[Discussão] Qual a distribuição mais user friendly?

Como user assíduo de openSUSE que fui durante cerca de 3 anos, venho desde já dizer que openSUSE tem piorado imenso, sendo desde há umas semanas uma distro que acabei por remover. Ainda continuo a utilizar diariamente openSUSE, pois está num dos servidores na empresa onde trabalho, mas já não a uso em qualquer máquina minha, como fiz durante 3 anos. Passo a dizer o motivo, pois não gosto de atirar coisas para o ar.

openSUSE, nos repositórios, tem pouco repositório, algo como 5000 pacotes (comparado com os 22 mil do Ubuntu não é nada), estando lá grande parte das aplicações que a maioria das pessoas utiliza.
Infelizmente os updates desses repositórios, apesar de aparentemente controlados por equipas internas da openSUSE, não são lá muito bem testadas.
Updates de kernel, de um dos repositórios oficiais que vêm por omissão, por mais de uma vez me deu problemas, em máquinas diferentes, pois eliminava-me modes do xorg.conf e não tinha modo gráfico. Isto sucedeu em 2 máquinas, com gráficas diferentes, uma NVIDIA e uma Intel.
Por várias vezes vi pacotes saírem com erros e problemas e serem corrigidos 1 dia depois. Por vezes, mas mais raro, vi demorar alguns dias para sairem versões actualizadas a corrigir o problema. Numa dessas vezes, o problema manteve-se.

O YaST, de momento, só tem fama do que já foi. A sua utilização é uma tristeza e a eficácia ainda pior. É péssima a sua organização. Existem bugs variados desde a versão 10.0 (que ainda existem na 10.3) relacionados com a configuração de Samba, de DNS, entre outros. Centenas de vezes acabei por preferir utilizar a consola e editar os ficheiros à mão.

Outra coisa, é das distros mais pesadas e lentas que já vi, e felizmente posso dizer que já experimentei e utilizei muitas.

De momento, posso aconselhar Ubuntu para users que querem um desktop simples, muito user-friendly, ou para quem quer algo que apenas funcione sem ter que inventar.
Para workstation, para uso profissional, aconselho Fedora, mesmo a users que não tenham muitos conhecimentos.
Para os mais hardcore, Slackware ou Arch ou Gentoo (não gosto desta última).
Estas são as distros que mais gosto.

Pessoalmente utilizo Fedora, tanto para Desktop, como Workstation, como Server. É uma distro extremamente estável, além de muito completa e onde tudo simplesmente funciona, mesmo a configuração enterprise.
 
O Gentoo uma distro user-friendly?! Só podes estar a brincar. O Gentoo é talvez a distro mais hardcore que há. A gestão é (e com isto não quero dizer que não seja uma óptima distro, o desempenho excelente e se tenha muita escolha) delicadíssima; manter um sistema misto a funcionar bem leva tempo. Muito tempo. Há montes de documentação a ler.
FUD.
A instalação de Gentoo via CLI não é nada de muito complicado (sim, dá mais trabalho que Next -> Next -> Next), e até já há instalações gráficas a funcionar. Depois de estar instalado, a gestão é tão ou mais simples que noutra distro qualquer.

Já agora, em relação à parte da documentação. Em qualquer distribuição há montes de documentação a ler, o problema é que, apoiados pela filosofia dos devs da distro, a maioria dos utilizadores de Ubuntu (ou, para o caso, qualquer outra distro conotada como "user-friendly") prefere ignorá-la e vir depois perguntar em fórums coisas que estão escarrapachadas na 1ª página do manual. O sub-fórum de Linux aqui da TZ é um exemplo disso.
 
Última edição:
FUD.
A instalação de Gentoo via CLI não é nada de muito complicado (sim, dá mais trabalho que Next -> Next -> Next), e até já há instalações gráficas a funcionar. Depois de estar instalado, a gestão é tão ou mais simples que noutra distro qualquer.

Já agora, em relação à parte da documentação. Em qualquer distribuição há montes de documentação a ler, o problema é que, apoiados pela filosofia dos devs da distro, a maioria dos utilizadores de Ubuntu (ou, para o caso, qualquer outra distro conotada como "user-friendly") prefere ignorá-la e vir depois perguntar em fórums coisas que estão escarrapachadas na 1ª página do manual. O sub-fórum de Linux aqui da TZ é um exemplo disso.

Só podes estar a gozar. Uma coisa é gentoo ser possível de instalar por qualquer pessoa. É. Outra é ser "user-friendly", ou seja, dar o mínimo de trabalho possível a quem sabe pouco. E nisso gentoo dá trabalho.
 
1. Onde é que eu disse que Gentoo era user-friendly?
2. Tirando a instalação, em que é que o Gentoo é mais complicado que Ubuntu (por exemplo) para o end user?
 
1. Onde é que eu disse que Gentoo era user-friendly?
2. Tirando a instalação, em que é que o Gentoo é mais complicado que Ubuntu (por exemplo) para o end user?

1 - Tu repondes a alguém que diz que gentão não é user friendly dizendo que isso é apenas FUD. Querias dizer o quê? :rolleyes:

2- Tempos de compilação (não é complicado mas chateia a maior parte das pessoas). De resto é como as outras. No fim de tudo configurado vai dar ao mesmo. O problema é que em GNU/Linux ao contrário de windows, na maior parte dos casos é o utilizador que tem de configurar se quiser usar por isso faz sentido saber quais as mais user-friendly.
 
1. O post dele não se resume a "Gentoo não é user-friendly", o meu comentário aplica-se ao post inteiro e não só ao bocado que te interessa.

2. Ou seja, chegámos à mesma conclusão: tirando a instalação, Gentoo é tão ou mais fácil de gerir quanto qualquer outra distro. A não ser que aches que demorar mais tempo a instalar um programa é um factor de complicação.
 
Última edição:
Deixei de puder vir aqui durante 2 dias e perdi a discussão. O que o Nabais disse é tudo certo, como já disse numa outra thread openSUSE desiludiu-me um pouco, até a qualidade gráfica que tinha em relação às outras no suse 9 desapareceu! Falei com pouca experiência de 10.3, admito. Neste momento estou a usar Xubuntu, porque queria um sistema leve e sem grandes configurações, tudo bem até agora, mas vou mudar em breve para Gentoo ou Slackware pois queria avançar para um conhecimento maior de Linux.

Já agora será que me podiam "ajudar" a escolher entre essas duas distribuições (ou outra hardcore).
 
Tens 18 páginas de discussão sobre essas (e não só) distros. Tens pelo fórum mais umas boas threads para procurar. Dá uso ao search e lê um bocado.
 
Deixei de puder vir aqui durante 2 dias e perdi a discussão. O que o Nabais disse é tudo certo, como já disse numa outra thread openSUSE desiludiu-me um pouco, até a qualidade gráfica que tinha em relação às outras no suse 9 desapareceu! Falei com pouca experiência de 10.3, admito. Neste momento estou a usar Xubuntu, porque queria um sistema leve e sem grandes configurações, tudo bem até agora, mas vou mudar em breve para Gentoo ou Slackware pois queria avançar para um conhecimento maior de Linux.

Já agora será que me podiam "ajudar" a escolher entre essas duas distribuições (ou outra hardcore).

Pessoalmente entre as duas prefiro Slackware, é a minha distro preferida, apesar de só a ter instalada no desktop, nunca o Linux me deu tanto gozo como com Slack, se queres aprender Linux, Slackware é o ideal :D

Se calhar o ideal seria começares por uma distro como Debian, é o Senhor das distros :D se instalares o netinstall podes ter um sistema à tua medida, sem muita tralha desnecessária, e pronto é Debian acho que não é necessário dizer mais nada, juntamente com Slackware são as duas distros mais antigas ainda activas, Oldschool FTW

Outra excelente opção é o Arch.
 
Tenho aqui o gentoo, mas nao o consigo iniciar sequer. acho que o vou arrumar :p

Se calhar irei atacar ao arch, porque é uma distro, de momento, mais activa e tem um gestor de pacotes óptimo, segundo o que consta. (portage)

Não, acho que afinal vou dar um oportunidade ao Slack. :) li algo do género: "Se conheces Slack conheces Linux" "Sistema Linux mais UNIX-like", agrada-me ;)
 
Última edição pelo moderador:
Pessoalmente acho Slackware uma distro fantástica para quem quer aprender mesmo a fundo. Não acho Gentoo uma boa distro para esse fim.

Só o facto de não teres package manager com repositorios (mas tem package manager), obrigar-te a sacar da net os pacotes, compilar (ou instalar, se forem em .tgz), aprendes muito sobre o que estás a mexer. É a distro Linux mais Unix-like. Usei-a durante 3 anos, aprendi imenso, aconselho vivamente para quem quer um pc super estável, rápido e seguro, principalmente se não interessar para nada estar sempre actualizado em software ou se o objectivo for aprender mesmo a mexer nos sistemas Linux/Unix, mesmo sem se ser um pro.

Mas prepara-te que vais usar bastante o google ;)
 
Ahah :) o google é o meu melhor amigo! Mas não é um distribuição para workstation pois nao? ou seja, até estar configurada leva imenso tempo, digo eu, o que será melhor ter outra instalada no HD nao?
 
Para workstation até pode ser. Depende do que quiseres numa workstation. Após teres o slack a funcionar como deve ser, não tens que te preocupar com mais nada. Mas também não fazes updates de software automaticamente, nem de kernel, nada disso. Mas tens um sistema estável, rápido e seguro. Se for isso que queres, então sim, é para workstation.
 
Para workstation até pode ser. Depende do que quiseres numa workstation. Após teres o slack a funcionar como deve ser, não tens que te preocupar com mais nada. Mas também não fazes updates de software automaticamente, nem de kernel, nada disso. Mas tens um sistema estável, rápido e seguro. Se for isso que queres, então sim, é para workstation.

Não liguem ao que este gajo diz, só sabe mentir! :D :D :D

Um abraço amigo :009:

PGuerreiro
 
pessoal instalei o ubuntu no meu portatil hp mas acabei por desistir dele por não dar som (procurei procurei e não encontrei solução). ha alguma distro que seja mais probavel ter compatibilidade com a placa de som ou o ubuntu era mesmo a melhor?
desde ja obrigado pela ajuda
Aqui também, mas continua-se com linux para fazer umas coisas giras com o air****k-ng
A distro com mais driver's é a PCLinuxOS, mas para utilizar regularmente recomendo Mandriva, é muito bom :D
Estou a usar Arch e acho muito bom como distro de linux, é simples e leve :D
 
Ubuntu 8.04 LTS por aqui a bombar (mesmo antes da release final). Para mim mais user friendly e com comunidade excelente não há... Mas sim Arch é a próxima a tentar quando me fartar de Ubuntu.
 
Vou mesmo apostar no Slackware, eu quero é estabilidade, simplicidade, desafio e rapidez; posto isto - Slacware.

Mas para responder ao tópico, continuo a defender como distros mais "user-friendly" a Mandriva 2008, Ubuntu 7.10. e openSUSE 10.3.
 
Back
Topo