Discussão Privatização RTP 1 / Fim RTP2 e Continuidade de Taxa de Audiovisuais

Status
Fechado a novas mensagens.
O que é certo vamos passar de 4 canais para 3...não sei porque raio fomos para o TDT, só para ver 3 canais?

Até os Espanhóis devem se rir de nós.

Devemos ser o pais com menos canais da zona euro.
 
Sim isso é muito bonito, mas estamos na républica das bananas, quanto mais se mexe nas coisas mais se estraga(para a maioria, outros contam os lucros).

Eu digo 15€ por mês não é muito para ter uma televisão qualidade como a BBC, nos ultimos tempos tenho descobrido as séries deles e bem são bastante boas, já para não falar nos documentários, são acessíveis para os leigos e cativantes.

15 euros para aquilo que as pessoas recebem em Portugal é muito , talvez mais um 1.50 , mas o que a RTP precisa é de-se livrar dos interesses instalados , é isso que impede de termos mais canais em acesso livre .
 
O que é certo vamos passar de 4 canais para 3...não sei porque raio fomos para o TDT, só para ver 3 canais?

Até os Espanhóis devem se rir de nós.

Devemos ser o pais com menos canais da zona euro.

somos mas é os únicos da Europa a reduzir os canais nacionais .
 
Já são muitos canais lol.

Enfim se fosse eles até fechava os canais todos...

Só usava rádio...

Com tanta Privatização, não sei como o estado ainda não endireitou as "costas", ah pois o buraco é fundo, para nós não para eles.
 
15 euros para aquilo que as pessoas recebem em Portugal é muito , talvez mais um 1.50 , mas o que a RTP precisa é de-se livrar dos interesses instalados , é isso que impede de termos mais canais em acesso livre .

Sim para o que temos, mas o que eu disse é que para ter uma coisa género BBC acho que ninguém se importava de pagar os 15€(talvez alguns não gostassem)
 
mas não vez que é muito dinheiro , Há no nosso pais pessoas a ganhar abaixo do salário mínimo e pessoas com reformas de 250 euros , la no reino unido os ordenados andam acima 1000 euros .

obvio que nunca ia pedir 15€, falava num suponhamos, estando numa economia mais favorável 15€ para o que a BBC oferece não é praticamente nada.
 
somos mas é os únicos da Europa a reduzir os canais nacionais .

Tb devemos ser dos poucos que chegou a ter mais de 800 milhões de € de passivo na RTP.
Chegou a ser tudo à grande e à portuguesa, era o tempo das "vacas gordas", era gastar, gastar, gastar, grandes ordenados, uma estação que por dia chegou a custar mais de 1 milhão de € por dia aos portugueses... até que a "torneira" fechou e puseram outra... que verte mais fino...

Não sou contra a terem que mexer na RTP (de alto a baixo) e muito menos sou contra a "destruição" do serviço público de televisão mas algo tinha de ser feito.
 
15€ por mes para televisao é nada? por 20 metes o meo com 60 canais, ao menos escolha tens

Estamos a falar de televisões publicas, não misturemos as coisas

Tb devemos ser dos poucos que chegou a ter mais de 800 milhões de € de passivo na RTP.
Chegou a ser tudo à grande e à portuguesa, era o tempo das "vacas gordas", era gastar, gastar, gastar, grandes ordenados, uma estação que por dia chegou a custar mais de 1 milhão de € por dia aos portugueses... até que a "torneira" fechou e puseram outra... que verte mais fino...

Não sou contra a terem que mexer na RTP (de alto a baixo) e muito menos sou contra a "destruição" do serviço público de televisão mas algo tinha de ser feito.

Tinha? Porque? 20 milhões de lucro não chegam?
 
São 180€ / casa / ano. O que dá 15€ por mes, mas com a diferença que dá-te acesso a

Tens razão, é por lar e não TV, sorry.
Quanto à BBC, também eu sou um adepto do modelo Britânico que tão bons resultados tem dado mas seria impraticável (e incómodo para PS e PSD) ter um serviço público forte por cá porque a maioria dos portugueses não percebe para que serve, reduzem a discussão ao facto do seu dinheiro ir para o bolso de ladrões e chupistas, como se vê nas caixas de comentários dos jornais e em fóruns como este. Para muitos 2,25 Euros por mês é uma fortuna e um desperdício (apesar da maioria pagar largas dezenas de euros pelo Meo e Zon).

Por isso, seja qual for o modelo adotado, os Portugueses vão ter o que merecem, um serviço público fraco, barato, sem audiências e com tendência a tornar-se redundante.
 
Última edição:
Chegou a ser tudo à grande e à portuguesa, era o tempo das "vacas gordas", era gastar, gastar, gastar, grandes ordenados, uma estação que por dia chegou a custar mais de 1 milhão de € por dia aos portugueses...

Convém ser sério e honesto nos argumentos. O enorme buraco da RTP foi gerado porque sucessivos governos não pagaram à estação o estabelecido por lei. A firma acumulou empréstimos bancários só para manter as portas abertas. Quando o Governo interviu foi para criar mais despesa para a estação sem lhe dar qualquer espécie de contrapartida como foi o caso dos canais internacionais. Só no início deste século, com a firma prestes a entrar em rutura, é que o ministro Morais Sarmento fez alguma coisa e arrumou a casa.

A RTP foi mal gerida e gastou dinheiro a mais durante anos? Talvez, não vou contestar, mas hoje é o Serviço Público de TV mais barato da Europa, tem as contas equilibradas e tem gerado lucros nos últimos anos. Quantas mais empresas públicas se podem gabar disso?
 
Há uma coisa que me chateia na rtp. Se eu pago taxa audiovisual que também alimenta a rtp áfrica, rtp internacional, rtp madeira, rtp açores... porque é que não tenho acesso livre a elas?

Na minha opinião o melhor seria mesmo acabar com as rtp, e concessionar mais 2 canais a privados, mas estabelecer regras e obrigações nas licenças emitidas e nas da TVI / SIC, para que haja variedade de programação, limites de quantidade de determinado tipo de programa e minimos de produção nacional, para que sejam canais generalistas, e não canais de novelas e noticias.
 
Há uma coisa que sempre me incomodou um bocado: Porque razão não se abre concurso para mais um canal privado há quase 20 anos? Tenho quase a certeza que aparecia alguém.

Eu sou sincero não ligo muito a TV, e dentro do pouco que vejo na RTP só mesmo o 5pmn.
 
Porque razão não se abre concurso para mais um canal privado há quase 20 anos? Tenho quase a certeza que aparecia alguém.

Abriu-se e fechou-se (concurso 5º Canal TDT).

concessionar mais 2 canais a privados, mas estabelecer regras e obrigações nas licenças emitidas

Nenhum privado está interessado em algo que tem logo à partida tem condicionantes que limitam o retorno do investimento. Os privados regem-se pelo lucro, se é telenovela que as pessoas querem ver, então é telenovela que vão ter. Não faz sentido o Governo dizer que têm de emitir outro tipo de programas, é coisa de estados totalitários. Ou então os privados cumprem sem cumprir, como fizeram com os magazines culturais acordados com o Governo há uns anos.
 
Nenhum privado está interessado em algo que tem logo à partida tem condicionantes que limitam o retorno do investimento. Os privados regem-se pelo lucro, se é telenovela que as pessoas querem ver, então é telenovela que vão ter. Não faz sentido o Governo dizer que têm de emitir outro tipo de programas, é coisa de estados totalitários. Ou então os privados cumprem sem cumprir, como fizeram com os magazines culturais acordados com o Governo há uns anos.
- Obviamente que as regras seriam iguais para todas as licenças de TV privada, e não poderiam criar condicionantes demasiado limitativas de modo a que não fosse possivel ter lucros.
- Não confundas conceitos, não estamos a falar de censura ou manipulação. Todos os negócios licenciados pelo estado têm regras que têm de ser cumpridas, não é novidade. Por exemplo, isso já acontece em Portugal para as rádios, em que a legislação obriga a cotas de 25% de música Nacional, portanto não é novidade, ou mesmo para as TV's com os célebres tempos de antena, que são uma imposição de programação em horário nobre em determinados períodos.
 
Há uma coisa que sempre me incomodou um bocado: Porque razão não se abre concurso para mais um canal privado há quase 20 anos? Tenho quase a certeza que aparecia alguém.
Porque a SIC e a TVI não querem concorrência.

Nenhum privado está interessado em algo que tem logo à partida tem condicionantes que limitam o retorno do investimento. Os privados regem-se pelo lucro, se é telenovela que as pessoas querem ver, então é telenovela que vão ter. Não faz sentido o Governo dizer que têm de emitir outro tipo de programas, é coisa de estados totalitários. Ou então os privados cumprem sem cumprir, como fizeram com os magazines culturais acordados com o Governo há uns anos.
Não faz sentido porquê? Todas as empresas são sujeitas a condicionantes que limitam o retorno do investimento. O objectivo dessas condicionantes é garantir que as empresas obtêm o seu lucro prestando um serviço público, e não de formas prejudiciais à sociedade.
 
- Não confundas conceitos, não estamos a falar de censura ou manipulação.

Eu não estava a ir tão longe. Pegando no caso que mencionei: em troca de redução da publicidade na RTP as privadas concordaram em fazer programas de serviço público. Tanto o SIC como a TVI fizeram um magazine cultural que passa de madrugada em simultâneo. É um exemplo de como se gerem as privadas.

Pegando no teu exemplo, se a lei obrigar a passar mais música nacional, vamos ter (ainda mais) pimbas ou então programas que passam de madrugada. Ou então inventam concursos e talk-shows em torno da música.
Só haveria mudanças efetivas se o Governo fosse tão longe como elaborar uma grelha, determinando que programa é emitido e a que horas mas isso acho que ninguém quer.
 
Eu não estava a ir tão longe. Pegando no caso que mencionei: em troca de redução da publicidade na RTP as privadas concordaram em fazer programas de serviço público. Tanto o SIC como a TVI fizeram um magazine cultural que passa de madrugada em simultâneo. É um exemplo de como se gerem as privadas.

Porque quem negociou não soube ou não quis definir que esses programas de serviço público teriam de ser emitidos num slot de horário nobre, por exemplo.

Pegando no teu exemplo, se a lei obrigar a passar mais música nacional, vamos ter (ainda mais) pimbas ou então programas que passam de madrugada. Ou então inventam concursos e talk-shows em torno da música.
Só haveria mudanças efetivas se o Governo fosse tão longe como elaborar uma grelha, determinando que programa é emitido e a que horas mas isso acho que ninguém quer.

A lei obriga as rádios, já há alguns anos. 25% de Nacional, 35% das quais recentes.

Não vou tão longe como ter o Governo a elaborar as grelhas de canais, mas é muito fácil definir cotas de tipos de programas por gamas de horários (horário nobre, madrugada, manhã,e tc), e até já existe a ERC que podia perfeitamente ser adaptada para garantir o cumprimento dessas regras.

Mas até poderiamos ser criativos e definir vários tipos de licenças mais ou menos limitativas com valores mais ou menos elevados, que poderiam até permitir a algumas empresas abrir pequenos canais de televisão de programação (limitada mas) variada, sustentáveis, e que mais tarde pudessem fazer upgrade da sua licença se pretendessem.

O que no fundo quero dizer com isto é que há muitas maneiras criativas de permitir a exploração do audovisual por privados, garantindo variedade de programação e serviço publico, sem que isso tenha de custar dinheiro aos contribuintes. Quando eu olho para as minhas facturas,ou faturas :) da EDP não sinto que estou a receber em troca aquilo que estou a pagar de contribuição audiovisual.
 
Última edição:
Convém ser sério e honesto nos argumentos. O enorme buraco da RTP foi gerado porque sucessivos governos não pagaram à estação o estabelecido por lei. A firma acumulou empréstimos bancários só para manter as portas abertas. Quando o Governo interviu foi para criar mais despesa para a estação sem lhe dar qualquer espécie de contrapartida como foi o caso dos canais internacionais. Só no início deste século, com a firma prestes a entrar em rutura, é que o ministro Morais Sarmento fez alguma coisa e arrumou a casa.

A RTP foi mal gerida e gastou dinheiro a mais durante anos? Talvez, não vou contestar, mas hoje é o Serviço Público de TV mais barato da Europa, tem as contas equilibradas e tem gerado lucros nos últimos anos. Quantas mais empresas públicas se podem gabar disso?

Tem gerado lucros, mas com os €€€ da contribuição audiovisual e dos subsidios compensatórios adicionais que o governo vai fornecendo, certo ? Assim acho que qualquer empresa se poderia gabar.
 
Há pessoal que se esquece isto ainda é o pais dos quartos canais , em Portugal não existe mais que 4 canais , há pagar 2,40 por Mês é um roubo e tal , mas pagar aos meos e zons 30 euros por mês não é roubo ? , onde anda cariz social da pessoas ? , uma coisa que paga em benéfico de todos é um roubo ? , a pouco tempo li um comentário neste forum , essa pessoa dizia . a culpa é dos pobres não terem a sportv , é a mesma coisa que dizer os pobres são pobres por culpa deles , por este nível intelectual capitalista é que se vê como o nosso pais esta a ficar onde os mais fracos são apedrejados , qualquer dia temos um sistema de saúde , onde todos têm um seguro de saúde , e depois aqueles que não tiver é atirado para sarjeta , como acontece no estados unidos , não tens seguro de saúde não recebes tratamento , e ainda a companhia de seguros é que decide se pagam ou não a tal operação para salvar a vida da aquela pessoa , o mal da RTP é a administração .
 
Última edição:
Status
Fechado a novas mensagens.
Back
Topo