1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. COVID-19 Mantenham-se seguros: Pratiquem distanciamento físico de 2 metros. Lavem as mãos. Usem máscara.
    Informação sobre COVID-19. Ajuda a combater o COVID-19 com o [email protected] e com o [email protected].
    Remover anúncio

[Discussão] Qual a distribuição mais user friendly?

Discussão em 'Novidades GNU/Linux & *nix World' iniciada por Ricardo.RPL, 7 de Outubro de 2006. (Respostas: 507; Visualizações: 44251)

  1. Puff... World of Warcraft a bulir no meu Ubuntu!!! :x2::x2::x2::x2::x2:

    E agora para acabar com o windows de vez, só falta saber como por as partilhas de ficheiros a trabalhar em Ubuntu juntamente com o resto da rede que é toda Xps.
     
  2. Pufffas!!! Acabou-se o xp neste computador!!! :lol: Agora é só ubunto 6.10 edgy!:)

    Nunca pensei ficar "agarrado" ao linux desta maneira...

    Agora é tempo de começar a aprofundar conhecimentos!:D

    Eu muito sinceramente recomendo a toda a gente que se queira iniciar nisto o Ubuntu. Experimentei instalar o kde mas não gostei do aspecto, uma tentativa de simular o interface do xp mas a um nível mais complexo. Adorei a interface do Gnome, simples muito simples.
     
  3. ruimoura

    ruimoura Power Member

    Quem fala assim merece uma medalha :)
     
  4. PrOdG

    PrOdG Power Member

    Só há uma coisa nestas threads que eu não entendo. Algum de vocês se deu sequer ao trabalho de começar a ler o Handbook do Gentoo (o preguiçoso do HecKeL eu sei que não :D), ou dizem que é muito difícil de instalar só porque não tem um botão de Next para carregar? É que agora com o GLI nem disso se podem queixar..

    A primeira vez que instalei Gentoo tinha de experiência umas semanas com o Mandrake 9 e uns toques num RedHat qualquer, portanto percebia tanto de Linux como de lagares de azeite. Segui à risca o Handbook e fiquei com uma instalação perfeita. Tenho amigos que nunca tinham tido contacto com Linux e instalaram Gentoo à primeira. Acredito que possam ter preguiça de escrever quando podem apenas carregar em botões Next, agora não tentem é convencer que Gentoo é um monstro de sete cabeças quando é uma distro tão ou mais fácil de usar que qualquer outra.
     
  5. ruimoura

    ruimoura Power Member

    Yeah, right ... E estares a compilar aquela maravilha toda durante quase 16 horas e depois dar erro e ir tudo por água abaixo? Muito user friendly ...

    Para "power users" está muito bem e recomenda-se, mas user friendly? Não vamos misturar as coisas, ok?
     
  6. Por acaso um amigo meu recomendou-me o gentoo. Estou para experimentar isso em vmware. Mas fica para o próximo fim de semana, que este já esgotei uma data de horas de volta disto!:-D
     
  7. pesta

    pesta Power Member

    16 horas e dar erro? Não sei que raio de pacote é que demora 16 horas a compilar, mas ok. No entanto, concordo que o Ubuntu é o mais user-friendly.
    Mas não vejo ninguém a usar Linux a longo prazo sem ser com um sistema Gentoo, mas isso sou eu. O portage é simplesmente FABULOSO. E a instalação agora é do mais básico que pode haver... Basta ter uns gigas livres, saber ler o handbook e não instalar nada do CD (fica-se só com o sistema base e instala-se tudo depois).
     
  8. PrOdG

    PrOdG Power Member

    Ou não seguiste o Handbook ou tiveste azar, já que em N instalações de Gentoo que fiz (tanto em torres como em portáteis) nunca consegui fazer uma falhar, mesmo não seguindo exactamente à risca o Handbook (duplo bootstrap para começar do início com o GCC mais recente e não com o que vinha no CD, por exemplo).
    Além disso, nunca vai tudo por água abaixo a partir do momento em que já estás a compilar pacotes, podes sempre partir de onde deu erro.

    Como já disse antes, a primeira vez que instalei Gentoo não percebia um corno furado de Linux. E no entanto consegui uma instalação funcional à primeira, stage1 e tudo. Só não tive foi medo da consola.

    O problema que eu vejo nas distribuições estilo Ubuntu, Fedora, SuSE é que são tão simples tão simples que o pessoal esquece-se que a habituação a Linux passa por ler e aprender sobre o funcionamento do seu sistema. Depois acabamos por ter users "experientes" que não sabem o que é o root, que não sabem o que é "aquele pontinho antes do nome dos ficheiros", que não fazem ideia do que significa ./configure && make && make install ou até que preferem reinstalar um sistema quando basta editar um par de ficheiros de configuração. Acredita que já apanhei todos estes casos. E a verdade é que isto não é nem nunca será bom para a comunidade.
     
  9. Até que tens muita razão aí. Eu consegui instalar tudo e mais alguma coisa por aí devido a todos os comandos já espalhados pela net. E pelo guia do gentoo que estive a ler. Além dos comandos eles explicam realmente o que se está a passar. Aquilo além de nos ensinar a compilar todo o s.o, ensina-nos a mexer realmente no sistema. é um mundo o guia do gentoo. Realmente é algo que vou querer experimentar futuramente.
    Já agora, sabes se ao menos o WoW corre bem no gentoo com o wine? :D
     
  10. ruimoura

    ruimoura Power Member

    Eu entendo perfeitamente o teu ponto de vista, mas um user minimamente experiente tem obrigatoriamente que saber esses comandos de consola todos. É inevitável. Tanto faz usares Ubuntu, Slackware, Suse, Gentoo ... É simplesmente inevitável. Eu falo por mim. Não uso Linux assim à tanto tempo que me possa considerar muito experiente, e comecei do zero, sem ajudas de ninguém, e mais cedo ou mais tarde lá tive que aprender o que significava um ./configure , etc, etc ...

    Mas tipo ... Gentoo nunca mais :P ... Tive azar, suponho ...
     
  11. LuisFilipeLopes

    LuisFilipeLopes Power Member

    O novo Slackware 11.0 parece-me bastante amigável.. Não tive qualquer problema em instalá-lo e tem um aspecto simpático.
     
  12. spastikman

    spastikman Banido

    A tua experiencia é +- uma copia da minha com gentoo.


    Mesmo sem o instalador gráfico, gentoo era tão complicado de instalar como seguir uma receita de culinária. Se são capazes de seguir uma receita, também são capazes de instalar gentoo.
     
  13. c3l5o

    c3l5o I'm cool cuz I Fold

    Eu cá fiz muitas vezes asneira, mas quase sempre com a compilação do kernel, é o que dá mexer nisto de olhos fechados! Enfim... :P

    Phantasia, só te posso dizer que se corre bem no ubuntu, imagina como irá correr num sistema todo compiladinho de proposito de acordo com a tua maquina (o wine claro :P)!!!
    Só te dou uma dica para quando quisere instalar gentoo sem ser numa maquina virtual... o LINKS é o noisso melhor amigo ;)
     
  14. Gracias pela resposta! Assim ainda ganho mais força para o fazer! ehehehe.
    Como disse numa outra thread qualquer, só falta mesmo é o Linux suportar a frame .net para usar o c# e o sql server 2005 porque de resto para mim está perfeito em todos os sentidos. É bom ver que todo este panorama tem vindo a mudar ao longo dos anos, eu tinha experimentado o red hat há muito tempo atrás e sinceramente senti-me completamente perdido. Hoje em dia já não há desculpa!:-D
     
  15. c3l5o

    c3l5o I'm cool cuz I Fold

    Começas-te mal :P Eu comecei com um livecd de suse... Na altura como ñ tinha net achei que nunca iria instalar linux e realmente instalar gentoo sem teres um acesso rápido a net pelo menos durante a instalação pode ser exasperante... Pelo menos sabes que 99% das vezes o problema es tu e isso faz-te melhorar os teus conhecimentos em busca de uma solução!
     
  16. mundano

    mundano Power Member

    Eu à cerca de um ano instalei o Gentoo num Pentium 3 @ 550 Mhz, 128 MB Ram, que por aqui tenho..

    Como não tenho um monitor para aquele PC fiz quase tudo remotamente a partir do meu PC actual. A instalação não foi nada de inalcançavel, ainda falhei 3 vezes para fazer um Kernel que arrancasse sem erros, e provavelmente o Kernel que fiz, apesar de arrancar bem e ser rápido não está totalmente optimizado. Depois de uma semana de compilações lá fiquei com o sistema pronto.. E é óbvio que ficou algo bem rápido, tendo em conta a maquina onde corre.


    Agora, é preciso estar um bocado maluco para recomendar isso a um iniciante em Linux. Muita gente mesmo já com o Linux instaladinho porque aquilo não é 100% igual ao Windows já se vêm gregas, quanto mais instalar o Gentoo..

    Além disso, alguns de vocês, caem no erro, de achar que as pessoas querem saber para alguma coisa, como funciona o Linux. Convençam-se de uma coisa, isso é o tipo de questões que só interessam a geeks.. As pessoas querem é usar o sistema e os programas, estão-se a borrifar para como ele funciona internamente. Mas alguém quer saber como se escreve o xorg.conf? Acham que a maioria das pessoas quer sequer ouvir falar disso? As pessoas querem é carregar no Power e ver o seu sistema a ligar, abrir o Firefox e ir até à Internet e escrever umas cartas no OpenOffice..

    Estar a recomendar o Gentoo a pessoas que só querem usar, é o mesmo que matar logo à partida a imagem do Linux perante um possível utilizador.

    Por isso façam um favor ao Linux e recomendem coisas práticas e simples. Se as pessoas gostarem e sentirem curiosidade, não se preocupem que elas próprias por si vão procurar outras distribuições.
     
  17. spastikman

    spastikman Banido



    Mundano, com o novo instalador gráfico, não sei porque não recomendar gentoo ;)
     
  18. mundano

    mundano Power Member

    Ainda não experimentei...

    Mas achas que podia dar um Cd ao meu pai e manda-lo instalar? É que ele não pesca quase nada de PC's e o Ubuntu num PC limpo (porque se tiver que particionar já é um cabo dos trabalhos) instala o Ubuntu na boa..
     
  19. spastikman

    spastikman Banido

    Se for capaz de instalar um Windows, tambem é capaz de instalar Gentoo. Obviamente que requer alguns conhecimentos de informática mas hoje em dia não é um bicho de sete cabeças como as vezes gostamos de pintar :P
     
  20. ruimoura

    ruimoura Power Member

    Ok, não sei o estado em que está o Gentoo, mas ou evoluiu muito ou estás a exagerar que é uma coisa inacreditável ...