[DISCUSSÃO] Portal para a ZWAME / Techzone

Sim, mas aí apenas é precisa uma mudança de cores a condizer com os restantes temas do fórum, o que não é muito dificil.

Agora uma questão e ideia: É possível, depois de fazer o log-in, o portal is buscar a informação de qual o tema que o utilizador está a usar, e assim passar a usar esse tema?

Se isso acontecesse dessa maneira era óptimo, e assim mais uma boa maneira de conseguir integrar ainda mais o portal dentro do fórum (Coração da techzone!)

Cumps ;)

PS: Gostei bastante do segundo design, mas não existe muito espaço para colocar as coisas, ou seja, não existe sidebar.
O restante está excelente! O design em si está lindo e muito coerente, os tipos de letra bem escolhidos e o logo combina perfeitamente com o restante design.

Cumps ;)
 


Não segui particularmente o desenho ...

Talvez a parte dos menus de cima esteje um bocado "grande" de mais ...

A quem quizer posso fornecer o PSD para brincarem.

Eu sou suspeito porque adoro fundos pretos nos sites.
Penso que a parte superior é exageradamente grande o que faz com que o conteúdo importante fique muito em baixo e levaria a ter que se fazer scroll para ver o conteúdo que queremos.
Mas gosto do aspecto.

Vou abrir uma thread só com os mockups até agora para o pessoal ver melhor e poder dar ideias a quem queira fazer mais algum.

Uma coisa que não tinha dito ainda. Possivelmente os meuns beneficiavam em ser em cascata. Não sei como se diz. Abrirem com o rato na parte superior. Porque senão vai ficar uma barra muito preenchida. É que vamos ter tantos assuntos diferentes que parece-me ser a única solução.

Os designs estão engraçados, mas não se pode esquecer que existe mais que um tema.
Além disso, era porreiro que o Bio Shadow se pronunciasse, visto ser ele o criador deste tema verde. Ele provavelmente tem uma visão diferente de como poderia ser o portal, ou pelo menos mais coerente com o tema que criou.

Cumprimentos.

Infelizmente não conseguimos falar com ele :(
Se alguém o conhecer que lhe diga para dar um pulinho aqui e responda a uma PM que tem:D

Eu tb sou dos que usa o tema preto no fórum e portanto sou suspeito. Acho que estámos todos viciados neste tema. Mas temos outros temas no órum e com a ideia do IvoPereira de termos a possibilidade de ter outras cores esse problema está resolvido.

Não tenho opinião se devia haver uma harmonização ou não nas cores. Eu gosto das cores mas se vencerem outras cores não me parece mau.
O importante para mim é ser feito pela comunidade. Isso é que é importante.

E isto fez-me lembrar que temos por ai muitos wallpapers e outras propostas do concurso que fizemos e que podem dar ideias ao pessoal. Já vou procurar.

não sabia que o tema tinha sido feito a medida para a techzone pelo Bio Shadow sendo assim e melhor ouvir o que ele tem para dizer...

Foi e já procuro a thread do concurso.
Dizer tb que podem ver o trabalho do Bio Shadow por esse mundo fora num portátil da HP. Sem fazer publicidade à marca foi ele que ganhou um concurso a nível mundial. Se virem este modelo por ai já sabem quem o fez:).

Correndo o risco de ser linchado, apedrejado e etc, deixo aqui uma ideia, visto ser o objectivo existir uma separação fórum/portal, porque não dar outro look ao portal?

em vez de termos fórum e portal com o mesmo esquema de cores, porque não fazer o portal em branco ou azul ou etc, em vez de preto?

é apenas uma ideia, agora os deisgners se quiserem peguem na ideia.

O nosso fórum tb tem um tema em branco e azul :)
Já respondi a esta questão e penso que com a sugestão do IvoPereira de termos vários temas este ponto está resolvido.
Aproveito para reforçar que todas as opiniões são bem-vindas.

nós gostariamos manter o esquema de cores original da techzone visto ser a "cara" da techzone.. mas o pretendido era ter varios estilos CSS com outros esquemas de cores.. como no forum por exemplo, podemos mudar as cores.. e assim cada user usaria o estilo que mais gostasse..
nós estamos abertos a sugestoes.. e gostariamos de ver todas as propostas dos designers :)

Penso que é a melhor solução sem dúvida. Se é possível fazer penso que só temos a ganhar.
Podemos sempre ter um tema cor de rosa para o dia 1 de Abril :x2:
 
@heavy_hacker

Após conversa com o Metro, ficou decidido que se iria usar um CMS out-of-the-box, neste caso o Drupal.
Como o portal será o mais estanque possível do fórum, não haverá grande necessidade de integração entre o fórum e o portal, ficando logo de excluída a criação de um software pela comunidade. Também foi escolhida esta opção devido ao tempo que se ganhará ao utilizar um software já pronto a usar e com todas as funcionalidades básicas (e não só) necessárias a um portal.

Cumprimentos

Vai-se 1º primar pelos conteudos e depois iremos dar prioridade ás funcionalidades "todas pipis" do portal.
Mas vamos ter em atençao a sugestao, que me parece interessante.

cumps
 
Reforço aqui que o meu receio da integração é só um. Nenhum de nós sabe como vai ser o vBulletin 4 por exemplo. E se o vBulletin 4 trás lguma funcionalidade ou mudança que acabe com a integração que entretanto tinhamos. É esse o problema. Temos que apostar numa coisa simples que não nos levante problemas desses no futuro. Caso contrário andamos sempre a resolver problemas.

A opção do http://www.vbadvanced.com/ é tb um bom exemplo. Temos a certeza que vai continuar a ser desenvolvido? Que vai ter mais funcionalidades? É essa a questão...
 
Reforço aqui que o meu receio da integração é só um. Nenhum de nós sabe como vai ser o vBulletin 4 por exemplo. E se o vBulletin 4 trás lguma funcionalidade ou mudança que acabe com a integração que entretanto tinhamos. É esse o problema. Temos que apostar numa coisa simples que não nos levante problemas desses no futuro. Caso contrário andamos sempre a resolver problemas.

A opção do http://www.vbadvanced.com/ é tb um bom exemplo. Temos a certeza que vai continuar a ser desenvolvido? Que vai ter mais funcionalidades? É essa a questão...

o vbadvanced vai sempre ser desenvolvido pois penso q foi criado pelos mesmos programadores do VB
 
Reforço aqui que o meu receio da integração é só um. Nenhum de nós sabe como vai ser o vBulletin 4 por exemplo. E se o vBulletin 4 trás lguma funcionalidade ou mudança que acabe com a integração que entretanto tinhamos. É esse o problema. Temos que apostar numa coisa simples que não nos levante problemas desses no futuro. Caso contrário andamos sempre a resolver problemas.

A opção do http://www.vbadvanced.com/ é tb um bom exemplo. Temos a certeza que vai continuar a ser desenvolvido? Que vai ter mais funcionalidades? É essa a questão...

Bem... é perfeitamente natural que isso te deixe pensativo. Mas penso que não há razão para tal. Isto por duas razões:
- É possível fazer a integração com mecanismos que permitem minimizar o impacto de mudanças profundas na arquitectura do vBulletin, através de técnicas de software (adaptadores, etc.).
- Alterar radicalmente a arquitectura do vBulletin de uma versão para outra (penso que) seria uma falta de bom senso pela parte de quem está responsável por este, e tendo em conta o alcance do mesmo, duvido que tal aconteça.

Claro, tornar o portal à prova de mudanças desse calibre leva o seu tempo (e as suas dores de cabeça), pelo que há que ponderar os dois lados da moeda.
 
Bem... é perfeitamente natural que isso te deixe pensativo. Mas penso que não há razão para tal. Isto por duas razões:
- É possível fazer a integração com mecanismos que permitem minimizar o impacto de mudanças profundas na arquitectura do vBulletin, através de técnicas de software (adaptadores, etc.).
- Alterar radicalmente a arquitectura do vBulletin de uma versão para outra (penso que) seria uma falta de bom senso pela parte de quem está responsável por este, e tendo em conta o alcance do mesmo, duvido que tal aconteça.

Claro, tornar o portal à prova de mudanças desse calibre leva o seu tempo (e as suas dores de cabeça), pelo que há que ponderar os dois lados da moeda.

A tua última frase diz tudo o que penso. Prefiro sinceramente esta via.
 
Epa, ainda não tinha visto isto:D Projecto interessante sem dúvida. Sendo assim vou tomar a liberdade de fazer um design tambem, apesar de já andarem por aí alguns bem conseguidos. Julgo que se deveria começar pela definição de um logotipo para o portal. É sempre o logotipo que deve definir o resto do estilo da aplicação. A não ser que pretendam manter o actual da TZ claro.

Se for para manter o actual pedia aos moderadores do fórum que fornecessem os tipo de letras utilizados a fim de manter a coerência. Outra coisa importante será saber se o actual esquema do main theme da techzone é para manter no design do portal, eu julgo que seria uma mais valia em termos de coêrencia fazê-lo. Quanto ao flash penso que o portal só terá a ganhar se tiver alguns banners nestas tecnologias, dão sempre outro look e feeling.

Ando um pouco ocupado agora, até quando é possivel entregar as propostas de layout?:)

Cumps,
michael c
 
Olá Michael C. Gostamos de te ver interessado neste desafio.
Usa a tua imaginaçao. Ja agora dou um bitaite: faz um com o logo do forum, outro com o logo da TZ redesenhado (ai com umas derivaçoes). Ja agora, faz um logo novo :p
Nao temos prazos definidos, mas quanto antes melhor ;)

Mais voluntarios aceitam-se!! :D

Cumprimentos

Edit: Submissoes de propostas de layout neste tópico
 
Última edição:
Boas, estou disponível para ajudar no design e conteúdos já que linguagens Internet ainda não apreendi infelizmente, mas domino perfeitamente Photoshop e afins, outras experiências por exemplo foi o PortalSporting ajudando nos conteudos por exemplo.
 
Bem não terá de se integrar muito no Vbulletin. Podemos também usar o CSS para poder fazer os temas e assim o utilizador escolher o tema. Evidentemente o tema padrão (O que e carregado sempre que a página abre) será o preto. Poderemos também usar cookies para quando o utilizador escolher o tema, ele ser gravado e da próxima vez que o utilizador entrar, aparecer o tema escolhido anteriormente.

Um pequeno espaço para o login é essencial, para evitar ao utilizador ter de ir ao fórum para fazer log-in.

Desculpem estar preocupado com as "Cenas pipis" mas já dei a minha oponião sobre o design mais atrás e não costumo mudar de ideias...

Thansk metro, era isso que queria dizer a umas replys atrás... Menus em cascata para o primeiro menu.
O segundo design está muito bem concebido mas está muito grande, pelo que prefiro o primeiro, com alguns retoques está lá!
 
Poderemos também usar cookies para quando o utilizador escolher o tema, ele ser gravado e da próxima vez que o utilizador entrar, aparecer o tema escolhido anteriormente.

e porque não guardar o tema escolhido na base de dados? há muita malta que apaga ou desactiva os cookies e depois torna-se chato entrar no portal e ver sempre um tema que não goste

outra coisa, estão a pensar interligar o forum e o portal em relação aos logins? por exemplo para que não seja preciso registar-se nos dois sítios e para que ao fazer login num também seja feito no outro
 
Isso era o que estava a ser discutido. Se houvesse integração não teríamos de usar cookies. Mas se não houver outra alternativa assim terá de ser...

A integração seria o melhor porque de certeza não irão existir grandes mudanças nas próximas versões do Vbulletin, porque os sistemas de log-in e temas estão bastante maduros. No máximo o que irá mudar é ter novas funcionalidades, uqe foi o que aconteceu nas ultimas actualizações do Vbulletin (pode-se ver isso muito bem no fórum) xD
 
metro, estás com medo da integraçaod o portal com o forum, ok, compreende-se o problema de reescrever codigo e tal.
mas ve outro aspecto. se o modulo de template do vb4 (ou versoes futuras) for alterado (como aconteceu com o phpbb), é necessario alterar todo o codigo dos templates.

ora, a pensar assim, nao havia tema personalizado...

é o meu ponto de vista. duvido muito que se altere radicalmente certos aspectos, principalmente sistema de login, que será porventura o mais util para haver maior integraçao portal-forum.

no entanto, a haver alguma alteraçao, o pessoal do vb avisa sempre nos alphas e betas; portanto, com boa vontade há tempo de sobra para alterar, e adequar o codigo.
alias, se ha pessoal disposto a ajudar a construir o portal, porque nao haveria quando fosse necessario alterá-lo?
 
metro, estás com medo da integraçaod o portal com o forum, ok, compreende-se o problema de reescrever codigo e tal.
mas ve outro aspecto. se o modulo de template do vb4 (ou versoes futuras) for alterado (como aconteceu com o phpbb), é necessario alterar todo o codigo dos templates.

ora, a pensar assim, nao havia tema personalizado...

é o meu ponto de vista. duvido muito que se altere radicalmente certos aspectos, principalmente sistema de login, que será porventura o mais util para haver maior integraçao portal-forum.

no entanto, a haver alguma alteraçao, o pessoal do vb avisa sempre nos alphas e betas; portanto, com boa vontade há tempo de sobra para alterar, e adequar o codigo.
alias, se ha pessoal disposto a ajudar a construir o portal, porque nao haveria quando fosse necessario alterá-lo?

Bem sei que os templates têm que levar sempre uns toques. Mas isso é feito pelo Chip e ele já está habituado :D. No Portal estámos a falar provavelmente de várias pessoas a fazer isso e lá está não sabemos nunca com certeza o que isso vai obrigar. Com a parte de não se colocarem comentários no Portal a interacção é menor logo não vejo relevância em haver login.

Penso que não é possível satisfazermos todos os membros ao mesmo tempo. Isto porque uns têm as cookies activas e ai não há problemas. Outros podem ter o falsh bloqueado e por ai fora. Penso que a parte do theme não deve ser uma coisa que preocupe muito. Imagino que possa haver uns quadradinhos com cores num canto do template que mude as cores num instante tal como no techreport.com tens o azul e o cinza.
Sinceramente preferia não ter que lidar com possíveis incompatibilidades no futuro por causa de integrar as coisas e tal como disse os membros que vêm há TZ muita vez vão sempre preferir o Fórum. O Portal espero que consiga captar outras pessoas. E ter outras coisas que não se consegue ter num fórum. Mas a discussão é feita no Fórum.
 
Última edição:
A pergunta a seguir é:
faz sentido um lugar público ou privado?

A mim faz sentido que seja público. Porquê?
Porque apesar de se ficar a saber o tema e assim poder retirar algum factor surpresa penso que isso não seja problema porque sabendo o tema e até podendo antecipar a posição dos intervenientes numa discussão, nunca sabemos os argumentos que vão usar nem os argumentos com que vão ser confrontados.

Talvez um sub-fórum para o Portal onde integremos estas questões todas que estão a ser discutidas e depois de terminado a fase da criação fecham-se os tópicos que não fizerem mais sentido.

Mas como aqui já entra uma discussão genérica talvez seja melhor falar disto na thread principal.

Retirado de outra thread

Eu acho que deveria ficar no local público tambem por uma simples razão. Imagina que alguém vai ter ao portal e não conhece o fórum. Ao ter lá a referencia ao fórum ele vai entrar e registar-se e não pode logo dar a sua opinião sobre o portal.

just my two cents...
 
Retirado de outra thread

Eu acho que deveria ficar no local público tambem por uma simples razão. Imagina que alguém vai ter ao portal e não conhece o fórum. Ao ter lá a referencia ao fórum ele vai entrar e registar-se e não pode logo dar a sua opinião sobre o portal.

just my two cents...

Isto era especificamente para cozinhar os Podcasts.
 
Back
Topo