[Discussão] Quero Ser DJ!

No ano passado fiz umas músicasitas com o eJay e curti bastante. Claro que aquilo não nada de aspecto profissional, mas é muito bom para uma pessoa se iniciar na coisa... começar a ter aquela sensibilidade musical, se é que me percebem...:007:

Uma vez experimentei o FruityLoops e não gostei nada.
 
O eJay é para brincar. :D

O Fruity Loops tb não tem mto que saber. Para mim, definitivamente Reason.
Para outras coisas uso o Cubase.
 
Boas!

É assim, em relação à tua questão, acho que o melhor é começares por mixing (VDJ mais simples, Traktor mais complexo) e só quando tiveres mais noção da música electrónica (beats, tempos, construção, melodias), aí passas a usar FL Studio, um programa simples de utilizar e já tras muitos plugins uteis(nunca te aconselho Ejay porque isso é apenas pegar em samples e colocalos onde achares que fica melhor; nem te aconselho reason porque apenas trabalha com plugins "refils" e os plugins mais utilizados são "VSTS",incompativeis com reason). Em FL já consegues fazer umas coisas engraçadas (trabalhei com ele durante 3 anos e o único problema é mesmo a qualidade de som), mas quando quiseres levar a coisa mais a sério, não tens qualquer ipotesse a não ser mudar para Cubase SX, porque a sua qualidade de som é muito superior à do FL.

Qualquer duvida fala!
 
Última edição:
Este tópico não tinha já morrido? O rapaz já foi banido e tudo.. anyway, eu já trabalhei com o FL e com o Reason v3. Minha opinião é o Reason sem dúvida. Tem tudo o que se precisa e permite a ligação de material exterior ao pc com o próprio programa. É um pouco dificil aprender a trabalhar com o programa, mas com uns tutoriais vai-se lá.
 
Pensava que já tinha visto tudo... escolher entre o Reason e o Ableton ser uma questão de se utilizar vozes ou não, nunca tinha visto! :D
A diferença é que o Reason não suporta gravação de audio directamente.
Agora vozes podes grava-las e depois importa-las para o NN-XT ou criares Rex´s para o Dr.Rex.
 
A diferença é que o Reason não suporta gravação de audio directamente.
Agora vozes podes grava-las e depois importa-las para o NN-XT ou criares Rex´s para o Dr.Rex.

Isso não é, de forma alguma, um argumento para se utilizar ou não o Ableton ou o Reason, ou o Cubase, o Logic, whatever

A edição profunda do som nem sequer deve ser feita directamente no Ableton, apesar de ter ferramentas já de si muito boas para o mesmo efeito.
 
Pergunta um bocado offtopic:
Normalmente quando vejo um DJ ou mesmo alguns músicos, estão sempre acompanhados de PC's Apple, porquê? Algum programa super sumo na produção de música?
 
Por um lado tens os fanboys a dizer que os Mac são estupidamente melhores.

Mas tens alternativas igualmente boas a nível de software para os dois sistemas operativos.

No entanto, existem algumas coisas a ter em conta, e vai depender da vertente para que uses o PC. Alguns drivers de certos interfaces audio/placas de som estão melhor optimizados para um determinado sistema operativo.

Depois tens o facto de os Mac serem mais rock solid no que diz respeito a compatibilidade [são optimizados para uma determinada configuração de hardware] e estabilidade. Isso é inegável, se bem que desde que bem configurado, tenhas um Windows bastante estável.

Se puderes dedicar uma workstation só para música, então se calhar mais vale optar pelo sistema teoricamente mais estável e com maior compatibilidade que encontrares, daí os Mac. Mas alguns drivers são mais rápidos em Windows, e há pessoas que não podem prescindir do PC apenas para a produção/gravação.

Mas muita gente usa Mac só porque está instituído que sim, se perguntares à grande maioria, não sabem porquê.

Cumps
 
Por um lado tens os fanboys a dizer que os Mac são estupidamente melhores.

Mas tens alternativas igualmente boas a nível de software para os dois sistemas operativos.

No entanto, existem algumas coisas a ter em conta, e vai depender da vertente para que uses o PC. Alguns drivers de certos interfaces audio/placas de som estão melhor optimizados para um determinado sistema operativo.

Depois tens o facto de os Mac serem mais rock solid no que diz respeito a compatibilidade [são optimizados para uma determinada configuração de hardware] e estabilidade. Isso é inegável, se bem que desde que bem configurado, tenhas um Windows bastante estável.

Se puderes dedicar uma workstation só para música, então se calhar mais vale optar pelo sistema teoricamente mais estável e com maior compatibilidade que encontrares, daí os Mac. Mas alguns drivers são mais rápidos em Windows, e há pessoas que não podem prescindir do PC apenas para a produção/gravação.

Mas muita gente usa Mac só porque está instituído que sim, se perguntares à grande maioria, não sabem porquê.

Cumps

E convém também tomar atenção ao software que se utiliza, tenho alguns VSTi's que não funcionam, de forma alguma, em Mac (a não ser que instale o Windows, mas para isso utilizo um pc) e não existem planos para sairem versões compatíveis com MacOS.

Grande maioria segue a moda, como em tudo, e compra um Mac. Recentemente um amigo comprou também um Mac, e agora não pára de me chatear para lá ir instalar o Windows :p
 
Olha já aprendi uma coisa nova lol, não tinha conhecimento que havia VSTi's que não funcionavam em Mac. Mas também contacto pouco com Mac a não ser em alguns estúdios e em alguns portáteis.

Cá em casa é um sistema Windows, até agora não tenho tido razão de queixa, tem sido bastante estável e os VST's e VSTi's que tenho funcionam todos. O interface audio também funciona bem, e o resto do hardware é compatível com tudo, por isso corre tudo sem problemas, e escuso de ter um PC dedicado para isto.

Também tenho um amigo meu que mistura música, e agora decidiu entrar pela produção, e lá comprou o seu Mac, mas como ele diz, sente que foi enganado :p , não nota vantagem do Mac em relação ao Windows, e largou uns €'s a mais.

Cumps
 
Ora ainda bem que existe este tópico porque eu tenho algumas dúvidas e já vi que há por aqui pessoal que percebe da coisa.

Antes de mais queria dizer que tenho o sonho de subir para uma cabine e ver o público a dançar ao ritmo da minha música. É aquilo que eu mais gostava de conseguir e vou trabalhar para tal.

Ora, eu ainda sou bastante novo neste " mundo ". Tenho 17 anos e gosto de música House há coisa de um ano apenas. Nunca vi ninguém a " tocar " nem mexi em material Dj. Apenas trabalhei com um programa... o MixMeister Fusion + Video que foi bastante bom para mim, para começar a ver as passagens, os BPM's, etc. Inclusivamente tenho já alguns set's feitos, mas nenhum perfeito, como é normal.

Estou prestes a tornar a coisa mais séria pois estou quase a mandar vir material a sério. O material que me aconselharam pra começar foi :

- Mesa : Numark DM 1050
- Leitores : Numark CDN 22MK4
- Phones : Behringer HPX 2000

Já agora gostaria de saber a vossa opinião relativamente a este material... e se tiverem sugestões, serão bem-vindas.

Para já eu apenas quero aprender a mexer no material, saber fazer passagens, etc. Depois tentar fazer remisturas de músicas conhecidas. E depois passarei à Produção. E para isso, vou utilizar o Ableton, pois não estou a ver outra maneira para o fazer.

Depois vêm outras questões, mas creio que ainda será cedo para pensar nisso, como por exemplo... o que fazer para conseguir tocar num sítio qualquer ? Ou... como funciona a cena " BeatPort " ? Como é que alguém poderá dar o devido reconhecimento a uma produção nossa ? Porque é que cada vez que vejo um Dj a actuar, leva sempre consigo um portátil ? É assim tão importante ? Se for... para que serve ?

Se quiserem responder... :D
 
Pelo que percebi primeiro queres começar pela mistura e depois passar para a produção. São dois mundos um bocado distintos, e o software/hardware também é algo diferente entre eles. Para os remix's, se estas a falar de musicas conhecidas, sem teres acesso aos master tracks é complicado fazer algo decente.

Para a mistura eu não optava por esse material que aí tens. Primeiro porque vais começar a misturar em casa e esse setup é menos prático para isso. Vais ter de andar a gravar cd's para ter as tuas tracks, andar a trocar, etc. Para um setup desses mais valia ires para o analógico com duas turntables e um mixer.

Acho que se a ideia é avançar para o digital, é investir num controlador, e num PC. Como não vais andar por aí nos primeiros tempos a actuar, o teu PC de casa serve, se tiveres um portátil tanto melhor. Quando falo em controlador, é uma coisa destas:

http://www.vestax.com/v/products/players/vci100.html

http://www.m-audio.com/products/en_us/TorqXponent-main.html

Este último custa quase o dobro do primeiro, por isso é só mesmo para servir de exemplo. O primeiro não é muito mais caro que o teu setup.

No fundo é o teu setup, mas de uma maneira muito mais versátil, e com muito mais controlo sobre o que fazes. Para além de poupares nos cd's e no trabalho de os andares a trocar. Esse já vem com o Traktor DJ, por isso poupas dinheiro no software.

Quanto aos phones, esses Behringer são fixes. Eu prefiro os Sennheiser HD212 Pro, mas também custam o dobro.

Para a produção, precisas de um PC também. Depois o que precisas para ter alguma qualidade no som são VST's decentes, e um programa Ableton ou Reason, eu gostei mais do Reason, mas podes ter alguma dificuldade ao inicio. Agora uso o Cubase, mas também a minha vertente é outra.

Uma coisa que é imprescindível para a produção, pelo menos para mim, é teres um teclado MIDI também.

Se quiseres gravar instrumentos externamente, convem teres ou um interface audio, ou uma placa de som com uns ADC/DAC's [é o que te converte o sinal analógico para digital e vice-versa] porreiros. Caso seja só electrónica, então este último pode passar para segundo plano.

Quanto ao actuares, tens de arranjar contactos que te deixem passar música em algum sitio. Começas por baixo, e oportunidades vão surgindo. Desde que saibas minimamente o que estás a fazer, e não enterres, não é muito complicado ires passar música ao Loft por exemplo :lol: . Basta fazeres alguns contactos.

O portátil do DJ é como te disse ali em cima, quem ainda anda old school, com turntables, e mixer, efeitos externos, não precisa. Antigamente fazia-se as coisas assim e funcionava. Com o digital, é muito mais fácil teres as coisas centralizadas num sitio, e é aí que o portátil entra.

Cumps
 
Antes de mais, obrigado pela tua resposta.

De facto, o material de que falei tinha o problema de andar sempre a gravar cd's, etc, coisa que com um controlador não tinha esse problema. Mas estive a ver na Music Store esse 1º controlador que mostraste e custa 400 euros. O material que aí expus custa à volta de 300 euros, mais coisa menos coisa. São 100 euros que a mim me fazem muita diferença.

Uma pergunta : os leitores de que falei no tópico anterior lêem CD-RW ? É que se lerem era excelente, escusava de andar sempre a comprar CD's que agora estão bem caros.

Sim, eu quero começar primeiro na mistura e só depois para a Produção. Mas para a produção ainda tenho tempo. Apenas quero ver se arranjo um Ableton e depois faço lá umas brincadeiras, mas nada de sério. Agora quero é aprender a misturar e fazer sets em material dj. Depois logo penso a sério noutras coisas.

Começas por baixo, e oportunidades vão surgindo. Desde que saibas minimamente o que estás a fazer, e não enterres, não é muito complicado ires passar música ao Loft por exemplo
LOOL eu costumo frequentar o Loft. Os Dj's de lá não são tão maus como os pintas. Apesar de não serem lá muito famosos, há por aí dj's bem piores, como os dj's do Absoluto que são intragáveis.

Mais uma vez obrigado pela resposta :D


EDIT :

Em que lojas é que normalmente vocês compram este equip?

Eu vou comprar pela Music Store.
 
De facto, o material de que falei tinha o problema de andar sempre a gravar cd's, etc, coisa que com um controlador não tinha esse problema. Mas estive a ver na Music Store esse 1º controlador que mostraste e custa 400 euros. O material que aí expus custa à volta de 300 euros, mais coisa menos coisa. São 100 euros que a mim me fazem muita diferença.

Por acaso reparei agora na tua idade, e realmente se não trabalhares, 100 euros é bastante dinheiro. Sendo assim, é complicado. Eu falei-te naquelas duas, porque é as que conheço, e sei que funcionam bem, sendo a M-Audio bastante boa. Tens mais controladores MIDI: aqui

Este Numark TotalControl nunca experimentei/vi, mas oiço falar bem da grande maioria dos modelos deles. Alguem que já tenha experimentado que se pronuncie. Está a 253 Euros na musicstore. E já traz uma versão económica do Traktor.

Tens as Reloop ou a Hercules, mas então essas não tenho referências nenhumas mesmo.

Uma pergunta : os leitores de que falei no tópico anterior lêem CD-RW ? É que se lerem era excelente, escusava de andar sempre a comprar CD's que agora estão bem caros.

Isto por acaso não sei, experimenta mandar um mail para a Numark.

A tua solução não é má [a do leitor de cd's], mas é demasiado limitativa na minha opinião. Acabas por ter menos material por onde escolher, eventualmente ter de mudar de cd's para experimentar novas coisas, enquanto que no PC estás a uns clicks de distância.

Até podemos pensar, mas os vinyl's eram iguais. Continuam a valer a pena porque o analógico ainda tem uns truques que no digital não consegues reproduzir. Mas já que vais para o digital, é melhor aproveitar as vantagens.

LOOL eu costumo frequentar o Loft. Os Dj's de lá não são tão maus como os pintas. Apesar de não serem lá muito famosos, há por aí dj's bem piores, como os dj's do Absoluto que são intragáveis.

Também já apanhei lá noites boas. A questão [e não é só no Loft] que eu tentei levantar, não é bem a do talento, foi mais a dos contactos. Se fores amigo de algum dono/conhecido do dono, e souberes alguma coisinha de mistura, é meio caminho andado para lá ires num dia menos movimentado.

Também tens amigos do dono que sabem misturar bem, ou simplesmente pessoal que chega lá por mérito próprio [é cada vez mais difícil infelizmente]

@Kristian0: Concordo contigo em muita coisa, como já referi, hoje em dia quase que importa mais os contactos que o talento de cada um. Eu gosto bastante de música, e quando vou a algum lado, embora o principal seja o divertir-me com o pessoal, também ligo muito à musica que lá passa, mas 99% do pessoal se calhar não liga, e só isso abre as portas a que passem coisas más em sítios que supostamente têm nome.

Não acho é que devas desmotivar assim uma pessoa :P . O C-Jay parece empenhado e motivado, e já demonstra alguns conhecimentos, e sobretudo interesse em aprender que é o principal.
 
Última edição:
Vou tentar saber se os leitores que referi lêem CD-RW para depois ver se vale a pena ou não. Esse TotalControl Numark parece-me uma boa escolha para começar (vendo pelo preço e tal...), mas gostaria de saber opiniões quanto a ele, visto que eu não tenho referências nenhumas desse material. Se alguém souber da qualidade deste material, que se acuse :P

Também já apanhei lá noites boas. A questão [e não é só no Loft] que eu tentei levantar, não é bem a do talento, foi mais a dos contactos. Se fores amigo de algum dono/conhecido do dono, e souberes alguma coisinha de mistura, é meio caminho andado para lá ires num dia menos movimentado.

É claro que se conhecermos a pessoa certa, é meio caminho andado para o sucesso. Infelizmente, hoje em dia, não é só o negócio da noite, mas qualquer negócio hoje em dia funciona assim. E eu tenho noção que se eu souber o básico, consigo ir tocar para um sitio qualquer, distribuindo pregos pela noite fora, mas que ninguém se importará com isso. Não é esse o meu objectivo. E é por isso, que eu quero aprender, mas quero aprender tudo, para que quando for tocar a algum lado, estar tudo perfeito e ter a noção que estou a tocar ali, não pelos contactos que consegui, mas sim pela minha qualidade.
 
Back
Topo