[Discussão] Microsoft’s OOXML gets ISO approval … maybe

Romani48

Power Member
Looks like Microsoft’s Office Open XML will be an ISO standard after all. Maybe.
Pundits – even OOXML rivals –predicted on Sunday that the Redmond, Wash. software giant has amassed the required number of votes to pull it over the goal line. Of course, a final vote will not be tallied until Monday … so hold on.
According to Consortium.org, Microsoft got a boost from Norway, Ireland, Czech Republic, Denmark and South Korea, which changed their respective ‘No’ votes to ‘Yes’ votes for Office Open XML, while Finland, which abstained from the last vote, gave OOXML the thumbs up.
Andy Updegrove of Gesmer Updegrove LLP, a technology law firm based in Boston, Massachusetts, USA, has compiled the vote count and deemed that OOXML will get ISO approval.


In ODF’s favor, Venezuela changed its vote from “Yes” to “No” while Kenya, which formerly approved of OOXML becoming an ISO standard, opted to abstain.
ODF was approved as an ISO standard on May 1, 2006.


Microsoft began its battle to get ISO approval in early December of 2006. On December 7 of that year, ECMA International approved Office Open XML Formats as an Ecma standard and voted to submit the new standard to the International Organization for Standardization (ISO) for consideration as an ISO standard.

Mais em:
http://blogs.zdnet.com/open-source/?p=2203&tag=nl.e622
 
Já agora aproveita pra ler os comentários a essa notícia no slashdot...
Vendo as atitudes da Microsoft em relação à concorrência e as suas estratégias até agora, porque razão hei eu de achar que o formato que eles querem passar a standard será seguido por eles próprios (tal como fazem com o HTML por exemplo ;)) e correctamente documentado para que qualquer pessoa possa perceber e fazer alguma coisa 100% compatível com este?
Especialmente depois das inúmeras noticias que destacam alguns pontos interessantes do OOXML :)
 
Todo este processo foi uma palhaçada! Todos percebiam que estava a haver "compra" de votos!


Não tenho nada contra a Microsoft! Mas não gosto da sua politica!

Mas quantos mais standarts vamos ter? Não seria melhor ter só um? Eu acho uma estupidez e um tiro no próprio pé por parte da ISO!

Ainda por cima PORTUGAL VOTOU A FAVOR, mas no fim entregou um texto com um comentário ao voto!

Tenho muitas dúvidas que seja possível a outras programas abrir os documentos em OOXML com total compatibilidade! A Microsoft nunca irá deixar!
 
Todo este processo foi uma palhaçada! Todos percebiam que estava a haver "compra" de votos!


Não tenho nada contra a Microsoft! Mas não gosto da sua politica!

Mas quantos mais standarts vamos ter? Não seria melhor ter só um? Eu acho uma estupidez e um tiro no próprio pé por parte da ISO!

Ainda por cima PORTUGAL VOTOU A FAVOR, mas no fim entregou um texto com um comentário ao voto!

Tenho muitas dúvidas que seja possível a outras programas abrir os documentos em OOXML com total compatibilidade! A Microsoft nunca irá deixar!


Isso tem muita lógica. A Microsoft não irá deixar... Mas achas que isso faz algum sentido? Por acaso tens visto os últimos esforços da Microsoft em Open Source? A Microsoft mudou muito a sua política e não é o "papão" que alguns querem fazer crer.

Para além disso já levou multas de mais. "Não irá deixar" é simplesmente ridículo. Se até o editor do ODF defende o OOXML...
 
Microsoft alcança aprovação do OOXML (entrevistas)
O Open Office XML é, desde hoje, um standard para documentos electrónicos reconhecido pela International Standard Organization (ISO).
vazio.gif
A Exame Informática entrevistou dois especialistas no assunto: João Miguel Neves, presidente da Ansol ( ler entrevista )e também Marcos Santos, responsável pela área de Plataformas da Microsoft ( ler entrevista ). Ontem já circulavam informações mais ou menos oficiosas que davam conta da “vitória” do OOXML da Microsoft; hoje chegou a confirmação: o OOXML vai ser adoptado como standard da indústria tecnológica. As votações dos membros da ISO, que foram entregues até dia 29 de Março, são elucidativas da vitória alcançada pela Microsoft: 75% dos votos dos P-members do ISO votaram a favor do OOXML, sendo que a Microsoft obteve o apoio de países como os EUA, Grã-Bretanha, Alemanha e Japão. Entre os países que não apoiam o formato, estão a China, Índia e Rússia.
O OOXML tem mais de seis mil páginas de código – um número que contrasta substancialmente com as 860 páginas de códigos do rival e grande derrotado da votação da ISO, que dá pelo nome Open Document Format.
Muitos especialistas dizem que, neste momento, a passagem de um formato para outro é incompleta e não se consegue uma verdadeira interoperabilidade.
Os rivais deste formato e apoiantes do formato Open Document Format (o ODF já aprovado pelo ISO) argumentam que não faz sentido haver mais um padrão.
Tom Robertson, responsável pela Interoperabilidade na Microsoft disse à Reuters que «O Open XML junta-se assim ao PDF, HTML e ODF entre os formatos de documentos. Será mais fácil aos governos oferecerem escolha aos consumidores (…) Este vai ser dos mais, senão o mais importante formato de documentos em todo o mundo nos próximos anos».

http://exameinformatica.clix.pt/noticias/software/996862.html
 
Uma pena? Nem o editor do ODF pensa assim.

Sentimento anti-msft sempre na mó de cima :rolleyes:
João Miguel Neves - Ansol disse:
Como pode a comunidade open source ou software livre reagir a este standard? Não é legalmente possível implementar o Office Open XML (OOXML) em software livre. Existem declarações de que a Microsoft tem patentes sobre o que está no standard, mas não existe documentação sobre isso.

http://exameinformatica.clix.pt/foco/entrevista/996855.html
 
http://www.noooxml.org/forum/t-50857/press-release:iso-captured-by-vendor-microsoft

Jan Wildeboer, Solution Architect at RedHat, explains: "OOXML was created solely for use in Microsoft applications. It is not currently suitable as an international standard, because it cannot be completely implemented by anyone without access to inside information. Although it is more than 6,000 pages long, it contains various references to things that are defined only in Microsoft's software, not in the specification itself."

Benjamin Henrion, initiator of the <NO>OOXML campaign, is furious about the tactics he followed over several months: "Committee stuffing is a standard practice for Microsoft. Microsoft raped ISO with their office file formats, leaving the organization in limbo. The whole campaign against the format have raised an army of people, which are furious about the dirty tactics used by Microsoft to get the broken standard through ISO. This anger won't go away, and I wish good luck to Microsoft to get it adopted by governments. The reputation of Microsoft went down below zero with this process."

É só um dos lados da historia, mas depois da polemica toda à volta das votações, cada vez mais acho que a malta do NO-OOXML não é maluca de todo.
 
Isso tem muita lógica. A Microsoft não irá deixar... Mas achas que isso faz algum sentido? Por acaso tens visto os últimos esforços da Microsoft em Open Source? A Microsoft mudou muito a sua política e não é o "papão" que alguns querem fazer crer.

Para além disso já levou multas de mais. "Não irá deixar" é simplesmente ridículo. Se até o editor do ODF defende o OOXML...

Esta história do editor do ODF (um dos editores na realidade) tem mais por baixo do que se imagina: http://www.robweir.com/blog/2008/03/contra-durusau-part-1.html

Já se sabe que a microsoft tem recursos financeiros para encher os bolsos de muita gente e basta apenas um email a aliciar com uma oferta de emprego que vai muita gente a correr para eles (viu-se como conseguiram contratar a maioria dos programadores importantes no projecto ReactOS ainda o ano passado)


Agora pergunto eu: Qual é o esforço da MS em Open Source?


Já temos um formato chamado ODF (Open Document Format) que pode muito bem ser usado pela Microsoft ou qualquer outra empresa.

Eu diria antes que se trata de um esforço "MS Source"


Não se deixem cair na tentação de julgar que a MS se tornou vossa amiga, para ela somos todos potenciais clientes de onde se pode fazer dinheiro e nada mais.

Já basta do que fizeram à plataforma Java, à implementação (forçada) do .NET e da falta de documentação da API Win32.

Isto trata-se pura e simplesmente de corrupção à escala global e acredita que no final de contas ficas a perder bastante ao conformares com o padrão da microsoft e seres obrigado a pagar $$$ para usar o MS Office 2007 e versões futuras porque não existirá sequer competição capaz de interpretar um formato "open" que só funciona a 100% em software proprietário (da MS).


E ainda falam em sentimento anti-msft..

Eu diria antes sentimento de revolta contra aquilo que está errado e a ser feito à vista de toda a gente.
 
Não, não "temos" nenhum ODF.

O ODF e o OOXML apareceram em simultâneo, sendo que o desenvolvimento do OOXML é até anterior ao do ODF.

Portanto explica lá porque carga de água iria a Microsoft abandonar uma especificação desenvolvida durante anos a fio e na qual têm plena confiança? Porque a "concorrente" recebeu um selo ISO? Por amor à santa?

E o que é que o .Net tem a ver com o Java? Tirando o ser superior em praticamente tudo? É multi-linguagem, multi-plataforma (Mono, DotGNU, etc), incomparavalmente superior em performance e tem APIs completíssimas.

Enfim.

Quando só há uma opção, é monopólio. Quando aparecem concorrentes, é esta panca que vos dá.
 
:lol:
Acho que o teu post TODO nem merecia comentário de tão parcial que é, nem vou falar do ODF vs OOXML porque não estou assim tao por dentro, mas o ODF já é usado sei lá desde quando e o OOXML está a surgir agora pelas razões que se falam.
Na parte do .net ser multi-plataforma então é brilhante, também acho que sim e admiro todo o esforço feito pela M$ para que o .net estivesse disponível em várias plataformas (Linux, etc) com o SEU projecto Mono, entre outros... ;)
 
Da Microsoft tens para FreeBSD e Mac OS X.

Para todos os outros tens o Mono da Novell... e pergunto eu, qual é o drama?

Não, a sério, qual é o drama?


ps: e se não conheces a história nem do ODF nem do OOXML não digas disparates. O OOXML é anterior ao ODF.
 
Como pode a comunidade open source ou software livre reagir a este standard? Não é legalmente possível implementar o Office Open XML (OOXML) em software livre. Existem declarações de que a Microsoft tem patentes sobre o que está no standard, mas não existe documentação sobre isso.

Vamos ter um standard para plataformas proprietárias e outro standard para todas as plataformas... Porreiro, pá, porreiro!
 
Vamos ter um standard para plataformas proprietárias e outro standard para todas as plataformas... Porreiro, pá, porreiro!
O OOXML tem falhas, não é novidade para ninguém. spaceLikeWord95 vai concerteza ser implementado de diferentes maneiras.

Mas o ODF também não é perfeito.

Não tem uma linguagem de fórmulas definidas, não tem linguagem marco definida, não faz referência a assinaturas digitais, não descreve o formato zip utilizado, etc, etc.
 
stradale disse:
ps: e se não conheces a história nem do ODF nem do OOXML não digas disparates. O OOXML é anterior ao ODF.
E fonte para essas certezas todas, stradale?
A primeira proposta para tornar o ODF um standard OASIS foi em 2002, e o formato já está em plena utilização desde esse ano com o OpenOffice.org. A primeira implementação do OOXML foi lançada o ano passado..
 
stradale:
O OOXML tem falhas, não é novidade para ninguém. spaceLikeWord95 vai concerteza ser implementado de diferentes maneiras.
Mas o ODF também não é perfeito.
Não me interessam as falhas de um ou de outro ou de ambos - falhas corrigem-se: interessa-me que ambos possam ser implementados em qualquer plataforma (Livre ou proprietária). Aparentemente, o formato da MS, não o permite.
 
Back
Topo