[Discussão] Quero Ser DJ!

DJ Simba

Banido
Boas vou-me iniciar no Mundo da Música. E aconselharam-me este fórum tendo em vista o aconselhamento de software para o efeito.

Tão é o seguinte pretendo um software de fácil utilização (como disse Sou um iniciante) para fazer "mixagem" de música.. Criação de música. Alteração de Música fundo.. etc.

Um programa (pode ser pago ou free - Só mesmo para exprimentar) que me permita brincar com a música e fazer coisas giras. Sou um puto tenho 13anos :P e não quero nada daqueles Programa que é preciso um curso para usa-lo.

Logo as caracteriscas do Programa são:

  • Efeito de mixagem;
  • Tiragem de sons;
  • Efeitos na música;
  • Tiragens da voz;
  • Construir um som do ZERO;
  • Se for paga não faz mal (desde que tenha um periodo de experiencia como quase todo o software pago).
E como devem imaginar o SO base é o Windows XP SP2 ou Windows Vista (tenho os 2) :P.

Quem perceba do assunto por favor deixe a sua sugestão/Opinião.

cumprimentos!
 
Garageband - bota isso no Googalo e sacas a versão para malta sem guito, pois existe uma versão grátes.
Mas rapidamente irás ter noção do poder desse programa e ver que mais vale pagar por ele.

Tens também os programas da sempre fantástica Magix (criadora do Music Maker).

Já foste à Worten e meteste o olho na secção de software? Costumam ter lá uns programas de criação de música.
Costumam valer a pena para iniciar, e vale sempre a pena começar a recolher samples de tudo o que puderes.
 
os programas mais basicos são os eJay (Dance eJay, Rave eJay, etc...) depois tens o Magix Music Maker como disse o eyeliner, e partindo para a cena mais a sério, tens o Virtual DJ, FruityLoops, no cenário já mais agressivo, tens o software da Propellerheads que é já algo complexo

o fruityloops é muito usado em trance e consegues criar muito tipo de musica mas talvez ainda demores um bocado a atinar com aquilo. o mais simples para iniciar em criação de musica é mesmo os eJay
 
Queres ser Dj...

Vamos lá ver. Queres ser Dj ou produtor de musica?

Se queres ser Dj, entao a melhor opção é comprares 2 gira-discos e uma mesa de mistura, ou entao usas o traktor dj. recomendo-te o 2.6, pk a ver. 3, ja é mais compicada. A isto juntas uma mesa de mistura e uma placa de som, no minimo uma sound blaster, visto teres mais k uma saida de audio para ligares á mesa e fazeres as mixes na mesa e nao no programa.
Nao recomendo o VitualDj.

Se queres ser produtor, entao ai é k são elas.
Para mim, e é uma escolha pessoal, o Reason, (preço: 450€, julgo k para o final do ano saia a ver. 4, esta bastante mais poderosa), mas se queres trabalhar com vozes é melhor o Ableton Live. eles vendem uns packs com controladores midi por +/- 500€.

Mas, julgo que nao devas perceber nada de midi e musica, é sempre bom perceber um pouco, mas nos dias de hoje, já nao digo nada.

Mas como disseram, o melhor é começares pelo ejay por ser mais simples. Fruity Loops, esquece isso, tem bons synths, mas o resto nao vale nada. tenho as minhas duvidas que facam trance com akilo, mas...

Mas se queres mesmo aprender tira mesmo um curso. ai acredita que aprendes tudo o que precisas.

Programas gratis, se tiveres acesso á revista Computer Music ( a versao inglesa) eles vendem juntamente coma revista um DVD com software gratis deles somente vendido com a revista ( Sequenciador, synths virtuais, loops, etc ) e ainda etns bastantes tuturiais e dicas para aprenderes.

Uma coisa importante é teres bastante paciência e MUITO gosto pela musica k vais fazer.
Acredita que não é de um dia para o outro, que te sai o proximo hit.

Nota: o GarageBand so esta disponivel apra Mac.

Reason 3
Ableton Live
Traktor Dj
 
Última edição:
Yah como aqui foi referido os mais básico são os eJays e Magix e o VirtualDJ tb é mt básico.

O fruityloops nem é muito difícil nem é muito fácil...

E depois tens o Reason e o Nuendo mais abusados...

Mas o eJay ou o VirtualDJ devem ser os melhores para ti... podes sacar ou comprar (acho que há na worten e na *****)
 
Boas... Desde já quero agradecer a todos pelas dicas !

Tive a dar uma "olhadelha" no site oficial do ejay.. Aquilo tem muitas versões.. Qual recomendam?

Bem ao facto de eu querer ser Dj ou Produtor.. Eu neste momento quero fazer umas mixagens com os meus sons favoritos e também criar sons a partir de instrumentos virtuais..
Mas ainda antes das ferias da escola acabarem, quero aprender a tocar guitarra xD Escolas aqui no Porto conhecem ?

Nem todas as musicas que vou fazer serão aquelas tipicas pum pum som som etc quero por vozes e partes de som de artistas conhecidos.. Imaginem o meu primeiro mixe foi com o gravador do Windows XP. Alguem conhece? Menu Iniciar < Acessorios < Gravador de Audio xD

Mesa de mistura.. é pah eu queria.. Mas primeiro será a guitarra que irei comprar com o meu dinheiro (poupei o Ano Todo xD) Podiam dar opiniões tambem acerca de boas aquisiçoes (Qualidade/Preço).

Como estou de Férias... Vou sacando alguns programas e fazendo experiências..

Todas as sugestões são bem vindas.... e mais uma vez obrigado a todos...

cumps
 
Para produção, a melhor maneira de começar é com o Reason e um guia. O facto ser mesmo tal e qual a realidade, inclusive ligar os fios do som, é extremamente didático.
Bons guias arranjam-se facilmente, mas o reason é caro.

Ah, e precisas de muitas bases musicais, eu com um base músical pequena, demorei anos até sacar um som que não assustasse os vizinhos.
 
Para produção, a melhor maneira de começar é com o Reason e um guia. O facto ser mesmo tal e qual a realidade, inclusive ligar os fios do som, é extremamente didático.
Bons guias arranjam-se facilmente, mas o reason é caro.

Ah, e precisas de muitas bases musicais, eu com um base músical pequena, demorei anos até sacar um som que não assustasse os vizinhos.

Totalmente de acordo, se querem alguma coisa de género vão para o reason. Aviso-vos é que, se não têm experiência nenhuma na área, vão ter de seguir um tutorial se não vão ficar feitos grego a olhar para aquilo sem saber o que fazer.
 
IMO, o Reason é um programa mais avançado...

Para que quer resultados imediatos e se inicie como produtor, usar loops será o ideal...
Para isso um Ejay serve perfeitamente.

Só depois se deveria iniciar no Reason, pois é um Estudio virtual completo e não é em 2 dias que se consegue fazer alguma coiza.

A minha solução:

Ejay > Fruity Loops > Ableton Live > Reason > Cubase

O ideal para produzir é saber tocar um istrumento, teclas ou guitarra ou mesmo os dois, só assim irás conseguir fazer a diferença.

Bons sons...
 
Perdoem-me mas o Ejay não passa de um brinquedo, não tem nada de produção.

Eu produzo profissionalmente com o FL Studio(antigo Fruity Loops) e acho-o bem mais complicado devido ao sequenciador por loops, e as manhas todas para ligar ao mixer.

Guias para o reason, normalmente pagam-se, mas arranjam-se facilmente "por aí" os pdfs.


Pode custar ao princípio, mas aprender com o Reason é muito edificante.
 
Acredito que sim, mas neste caso para iniciar seria o Ejay, tem resultados imediatos e ja é uma boa introdução à produção em termos de pistas, equalização e sequenciação.

O puto tem 13 anos, quer é um brinquedo para fazer uns sons, não quer produzir profissinalmente (para já), ainda nem sequer tem idade para entrar num bar!

Para resultados imediatos e curtir enquanto vai aprendendo algo o melhor será começar com uns loops, deixar o midi, vsts, au, vsti, routing, rewire, attacks, delays, reverbs, synths, masterização, etc etc para mais tarde.

Puto segue o meu conselho, se queres ser Dj/produtor (embora não seja obrigatório) aprende a tocar um instrumento, a ler musica, ouve de tudo um pouco pois só assim daqui a uns anos se continuares a "tua cena" vais fazer a diferença!

Ninguém faz uma casa a começar pelo telhado....
 
Última edição:
se queres ser dj vai a uma palestra de dj da lab tour de optimus pode ser que te informen sobre algum curso

cumps
 
Boas.. tenho estado um bocado ocupado.

Mas tive oportunidade de testar o Magix Music Maker. Não gostei.. dá para fazer umas musicas bacanas mas só da para gravar com o micro ? Que programa é este... 8|

O próximo que vou testar é o Ejay.

cumps
 
Viva!

Para mixar musica tens 2 opções a meu ver:
-Ou mixas com turntables e mixer o que é uma boa opção, embora deva sair mais caro.

-O usas software para isso:
Em termos de software tens várias opções mas as mais avançadas são o traktor e o ableton live.
Sinceramente numa trabalhei no live como programa para misturar musica em realtime, mas é possível e mta gente usa isso.
Obviamente que vais precisar de hardware especifico.
Precisas de uma placa de som (de baixa latencia) com 4 canais tipo M-Audio e um controlador decente. No caso do traktor tens o VCI-100 da Vestax que é bastante bom. Para o live obviamente vais querer mais do que dois canais o que há várias opções para todos os gostos e carteiras. Para coisas baratas tens os da behringer bcr2000 por exemplo, o evolution uc-33e, até coisas mais caras tipo Mackie Control, o da m-audio com faders robotizados, etc.

Não esquecer que há mixers que têm midi e dá para fazer isso também, tipo Ecler NUO 4 ou assim, mas já são coisas mais caras.

Ou podes usar o melhor dos dois mundos isto é usas turntables ligadas para tocar as musicas que tens no computador, tens o traktor scratch, o serrato, o Final Scratch, o mixvibes e o torq.


Para produção podes obtar por comprar hardware ou não, claro que o hardware facilita e mto a vida. E claro que um teclado midi não pode falhar, mas isso é barato.
Em termos de programas existem várias alternativas.
Tens o Live que está mto na moda, eu uso e gosto bastante.
Terias o Logic, mas é para mac.
Tens o Pro tools.
E o Fruity Loops ou agora FL Studio.
Dps precisas de instrumentos VST e coisas assim. O reason e afins tb dão uma ajudinha.

Eu iria para o Live que é bastante intuitivo e tanto podes produzir como "tocar" musica.
 
Back
Topo