1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. A secção Microsoft/Windows encontra-se actualmente em processo de reestruturação.
    Remover anúncio

[Discussão] Microsoft’s OOXML gets ISO approval … maybe

Discussão em 'Windows Desktop e Surface' iniciada por Romani48, 31 de Março de 2008. (Respostas: 35; Visualizações: 1996)

1. Romani48

Romani48 Power Member

Mais em:
    http://blogs.zdnet.com/open-source/?p=2203&tag=nl.e622

2. skorzen

skorzen Power Member

É uma pena se assim for.

3. stradale

stradale [email protected] Member

4. PandMonium

PandMonium Power Member

Já agora aproveita pra ler os comentários a essa notícia no slashdot...
    Vendo as atitudes da Microsoft em relação à concorrência e as suas estratégias até agora, porque razão hei eu de achar que o formato que eles querem passar a standard será seguido por eles próprios (tal como fazem com o HTML por exemplo ;)) e correctamente documentado para que qualquer pessoa possa perceber e fazer alguma coisa 100% compatível com este?
    Especialmente depois das inúmeras noticias que destacam alguns pontos interessantes do OOXML :)

5. InforMed

InforMed Power Member

Todo este processo foi uma palhaçada! Todos percebiam que estava a haver "compra" de votos!

Não tenho nada contra a Microsoft! Mas não gosto da sua politica!

Mas quantos mais standarts vamos ter? Não seria melhor ter só um? Eu acho uma estupidez e um tiro no próprio pé por parte da ISO!

Ainda por cima PORTUGAL VOTOU A FAVOR, mas no fim entregou um texto com um comentário ao voto!

Tenho muitas dúvidas que seja possível a outras programas abrir os documentos em OOXML com total compatibilidade! A Microsoft nunca irá deixar!

6. c3l5o

c3l5o I'm cool cuz I Fold

Sendo baseado em xml não sei como conseguirão não deixar :)

7. greven

greven Folding Artist

Isso tem muita lógica. A Microsoft não irá deixar... Mas achas que isso faz algum sentido? Por acaso tens visto os últimos esforços da Microsoft em Open Source? A Microsoft mudou muito a sua política e não é o "papão" que alguns querem fazer crer.

Para além disso já levou multas de mais. "Não irá deixar" é simplesmente ridículo. Se até o editor do ODF defende o OOXML...

8. Romani48

Romani48 Power Member

http://exameinformatica.clix.pt/noticias/software/996862.html

9. skorzen

skorzen Power Member

http://exameinformatica.clix.pt/foco/entrevista/996855.html

10. kmolazz

kmolazz Power Member

WTF? Até parece que perdeu alguma votacão e não é nenhum standard ISO.

11. petersaints

petersaints Power Member

Ok... ou seja sumariamente agora temos dois standards!! Isso dá um bocado cabo do propósito de se ter standards... penso eu de que!!

12. VuDu

VuDu Power Member

http://www.noooxml.org/forum/t-50857/press-release:iso-captured-by-vendor-microsoft

É só um dos lados da historia, mas depois da polemica toda à volta das votações, cada vez mais acho que a malta do NO-OOXML não é maluca de todo.

13. Nuno Brito

Nuno Brito Power Member

Esta história do editor do ODF (um dos editores na realidade) tem mais por baixo do que se imagina: http://www.robweir.com/blog/2008/03/contra-durusau-part-1.html

Já se sabe que a microsoft tem recursos financeiros para encher os bolsos de muita gente e basta apenas um email a aliciar com uma oferta de emprego que vai muita gente a correr para eles (viu-se como conseguiram contratar a maioria dos programadores importantes no projecto ReactOS ainda o ano passado)

Agora pergunto eu: Qual é o esforço da MS em Open Source?

Já temos um formato chamado ODF (Open Document Format) que pode muito bem ser usado pela Microsoft ou qualquer outra empresa.

Eu diria antes que se trata de um esforço "MS Source"

Não se deixem cair na tentação de julgar que a MS se tornou vossa amiga, para ela somos todos potenciais clientes de onde se pode fazer dinheiro e nada mais.

Já basta do que fizeram à plataforma Java, à implementação (forçada) do .NET e da falta de documentação da API Win32.

Isto trata-se pura e simplesmente de corrupção à escala global e acredita que no final de contas ficas a perder bastante ao conformares com o padrão da microsoft e seres obrigado a pagar $$$ para usar o MS Office 2007 e versões futuras porque não existirá sequer competição capaz de interpretar um formato "open" que só funciona a 100% em software proprietário (da MS).

E ainda falam em sentimento anti-msft..

Eu diria antes sentimento de revolta contra aquilo que está errado e a ser feito à vista de toda a gente.

14. stradale

Não, não "temos" nenhum ODF.

O ODF e o OOXML apareceram em simultâneo, sendo que o desenvolvimento do OOXML é até anterior ao do ODF.

Portanto explica lá porque carga de água iria a Microsoft abandonar uma especificação desenvolvida durante anos a fio e na qual têm plena confiança? Porque a "concorrente" recebeu um selo ISO? Por amor à santa?

E o que é que o .Net tem a ver com o Java? Tirando o ser superior em praticamente tudo? É multi-linguagem, multi-plataforma (Mono, DotGNU, etc), incomparavalmente superior em performance e tem APIs completíssimas.

Enfim.

Quando só há uma opção, é monopólio. Quando aparecem concorrentes, é esta panca que vos dá.

15. PandMonium

PandMonium Power Member

:lol:
    Acho que o teu post TODO nem merecia comentário de tão parcial que é, nem vou falar do ODF vs OOXML porque não estou assim tao por dentro, mas o ODF já é usado sei lá desde quando e o OOXML está a surgir agora pelas razões que se falam.
    Na parte do .net ser multi-plataforma então é brilhante, também acho que sim e admiro todo o esforço feito pela M$ para que o .net estivesse disponível em várias plataformas (Linux, etc) com o SEU projecto Mono, entre outros... ;)

16. stradale

Da Microsoft tens para FreeBSD e Mac OS X.

Para todos os outros tens o Mono da Novell... e pergunto eu, qual é o drama?

Não, a sério, qual é o drama?

ps: e se não conheces a história nem do ODF nem do OOXML não digas disparates. O OOXML é anterior ao ODF.

17. slack_guy

slack_guy Power Member

Vamos ter um standard para plataformas proprietárias e outro standard para todas as plataformas... Porreiro, pá, porreiro!

18. stradale

O OOXML tem falhas, não é novidade para ninguém. spaceLikeWord95 vai concerteza ser implementado de diferentes maneiras.

Mas o ODF também não é perfeito.

Não tem uma linguagem de fórmulas definidas, não tem linguagem marco definida, não faz referência a assinaturas digitais, não descreve o formato zip utilizado, etc, etc.

19. PrOdG

PrOdG Power Member

E fonte para essas certezas todas, stradale?
    A primeira proposta para tornar o ODF um standard OASIS foi em 2002, e o formato já está em plena utilização desde esse ano com o OpenOffice.org. A primeira implementação do OOXML foi lançada o ano passado..

20. slack_guy

slack_guy Power Member

Não me interessam as falhas de um ou de outro ou de ambos - falhas corrigem-se: interessa-me que ambos possam ser implementados em qualquer plataforma (Livre ou proprietária). Aparentemente, o formato da MS, não o permite.

Partilhar esta Página