as gravaçoes em formato digital cortam as frequencias mais altas e as mais baixas que o analogico consegue reproduzir, retirando alguma naturalidade ao som.
As gravações em formato digital nao cortam frequências. Seja a 16 ou a 24 bits (embora claro, a 24 bits a gama dinâmica seja maior). O que acontece é que nos equipamentos analogicos ocorre distorção harmonica, que soa bem ao ouvido humano. Daí existir aquele som "quente" caracteristico do vinil e dos amps a valvulas.
Mas agora on topic, software para som, ja falaram aqui da maioria das opções que há...o eJay por exemplo, é um brinquedo mas para quem nao tem noções nenhumas de musica ou som, o software é bom para a pessoa aprender o que são tempos, bars, BPMs e alguma estrutura musical.
No mac ha o Logic e o Nuendo (basicamente a mesma coisa com algumas mudanças), para pc tem o Cubase, Reason e o Ableton. ProTools é mais para masterização.
Agora, falando do FL Studio...ja vi que por aqui há muito "FL bashing", e que continuam com os mesmos preconceitos contra este software...hoje em dia, o FL Studio é tão bom como qualquer outro software para som (e estou a falar do FL Studio 7/8). Se me disserem que o FRUITY LOOPS tinha uma qualidade de som mais duvidosa, até acredito. Agora a partir da versão 7 (que ja se chama FL Studio), a qualidade de som final não deve nada a nenhum outro software, depende tudo da qualidade dos samples que arranjarem, dos VSTs que usam e do tempo que quiserem no final perder a exportar o audio. O som feito em FL "nao sai todo igual", mais uma vez depende dos VSTs e dos samples que usarem. Se usam so o que vem incluido no software, é normal que saia tudo parecido.
Basicamente é isto, hoje em dia quem quer produzir som, tem muito mesmo por onde escolher e a escolha dos software prende-se apenas com preferencia pessoal. Nao disse que o FL era melhor que o Cubase nem vice-versa, uns tem características que outros nao possuem, mas no fim, prende-se tudo com preferencia pessoal...