[Discussão] Microsoft’s OOXML gets ISO approval … maybe

Mas claro que sem workarounds não consegues ter full-implementations, mas isso é válido para os 2 bolas!

Ou consegues-me indicar em que página da especificação do ODF estão as assinaturas digitais? Ou qualquer um dos itens que referi?

E fonte para essas certezas todas, stradale?
A primeira proposta para tornar o ODF um standard OASIS foi em 2002, e o formato já está em plena utilização desde esse ano com o OpenOffice.org. A primeira implementação do OOXML foi lançada o ano passado..
O ODF ser standard OASIS vale tanto como o OOXML ser standard Microsoft.

Um foi ISO em 2006, o outro ECMA também no mesmo ano.

O desenvolvimento do OOXML já data de 2000, e aliás, paralelo a este já existiam na altura formatos xml-based e o que muitos desconhecem é que até os Office XP e 2003 os utilizaram.
 
Última edição pelo moderador:
Volto a perguntar: e fontes para isso? É que se estamos só a atirar ao ar, então o ODF começou a ser desenvolvido em 1827 logo após a morte de Beethoven.

E só referi o standard OASIS por ser um facto verificável de que o ODF já estava bem vivo em 2002.
 
Até te arranjo melhor do que uma fonte.

Tens o Office 2003? De certeza que não tendo, arranjas quem o tenha.

Em "save as", (apesar de não estar seleccionado por defeito), já encontras formatos xml.
 
stradle:
Ou consegues-me indicar em que página da especificação do ODF estão as assinaturas digitais? Ou qualquer um dos itens que referi?
Nem sequer tenho interesse em investigar essa matéria neste momento. A minha opinião não se baseia nem nas assinaturas digitais, nem no formato zip, nem na linguagem de macros que um tem ou deixa de ter.
O que eu quero é que o standard (da Microsoft) permita implementações por parte de terceiros sem problemas com patentes e o diabo-a-sete. Até agora, a única coisa que garante isso é um compromisso da Microsoft em como não processará quem o faça. Ora, como sou um fan-boy-zelota-anti-ms a palavra deles vale para mim tanto quanto a minha opinião vale para eles: zero.
 
Até te arranjo melhor do que uma fonte.
Tens o Office 2003? De certeza que não tendo, arranjas quem o tenha.
Em "save as", (apesar de não estar seleccionado por defeito), já encontras formatos xml.
Também já encontro formatos baseados em markup languages a partir da década de 70, mas nenhum deles é o OOXML ou o ODF. Essa justificação é o mesmo que dizer "na idade média já havia veículos com rodas, o que prova que os automóveis já estavam em desenvolvimento nessa altura".

De qualquer modo, mais importante que a questão das datas é o ponto que o slack_guy está a focar: legalmente, só a Microsoft pode implementar um formato que está a ser passado como standard. E, até me arranjarem um dicionário onde "padrão" signifique "modelo que, apesar de oficial e recomendado, apenas permite que uma empresa possa tomar partido dele", este OOXML de standard tem 0.
 
Também já encontro formatos baseados em markup languages a partir da década de 70, mas nenhum deles é o OOXML ou o ODF. Essa justificação é o mesmo que dizer "na idade média já havia veículos com rodas, o que prova que os automóveis já estavam em desenvolvimento nessa altura".

De qualquer modo, mais importante que a questão das datas é o ponto que o slack_guy está a focar: legalmente, só a Microsoft pode implementar um formato que está a ser passado como standard. E, até me arranjarem um dicionário onde "padrão" signifique "modelo que, apesar de oficial e recomendado, apenas permite que uma empresa possa tomar partido dele", este OOXML de standard tem 0.
Mas só a Microsoft porquê?

Porque ninguém sabe exactamente o que é um spaceLikeWord95?

Pois... da mesma maneira que no ODF também ninguém sabe que formato zip se deve utilizar / etc.

Quando não se sabe, improvisa-se. E é isso que se tem feito, nos 2.

E é também para isso que servem as revisões aos formatos.
 
stradle:
E é também para isso que servem as revisões aos formatos.
Pois, tens razão. Só que, as futuras revisões do standard da Microsoft não estão a coberto da 'covenant' nem da OSP (Microsoft Open Specification Promise):
Covered Specifications (the promise applies individually to each of these specifications)
(...)
Office Open XML 1.0 – Ecma-376
(...)

Q: Does this OSP apply to all versions of the standard, including future revisions?

A: The Open Specification Promise applies to all existing versions of the specification(s) designated on the public list posted at http://www.microsoft.com/interop/osp/, unless otherwise noted with respect to a particular specification (see, for example, specific notes related to web services specifications).
Fonte
Subtileza de mestre! A resposta clara e deliberadamente não responde à pergunta, mas o leitor mais incauto pode ficar com a percepção que a resposta é afirmativa por causa da forma como é colocada a questão.
 
Segundo a MS-OSP, é permitida a utilização de patentes detidas pela Microsoft desde que para implementar os componentes "descritos em detalhe" - os considerados necessários à especificação. O problema é que há secções (como a tag spaceLikeWord95 que referiste) que estão undisclosed - não estão descritas em detalhe - logo não se aplicam na primeira condição, logo não podem ser legalmente implementados por infringirem as leis de copyright. Ou seja, a não ser a MS, ninguém pode fazer uma full implementation do formato sem arriscar um processo legal.

Além disso, ia referir a questão das future specifications, mas o slack_guy já falou nelas.
 
Da Microsoft tens para FreeBSD e Mac OS X.
Para todos os outros tens o Mono da Novell... e pergunto eu, qual é o drama?
Não, a sério, qual é o drama?
ps: e se não conheces a história nem do ODF nem do OOXML não digas disparates. O OOXML é anterior ao ODF.
O drama é a tua enorme parcialidade, mas já vi que não desistes pelos posts seguintes, não sei onde queres chegar mas acho que talvez não valha a pena argumentar contigo...

Quanto ao que disseste de Java e .Net, nem sei por onde lhe pegar, a Sun dá-te o JDK que te permite criar / compilar o que quiseres para a linguagem intermédia, depois para correres isso precisas de ter a JVM que está disponível também pela SUN para um sem número de arquitecturas e sistemas, mas isso já tu sabes...
Comparando, tens o Visual Studio, existe para Windows que podes comprar se quiseres, onde podes criar os teus projectos em C#, VB, ou o que queiras e compilar para uma coisa semelhante e que apenas vai correr em sistemas Windows, como sabes, se é possível correr / criar algo em C#, ou outra linguagem do género em Linux etc, isto deve-se ao esforço de OUTROS (ex. Mono), que foram feitos sem QUALQUER ajuda da Microsoft uma vez que esta nunca teve intenções de criar algo multi plataforma. Comparares as duas realidades e ainda dar vantagem à MS nesse aspecto é simplesmente RIDÍCULO.

Quanto ao formato OOXML, primeiro, dizeres que já é anterior ao ODF porque no office 2003 já permite gravar em XML é brilhante, depois tanto quanto sei o ODF já está disponível aos anos / em utilização e essas comparações que fazes entre limitações não são de todo correctas.
As que apontas no ODF, não estão definidas porque o formato não os suporta correctamente por exemplo, talvez limitações do formato, que quando forem colmatadas serão descritas de forma a ser implementado por quem quiser. Já as da Ms parecem claramente um caso diferente, em que eles omitem informação de maneira propositada, ou eles também não sabem como fazer correctamente um "spaceLikeWord95", etc?
 
Pois, tens razão. Só que, as futuras revisões do standard da Microsoft não estão a coberto da 'covenant' nem da OSP (Microsoft Open Specification Promise):

Subtileza de mestre! A resposta clara e deliberadamente não responde à pergunta, mas o leitor mais incauto pode ficar com a percepção que a resposta é afirmativa por causa da forma como é colocada a questão.
Deixa-te estar que do outro lado é muito melhor...

Sun patent promise applies only with Sun participation: The Sun OpenDocument Patent Statement applies to any implementation of the Open Document Format for Office Applications, or of any subsequent version of the format thereof only if Sun Microsystems participates in development of the subsequent standard version
http://www.oasis-open.org/committees/office/ipr.php
 
Nao e por nada mas o facto de existir uma ISO sobre OOXML nao siginifica que se tenha que usar obrigatoriamente aquele formato.

O standard foi criado para que implementaçoes usando OOXML tenham comportamentos e descriçoes universais para aumentar a compatibilidade.

A meu ver essa ISO ainda vai ser revista. Nao e possivel aceitar para ISO algo quando partes da propria norma sao pertença de alguem.
 
Não, não "temos" nenhum ODF.

O ODF e o OOXML apareceram em simultâneo, sendo que o desenvolvimento do OOXML é até anterior ao do ODF.
Eu até gostava de ver provas disso.

Em 1999 o ODF já era desenvolvido e pouco mais tarde em 2000 foi propagado em aplicações práticas com o Open Office. Encontras o cronograma completo neste link: http://www.oasis-open.org/committees/download.php/21450/oasis_odf_advantages_10dec2006.pdf

Nessa altura se bem me lembro, existia bastante pressão por parte da UE para que a Microsoft explicasse a "magia" dentro dos ficheiros do MS Office, e isto só ocorreu em 2008: http://www.microsoft.com/interop/docs/officebinaryformats.mspx



Portanto explica lá porque carga de água iria a Microsoft abandonar uma especificação desenvolvida durante anos a fio e na qual têm plena confiança? Porque a "concorrente" recebeu um selo ISO? Por amor à santa?
Existem normas de concorrência às quais a Microsoft tem de aderir (após muitos anos de pressão para reduzir as técnicas de monopólio), para tal é necessário adoptar uma linguagem ISO (seja odf ou ooxml) que possa ser reproduzida a 100% pela concorrência.



E o que é que o .Net tem a ver com o Java? Tirando o ser superior em praticamente tudo? É multi-linguagem, multi-plataforma (Mono, DotGNU, etc), incomparavalmente superior em performance e tem APIs completíssimas.

Mono só é legal se fores cliente da Novell de modo a evitar violações de patentes: http://en.wikipedia.org/wiki/Mono_Project

Não sei ao certo em que pontos o .NET é superior e cá para mim é só conversa toda esta história de suporte a multi-plataformas, multi-linguagens e por aí em diante porque para ser honesto, eu não usaria .NET a pensar noutro Sistema Operativo que não seja comercializado pela MS porque o .NET torna-se demasiado dependente da API que apenas encontras no SO da MS. (experimenta usar essas funções "fancy" que usam o directX por exemplo)

Usaria Java se procurasse criar um programa que não precise de nada específico no windows e php para aplicações de web.

Acrescenta o facto de que a máquina onde a aplicação .NET vai correr tem de ter a versão correcta da plataforma. Se te apetecer usar o .NET 3.5 para compilar o programa então já não o corres com as anteriores.

Porquê ter tanto trabalho e dores de cabeça?

Não acreditas no que te digo? Se calhar não desenvolves programas mas acredita que é bastante penoso quando a esmagadora maioria do feedback que recebes no processo de teste de um produto qualquer vem de utilizadores que não conseguem sequer começar o programa porque não têm a versão compatível do .NET e isso fazia-te pensar duas vezes no que dizes antes de voltar a pegar em .NET para fazer um programa que corra sem complicações desde o Windows 95 até ao Windows XPTO.

e tem APIs completíssimas
e tem APIs secretíssimas.

Tenta encontrar informação acerca do formato binário usado pela API's para escrever os hives de registro do windows.
Eu tentei e fiz uma ferramenta para criar hives sem API mas ainda não percebo qual é a magia que os faz serem aceites pelo RegEdit e pelos vistos mais ninguém (publicamente na internet) sabe como: http://www.boot-land.net/forums/?showtopic=1839





Enfim.

Quando só há uma opção, é monopólio. Quando aparecem concorrentes, é esta panca que vos dá.

Enfim.. Um extracto da definição de Monopólio:
Monopólio existe quando há somente um vendedor no mercado para um bem sem substituto e há barreiras na entrada de empresas que tencionem vender o mesmo bem ou um bem substituto, protegendo o monopolista da concorrência. Tal como no caso de concorrência perfeita os exemplos de monopólio na sua forma pura são raros, mas a teoria do monopólio elucida o comportamento de empresas que se aproximam de condicoes de monopólio puro. Ter o poder de monopólio significa simplesmente o vendedor ter algum controle sobre o preço do produto, sem uma curva de oferta.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Monopólio


--------------------
 
ISO rejeita pedidos sobre o Open XML

A International Standards Organization (ISO) manteve a decisão de apoiar o Open XML da Microsoft como padrão da indústria, rejeitando as queixas de quatro países.

«Nenhuma das contestações do Brasil, Índia, África do Sul ou Venezuela recebeu o apoio de dois terços dos membros da ISO e do IEC» revela a organização em comunicado.

Estes países argumentam que tecnicamente o Open XML é inferior ao ODF (Open Document Format) e que o formato da Microsoft só foi aprovado por falta de tempo para investigar a sério os pormenores técnicos, noticia a PC Pro.

Bah...
 
Back
Topo