Claro. Porque é que dos melhores engenheiros do mercado de consolas não pensaram nisso?
Pode ser algo que consideraram, mas que acharam que não valia a pena investir, deixando para quem quiser aplicar um filtro third party.
É preciso lembrar que estas empresas fazem as contas a todos os centimos que metem no hardware. Especialmente numa máquina vendida a baixo do custo de produção.
Imagina que fabricar e montar um filtro custa 0.50 centimos. Sabendo que a PS5 já vendeu 5 milhões, são logo 2.5 milhões de euros gastos.
É por causa de coisas destas que vês muitas empresas a fabricar PCs, monitores e afins, a cortar nas portas USB 3.1 e ficar apenas com 2.0
A diferença são apenas uns 20-30 centimos, mas em milhões de unidades, dá muito dinheiro.
Foi por causa de coisas como estas que a revisão da PS3, cortou nas portas USB, bem como noutras coisas menos importantes.
Anyway.....
Daquilo que se fala sobre o die shot da PS5, julga-se que a diferença nas unidades FP do CPU, está relacionado com as extensões AVX.
O Zen2 originalmente suporta AVX 256. Mas a PS5 parece que suporta apenas 128.
Isto significa que o CPU da PS5 ainda consegue calcular AVX 256, mas demora 2 ciclos de 128.