revistas antigas: tenho edições desde 2000 até hoje, só faltando alguns meses de 2001. Muito fixe ver como era o mundo informático nessa altura tanto no hardware como no software e ler as previsões.... nesta edição há um artigo sobre a Televisão Digital Interactiva, que hoje sabemos que foi um rotundo e absoluto fracasso. Mas sobre o tema do tópico, como podem ver, o mui amado XP também teve muitas dificuldades no seu tempo, não só pelos bugs que entretanto foram corrigidos mas também pelo hardware que existia na altura. Com o Vista está a acontecer exactamente o mesmo, só que o fenómeno global chamado Internet fez com que os mitos aumentem exponencialmente.

Aconteceu ontem com o XP, hoje com o Vista e amanhã com o Seven!

PS: que SO recomendam para este sistema (juro que não é off-topic)

Intel® Core™2 Quad Extreme QX9650 Processor (3.0GHz, 12MB Cache, 1333MHz) clocked to 4.0 ghz
Coolermaster Cosmos S Ultra Performance Aluminium Chassis with 1250W PSU
Cooling Pack for COSMOS S Chassis ( 5 red LED 120mm fans)
Performance Pack - OCZ Vendetta Heat pipe quiet cooling, Performance updates, specialist cabling
PCI-Express Mainboard - SLi nForce 780i SLi - Intel Core2Duo/Quad Core - ATX
8GB DDR2 800MHz Memory (4 x 2GB)
2 x 1000GB Serial ATA 2 Hard Drive with 32MB Buffer (2TB Total)
Blu-ray ROM Player Dual layer DVD Writer 24 x CD Writer
Super Format 20x Dual Layer DVD Writer +R/-R/RW/RAM
2x 1GB nVIDIA GeForce 9800GX2 - Dual DVI, HDTV, TV Out
28" Widescreen LCD TFT Digital Display with internal speakers (DVI, 3ms)
Creative Labs Sound Blaster X-Fi Xtreme Gamer Sound Card
Logitech S220 - 2.1 Speakers with Subwoofer
Logitech G11 Gaming Keyboard + MX Revolution Cordless Laser Mouse

O afortunado dono deste maquinão está a ser aliciado para colocar Windows XP (ainda não percebi se 32 ou 64 bits :lol: ).
 
Tenho dois portáteis ligados a minha frente:

Um HP 530, salvo erro, daqueles da E-Oportunidade ou lá o que é, com o Vista.

Noutro, menos recente, XP SP3, instalado por mim.

Saco da minha PEN, com software, nomeadamente o Winrar, para instalar no Vista Home, salvo erro.

Resultado:

5 minutos bloqueado, após ter obviamente reconhecido a pen na boa.

Vou a mostrar uma simples foto, JPEG que tinha na PEN, novo bloqueio>(

Claro que não terei que dizer, como correm as coisas no do XP, pois não?

Panda AVG?

Destino?

Agora imaginem a minha cara metade, qd se virou para mim, e sugeriu que talvez fosse melhor formatar o HP e meter o XP PRO tb....

Ah!

Entretanto tinha desligado aquela azeitarisse do WUAC e Superfetch...

Quanto ao XP, qd surgiu, de facto foi mal recebido, mas se bem me recordo, passados uns 6 meses, já era bem aceite.....:x2:

Cumps,
 
Eu até me dou mais ou menos bem com o Vista... Só tenho pena que 2GB de RAM (que é o que tenho por enquanto, não por muito mais tempo espero :P) já sejam pouco para o alimentar convenientemente + apps (se forem muitas e/ou pesadinhas)... Basicamente vê-se que o Vista x86 foi feito para máquinas com 1GB de RAM no mínimo (ainda que "corra" em 512MB), 2GB recomendado e 3GB no máximo (por própria limitação da arquitectura). E o x64 para 4GB ou mais (claro que funciona com menos).

Apesar de concordar que o Vista ocupa mais RAM para melhorar performance noto também que não liberta assim tanta quando realmente se está a chegar ao limite da RAM (90% ou mais) e começa a usar o ficheiro de paginação como se não houvesse amanhã!! Para mim é essa a grande falha do Vista!! O conceito está lá mas não está totalmente implementado como deve de ser.

Quanto à experiência em si já falei noutros posts que realmente a ideia é boa. Mas penso que deveria ter sido uma demonstração mais exaustiva (deixar as pessoas levar o sistema para casa, por exemplo) e acima de tudo gostava de ver o mesmo com pessoas um pouco mais tecnofilas. Porque a experiência, apesar de dar uma óptima campanha publicitária, cientificamente não prova NADA!!

Tenho dois portáteis ligados a minha frente:

Um HP 530, salvo erro, daqueles da E-Oportunidade ou lá o que é, com o Vista.

Noutro, menos recente, XP SP3, instalado por mim.

Saco da minha PEN, com software, nomeadamente o Winrar, para instalar no Vista Home, salvo erro.

Resultado:

5 minutos bloqueado, após ter obviamente reconhecido a pen na boa.

Vou a mostrar uma simples foto, JPEG que tinha na PEN, novo bloqueio>(

Claro que não terei que dizer, como correm as coisas no do XP, pois não?

Panda AVG?

Destino?

Agora imaginem a minha cara metade, qd se virou para mim, e sugeriu que talvez fosse melhor formatar o HP e meter o XP PRO tb....

Ah!

Entretanto tinha desligado aquela azeitarisse do WUAC e Superfetch...

Quanto ao XP, qd surgiu, de facto foi mal recebido, mas se bem me recordo, passados uns 6 meses, já era bem aceite.....:x2:

Cumps,

Eu nem nas Betas tinha tantos problemas!! Isto é um exemplo típico de erro do utilizador e não do sistema (sem ofensa).

Já agora deixo uma razão para usar Vista no meu portátil:

- melhor gestão de energia aliada a uma fácil mudança de plano.
 
Última edição:
É o teu ponto de vista.

A minha perspectiva é diferente.

E provavelmente, nunca o tive instalado em Dual Boot.

Nem nunca o usei/uso Vista.....quem sabe?

Para os interessados:

http://www.howtogeek.com/howto/windows-vista/how-to-disable-superfetch-on-windows-vista/

The Geek
I've personally had a noticeable speed increase from disabling superfetch… I typically keep most of my applications open all the time, so it's not really very useful to cache them anywhere.
It's not the memory usage that is an issue, I really have no problem with that since I have loads of memory… it's the hard drive access I'm not fond of, especially in my laptop with the much slower drive.
It's the same thing I experience with Firefox… I don't really care about the memory usage, but it seems like it's always taking much more CPU than necessary.
All that said, I think it's probably unwise for the "average" person to disable it. Microsoft will continue to tweak the algorithm over time and make it better… perhaps someday we'll all actually want to keep it enabled.

Podemos discutir, as diferentes opiniões e usos, de cada um, agora acho sinceramente, que revela desconhecimento profundo da minha parte, por que tenho esta ou aquela perspectiva....

Eu, e todos os users do qual citei apenas um, sejámos então profundos desconhecedores.

Sem azeites.
 
Certíssimo xD Lo0l experimenta lá formatar o HP e por o Vista direitinho, e já agora deixar de ver PR0n (Sem ofensa)... vais ver que o PC voa, tal como o HP530 de onde estou a escrever este Post, que assim do nada vê filmes em alta qualidade enquanto meche no photoshop e flash e tá a falar pelo Skype e no MSN, há esqueceu-me um pormenor, janela do firefox com 5 abas abertas, 4 delas contém animações flash... sem slows...

PS: Só o UAC é que está desligado, aquilo por mais segurança que dê chateia prefiro tê-lo desligado...

Quanto ao Superfetch ser uma marquice... Lo0l no comments...

Aqui está um mau utilizador e não um mau sistema operativo e mais não digo.... cumprimentos ;)
 
Curioso, o meu PC não concorda.

Quanto a formatação do 530, sim estou a pensar nisso. Mas com XP SP3.

Parece-me haver aqui conluio de users pró Vista, como tal, dá para compreender...

Não percebi a parte do PROn...quer dizer pornográfico?

Sim tenho por aqui, mas em Divx.

Já não posso dizer o mesmo de documentários em FULL HDD 1080......agora deste-me uma excelente ideia para testar aquilo..

Enfim, não disseste nada, de nada, que eu já não soubesse.

Quanto ao mau utilizador, eu retribuiria mas teria que usar rótulos.....e acho que prefiro ver o tal PROn...
 
Ok usa lá o XP então para um Core 2 Duo... acho que vais notar muito mais performance! Assim como com o XP vai aproveitar os teus 2 Gb de ram!

Parece-me haver aqui conluio de users pró Vista, como tal, dá para compreender...

Anti-vista here... mas antes de ter saido o SP1... Fiz beta testing desde so tempos das builds do longhorn sei muito bem do que estou a falar...

O Vista está maduro o suficiente mas prontos, vamos colocar um exemplo na vida real:

- Se te tirassem os braços como é que agarravas nas coisas? Só se for com os dentes, mas aí não pode ser nada pesado nem muitas coisas ao mesmo tempo...

Se tirares o WUAC e Superfetch... Igual...

- Se andares nú pela rua com um frio do catano, vais acabar por apanhar uma gripe... Tiras o UAC... igual, felizmente se enrolares um cobertor pode ser que te safes (Instalar anti-virus, anti-spy, firewall)...

A ti parece-te estares a lidar com VistaFanBoys, a mim parece-me tar a lidar com um XPFanboy... Se fosse adivinho...
 
Escusas de fazer uso da artilharia pesada....

Tb conheço bem o Long Horn.

WUAC:

Para quem anda em meia dúzia de fóruns, faz umas pesquisas adicionais, acima de tudo, usa de mto bom senso, e o PC com Comodo + Kaspersky, como principais protecções, antes de ligar a net e após 1 formatação, preciso disso para..?

Tenta outra analogia....sinceramente essa dos dentes não percebi.

Quanto ao dito Superfetch:

A citação do user mais acima, não foi coincidência. De facto é mto bonitinho, ter tudo pronto a arrancar a partir da RAM.

Como já disse várias vezes, com a minha configuração e uso, que EU faço, passados uns três dias com o PC ininterruptamente ligado, o PC ficava mto MAIS lento, e os HD`s, sempre a ser solicitados.

Qd tiver 4G, faço tensões de regressar ao Vista 64, e dar-lhe nova oportunidade.

Do que experimentei, testei no MEU CASO, o Quad + 2G, visto agora falarmos do meu caso pessoal, agradecem o XP.

Vou ver um PROn.

Out and Over.
 
eu, sinceramente deixei de chatear os meus colegas com o vista... criticam e dizem que o vista é pra meninos e que o xp é que rula, bla bla bla. vêm sempre com os mesmos argumentos... ja enjoa.

Quando quiserem mudem, não querem, temos pena.

Até bem pouco tempo era utilizador XP. Meti dual boot, fui vendo umas cenas no vista, tava sempre a requesitar os discos, mas mesmo assim insisti.
Ontem, apaguei a partição do XP.

E só tenho a dizer que, "tou bué contente :D"

Talvez se eles fossem chamados para exprimentar o "novo mojave", tambem caiam que nem uns patinhos!
 
Back
Topo