[Discussão] Qual a distribuição mais user friendly?

um pekeno contributo. testei o cm11 e nao podia estar + espantado, e k esta realmente excelente, eu k sempre fui um grande critico em relaçao ao 8 e ao 10. para iniciar acho k actualmente deve ser das melhores, isto para uso comum em desktop. nem sequer tive de montar particoes windows ou coisas desse genero, nem um codeck tive k instalar para exemplo ouvir mp4, mp3, wav, visualizar mov, dvd, divx e por ai fora, sem falar da restante panoplia de software k e caracteristica comum em varias distros e tem o kde e o gnome. ha ainda o kurumin k apesar de ser mais facil k o windows e bastante instavel. so k tudo isto tem o reverso da medalha, pouco ou nada se aprende de gnu/linux.
 
Quero colocar uma questão:

Afinal de contas o Windows também é user-friendly, quer dizer, é simples de manipular, poderá ter alguns passos que são escusados para se chegar ao que realmente é pretendido, mas fora isso, pode-se considerar user-friendly, tal como todos vocês consideram o Ubuntu que é simples de manipular, isto é o que entendi. Com isto o que quero dizer é que, se de facto tudo é igual (facilidade) porquê mudar? Pelo menos da forma como expõem as vossas ideias, se eu trocar para o Ubunto, irei ter à mesma o MSN, mas através de outro software, se eu trocar para o Ubuntu, irei ter à mesma o firefox, se eu trocar para o Ubuntu, irei ter o Xchat, afinal o Xchat também não há para Windows? Bom, eu consigo entender de certa forma a diferença entre GNU/Linux e Windows, mas não estou a conseguir entender a diferença entre Ubuntu e Windows, quer dizer, entendo que um é open source e free software e outro não, mas nada mais e a ideia que sempre tive dos sistema GNU/Linux era sempre muito mais que somente isso.

A ideia, principal, que sempre tive de sistemas GNU/Linux é a seguinte:

Se o utilizador pretende algo mais adulto e complexo e que lhe traga benefícios em termos de conhecimentos informáticos, nomeadamente para fins de programação, então os sistemas GNU/Linux serão uma boa aposta, pois nestas plataformas existe uma certa influência para essas áreas.
 
Última edição pelo moderador:
Quero colocar uma questão:

Afinal de contas o Windows também é user-friendly, quer dizer, é simples de manipular, poderá ter alguns passos que são escusados para se chegar ao que realmente é pretendido, mas fora isso, pode-se considerar user-friendly, tal como todos vocês consideram o Ubunto que é simples de manipular, isto é o que entendi. Com isto o que quero dizer é que, se de facto tudo é igual (facilidade) porquê mudar? Pelo menos da forma como expõem as vossas ideias, se eu trocar para o Ubunto, irei ter à mesma o MSN, mas através de outro software, se eu trocar para o Ubunto, irei ter à mesma o firefox, se eu trocar para o Ubunto, irei ter o Xchat, afinal o Xchat também não há para Windows? Bom, eu consigo entender de certa forma a diferença entre GNU/Linux e Windows, mas não estou a conseguir entender a diferença entre Ubunto e Windows, quer dizer, entendo que um é open source e free software e outro não, mas nada mais e a ideia que sempre tive dos sistema GNU/Linux era sempre muito mais que somente isso.

A ideia, principal, que sempre tive de sistemas GNU/Linux é a seguinte:

Se o utilizador pretende algo mais adulto e complexo e que lhe traga benefícios em termos de conhecimentos informáticos, nomeadamente para fins de programação, então os sistemas GNU/Linux serão uma boa aposta, pois nestas plataformas existe uma certa influência para essas áreas.

Porque mudar?

- Sem virus (praticamente);
- Excelente comunidade;
- Maior controle sobre o sistema (pode resultar uma maior estabilidade, uma maior performane);
- Quase todos os programas disponiveis nao representam custos para o utilizador; (resulta numa maximização de tempo, ou seja, o tempo que perdias à procura de craks e a saca-los, passas a usa-lo para algo de util :D);
- Sistema Operativo grátis;
- No caso de descubrires uma falha, e a reportares devidamente, é provavel que ela seja corrigida num curto espaço de tempo.

Tens aqui algumas. Claro que tambem existe o outro lado da moeda. Falta de compatibilidade out-of-the-box de algum hardware, compilações, habituação a um novo SO... Mas felizmente, estes problemas estao a ser (ou ja foram) resolvidos. :)
 
Isso é ser demasiado parcial, não achas? Depende de muitos factores e essencialmente do utilizador em questão! OS X de facto é mesmo muito bom, no entanto para mim não serve para as minhas necessidades! No entanto Ubuntu resolve na perfeição, estranho não?

Na verdade o que acabo por recomendar é também a não remover o OS X, mas sim a instalar TAMBÉM uma distro de GNU/Linux, pelo liveCD pouco desenvolves..., é giro para quem quer ver as mariquices...

abraços, HecKel
Tens razão :)
 
Tirando Ubuntu e os seus derivados, que distro aconselham que use KDE, para uma pessoa com 0 de experiência em Linux, que tudo o que quer é navegar na net, ouvir musica, ver uns divx, mas que quer um sistema actualizado, com um bom package manager, que seja muito user friendly, pois tem poucos conhecimentos informáticos? Saliento novamente a parte do KDE...

Obrigado :)
 
Tirando Ubuntu e os seus derivados, que distro aconselham que use KDE, para uma pessoa com 0 de experiência em Linux, que tudo o que quer é navegar na net, ouvir musica, ver uns divx, mas que quer um sistema actualizado, com um bom package manager, que seja muito user friendly, pois tem poucos conhecimentos informáticos? Saliento novamente a parte do KDE...

Obrigado :)

Se tem mesmo que ser KDE, só te posso direccionar para as duas únicas distros que conseguem integrar bem o KDE - Mandriva e OpenSuse.
 
OK, como uso openSUSE, sou suspeito, até porque não uso as ferramentas originais do openSUSE para quase nada, edito tudo à mão, etc, por isso, até fico na dúvida se será uma boa escolha para quem não perceba nada de linux. Irei testar melhor as 2 para ver qual será a mais user friendly e decidir qual instalar no pc da minha namorada.

Experimentei Mepis e não gostei, Kurumin é brasileira e mais para brasileiros, preferia algo mais internacional... mas até ouvi dizer bem de Kurumin.

No entanto, mais opiniões são bem vindas.
 
eu como ainda nabo nisto, uso desde que comecei, em 2005, o Mandriva e acho-o muito bom para quem como eu é noob nisto..

Já testei algumas outras, mas acho mais complicadas, e até testei o Ubunto e tudo..

Mas no meu caso prefiro sempre o Gnome
 
Instalei o Mandriva One 2007.1 Spring KDE em VMWare e fiquei maravilhado. Nunca vi distro tão acessível, tão rápida, tão user friendly. É a que vou instalar no PC da minha namorada. Ah, aviso desde já que a versão Free não tem a qualidade da versão One. São ambas gratuitas, mas a One é uma versão com drivers proprietários e algumas alterações, que a fazem uma distro excelente.

Além disso, a One é Live CD também. A free é DVD, a One é CD. Experimentem. Não irei mudar a minha distro em Desktop, um pouco por hábito, um pouco por paixão, mas, se algum dia o fizer, muito provavelmente será por Mandriva.
 
Instalei o Mandriva One 2007.1 Spring KDE em VMWare e fiquei maravilhado. Nunca vi distro tão acessível, tão rápida, tão user friendly. É a que vou instalar no PC da minha namorada. Ah, aviso desde já que a versão Free não tem a qualidade da versão One. São ambas gratuitas, mas a One é uma versão com drivers proprietários e algumas alterações, que a fazem uma distro excelente.

Além disso, a One é Live CD também. A free é DVD, a One é CD. Experimentem. Não irei mudar a minha distro em Desktop, um pouco por hábito, um pouco por paixão, mas, se algum dia o fizer, muito provavelmente será por Mandriva.

Benvindo. Estou precisamente agora mesmo a instalar o One no portátil e a primeira impressão é mesmo wow!
Drivers gráfica etc, falta ver wireless, bluetooth e cenas básicas, mas para já estou a gostar, e vem com 3D effects oh yeah! :D
 
Benvindo? Porquê? Já ando neste forum ha 3 anos, ja uso Linux ha uns 7 ou 8... lol

No mandriva, para ter repositorios adicionais, utilizem o site EasyURPMI e usem o próprio package manager para adicionar os packages, ou façam os comandos que são referidos no site, no fim. Fiquei com repositorios de muitos programas mesmo. Costumo ser muito esquisito com isso, mas com esses repos, instalei um desktop completo, com software de downloads, design, programaçao, ftp, mail, etc etc etc, sem ter que sacar nada manualmente, excepto o skype, que nem uso, foi so para testar.

Se eu não gostasse tanto do meu openSUSE, até pensaria seriamente nesta versão Mandriva One para um desktop...
 
Benvindo? Porquê? Já ando neste forum ha 3 anos, ja uso Linux ha uns 7 ou 8... lol

Se eu não gostasse tanto do meu openSUSE, até pensaria seriamente nesta versão Mandriva One para um desktop...

Benvindo ao ONE Mandriva :D

Já tinha usado OpenSuse, no geral gostei muito mas não sei porquê acho que só combina com KDE e prefiro GNOME. Já no Mandriva o gnome fica bem. Neste momento reinstalei o OpenSuse em dual boot com ONE, vamos lá ver por qual me decido. No fundo são gostos ;)
 
Benvindo ao ONE Mandriva :D

Já tinha usado OpenSuse, no geral gostei muito mas não sei porquê acho que só combina com KDE e prefiro GNOME. Já no Mandriva o gnome fica bem. Neste momento reinstalei o OpenSuse em dual boot com ONE, vamos lá ver por qual me decido. No fundo são gostos ;)

Ah, lol, não tinha percebido :)

É verdade, no fundo, é tudo Linux, a forma como funciona, como uma pessoa se adapta, etc, tudo depende dos gostos :)
 
Kurumin, tb de ser knoppix based, continua simplista e com mts de scripts, que tenho acompanhado desde que a conheço, da versao 4 praí.

Eu, como ja referi à alguns posts atras, fui testar o mandriva one e gostei do que vi, está mto bom. OpenSuSE está algo pesado infeliz/, dizem que 10.3 será diferente (nao sei até que ponto, visto adoptarem maioriamente plataforma Mono). (tb raramente uso as ferramentas proprias lol, parece-me que somos mts :D)

O caixa mágica 10 tb parece-m ter 1 boa integraçao do Kde (nao fosse SuSE based), mas o gd problema é a comunidade/forum... E demasiado simplista a meu ver, no entanto mostrado-me uma agradavel surpresa.
 
Back
Topo