[Discussão] Qual a distribuição mais user friendly?

mandriva

ola se posso comentar e dar uma pequena dica :)

o meu 1º linux foi o Kubuntu tudo bem, mas é verdade que lhe faltam umas coisinhas .
depois instalei o mandriva 2007 free , mamamia esta distro tem tudo nos seus 4 cds ....
podes configurar quase tudo graficamente ... a consola ....?? o que é isso ...??:lol:

bom...... ou quase mas quando é necessaria o proprio mandriva te diz o que fazer nela !!

Para se iniciar nu mundo linux posso recomendar esta distro , pouco ou nada tens a fazer a não ser instalala. Os puristas vão imediatamente me dizer ...... haaaaa tudo bem mas assim não sabes o que se passa !!!!! Pois mas eu não quero saber o que se passa ....quero que se passe !!!!:-D
até mais
 
Uso o suse 10.1 pro actualiza pela net.... já vem com mozilla de origem , open office...e mais uma tonelada de programas prontos a funcionar...
para actualizações? Usa o Yast... é automático..( e sim tem problemas ás vezes.. o apget é melhor e recomenda-se..)...
duvidas?
Vem aqui á techzone ou vai ao portal de suser's em pt http://www.susept.com/ o pessoal tb é mt bom e responde em minutos por vezes!
 
Não me acredito

Tens um mac novinho em folha e tas preocupado em usar linux? Caso desconheças, mac os é o melhor sistema operativo que ai anda. Usa um live cd de ubuntu, dá uma voltas com ele, mas n caias no erro de tirar o OS X como sistema operativo principal.
 
Tens um mac novinho em folha e tas preocupado em usar linux? Caso desconheças, mac os é o melhor sistema operativo que ai anda. Usa um live cd de ubuntu, dá uma voltas com ele, mas n caias no erro de tirar o OS X como sistema operativo principal.

Isso é ser demasiado parcial, não achas? Depende de muitos factores e essencialmente do utilizador em questão! OS X de facto é mesmo muito bom, no entanto para mim não serve para as minhas necessidades! No entanto Ubuntu resolve na perfeição, estranho não?

Na verdade o que acabo por recomendar é também a não remover o OS X, mas sim a instalar TAMBÉM uma distro de GNU/Linux, pelo liveCD pouco desenvolves..., é giro para quem quer ver as mariquices...

abraços, HecKel
 
BBoas aproveito o tópico para deixar uma pequena duvida, Tenho o windowsXP e o Suse 10 instalados, e gostava de instalar o ubunto para experimentar, acham k vai haver algum tipo de conflito ? Tenho o windows num disco e o Suse no outro, e queria instalar o ubunto no disco onde se encontra o Suse
 
Qual o grande motivo para que praticamente todos os users de Linux neste fórum prefiram o Ubuntu?



Porque o Ubuntu pode não ter tanto eye candy como outros, mas siplesmente funciona..

Além disso, o que ves neste forum acontece pelo mundo fora, o Ubuntu é a grande moda dos ultimos dois anos e por isso, quase tudo o que existe para linux, é logo distribuido em pacotes proprios para o Ubuntu, há sempre tutoriais para o Ubuntu, etc.. etc... Isso parecendo que não, ajuda imenso, porque se tentares instalar certas coisas em algumas distribuições mais manhosas, com tutoriais que nao foram sequer feitos para essa distribuição, tendo tu que compilar e resolver as dependencias todas... Bem... É uma verdadeira pain in the ass..

Por isso, se queres uma distribuião funcional, simples, com imenso software prontinho para instalar à distancia de uns cliks... Ubuntu é a distribuição para ti..
 
Para começar acho a distro ideial, embora a minha distro preferida seja Gentoo.


Eu também já usei Gentoo.. E realmente é uma distribuição maravilhosa, se conseguires instalar..

Mas eu e quase toda a gente que conheço que usou Gentoo chega a uma altura em que perde um bocado a paciencia com as compilações que é preciso andar sempre a fazer.. Qualquer upgrade são várias horas de compilação.. >(>(

Uma distribuição baseada em binários pode ser um pouco menos eficiente, porque os binarios são sempre genericos, mas em termos praticos tem muitas vantagems...


E já agora, para quem se vai iniciar em Linux não se meta no Gentoo, porque não é pera doce.. Eu na primeira vez que tentei e já era um utilizador experiente de Linux só à 4ª tentativa consegui fazer um kernel que arrancasse.. É claro que com o tempo tudo se torna mais facil, e aprendi mais com o Gentoo do que com qualquer outra distribuição.. Actualmente graças a isso consigo resolver certos problemas que de outra forma não conseguiria. Mas acho que se a minha primeira distribuição tivesse sido o Gentoo nunca mais tinha pegado em Linux.
 
Última edição:
Ok. Li esta trhead quase toda, e não pude deixar de comentar.

O título era "Qual a distribuição mais user friendly?" (ou deveria estar escrito assim ...)
Logo, se estamos a falar de "user friendly", acho que deveriam tar um pouco mais de noção do que escrevem. Não é por mal, mas um newbie chega aquie vê referências a Debian, Gentoo, e ainda fica a pensar que estas são "user friendly". As preferências de cada um não serão para aqui chamadas ...

Mais user friendly? Ubuntu/Xubuntu/Kubuntu, de longe. E user friendly não é só instalação do sistema operativo. É "sobreviver" dentro dele. Fedora é muito fácil de instalar, sem dúvida. E depois? É um inferno autêntico ... Open Suse é muito bonito, e depois? São centenas de bugs, uns maiores que os outros, a chatearem a cabeça. Mandriva? E depois?

Ps: aconselhava aos pseudo intelectuais que vêm para aqui dizer disparates acerca dos cd's grátis e não sei que mais, a lerem um pouco, antes de abrir a boca. Ler não faz mal a ninguém ... A Canonical, que já foi referida acima, fornece suporte comercial a empresas que queiram mudar para Ubuntu, assim como suporte para particulares.
 
Porque o Ubuntu pode não ter tanto eye candy como outros, mas siplesmente funciona..

Isso é errado. Foi das distribuições que usei que menos estável é. Está sempre actualizada, mas pouco ou mal testada e com falhas constantes e bugs ridículos, como ter que introduzir a password 2 ou 3 vezes para ir ao Adept ou algo desse tipo. Não me senti nada seguro com essa distro. E sim, testei em vários pc's, vários locais, vário hardware. E sim, já sou um user Linux há vários anos, posso não ser

Ubuntu (e os seus derivados) é a distro mais user friendly, provavelmente, para uma primeira migração para Linux talvez seja uma boa escolha, mas após algum uso, torna-se uma distro muito enfadonha, levando um user a perguntar coisas tipo "e agora?"... Dispenso. Mas, volto a repetir, é provavelmente a melhor distro para começar, pela simplicidade.

Foi aqui referido que que o OpenSuse é bugs atrás de bugs... quem diz isso é porque não usou bem a distro. Eu uso OpenSuse e, admito que a versão 10.1 saiu com bugs no Yast2, na secção do package manager, mas foi só. E posteriormente foi lançada uma versão Remastered, com esses bugs corrigidos, por isso, vejo apenas uma distro leve, estável, segura.

Vi que usas Fedora, usas a versão Core 6? Se sim, que achas dessa distro? Ainda não experimentei, mas não ouço dizer lá muito bem dessa release......
 
Ok. Li esta trhead quase toda, e não pude deixar de comentar.

O título era "Qual a distribuição mais user friendly?" (ou deveria estar escrito assim ...)
Logo, se estamos a falar de "user friendly", acho que deveriam tar um pouco mais de noção do que escrevem. Não é por mal, mas um newbie chega aquie vê referências a Debian, Gentoo, e ainda fica a pensar que estas são "user friendly". As preferências de cada um não serão para aqui chamadas ...

Mais user friendly? Ubuntu/Xubuntu/Kubuntu, de longe. E user friendly não é só instalação do sistema operativo. É "sobreviver" dentro dele. Fedora é muito fácil de instalar, sem dúvida. E depois? É um inferno autêntico ... Open Suse é muito bonito, e depois? São centenas de bugs, uns maiores que os outros, a chatearem a cabeça. Mandriva? E depois?

Ps: aconselhava aos pseudo intelectuais que vêm para aqui dizer disparates acerca dos cd's grátis e não sei que mais, a lerem um pouco, antes de abrir a boca. Ler não faz mal a ninguém ... A Canonical, que já foi referida acima, fornece suporte comercial a empresas que queiram mudar para Ubuntu, assim como suporte para particulares.
De facto, foi um grande post mesmo ;) Tirando a parte da agressividade, concordo com tudo mesmo!

Usei Fedora até ao Core 3 e deixei de o usar pelos motivos que apresentaste, sobreviver dentro do fedora não é assim muito simples..., para quem apenas quer usar o Fedora como "secretária" sem inovar muito, basta! Agora quem quer avançar um pouco mais..., o Fedora só dificulta ainda mais a vida.

Sobre o Gentoo..., sinceramente nem na instalação acho userfriendly..., eu que uso linux há uns 2 anitos ainda não fui capaz de o instalar (por falta de paciência também) sozinho, quem está a começar agora desespera garantidamente se é que não desiste logo da instalação...

Debian nunca usei, portanto deste não vou falar, mas dos Debian based como o Ubuntu só tenho a dizer maravilhas :)

Boa intervenção :)

abraços, HecKel
 
Tens um mac novinho em folha e tas preocupado em usar linux? Caso desconheças, mac os é o melhor sistema operativo que ai anda. Usa um live cd de ubuntu, dá uma voltas com ele, mas n caias no erro de tirar o OS X como sistema operativo principal.

Lol não precisam de se preocupar com o meu interresse pelo Mac OS X, eu estou interessado em Linux, porque, no Mac, tenho finalmente a hipótese que tanto queria de experimentar as distribuições que quiser, sem ter de me dar ao trabalho de criar partições, fazer reboots para mudar de SO, etc. Claro que, entre os dois, ainda prefiro, de longe, o Tiger, e uso-o em muito maiores quantidades que o Ubuntu/Freespire.
Aliás, nunca tiraria o OS X da máquina já que, mesmo que o meu interesse por este fantástico SO desaparecesse, o meu método de abrir Linux é através de máquinas virtuais, logo, teria de as abrir sempre no Tiger.

ruimoura: escrevi Qual a melhor distribuição user friendly de propósito: o meu objectivo não é saber qual das distribuições é mais eye candy ou recorre menos à consola, mas sim saber, entre as distribuições menos "hard-core", quais as mais recomendadas para o público novato, tendo em conta a prestação em geral, e não apenas a facilidade de utilização.
 
Não fui agressivo, fui realista ... Irrita-me ver tipos a inventarem teorias sem antes se terem dado ao trabalho des pesquisar 5 minutos no google ...

Quanto ao Fedora 6, para newbies, só tenho a dizer que tenham juízo, não se metam nisso ... É tudo muito lindo, muito bonito, instalação perfeita ... depois vêm os filmes ... Sistema de repositórios patético, package manager e update manager ultra lentos, completa ausência de drivers e módulos fechados (devido à filosofia deles, que não ponho em causa ...), etc, etc. Tem aspectos positivos, como a maior fluidez e rapidez geral em relação ao Ubuntu Edgy, Compiz/AIGLX perfeitamente integrados no sistema, muito limpinhos, muito rápidos ... Mas dá trabalho a mais. Para quem gostar de ter um sistema muito, muito afinado e mais rápido que Ubuntu, e tiver tempo para perder largas horas em frente daquilo, é uma boa solução.


Portanto, só para utilizadores já mais "experimentados".

O Open Suse foi a a minha maior desilusão em Linux. Só me deu problemas, o YAST é uma maravilha, pesado, lento cheio de bugs. E para mim, a gestão de pacotes em Linux é o aspecto mais importante. Se isso funcionar bem, tudo o resto vem por acréscimo. Claro que depois vieram add-ons para o Suse, correcções, edições "patchadas" para supostamente já funcionarem bem, etc, etc ... Mas será que vale a pena o esforço?

Neste momento, por mais que custe ouvir a muita gente, Ubuntu domina, de longe, em facilidade e suporte (há sempre aqueles a quem faz comichão o facto de um produto ser muito utilizado, e logo já não é cool ...)

Ps: espero sinceramente que o Open Suse 10.2 venha melhor, porque sempre fui fã da Suse, e ando até a pensar se não será uma boa aposta comprar o SLED. Alguem aqui comprou?

ruimoura: escrevi Qual a melhor distribuição user friendly de propósito: o meu objectivo não é saber qual das distribuições é mais eye candy ou recorre menos à consola, mas sim saber, entre as distribuições menos "hard-core", quais as mais recomendadas para o público novato, tendo em conta a prestação em geral, e não apenas a facilidade de utilização.

Ok. Nada contra. Era só um reparo possível ... Mas tipo, "facilidade de utilização" é a frase chave para os newbies. É só isso que interessa. Quem é que falou em eye candy? ;) ... Se um newbie conseguir instalar e mais importante ainda utilizar uma distro Linux de um modo simples e intuitivo, tudo o resto vem por acréscimo. Que é que interessa a um newbie se o Gentoo é mais ou menos rápido e consistente que o Ubuntu, se nunca na vida o vai sequer conseguir instalar? E se, por um milagre qualquer, o conseguir instalar, como é que se safa lá dentro?

Facilidade de utilização é a chave. O resto são pormenores.
 
Última edição:
ruimoura:

-A versão Remastered do 10.1 não tem problemas nenhuns de Yast2, só a primeira versão é que teve, por isso, antes de falares mal do Yast, explora a nova versão ;) Não é tão rápido quanto o Synaptic ou o Adept, mas funciona bem. Se não gostares, instalas o Smart, que é bem parecido com o Synaptic, ou então instalas o APT e o Synaptic e ficas com um sistema Ubuntu-Like, em termos de Package Manager. Podes instalar estes pacotes praticamente todos durante a instalação do Suse. A versão Remastered está realmente muito boa.

-O SLED10 está fabuloso. Comprei-o, e também podes adquiri-lo comprando a Exame Informática nº 137, que ainda está nas bancas., por cerca de 2,40€ a mais, ficando a revista em 4,99€ com o SLED10. Se preferires, podes comprá-lo à novell por 50€ ;)
O SLED10 é muito parecido com o openSUSE, mas mais rápido e mais estável. Investem um pouco mais num produto pago, o que é compreensível, mas não nos fazem sofrer por as coisas não funcionarem na versão free. A versão 10.1 realmente saiu um pouco por polir, mas foi por motivos comerciais, pois a Novell foi obrigada a lanºar (não sei muito bem a história), devido a algum contrato, uma versão do software até uma certa data, mas não estava 100% completo, mas isso já está ultrapassado, tudo estará bem melhor na versão 10.2, que sairá a dia 7 de Dezembro. Tenho acompanhado as releases e o changelog e as opiniões dos users e reamente parece vir aí uma distro ainda melhor.

Eu continuo a achar Suse a melhor distro para users médios e avançados. Rápida, fiável, segura e com um bom suporte, caso necessário.
 
Eu também sempre adotei Suse, mas tive alta desilusão com o 10.1 (deixa que o Edgy também foi quase só para cumprir calendário). Cheguei a experimentar o Smart, que está muito bom, mas o problema é que estou habituado à rapidez do apt no Ubuntu, e depois parece-me sempre tudo muito lento.

Espero pelo Suse 10.2 para experimentar. Entretanto vou recolher mais informação, e se valer mesmo a pena salto para o SLED.
 
Bem, eu quando disse que o Ubuntu tinha menos eye-candy usei mal o termo.


O que se passa, é que por exemplo, ainda há 15 dias saquei o DVD do openSuse 10.1 e instalei. No DVD vem logo uma carrada enorme de software, instala logo tudo e mais alguma coisa.

Ou seja, quando acabamos de instalar, temos um sistema que nos parece mais competente, mais bonito, etc.. etc..

Pelo menos na instalação é só facilidades.


Só que depois, no mundo real, quanto tentamos instalar mais isto ou aquilo, quanto tentamos configurar isto ou aquilo, já não é tão amigavel quanto isso. E então instalar pacotes rpm pode ser uma bela dor de cabeça com as dependencias quebradas.


No Ubuntu, quando instalamos temos apenas o sistema basico, temos o Gnome/KDE/XFCE, temos o Oppen Office, meia duzia de programas, o Firefox e pouco mais. Para quem for absolutamente iniciante até pode parecer um sistema mais incompleto, menos polido, menos pratico... Mas aposto que ao fim de duas semanas de certeza que vai estar muito mais À vontade com o Ubuntu do que com o suse ou com o fedora, ou mesmo com o Mandriva.. Porque a facilidade, não é só instalar. E no dia a dia ainda não encontrei nenhum tão facil e funcional como o Ubuntu.


Quanto à instabilidade, quanto à versão Edgy, não me vou pronunciar porque ainda tem pouco tempo e a propria Canonical diz que é mais uma versão de testes do que outra coisa, mas a versão 6.06 LTS, usei desde as versões beta e apesar de alguns bugs (quase todos corrigidos na versão final) sempre foi estavel como uma rocha. Usei o 6.06 durante 2 meses como beta e depois 6 meses até sair o 6.10 e que me lembre nunca tive que fazer um hard reset..


Mas isto é uma das vantagens do Linux. No Windows e OS X temos que comer o que nos dão, no mundo Linux o que não falta são escolhas, por isso, cada um que use aquele com que se sente melhor. De qualquer forma, para novatos eu continuo a recomendar sempre o Kubuntu..
 
Realmente... O Ubuntu é uma maravilha. Nunca tinha experimentado linux na vida. Acabei de o instalar em dual boot. Tenho tudo a trabalhar quase como se fosse o xp. Só me falta mesmo é tentar por o WoW a trabalhar por lá!:-D
 
Bem... Eu só tenho a dizer que estou apaixonado com isto!!! A quantidade de informação que há pela internet para instalação de componentes e afins é impressionante. Estou mesmo "agarrado". ehehehe :-D
 
mas um newbie chega aqui e vê referências a Debian

ruimora
Debian é tão fácil como ubuntu.

Para quem quer usar linux (sem ser para só experimentar e voltar ao windows) é a melhor opção, pois quase todos os how-tos que vês para Ubuntu também servem para Debian(os repositórios é que são diferentes) e alem disso Debian é mais estável e rebusto .

Quem diz que Debian é difícil nunca o deve ter usado. É que a não ser a instalação (apartir da 6.10, que até ai era quase igual) tem um funcionamento bastante idêntico ao do Ubuntu.

quais as mais recomendadas para o público novato, tendo em conta a prestação em geral, e não apenas a facilidade de utilização.
Debian.
 
Back
Topo