[Discussão] Qual a distribuição mais user friendly?

Se vais usar Linux em conjunto com essas aplicações, esquece. As aplicações não são nativas e o WINE, que eu saiba, apenas corre decentemente o Photoshop.
De qualquer modo, Ubuntu é uma boa opção para começar, tendo tu também outras opções como OpenSUSE, Fedora, PCLinuxOS e por aí fora.

Eu tenho o Macromedia Flash 8 e ele também corre bem pelo Wine. Quanto a outras versões e quanto aos outros programas que o luismbf referiu já não sei pois nunca testei =/
Mas existem sempre boas alternativas open-source como Inkscape e o GIMP (não sei se o Maya é parecido com o 3ds max mas pelo que leio pela na net o Blender é uma boa alternativa ao 3ds max).

luismbf como vês com o Wine ou com alternativas open-source o mundo GNU/Linux tem boas soluções, exigem (é claro) um certo periodo de adaptação :D
 
Mudei de opinião.
A distribuição mais user-friendly para mim já não é o ubuntu, por causa de muitas más experiências que tive com ele.
aliás, não recomendo ubuntu para ter sempre um pc estável e com capacidades de meter lá mais alguma coisa recente.
Para mim user-friendly é não ter de me preocupar porque já saiu uma nova versão do firefox e, por isso ter de fazer um format ou um major upgrade ao S.O.
para mim user friendly é ter todas as ferramentas á mão quando quero.
para mim user friendly é ser o mais rápido possível, para não perder tempo a matar moscas.
para mim, não importo de perder um dia a configurar um pc, desde que depois não o precise de configurar mais (mas poder configurar se quizer).
portanto a minha escolha vai para o Arch.
 
Sei que esta questão pode estar meia off topic mas também não queria abrir um novo topico so por causa disto...
Estou interessado em experimentar o linux por acaso tenho aqui o cd do Ubuntu mas nao sei se é a melhor distro que responda as minhas necessidades no pc uso estou a pensar instalar no meu portátil e as ferramentas que uso estão ligados à area de imagem e video nomeadamente Photoshop, flash, ilustrator, aftereffects e autodesk maya

Acham que deveria optar pelo ubuntu? não tenho qualquer experiência no linux gostaria que me pudessem fazer um boa recomendação sei que há uma aplicação senão estou em erro o Wine que pode correr algumas desses softwares, na mesma gostava de ouvir opinioes
Tens a distro ubuntu studio, virada mais para a manipulação e produção multimédia.
 
O arch deve ser mt dificil instalar nao ? ja tive com ideias de tentar... mas acho q ficava pelo caminho, ja tentei gentoo e sem sucesso.
 
Bem estou tb indeciso.. não sei que distro instalar, o último que instalei e gostei foi o Mandriva, agora instalei o Ubuntu 8.04 disponível no site, a cena deste é que ao contrário do Mandriva não liga por Wireless qdo o SSID Broadcast está OFF, tenho sempre de o activar para ele o detectar :s

Ubuntu parece-me estável mas a facilidade do Mandriva tb me agrada!

OpenSuse tb me parece bem mas n o vou instalar..
 
O arch deve ser mt dificil instalar nao ? ja tive com ideias de tentar... mas acho q ficava pelo caminho, ja tentei gentoo e sem sucesso.

Nada disso...tens é que ler antes de fazer as coisas....

http://wiki.archlinux.org/index.php/Official_Arch_Linux_Install_Guide

ainda há uns dias instalei pelo netinstall e não foi nada do outro mundo, basta prestar atenção ao processo de instalação e ter o manual ao lado...
e qualquer coisa tens o fórum da distro e este...com certeza que te ajudam...

cumps
 
Mudei de opinião.
A distribuição mais user-friendly para mim já não é o ubuntu, por causa de muitas más experiências que tive com ele.
aliás, não recomendo ubuntu para ter sempre um pc estável e com capacidades de meter lá mais alguma coisa recente.
Para mim user-friendly é não ter de me preocupar porque já saiu uma nova versão do firefox e, por isso ter de fazer um format ou um major upgrade ao S.O.
para mim user friendly é ter todas as ferramentas á mão quando quero.
para mim user friendly é ser o mais rápido possível, para não perder tempo a matar moscas.
para mim, não importo de perder um dia a configurar um pc, desde que depois não o precise de configurar mais (mas poder configurar se quizer).
portanto a minha escolha vai para o Arch.


Se queres um S.O super friendy instala o windows xp.. Para termos as coisas devemos nos aplicar... tudo requer esforço... e o ubuntu é friendly e não é pouco... e hj em dia basta uma pesquisa no google e está feito...



Em relação ao que o pessoal tem dito... pra mim: gnome


Sem dúvida.... Ontem tive a prova disso...
 
Muito bom....
Pensem um pouco na definição de user frendly e nos seus vários significados...
e depois vejam isto http://www.youtube.com/watch?v=UnXU7z2_6Jg
Na realidade o linux é bastante "amigo" dos seus users.... muito mais que o windows.... :-D


Numa palavra... Excelente esse vídeo!! E sim posso dizer que Linux, vou-me basear em Ubuntu, é mais user friendly que Windows.

Por exemplo... eu formato o meu PC com Windows e passo horas a meter drivers, correr updates, instalar os programas básicos que preciso. Em Ubuntu é instalar... correr o update manager, instalar os drivers da gráfica com o Envy e tenho logo quase tudo pronto. Basta instalar mais uma coisita ou outra... e está tudo disponível em poucos cliques ou simplesmente um comando.
 
sim o mint é muito frendly sem duvida, é istalar e está tudo a bombar sem problemas, nada de stress com drivers para graficas, codecs, ler partições ntfs, nada... fica tudo ok. Só não gosto mesmo nada do menu.
 
sim o mint é muito frendly sem duvida, é istalar e está tudo a bombar sem problemas, nada de stress com drivers para graficas, codecs, ler partições ntfs, nada... fica tudo ok. Só não gosto mesmo nada do menu.

para não falar ue tem um aspecto visual que não fere tanto a vista como o ultimo, é a distro que utilizo e tou bastante satisfeito com ela
 
Ontem, mais uma vez tive a prova que o linux é algo que está muito longe do user-friendly.

Estava entretido a estudar, e a porcaria do updater recomeçou a dar sinais de vida.
Como ainda estava com a versao 7_qqcoisa ele avisou que havia uma dist upgrade para o 8_whatever.

Resolvi entao testar o quao user-friendly pode ser um update destes, do ponto de vista de alguem que conhece windows e está a experimentar linux (como tantos defendem estar a acontecer.......)

Após 10 minutos de downloads e uns 5 de configuração.... o sistema fez reboot e o meu pressentimento que algo ia correr mal verificou-se. Para variar foi o X com o c..............

Agora digam-me...... se eu fosse o utilizador comum que experimenta disto pela 1ª ou 2ª vez e não soubesse sequer mexer-me minimamente numa shell (que por acaso só sei o básico para o desenrasque)...... ia ter muita sorte ia.

A solução seria então "à là windows" ?? Formatar e voltar a instalar???
Não haja dúvida que o linux está cada vez mais tão "user-friendly" como o windows!
 
Ontem, mais uma vez tive a prova que o linux é algo que está muito longe do user-friendly.

Estava entretido a estudar, e a porcaria do updater recomeçou a dar sinais de vida.
Como ainda estava com a versao 7_qqcoisa ele avisou que havia uma dist upgrade para o 8_whatever.

Resolvi entao testar o quao user-friendly pode ser um update destes, do ponto de vista de alguem que conhece windows e está a experimentar linux (como tantos defendem estar a acontecer.......)

Após 10 minutos de downloads e uns 5 de configuração.... o sistema fez reboot e o meu pressentimento que algo ia correr mal verificou-se. Para variar foi o X com o c..............

Agora digam-me...... se eu fosse o utilizador comum que experimenta disto pela 1ª ou 2ª vez e não soubesse sequer mexer-me minimamente numa shell (que por acaso só sei o básico para o desenrasque)...... ia ter muita sorte ia.

A solução seria então "à là windows" ?? Formatar e voltar a instalar???
Não haja dúvida que o linux está cada vez mais tão "user-friendly" como o windows!

Já fiz esse processo várias vezes e não tive problemas. Por vezes acontece. O iGama já fez 2 upgrades assim e sem problemas (está na thread do 8.10).
Ainda bem que sabes resolver os problemas porque assim já podes ser um utilizador e administrador da tua máquina com Ubuntu, presumo.
 
Ainda bem que sabes resolver os problemas porque assim já podes ser um utilizador e administrador da tua máquina com Ubuntu, presumo.

não sei se estás a ser ironico ou não mas isso também não muda nada :P
Talvez devesse ter tomado as devidas precauções para fazer o update e teria ganho tempo. É um facto. Mas decidi ir pela via mais fácil para ver no que dava.
O problema não sou eu .... eu pouco percebo disto tudo, mas dá-me para o desenrasque. Nao administro coisa nenhuma. Vou utilizando em vários niveis :p (ubuntu e debian ... para diferentes coisas)
Só acho que o que eu fiz, qualquer um que use linux há pouco tempo o poderia ter feito e deparar-se com o problema. E nesse caso, o que faria??
Formatava e voltava a instalar?
Não é das melhores abordagens na minha opiniao....
 
Ontem, mais uma vez tive a prova que o linux é algo que está muito longe do user-friendly.

Estava entretido a estudar, e a porcaria do updater recomeçou a dar sinais de vida.
Como ainda estava com a versao 7_qqcoisa ele avisou que havia uma dist upgrade para o 8_whatever.

Resolvi entao testar o quao user-friendly pode ser um update destes, do ponto de vista de alguem que conhece windows e está a experimentar linux (como tantos defendem estar a acontecer.......)

Após 10 minutos de downloads e uns 5 de configuração.... o sistema fez reboot e o meu pressentimento que algo ia correr mal verificou-se. Para variar foi o X com o c..............

Agora digam-me...... se eu fosse o utilizador comum que experimenta disto pela 1ª ou 2ª vez e não soubesse sequer mexer-me minimamente numa shell (que por acaso só sei o básico para o desenrasque)...... ia ter muita sorte ia.

A solução seria então "à là windows" ?? Formatar e voltar a instalar???
Não haja dúvida que o linux está cada vez mais tão "user-friendly" como o windows!
Ao menos no Linux tens a consola que te faz milagres, além disso e em caso de dúvidas poderias correr um LiveCD qualquer e colocar a tua questão no fórum da tua distro para solucionar o problema.No Win XP quando acontecem problemas do arco da velha não há hipóteses, a maior parte das vezes tens de desistalar e voltar a instalar tendo em conta as horinhas todas que passarás a instalar drivers e a fazer upgrades....

Não sei que distribuição usas mas se procuras estabilidade, deverás procurar uma distro que te ofereça isso. Há muitas distribuiçoes bleeding edge e ficas sujeito a coisas desse género caso as utilizes. Foi um dos motivos que mudei de uma distro bem popular e que a malta está sempre dizer maravilhas para uma menos conhecida mas que me ofereceu tudo aquilo que procurava...

No Linux tens escolha, no Windows não tens hipóteses !
 
John.
Eu sei que tens toda a razão quanto às possibilidades de resolução de problemas.
E também sei que com um bocado de teimosia e uma shell à mão, não ha nada que não se resolva.

Mas eu estava a falar no ponto de vista daqueles utilizadores que tenham menos prática nestas coisas e procurem no linux apenas uma alternativa.

Neste caso a distro em questão é o "famoso" ubuntu. Que tende a ser a escolha da maioria dos principiantes no linux. (aparentemetne)
 
Back
Topo