[Discussão] Qual a distribuição mais user friendly?

John.
Eu sei que tens toda a razão quanto às possibilidades de resolução de problemas.
E também sei que com um bocado de teimosia e uma shell à mão, não ha nada que não se resolva.

Mas eu estava a falar no ponto de vista daqueles utilizadores que tenham menos prática nestas coisas e procurem no linux apenas uma alternativa.

Neste caso a distro em questão é o "famoso" ubuntu. Que tende a ser a escolha da maioria dos principiantes no linux. (aparentemetne)
Na minha humilde opinião pessoas com menos prática deveriam evitar essa distribuição, pelo menos a versão mais bleeding edge pois é quase certo que vai dar "pau" ! Creio que a LTS já garante maior estabilidade.
Linux é aquilo que nós quisermos, basta escolher correctamente. Mesmo assim, teremos de ter a consciência que não existem SO's perfeitos.
 
John.
Eu sei que tens toda a razão quanto às possibilidades de resolução de problemas.
E também sei que com um bocado de teimosia e uma shell à mão, não ha nada que não se resolva.

Mas eu estava a falar no ponto de vista daqueles utilizadores que tenham menos prática nestas coisas e procurem no linux apenas uma alternativa.

Neste caso a distro em questão é o "famoso" ubuntu. Que tende a ser a escolha da maioria dos principiantes no linux. (aparentemetne)
No ubuntu há 2 coisas que te impedem e impedem um utilizador inexperiente de cometer essa asneira, uma delas é o repositório que precisas de activar pelo menos na LTS para ter acesso a um upgrade de versão.
Outra é a que ninguém lê , mas na descrição do upgrade eles advertem de que se não tiveres necessidade de o fazer, não o faças ou faz por meio de uma clean install.
Depois quanto à resolução do problema, o live cd é uma opção, e uma livecd linux pode safar os que com um problema no windows so sabem sair formatando, um livecd de linux por perto mesmo para utilizadores windows ajuda muito.

Para quem procura estabilidade talvez ubuntu não seja o mais apropriado, mas para isso há o mar de distribuições à escolha, se queres manter-te por perto (de ubuntu) tens Debian ou então vais para fedora.
 
A questão poe-se:

Havia um balao a dizer que havia updates, e esse processo com alguns cliques desencadeou uma dist-upgrade.
Alguem que venha do windows e veja estes avisos, acho que a opção natural é clicar até ter tudo actualizado.

Não só os liveCD's ajudam, como tambem ajuda uma bootable-debian-pen que fiz ha uns tempos.
E também sei que tenho o debian (uso-o numa VM de pseudo-servidor dado que não necessito de X nem das restantes tralhas). Neste momento estou bem com debian (+based distros) e não pondero fedoras, archs ou suses

Mas o problema nao sou eu. Como ja disse, o que me aconteceu não é algo que me preocupe demasiado.
Estavamos a discutir o quão user-friendly pode ser uma distro. E pelo que ouço à minha volta, muita gente entra no linux através do ubuntu. E como isto me aconteceu no ubuntu............
 
Eu por acaso também uso uma distribuição baseada em debian e principalmente baseada em ubuntu que é o mint.
No meu caso e como é um pc já antigo optei primeiro pela versão gnome que adoro, mas a Xfce é mais leve por isso mudei para Xfce e estou a dar-me muito bem, acho que instalar e estar pronto a usar (out-of-the-box) é bastante user friendly tal como instalar alguns programas com pacotes .mint no site oficial é facilimo meter a funcionar programas bastante comuns.
Quando formatava o pc com windows xp passava a tarde a instalar antivirus, nero, office...
com o mint levei 1 hora incluindo o tempo de instalar...

Na minha opinião o ubuntu não é muito out of the box mas é muito facil e adaptavel ao que queremos se bem que concordo que quanto a estabilidade nas versões não LTS há por vezes passos maiores que a perna, mas isto é a minha opinião. quando me apetecer mudar, talvez passeie por outras distribuições, para os beginners deixo 2 sites bons para escolherem uma distribuição por onde começar, há um mar de escolhas e uma delas servirá os vossos gostos, embora qualquer uma dê para adaptar.

http://www.zegeniestudios.net/ldc/index.php
onde das distribuições mais conhecidas podem perceber qual se adapta inicialmente mais a vocês, não quer dizer que não possam escolher outro, principalmente acho que devem tester livecd ou virtual machines.

http://distrowatch.com/
dispensa apresentações.
 
Back
Topo