Discussão Privatização RTP 1 / Fim RTP2 e Continuidade de Taxa de Audiovisuais

Status
Fechado a novas mensagens.
A lei obriga as rádios, já há alguns anos. 25% de Nacional, 35% das quais recentes.

As rádios têm pouco a ver com a TV. As estações têm compromissos e quotas para cumprir estabelecidas na licença de emissão. Nota que a TVI é das TVs Europeias que mais produção nacional tem, muito acima das quotas minímas. E de que nos serve isso?

a ERC que podia perfeitamente ser adaptada para garantir o cumprimento dessas regras.

Amén. Canais de cabo como a SIC Radical não cumpriram durante anos a fio as quotas de produção nacionais e Europeias e o que lhes aconteceu? Nota que está previsto na lei penas que podem ir até ao fim da licença mas para isso precisariamos de um regulador forte - coisa que nunca tivemos e dificilmente iremos ter, sobretudo com os partidos de sempre no poder.

muitas maneiras criativas de permitir a exploração do audovisual por privados, garantindo variedade de programação e serviço publico, sem que isso tenha de custar dinheiro aos contribuintes.

Em teoria concordo mas é algo que está muito deslocado da realidade. Recordo que uma das razões para o projeto Telecinco ser chumbado é que era bom de mais para os nossos gostos, porque não previa produtos a que os Portugueses estavam habituados como telenovelas.

Quando eu olho para as minhas facturas,ou faturas :) da EDP não sinto que estou a receber em troca aquilo que estou a pagar de contribuição audiovisual.

Ah, bom, se vamos falar da RTP a conversa é outra, também acho que deveria haver mais Serviço Público no canal público mas - apesar de todos os seus defeitos - é o único que fornece alternativas de qualidade à paupérrima oferta da concorrência e que emite coisas que os privados nunca emitirão - por muitas voltas que se dêm às leis.
 
Tem gerado lucros, mas com os €€€ da contribuição audiovisual e dos subsidios compensatórios adicionais que o governo vai fornecendo, certo ?

Basta consultar os resultados da firma: a RTP tem gasto cada vez menos e gerado lucros apesar da fortissima redução de dinheiro que o Estado tem gasto na forma de taxa de audiovisual+subsídios.
 
Basta consultar os resultados da firma: a RTP tem gasto cada vez menos e gerado lucros apesar da fortissima redução de dinheiro que o Estado tem gasto na forma de taxa de audiovisual+subsídios.

A sério? Já lestes os documentos? Publiqueios num outro topico e é o contrario do que dizes.
 
Há pessoal que se esquece isto ainda é o pais dos quartos canais , em Portugal não existe mais que 4 canais , há pagar 2,40 por Mês é um roubo e tal , mas pagar aos meos e zons 30 euros por mês não é roubo ? , onde anda cariz social da pessoas ? , uma coisa que paga em benéfico de todos é um roubo ? , a pouco tempo li um comentário neste forum , essa pessoa dizia . a culpa é dos pobres não terem a sportv , é a mesma coisa que dizer os pobres são pobres por culpa deles , por este nível intelectual capitalista é que se vê como o nosso pais esta a ficar onde os mais fracos são apedrejados , qualquer dia temos um sistema de saúde , onde todos têm um seguro de saúde , e depois aqueles que não tiver é atirado para sarjeta , como acontece no estados unidos , não tens seguro de saúde não recebes tratamento , e ainda a companhia de seguros é que decide se pagam ou não a tal operação para salvar a vida da aquela pessoa , o mal da RTP é a administração .
Pagar 20 euros por 60 canais é um roubo?
Eu sinceramente estou me nas tintas para o que façam à rtp, só tenho pena da champeons ter ido para a tvi e das crianças que vão ficar sem desenhos animados mas pronto...

E acabem com as rádios também, onde é que já se viu uma rádio de serviço público como a Antena 3 ter playlist durante todo dia? Têm nos bem enganados lolx
 
Última edição:
Pagar 20 euros por 60 canais é um roubo?
Eu sinceramente estou me nas tintas para o que façam à rtp, só tenho pena da champeons ter ido para a tvi e das crianças que vão ficar sem desenhos animados mas pronto...

E acabem com as rádios também, onde é que já se viu uma rádio de serviço público como a Antena 3 ter playlist durante todo dia? Têm nos bem enganados lolx

Tu ouves antena 3? está visto que não.

Então fica nas tintas, depois não te queixes. oh espera já estás a queixar-te que tens pena da champeons(Champions) e dos desenhos animados dos putos.
 
Convém ser sério e honesto nos argumentos. O enorme buraco da RTP foi gerado porque sucessivos governos não pagaram à estação o estabelecido por lei. A firma acumulou empréstimos bancários só para manter as portas abertas. Quando o Governo interviu foi para criar mais despesa para a estação sem lhe dar qualquer espécie de contrapartida como foi o caso dos canais internacionais. Só no início deste século, com a firma prestes a entrar em rutura, é que o ministro Morais Sarmento fez alguma coisa e arrumou a casa.

A RTP foi mal gerida e gastou dinheiro a mais durante anos? Talvez, não vou contestar, mas hoje é o Serviço Público de TV mais barato da Europa, tem as contas equilibradas e tem gerado lucros nos últimos anos. Quantas mais empresas públicas se podem gabar disso?

Talvez? Mas ainda existem dúvidas sobre isso? É preciso ir buscar artigos (vários) que falam sobre o assunto?
E os mais 800 milhões de passivo desaparecem de repente? E os prejuízos acumulados? Portanto, uma empresa gasta até mais não, está à beira da rotura (se fosse privada dava o berro de certeza) e depois de mexerem um bocadinho naquilo, de cortarem com as "loucuras", passa a dar lucro, e já está tudo bem outra vez.

Não, não está. É bom conhecerem-se os factos e depois sim... discutir

Capital próprio da RTP ainda é negativo. Falta limpar prejuízos acumulados de 1,7 mil milhões
 
Pagar 20 euros por 60 canais é um roubo?
Eu sinceramente estou me nas tintas para o que façam à rtp, só tenho pena da champeons ter ido para a tvi e das crianças que vão ficar sem desenhos animados mas pronto...

E acabem com as rádios também, onde é que já se viu uma rádio de serviço público como a Antena 3 ter playlist durante todo dia? Têm nos bem enganados lolx

Lê bem o meu comentário outra-vez tens a resposta de novo. e lê a minha assinatura .
 
Última edição:
Talvez? Mas ainda existem dúvidas sobre isso? É preciso ir buscar artigos (vários) que falam sobre o assunto?
E os mais 800 milhões de passivo desaparecem de repente? E os prejuízos acumulados? Portanto, uma empresa gasta até mais não, está à beira da rotura (se fosse privada dava o berro de certeza) e depois de mexerem um bocadinho naquilo, de cortarem com as "loucuras", passa a dar lucro, e já está tudo bem outra vez.

Não, não está. É bom conhecerem-se os factos e depois sim... discutir

Capital próprio da RTP ainda é negativo. Falta limpar prejuízos acumulados de 1,7 mil milhões

O Passivo está pago, o relvas garantiu isso para vender o canal, foram cerca de 300 milhões de euros que seriam pagos em poucos anos, já que os 20 milhões de euros já são sem a prestação do passivo, ou seja depois da verba/letra(como lhe quiseres chamar) para o passivo ser paga ainda sobrou 20 milhões de euros.
 
Tu ouves antena 3? está visto que não.
sim ouço, não fazem lá falta as mulheres dos outros e os Gonçalos Bilés, por muito portugueses que sejam a musica não presta, não tem conteudo por isso não é serviço público nenhum.
Os unicos programas que prestam são os de autor e esses já são poucos

@CMatomic, pah que queres que te diga? Achas bem pagar 2,25€ para depois a rtp pagar centenas de milhares de euros a varios cabeleireiros de renome?
Sinceramente prefiro que acabem já com isto.
 
Última edição:
O Passivo está pago, o relvas garantiu isso para vender o canal, foram cerca de 300 milhões de euros que seriam pagos em poucos anos, já que os 20 milhões de euros já são sem a prestação do passivo, ou seja depois da verba/letra(como lhe quiseres chamar) para o passivo ser paga ainda sobrou 20 milhões de euros.

Estás enganado, melhor, equivocado. Lê todo este artigo com atenção.

Retiro a parte que importa mais para o caso

A dívida da RTP ainda ascende a 516,4 milhões de euros, tendo agora capitais próprios negativos de 469 milhões de euros. Recorde-se que, além dos fundos públicos normalmente transferidos, o Estado também financiou este ano a empresa com 348 milhões de euros para pagar dívida.


Portanto, mesmo depois de terem sido injectados pelo Estado 348 milhões de €, a dívida ainda é enorme e o futuro não é nada risonho.
 

Há que mencionar todos os números, não ver só o resumo e ficar por aí. Entre os gastos da RTP nos últimos dois anos estão 22,5 milhões em amortização de empréstimos e em 2011 mais 18,2 milhões para pagamento de indemnizações por causa do plano de reestruturação. Aquilo que mais interessa - que é aquilo que conta aos potenciais interessados na concessão - são a forte descida das contas ordinárias (despesas com grelhas, imóveis e pessoal).

Achas mesmo que se a RTP não estivesse de boa saúde financeira a hipótese da concessão se colocaria?
 
sim ouço, não fazem lá falta as mulheres dos outros e os Gonçalos Bilés, por muito portugueses que sejam a musica não presta, não tem conteudo por isso não é serviço público nenhum.
Os unicos programas que prestam são os de autor e esses já são poucos

@CMatomic, pah que queres que te diga? Achas bem pagar 2,25€ para depois a rtp pagar centenas de milhares de euros a varios cabeleireiros de renome?
Sinceramente prefiro que acabem já com isto.

Não gostas não ouves, a palavra pluralismo deve-te escapar à compreensão, a antena 3 tem a playlist mais variada e bem contruida do pais, umas musicas gostasse e outras não, certo?

ruca1973, Desculpa, mas esse relatório é de veras ambiguo, coloca apenas um ponto de interrogação, não diz que vai dar para o torto, como qualquer empresa, se o ambiente externo for adverso as empresas recentem-se. Vê a quebra da publicidade(ainda assim para este ano prevê-se lucros) , o futuro é incerto para qualquer empresa excepto as funerárias, ainda nunca há crise, todos morrem não é?

Com passivo ou não, para mim o serviço publico de média não deve ser posto em causa, faça-se as reformas que forem entendidas para ser viável, mas não se pode por em causa a sua existência. Nem nos EUA esse serviço é posto em causa e pensa um bocado achas que algum privado quer uma empresa em estado tão mau quanto pintas?
 
Portanto, mesmo depois de terem sido injectados pelo Estado 348 milhões de €, a dívida ainda é enorme e o futuro não é nada risonho.

E ainda te lembras porque é que o Estado injetou dinheiro? Uma parte deveu-se às famosas agências de rating que nos colocaram no lixo e obrigaram a amortizar empréstimos antes de tempo e outra pela vontade política de limpar as contas (tendo em conta a venda ou concessão?!). Não podes culpar a firma por coisas que não ela não controla, até ao ano passado a firma foi amortizando a dívida sem ajudas externas.

futuro não é nada risonho.

O que queres dizer com isso? Estás a insinuar que o nosso Governo está a estudar a hipótese de vender/concessionar a privados gato por lebre? Olha que seria a primeira vez, por cá o que se dá a privados são as coisas que dão lucro ;)
 
Falta só referir que em 2010 e 2011 , o conjunto de contribuição audiovisual + subsidios compensatórios do serviço publico foram de cerca de 230 milhões em 2010 e 240 milhões em 2011.

Quantos hospitais se podiam melhorar e construir, e quantas escolas a cair de podre se podiam arranjar anualmente? Se o estado não tem (e sabemos que não tem) dinheiro para tudo, está na altura de abdicar do que é menos importante e investir no que é realmente importante e serviço publico, como a Saúde e Educação

Relatório de Contas 2011 Pág 79
 
Última edição:
há pagar 2,40 por Mês é um roubo e tal , mas pagar aos meos e zons 30 euros por mês não é roubo ? , onde anda cariz social da pessoas ? , uma coisa que paga em benéfico de todos é um roubo ?

A diferença é que Meo e Zon só paga quem quer. Tendo em conta a qualidade da grelha televisiva da RTP 1, grátis é caro. Tirando o programa do Malato e o 5PMN não se aproveita nada. Depois temos a situação vergonhosa das touradas, e os jogos de Futebol que são transmitidos para África mas não para os Portugueses, que são quem os paga! Já para não falar da chulice que é, Judite de Sousa (quando lá estava, e continua mas agora é a TVI que paga) a receber mais do que o PR? Poupem-me... :-D
RTP2 passa séries, desenhos animados e filmes de qualidade mas não se justifica, visualizo estes conteúdos noutros canais ou então compro-os, vejo-os à vontade quando e quanto quero acabando por ficar mais barato. Já para não falar que quem paga Meos e Zons provavelmente terá Internet, e quem tem Internet pode ver TV por streaming. A FO não é para consultar o e-mail e páginas de hipertexto concerteza...
 
Última edição:
Falta só referir que em 2010 e 2011 , o conjunto de contribuição audiovisual + subsidios compensatórios do serviço publico foram de cerca de 230 milhões em 2010 e 240 milhões em 2011.

Quantos hospitais se podiam melhorar e construir, e quantas escolas a cair de podre se podiam arranjar anualmente? Se o estado não tem (e sabemos que não tem) dinheiro para tudo, está na altura de abdicar do que é menos importante e investir no que é realmente importante e serviço publico, como a Saúde e Educação

Relatório de Contas 2011 Pág 79

Demagogia barata, achas mesmo que essas verbas iam parar a esses sitios? lol. Se o estado tem falta de dinheiro, sabe muito bem onde o arranjar, PPP's sugam fundos como se não houvesse amanhã, já para não falar nas subvenções para a EDP que acabaram por ficar intocáveis. Vocês contentam-se com as migalhas em vez de ir buscar o pão.

A diferença é que Meo e Zon só paga quem quer. Tendo em conta a qualidade da grelha televisiva da RTP 1, grátis é caro. Tirando o programa do Malato e o 5PMN não se aproveita nada. Depois temos a situação vergonhosa das touradas, e os jogos de Futebol que são transmitidos para África mas não para os Portugueses, que são quem os paga! Já para não falar da chulice que é, Judite de Sousa (quando lá estava, e continua mas agora é a TVI que paga) a receber mais do que o PR? Poupem-me... :-D
RTP2 passa séries, desenhos animados e filmes de qualidade mas não se justifica, visualizo estes conteúdos noutros canais ou então compro-os, vejo-os à vontade quando e quanto quero acabando por ficar mais barato. Já para não falar que quem paga Meos e Zons provavelmente terá Internet, e quem tem Internet pode ver TV por streaming. A FO não é para consultar o e-mail e páginas de hipertexto concerteza...

Sim mas empresa dá ou não lucro ao estado?

Não se justifica para quem? só se for para ti, eu que tenho cabo continuo a ver as series e do documentários que passam na RTP2, para além de ver muitas delas primeiro que no cabo, garanto-te que a RTP2 não passa os mesmos documentários dos temáticos do MEO ou ZON. Tu compras mas outros se calhar não tem dinheiro para essas compras, já ouviste falar em crise certo? Olha eu tenho meo e não tenho nenhum streaming de tv. Que se lixe os pobres não é?
 
Última edição:
Demagogia barata. Se o estado tem falta de dinheiro, sabe muito bem onde o arranjar, PPP's sugam fundos como se não houvesse amanhã, já para não falar nas subvenções para a EDP que acabaram por ficar intocáveis. Vocês contentam-se com as migalhas em vez de ir buscar o pão.
Não é demagogia, é um facto. E é por causa desse tipo de argumentos de migalhas que estamos como estamos. Umas migalhas aqui, outras ali, e quando fomos a ver as migalhas transformam-se em buracos gigantes que estamos agora a pagar.
Mas este tópico não é sobre PPP's, é sobre a RTP, e se deve ou não ser privatizada, e a minha opinião é que a RTP, que consome 250 Milhões / Ano em migalhas deve ser privatizado.
 
Status
Fechado a novas mensagens.
Back
Topo