Discussão - Organização do fórum.

Metro

Benevolent Dictator For Life
Staff
Temos tido internamente uma viva discussão sobre as formas de dividir o fórum da forma mais ágil possível.

Chegamos a este mapa:

mindmap.png


Peço desde já para serem concisos porque estamos a discutir muita coisa ao mesmo tempo :)


BEM-VINDO À ZWAME

Adicionamos um sub-fórum de questões frequentes porque permite uma melhor organização do que o que actualmente temos no tópico único que temos.
Possivelmente migramos o tópico actual para as pessoas colocarem questões e a resposta ficará em tópicos separados fechados. Fica muito mais simples sinalizar as alterações.
É apenas uma questão de organização.

HARDWARE

Removemos a separação entre hardware e fóruns especiais. Mas mant~em-se todos os fóruns na mesma.
Pela importância que têm actualmente os portáteis passaram para o hardware em vez de ficar no digital life. caminhamos cada vez mais para as pessoas terem Portáteis e menos desktops. É assim em todo o mundo.

Também separamos as Análises, Artigos e Tutoriais de Hardware do Software. Cada vez tem mais destaque esta secção e é o core do fórum. Até termos o Portal é uma área que vamos apostar, assim tenhamos material para :)

SOFTWARE


Fica aqui Windows e Linux e o análises, artigos e tutoriais de software.

MUNDO APPLE

Mudado de World para Mundo em Português. A maior discussão foi o iPhone. Vai haver sempre quem defenda que deve estar junto dos telemóveis e outros que se deve manter separado. A opção de estar junto dos produtos apple é que o hardware e o software é da apple e dai se manter tudo junto.Sei que vai ser polémico :)

Não colocamos nenhuma secção de Análise e Artigo. Não parece haver número suficiente para ter um fórum dedicado.

CRIATIVIDADE E DESENVOLVIMENTO

Mudança de nome para manter a fotografia, multimédia, programação e Webdevelopment.


JOGOS

Mantem-se igual. As áreas estão já abrangidas. Não se consideraram alterações.

INTERNET REDES E SEGURANÇA


Sobe a categoria principal. Mantem-se a parte da televisão disponibilizada por ADSL e agora fibra. Podem considerar que fazia sentido no Home cimena mas é daquelas coisas. Verdadeiramente ela é disponibilizada pelos ISP.

DIGITAL-LIFE E GADGETS


Não se encontrou nenhuma forma optima de dividir os telemóveis. Dividir por marcas poderia fazer-se isso por duas ou três mas as outras não têm movimento.
Por sistema operativo há o problema de os menos informados não saberem qual é o SO e haver várias marcas com mais do que um sistema operativo. Ou seja, ficava uma salada russa.

COMPUTAÇÃO DISTRIBUIDA

Mantem-se igual.

COMUNIDADE

Mantem-se como está.


Digam de vossa justiça o que acham. Pode ter escapado alguma coisa.
 
A secção portateis sofreu uma boa mudança. Ia sugerir isso aqui á tempos.

Esse mapa é o que está visivel a todos? O geral vai manter certo?


Cumps'
 
E as duvidas de hardware, onde ficam? Os telemóveis podiam estar divididos por operadoras: Vodafone, TMN, Optimus, Outras e Livres.
 
Última edição pelo moderador:
Não daria para colocar os Servidores de Jogos na Comunidade? Já que são para a comunidade. É tipo as Lan Parties, são relativas aos jogos, mas não estão na sub-secção dos jogos.

Para ajudar a trazer mais a comunidade gaming, porque não haver tambem umas sub-secções de Reviews, Dúvidas e Noticias na parte "Geral". É que parece-me que essa secção está a ficar um pouco saturada. (embora o Pure_Anarchy tenha feito um sticky excelente com as threads da maioria dos jogos.)
 
A mim parece-me bem... tudo o que eu poderia criticar foi explicado pelo Metro no texto abaixo do diagrama. Penso que melhore as coisas mas ainda não é perfeito. Aliás, é possível ter uma organização perfeita para toda a gente com uma quantidade tão grande de temas debatidos na Zwame por isso posso dizer que overall até me parece que ficou um pouco melhor.
 
Não concordo muito em separar a parte dos artigos e tutoriais. Talvez adicionar tags.....
Por exemplo uma review de um computador que faça de media center fica em que parte? Hardware ou Software?
 
A secção portateis sofreu uma boa mudança. Ia sugerir isso aqui á tempos.

Esse mapa é o que está visivel a todos? O geral vai manter certo?

Cumps'

Sim. Não coloquei o resto porque se mantem.

Uma mudança fazia muito bem para organizar melhor as coisas.
Nesse esquema estás a excluir as sub-secções (como é o Fotografia dentro de Design e Multimédia) ?

A fotografia fica ao lado e não como sub-secção do Design e Multimédia. Os dois ficam com galerias.

E as duvidas de hardware, onde ficam? Os telemóveis podiam estar divididos por operadoras: Vodafone, TMN, Optimus, Outras e Livres.

Tens o Nokia X4987 que primeiro sai desbloqueado ou melhor não está disponível em nenhuma operadora depois aparece nas 3. Onde é que se coloca? Por marcas e por SO expliquei acima. Não encontramos nenhuma forma correcta.

Não daria para colocar os Servidores de Jogos na Comunidade? Já que são para a comunidade. É tipo as Lan Parties, são relativas aos jogos, mas não estão na sub-secção dos jogos.

Para ajudar a trazer mais a comunidade gaming, porque não haver tambem umas sub-secções de Reviews, Dúvidas e Noticias na parte "Geral". É que parece-me que essa secção está a ficar um pouco saturada. (embora o Pure_Anarchy tenha feito um sticky excelente com as threads da maioria dos jogos.)

mmmm. Pode ver-se a parte dos servidores de jogos sim. Vou falar com os elementos do staff da secção.

Na secção dos jogos há um Geral e específico por tipo.


Não concordo muito em separar a parte dos artigos e tutoriais. Talvez adicionar tags.....
Por exemplo uma review de um computador que faça de media center fica em que parte? Hardware ou Software?

Foi para dar mais visibilidade ao hardware e ao Software. Não fica resolvido a parte dos tutoriais da apple por exemplo mas ai acho que são muito poucos para necessitarem de um canto só para eles.

Ai fazes a review ao hardware. Se optares por uma análise a uma distro de linux que venha com ele ai pode colocar-se no software se a análise for ao software. É uma questão de peso na review.

Não é possível resolver tudo, isso nunca tivemos a pretenção de conseguir porque é impossível.
 
Dentro do Hardware Modding vai-se manter Electrónica e Silent Cooling? E dentro do Overclock Benchmarks & Perfomance Cooling Extreme Cooling e Hardmods?

Se puderes pôr um print de como ficaria como fizeste uma vez muito bom :)
 
Alterada a imagem. Colocado o P2P como sub-fórum do IRS. Foi falha minha em mudar aquilo.

O hardware modding e afins mantem-se como está.

Decidimos retirar a secção de Dúvidas e Suporte Técnico de um fórum à parte para imediatamente abaixo do fórum a que se referem porque parece ser mais simples para as pessoas encontrarem.
 
Não tenho nada assinalar, parece-me que fica bem.

ponderam alguma organização diferente na apresentação do forum, ou vão manter o layout actual?
Ha uns tempos falei num layout ao estilo do ubuntu foruns.. como a skin esta em processo de mudança, podia ser interessante aproveitar a onda de mudança...
Isto para evitar tanto scrolling do principio ao fim da primeira pagina do forum, sem ter que colapsar nenhum forum.
 
Não gosto nada da forma do Ubuntu forum, uma solução seria colocar os nomes das secções, tipo 'Muno Apple', e ao carregar descia até lá.Se houvesse uma seta de expandir nas secções também era bom.
 
Tinha sugerido uma pequena organizaçao no Sub-forum da Playstation Network a modo de separar os post de jogos dos posts de torneios.. aquilo tá uma beca confuso e muitos posts de jogos caiem assim no esquecimento.. digo eu!
 
Não tenho nada assinalar, parece-me que fica bem.

ponderam alguma organização diferente na apresentação do forum, ou vão manter o layout actual?
Ha uns tempos falei num layout ao estilo do ubuntu foruns.. como a skin esta em processo de mudança, podia ser interessante aproveitar a onda de mudança...
Isto para evitar tanto scrolling do principio ao fim da primeira pagina do forum, sem ter que colapsar nenhum forum.

No novo layout há uma barra superior que está por temas que pode ajudar. O quote seguinte é um exemplo que nem toda a gente gosta do layout do Ubuntu. Não há uma solução que agrade a todos. Nem a solução que propomos será a definitiva.

Também acho que cada vez mais com a oferta que temos vai haver pessoas a colapsar secções.

Não gosto nada da forma do Ubuntu forum, uma solução seria colocar os nomes das secções, tipo 'Muno Apple', e ao carregar descia até lá.Se houvesse uma seta de expandir nas secções também era bom.

Isso está previsto.

Tinha sugerido uma pequena organizaçao no Sub-forum da Playstation Network a modo de separar os post de jogos dos posts de torneios.. aquilo tá uma beca confuso e muitos posts de jogos caiem assim no esquecimento.. digo eu!

Vai sempre haver algum aspecto a melhorar. Compreendam que não podemos aceitar todas as sugestões porque nunca estão todos 100% de acordo. Veremos depois se faz sentido. As alterações serão sempre coordenadas com o staff da área.
 
Para quando é estas alterações ?

Por mim está tudo óptimo desde que não tenham de mandar o fórum abaixo, ou pelo menos não muito tempo.

Força nisso
 
Back
Topo