[Discussão] Qual a distribuição mais user friendly?

Ok, não sei o estado em que está o Gentoo, mas ou evoluiu muito ou estás a exagerar que é uma coisa inacreditável ...

Vamos lá ver...

Gentoo não é dificil na minha opinião, tenha a pessoa experiencia ou não. Com um handbook á frente que explica tudo passo-a-passo é uma questão de ler, nada mais. O que se passa é que a maioria das pessoas tem preguiça de escrever comandos e ler documentação com mais de 2 páginas para instalar um SO :P

O livecd com interface gráfico então, tem um efeito psicológico engraçado. As escolhas que é preciso fazer para configurar o sistema são as mesmas (filosofia do gentoo...não escolher nada pelo user :) ) com a diferença que são feitas com cliques em vez de comandos. No entanto, muita gente olha e diz que "está mais fácil" só porque tem bonecos, quando o objectivo daquilo nunca foi facilitar mas sim tornar a instalação mais rápida para quem já conhece os passos e já fez a instalação várias vezes ;)

Percebo perfeitamente a perspectiva de quem prefira distribuições em que não é preciso escolher quase nada, mas qualquer pessoa que tenha vontade pode pegar em Gentoo e safar-se bem. Basta ter vontade e disposição para isso :P
 
Bah... Isso já não é Gentoo.. Eu sou do tempo em que tinha que escrever o fstab e o grub.conf à unha...

A ver se experimento o novo instalador um dia destes... Mas digo desde já que o meu pai não instalava isso pelo que vi dos screenshots.
 
Bah... Isso já não é Gentoo.. Eu sou do tempo em que tinha que escrever o fstab e o grub.conf à unha...

A ver se experimento o novo instalador um dia destes... Mas digo desde já que o meu pai não instalava isso pelo que vi dos screenshots.

Se não instalava isto, tambem não instalava windows, e provavelmente tambem não instalava ubunto :P
 
Depois de uma semana de compilações lá fiquei com o sistema pronto..
Eu até estou mesmo a ver o meu pai a esperar um semana para ter o sistema a funcionar, quem diz o meu pai diz o meu chefe lá na empresa que quer tudo para ontem.

As pessoas querem é carregar no Power e ver o seu sistema a ligar, abrir o Firefox e ir até à Internet e escrever umas cartas no OpenOffice..
Olha como tu sabes, elas querem que o computador seja como o micro-ondas, carregar nos botões e já está, querem lá saber como aquilo funciona, desde que funcione.

Estar a recomendar o Gentoo a pessoas que só querem usar, é o mesmo que matar logo à partida a imagem do Linux perante um possível utilizador.

Por isso façam um favor ao Linux e recomendem coisas práticas e simples. Se as pessoas gostarem e sentirem curiosidade, não se preocupem que elas próprias por si vão procurar outras distribuições.
Mas o pessoal do Gentoo não se acredita nisso, pensam que todos querem andar a compilar o sistema, pensam que todos querem saber como funciona o sistema, pior pensam que todos tem a tal semana para ter o sistema funcional (sim eu sei que existe packages já compilados mas isso mata a essência do gentoo.)
 
Mas o pessoal do Gentoo não se acredita nisso, pensam que todos querem andar a compilar o sistema, pensam que todos querem saber como funciona o sistema, pior pensam que todos tem a tal semana para ter o sistema funcional (sim eu sei que existe packages já compilados mas isso mata a essência do gentoo.)

Já compilaste algum gentoo ?

Eu tenho um centrino 1.4 c/ 512 de RAM, e Compilo kernel + X + kde e todas as ***** adjacentes (firefox, thunder bird, mplayers, drivers e tools audio, etc etc etc em +- 10 a 12h), usando uma stage3 pre compilada para a minha arquitectura.

Quando o pessoal fala em ficar 1 semana, está a falar em computadores antigos.

E mais, não tens de saber como funciona o sistema, apenas tens de saber aquilo que queres.
E mais, se não queres saber/aprender como funciona minimamente o sistema, então te garanto que usas linux meia duzia de dias e voltas para as janelas.
Emais (já me estou a tornar repetitivo), a diferença de performance COMPENSA a perda de tempo que se tem. Especialmente em máquinas antigas.

Ubuntu pode ser mais rápido a instalar, pode ser mais facil, wtv... Mas só não instala Gentoo, quem não quiser. SE alguem estiver habilitado a instalar ubunto, tambem consegue instalar Gentoo.

Obviamente não recomendo Gentoo para tudo. Servidores de páginas/email, etc (basicamente serviços de redes), instalo sempre que possivel qualquer coisa tipo *BSD, CENTOS, FEDORA ou TRUSTIX.

É apenas uma questão de mentalidade.

Resumindo, o que estou a dizer é :

Se não se importam com uma perda de performance, instalem UBUNTU. É rápido a instalar e facil de trabalhar.
Se se importam com o resto, experimentem gentoo. vão ver que não se arrependem.

Da forma que falam, até parece que quem recomenda Gentoo, é apenas para se armar em 1337 :rolleyes:

PS:Outra coisa, ainda está para aparecer um repositório de software que bata o portage ;)
 
Última edição:
Resumindo, o que estou a dizer é :

Se não se importam com uma perda de performance, instalem UBUNTU. É rápido a instalar e facil de trabalhar.
Se se importam com o resto, experimentem gentoo. vão ver que não se arrependem.

E Debian? A nível de estabilidade bate Ubuntu. A não ser que se seja iniciante (por causa do guia do ubuntu, ubuntu foruns etc) Debian é preferível a ubuntu.

PS:Outra coisa, ainda está para aparecer um repositório de software que bata o portage ;)
Qual a vantagem do portage sobre o APT?
 
Já compilaste algum gentoo ?

Eu tenho um centrino 1.4 c/ 512 de RAM, e Compilo kernel + X + kde e todas as ***** adjacentes (firefox, thunder bird, mplayers, drivers e tools audio, etc etc etc em +- 10 a 12h), usando uma stage3 pre compilada para a minha arquitectura.

Quando o pessoal fala em ficar 1 semana, está a falar em computadores antigos.

E mais, não tens de saber como funciona o sistema, apenas tens de saber aquilo que queres.
E mais, se não queres saber/aprender como funciona minimamente o sistema, então te garanto que usas linux meia duzia de dias e voltas para as janelas.
Emais (já me estou a tornar repetitivo), a diferença de performance COMPENSA a perda de tempo que se tem. Especialmente em máquinas antigas.

Ubuntu pode ser mais rápido a instalar, pode ser mais facil, wtv... Mas só não instala Gentoo, quem não quiser. SE alguem estiver habilitado a instalar ubunto, tambem consegue instalar Gentoo.

Obviamente não recomendo Gentoo para tudo. Servidores de páginas/email, etc (basicamente serviços de redes), instalo sempre que possivel qualquer coisa tipo *BSD, CENTOS, FEDORA ou TRUSTIX.

É apenas uma questão de mentalidade.

Resumindo, o que estou a dizer é :

Se não se importam com uma perda de performance, instalem UBUNTU. É rápido a instalar e facil de trabalhar.
Se se importam com o resto, experimentem gentoo. vão ver que não se arrependem.

Da forma que falam, até parece que quem recomenda Gentoo, é apenas para se armar em 1337 :rolleyes:

PS:Outra coisa, ainda está para aparecer um repositório de software que bata o portage ;)

Já compilei, já e segui as instruções todas. E na altura demorou qualquer coisa como 5 horas(stage 3 @ Pentium M 1.6) só para arrancar o sistema base + X + XFCE.

Btw, então não recomendas o gentoo para servidores? Gentoo é bom para servidores porque lá está, podes compilar o sistema como tu queres e ficas com um servidor optimizado, com aquilo que queres.
Fedora para servidores? Só se forem caseiros e mesmo esses.
CENTOS, só por causa do ripanso do RHEL.
TRUSTIX e BSD esses sim aceitam-se.

E já agora o que é que queres dizer com o resto?
 
Última edição:
E Debian? A nível de estabilidade bate Ubuntu. A não ser que se seja iniciante (por causa do guia do ubuntu, ubuntu foruns etc) Debian é preferível a ubuntu.

Qual a vantagem do portage sobre o APT?

Debian não recomendo simplesmente porque foi algo com que nunca mexi muito. Só por isso. Mas não ponho em causa que não seja mt boa. :P

Quanto ao portage ...
O tamanho do repositório.... :)

Já compilei, já e segui as instruções todas. E na altura demorou qualquer coisa como 5 horas(stage 3 @ Pentium M 1.6) só para arrancar o sistema base + X + XFCE.

Btw, então não recomendas o gentoo para servidores? Gentoo é bom para servidores porque lá está, podes compilar o sistema como tu queres e ficas com um servidor optimizado, com aquilo que queres.
Fedora para servidores? Só se forem caseiros e mesmo esses.
CENTOS, só por causa do ripanso do RHEL.
TRUSTIX e BSD esses sim aceitam-se.

E já agora o que é que queres dizer com o resto?

Não recomendo GENTOO para servidores apenas porque é preciso ter muita atenção para a parte da segurança. Ou se sabe muito bem o que se deve fazer, ou então mais vale implementar outra distro que não venha toda "aberta".
O Fedora para mim é tão porreiro como o CENTOS. Sinceramente não noto grandes diferenças entre eles. Vejo-os quase que como irmãos/parentes próximos (é tudo derivados do RH).

Quanto À ultima pergunta não percebi :D
 
Confesso que nunca mexi muito no Ubuntu mas uma amiga minha há uns tempos estava ao meu lado a trabalhar no Linux, ela com o Ubuntu e eu com o Gentoo. A instalação dela foi uma maravilha, a minha foi bastante mais complicada (tive que ler :x2: ).
No dia seguinte (depois do emerge --sync; emerge portage; emerge -uvD gnome; ter acabado), os dois sistemas eram quase iguais. No dia a seguir a esse (depois de instalar o Wireless e o drivers da ATI), eram mesmo iguais.
A diferença é que, a partir desse dia, ela de cada vez que queria instalar alguma coisa tinha que instalar à unha todas as dependências (ou pelo menos falhavam muitas, confesso que já não me recordo), eu não. Não sei como está agora o Ubuntu nesse aspecto mas antes a diferença era simplesmente brutal.
 
A diferença é que, a partir desse dia, ela de cada vez que queria instalar alguma coisa tinha que instalar à unha todas as dependências (ou pelo menos falhavam muitas, confesso que já não me recordo), eu não.

wth? Desde que se instale apartir dos repositórios não se tem de instalar nada à mão...

Quanto ao portage ...
O tamanho do repositório.... :)

http://packages.debian.org/cgi-bin/...chon=all&subword=1&version=stable&release=all

17492 pacotes - Só os cabeçalhos, porque há vários pacotes que têm arquitecturas diferentes e referindo apenas a stable.

Não vale apena comparar tamanhos de repositórios, são ambos grandes. Pensava que te estavas a referir a ferramenta do portage vs APT.
 
wth? Desde que se instale apartir dos repositórios não se tem de instalar nada à mão...



http://packages.debian.org/cgi-bin/...chon=all&subword=1&version=stable&release=all

17492 pacotes - Só os cabeçalhos, porque há vários pacotes que têm arquitecturas diferentes e referindo apenas a stable.

Não vale apena comparar tamanhos de repositórios, são ambos grandes. Pensava que te estavas a referir a ferramenta do portage vs APT.



Népias, o APT é muito bom tambem. :)
 
O ubuntu ou o firefox?

Não estou a responder por ele, mas o Firefox já me provocou uns 3 ou 4 congelamentos do sistema. Ou tens acesso por ssh a partir de outra máquina para matares o X ou só mesmo recorrendo ao botão de reset/power. São as maravilhas do Java e do Flash (quem anda a experimentar o flash9 e nunca teve o firefox a crashar?)
 
Back
Topo