[Discussão] Qual a distribuição mais user friendly?

Linux Caixa Magica

Boas Pessoal

Gostava de saber a vossa opiniao/experiencia na distro de Linux Caixa Magica em comparação (para melhor e para pior lol )com outras distros de Linux (Tipo caracteristicas de cada uma delas e quais os pontos fracos e pontos fortes) ? .............. :P

Ja agora quando visitei o site da CM tinha la tb umas certificações . Que me dizem daquilo .. Aconselham ou é de fugir a 7 pes lololo ... Que validade/qualidade tem comparativamente com as certificações oficiais de Linux que existem ? .............. :P

Obrigado
Cumps a todos
 
Um pequeno aparte,

O SuperTosta referiu que Ubuntu recorria muito a instalação gráficas. Eu uso o Ubuntu e sei bem disso, mas também tenho uma outra ideia: Tudo o que se faz graficamente também pode ser facilmente feito pela linha de comandos.

Codecs? Consola -> aptitude install
Drives? envy ou download do site oficial da nvidea (same for others)
etc etc

As vezes quase que leio Ubuntu = Distro para n00bs quando na realidade penso que tudo o que fazem à mão em Debian podem também fazer à mão em Ubuntu com o acréscimo de ter a interface gráfica se não se quiserem estar a chatear muito.
 
Boas Pessoal

Gostava de saber a vossa opiniao/experiencia na distro de Linux Caixa Magica em comparação (para melhor e para pior lol )com outras distros de Linux (Tipo caracteristicas de cada uma delas e quais os pontos fracos e pontos fortes) ? .............. :P

Ja agora quando visitei o site da CM tinha la tb umas certificações . Que me dizem daquilo .. Aconselham ou é de fugir a 7 pes lololo ... Que validade/qualidade tem comparativamente com as certificações oficiais de Linux que existem ? .............. :P

Obrigado
Cumps a todos

Pela última vez que utilizei o Caixote Trágico só te posso dizer... Não te metas nisso
 
Um pequeno aparte,

O SuperTosta referiu que Ubuntu recorria muito a instalação gráficas. Eu uso o Ubuntu e sei bem disso, mas também tenho uma outra ideia: Tudo o que se faz graficamente também pode ser facilmente feito pela linha de comandos.

Codecs? Consola -> aptitude install
Drives? envy ou download do site oficial da nvidea (same for others)
etc etc

As vezes quase que leio Ubuntu = Distro para n00bs quando na realidade penso que tudo o que fazem à mão em Debian podem também fazer à mão em Ubuntu com o acréscimo de ter a interface gráfica se não se quiserem estar a chatear muito.

A isso chama-se Gnu/Linux, é igual para todos
 
Um pequeno aparte,

O SuperTosta referiu que Ubuntu recorria muito a instalação gráficas. Eu uso o Ubuntu e sei bem disso, mas também tenho uma outra ideia: Tudo o que se faz graficamente também pode ser facilmente feito pela linha de comandos.

Codecs? Consola -> aptitude install
Drives? envy ou download do site oficial da nvidea (same for others)
etc etc

As vezes quase que leio Ubuntu = Distro para n00bs quando na realidade penso que tudo o que fazem à mão em Debian podem também fazer à mão em Ubuntu com o acréscimo de ter a interface gráfica se não se quiserem estar a chatear muito.

O meu intuito nao era dizer que Ubuntu era para n00bs ou não.
Somente no meu ponto de vista quero algo mais avançado para poder aprender mais sobre linux, porque normalmente no ubunto o conceito de instalaçao para a maioria das pessoas é igual ao do win e para isso tenho o win, o intuito de eu querer passar para linux e ficar a perceber mais sobre linux logo para mim o Ubunto não me chamava muito a atenção enquanto plantaforma para aprender.
 
Para começar, é Ubuntu, não Ubunto. Isto não é nenhum modelo da FIAT :lol:

Vejo muitas pessoas a dizerem que vão aprender a usar distros mais complexas para aprender mais e tudo isso, mas a verdade é que em parte concordo com o Nomearod. Eu trabalho em programação e só utilizo sistemas Linux/Unix. É verdade que aprendi muito com distros mais "avançados", como Slackware e Arch, mas ninguém usa isso em empresas, muitos dos conceitos nem são iguais, apenas idênticos ou parecidos.

Cada distro tem o seu fim, o Ubuntu é mais para Desktops. A verdade é que até em empresas já se usa muito Ubuntu, em workstations, como um colega meu tem e outro vai instalar no seu pc. As principais vantagens de uma distro como o Ubuntu são a quantidade de pacotes, facilidade de os obter, além de uma enorme velocidade do SO e bom aspecto original (apesar daquele tom laranja-acastanhado não agradar a muitos). A estabilidade, é algo mais contestado, pois é baseada em Debian Unstable, pelo que sei, mas no entanto, não vejo ninguém que conheça queixar-se de instabilidade. Eu vejo problemas em todas as distros, não existem distros perfeitas, apenas mais adaptadas ao uso de cada um.

Pessoalmente, não uso Ubuntu, mas às vezes até me apetece instalar, só pelo tempo que demoro a colocar o SO como quero, pois com Ubuntu é muito mais rápido. Para mim há coisas que me irritam no Ubuntu, mas sei que se resolvem, como a cena do sudo, além do KDE do Kubuntu ser bastante miserável, comparado com outros (não gosto de Gnome).

Por favor parem com guerras do tipo "a minha distro é melhor que a tua", que Linux é Linux, Software Livre tem os seus defeitos e virtudes, tal como o proprietário.

Voltando um pouco mais ao tópico, parece-me que o Ubuntu é das distros mais fáceis que existem, talvez a par com Mandriva. openSUSE até é fácil, mas tem problemas que não vejo um user inexperiente resolver. Fedora é muito bom mas limitado em repositórios e pacotes (quanta coisa já eu quis instalar e não arranjei nada para isso, nem em rpmfind ou pbone ou parecido, e tive que compilar), openSUSE é óptimo para mim mas tem problemas de repositórios do sistema de updates e de gestão de pacotes, que os user médios e avançados resolvem facilmente (excepto os dos repositórios, claro), mas um user novato nem por isso...

Debian é uma distro quase perfeita para mim, mas o Stable é desactualizado demais, o Testing nunca me agradou em estabilidade, geralmente vejo falhas logo na instalação (costumo usar os cd's netinstall, por vezes dá-me a ideia que vai tentar buscar certos pacotes que ja foram actualizados nos repositórios e falha, coisas assim, mas que não posso comprovar pois não testei o suficiente), Slackware peca em termos de actualização automática pós-instalação, coisa que o Arch corrige, mas que não tenho pachorra para configurar totalmente. Considero Arch e Debian Testing distros muito boas e parecidas. Gentoo não é para users muito avançados, qualquer user médio safa-se, mas é preciso muita pachorra. Talvez as minhas eleitas sejam mesmo Debian e Arch, apesar de não usar nenhuma. Uso openSUSE e Fedora pois são muito usadas a nível empresarial (dentro do que eu faço) e gosto de as conhecer mesmo bem. Já uso openSUSE há uns 2 anos, mas já utilizo Linux desde 1998, mas nunca fui estável em termos de distros, mas sim em Linux.

Quem conhece uma distro mesmo muito bem (refiro-me às coisas mais universais, como os comandos da linha de comandos, para que servem certos ficheiros, etc), só tem que se adaptar às especificações de outra qualquer com que venha a lidar.

Peço desculpa pelo testamento e por alguma confusão que possa ter transparecido neste texto, mas não o revi, devido a falta de tempo, que já me tomou escrevê-lo :lol:

Abraços
 
Nunca acerto no nome da distro mais que duas vezes seguidas. LOL
é como tu dizes a varias variadades e todas tem os seus pontos fracos e fortes, a mim somente ubuntu nao me cativa.
Debian e Gentoo sao para mim as distros que mais agradam.

Acredito que no mundo empresarial as distros mais usadas sejam SUSE e REDHAT pois acho que são as que tem suporte comercial.
 
Debian é uma distro quase perfeita para mim, mas o Stable é desactualizado demais, o Testing nunca me agradou em estabilidade, geralmente vejo falhas logo na instalação (costumo usar os cd's netinstall, por vezes dá-me a ideia que vai tentar buscar certos pacotes que ja foram actualizados nos repositórios e falha, coisas assim, mas que não posso comprovar pois não testei o suficiente)

Uso a Testing há bastante tempo e quanto a estabilidade não tenho razões de queixa. Excepção feita quando há actualizações para o gnome (2.14 -> 2.16 -> 2.20 (actual) ) que no início nota-se sempre alguns bugs (não que afectem grande coisa no sistema mas existem).
 
É verdade que aprendi muito com distros mais "avançados", como Slackware e Arch, mas ninguém usa isso em empresas
Conheço (pessoalmente) meia dúzia de empresas portuguesas que usam Slackware (seja em servidores, seja em desktops e portáteis); o mirror nacional de referência - bom, posso estar a exagerar, mas é um bom mirror - http://darkstar.ist.utl.pt - usa Slackware; sei de vários sites portugueses que estão alojados, em Portugal, em servidores web a correr Slackware.

Slackware peca em termos de actualização automática pós-instalação
Tens razão. Slackware peca em todos os aspectos referentes a automatização de tarefas, o sistema só faz o que o utilizador lhe disser para fazer, não toma decisões por este nem pretende substitui-lo.
 
slack_guy, atenção que eu não disse isso como sendo um defeito. É uma opção dos developers (não sei se já é mais do que um), apenas disse que é algo que para a maioria das pessoas é útil e slack não inclui nem tem forma acessível e comparável às distros mais usadas e conhecidas. Slackware é uma distro que tenho muito respeito, pois usei durante cerca de 3 anos e adorei.

CR_, referia-me à parte da instalação em si, pós instalação e updates do Debian, sucedem os bugs do costume de qualquer distro que esteja constantemente actualizada, duvido que existam mais do que esses, pelo menos no Debian Testing, o Unstable é outra história.
 
pessoal instalei o ubuntu no meu portatil hp mas acabei por desistir dele por não dar som (procurei procurei e não encontrei solução). ha alguma distro que seja mais probavel ter compatibilidade com a placa de som ou o ubuntu era mesmo a melhor?
desde ja obrigado pela ajuda
 
pessoal instalei o ubuntu no meu portatil hp mas acabei por desistir dele por não dar som (procurei procurei e não encontrei solução). ha alguma distro que seja mais probavel ter compatibilidade com a placa de som ou o ubuntu era mesmo a melhor?
desde ja obrigado pela ajuda

Se quiseres uma cena na mesma linha (que funcione logo out-of-the-box) experimenta o OpenSuSE.
 
fiz o teste que colocaram ai sobre qual a melhor distro, apareceu-me algumas, entre as quais mandriva, kubuntu e opensuse. qual a melhor?
 
Não existe uma melhor. Linux é Linux. Existe é distribuição mais adaptada a cada pessoa. Se não percebes nada de Linux, se fosse a ti mantinha-me no Ubuntu e procurava resolver o assunto da placa de som.
 
Última edição pelo moderador:
obrigado pela ajuda, vou voltar a instalar o ubuntu e tentar isso. saiu agora uma versão do pclinuxos gnome será que é facil trabalhar com ele ou o pclinuxos é bastante complicado para "noobs" como eu?
 
É fácil, é ao nível do Ubuntu, nesse sentido. Mesmo assim, continuo a dizer para insistires no Ubuntu e nem pensares em mudar de distro. Se já pensas tanto nisso, como se fosse uma obcessão, não vais pelo bom caminho, em termos de aprendizagem.

Consulta também a página do Ubuntu Guide, tem lá muita informação. Vê a versão inglesa, a Portuguesa é desactualizada (ou era, quando a vi pela última vez para ajudar um amigo meu que usa Ubuntu).

Força com isso, não desistas ;)
 
openSUSE sem qualquer dúvido. De todas que foram referidas só não exprimentei Gentoo. o site oficial do openSUSE tem imensos how-tos, ainda tens forums e mailing lists.

É a distro mais fácil de configurar, através do Yast e em relação ao Ubuntu é BEM MAIS ESTÁVEL.


Boa sorte ;)
 
openSUSE sem qualquer dúvido. De todas que foram referidas só não exprimentei Gentoo. o site oficial do openSUSE tem imensos how-tos, ainda tens forums e mailing lists.

É a distro mais fácil de configurar, através do Yast e em relação ao Ubuntu é BEM MAIS ESTÁVEL.


Boa sorte ;)

O Gentoo uma distro user-friendly?! Só podes estar a brincar. O Gentoo é talvez a distro mais hardcore que há. A gestão é (e com isto não quero dizer que não seja uma óptima distro, o desempenho excelente e se tenha muita escolha) delicadíssima; manter um sistema misto a funcionar bem leva tempo. Muito tempo. Há montes de documentação a ler.

Entre OpenSUSE e o Ubuntu não sei qual é a mais user-friendly, presumo que haja preferências (e a tua recai sobre o primeiro).
 
Back
Topo