Multiplataforma Discussão sobre Consolas da Nova Geração [Hardware, Comparações Técnicas] - REGRAS 1º POST

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Os numeros da Nintendo são da Wii U. Consideram a Switch como uma portatil e como tal não meteram nas contas. Não concordo, mas é o que é.

É só mesmo para mostrar que a Microsoft tem recuperado terreno, o que significa que estão no caminho certo.
Em 2012, 90% das consolas vendidas foram da Sony. Chiça...
 
"Sources: ...,Vgchartz."


Logo aqui perde credibilidade.
Isso e em 2012 a MS ainda vendia bem mais que 10% do mercado. Entre 2010 e 2013 o Kinect 1.0 ainda vendeu 25 milhões de unidades,o que deve ter contado com consolas mais que suficientes para mais que 10%.

Dito isso,ironicamente o sucesso do 1.0 queimou o 2.0.
 
Continua/se a descobrir mais coisas interessantes sobre a PS5.
Uma das coisas que há uns tempos, o pessoal se questionava nesta thread, era sobre quantas lanes PCIe é que a PS5 iria ter para o SSD.
Na Xbox temos 2 Lanes por SSD, 2X Gen4 para o SSD interno e mais 2X Gen4 para o SSD secundário.
Como o SSD da Xbox apenas tem uma velocidade máxima de 2.4GB/s, fica dentro do limite dos 4GB que as 2X lanes disponibilizam.
Isto significa que ambos os SSD podem ser acedidos ao mesmo tempo, á velocidade máxima. Ou seja, os SSDs podem trabalhar em paralelo.

Mas no caso da PS5, o SSD tem uma velocidade de 5.5GB/s. Ou seja, é preciso 4X lanes Gen 4.
A questão era se a Sony iria colocar mais lanes PCIe para o SSD secundário.
Agora, temos a confirmação de que a Sony não adicionou mais lanes PCIe.
Isto significa que o SSD secundário tem de ser ligado ao SSD interno e passar todos os dados pelo controlador do SSD interno.
Ou seja, é uma ligação em série e o controlador do SSD interno tem de funcionar como uma ponte, entre o controlador do SSD secundário e o SoC.
Isto aumenta a latência de acesso ao segundo SSD e provavelmente significa que apenas pode estar um dos SSDs a trabalhar ao mesmo tempo.
Isto também complica o firmware que controla os 2 SSDs, o que explica o atraso na funcionalidade do segundo SSD na PS5.
Também deve complicar um bocado a compatibilidade de SSDs com a PS5. Talvez seja preciso SSDs com um controlador e/ou firmware específicos para a PS5.

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Continua/se a descobrir mais coisas interessantes sobre a PS5.
Uma das coisas que há uns tempos, o pessoal se questionava nesta thread, era sobre quantas lanes PCIe é que a PS5 iria ter para o SSD.
Na Xbox temos 2 Lanes por SSD, 2X Gen4 para o SSD interno e mais 2X Gen4 para o SSD secundário.
Como o SSD da Xbox apenas tem uma velocidade máxima de 2.4GB/s, fica dentro do limite dos 4GB que as 2X lanes disponibilizam.
Isto significa que ambos os SSD podem ser acedidos ao mesmo tempo, á velocidade máxima. Ou seja, os SSDs podem trabalhar em paralelo.

Mas no caso da PS5, o SSD tem uma velocidade de 5.5GB/s. Ou seja, é preciso 4X lanes Gen 4.
A questão era se a Sony iria colocar mais lanes PCIe para o SSD secundário.
Agora, temos a confirmação de que a Sony não adicionou mais lanes PCIe.
Isto significa que o SSD secundário tem de ser ligado ao SSD interno e passar todos os dados pelo controlador do SSD interno.
Ou seja, é uma ligação em série e o controlador do SSD interno tem de funcionar como uma ponte, entre o controlador do SSD secundário e o SoC.
Isto aumenta a latência de acesso ao segundo SSD e provavelmente significa que apenas pode estar um dos SSDs a trabalhar ao mesmo tempo.
Isto também complica o firmware que controla os 2 SSDs, o que explica o atraso na funcionalidade do segundo SSD na PS5.
Também deve complicar um bocado a compatibilidade de SSDs com a PS5. Talvez seja preciso SSDs com um controlador e/ou firmware específicos para a PS5.

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Excelente post!
Quando mais se vai sabendo, mais parece que a Sony andou a cortar uns quantos corners no design e construção da consola.
Gostava de saber realmente a fundo como funciona a tão falada questão da velocidade do CPU e do GPU e a polémica questão dos 10 tflops de pico vs os 12 constantes da Xbox.
 
Se por um lado na PS4, a Sony logo revelou que o sistema operativo era baseado no FreeBSD 9 (usava o mesmo kernel e tudo), na PS5 foi preciso usar técnicas indirectas para descobrir a versão do kernel.
Uma fonte aponta para um fork do FreeBSD 11, suportando três tipos de executáveis: os binários encriptados da PS4 e PS5, bem como os ELF BSD standard. É presentemente a hipótese mais suportada pelas evidências.
Outros apontam para o FreeBSD 12, se bem que não seja tão firme.

Existem outras fontes que suportem estas evidências.
 
Excelente post!
Quando mais se vai sabendo, mais parece que a Sony andou a cortar uns quantos corners no design e construção da consola.
Gostava de saber realmente a fundo como funciona a tão falada questão da velocidade do CPU e do GPU e a polémica questão dos 10 tflops de pico vs os 12 constantes da Xbox.

Um developers que não goste de NDAs e goste de levar com processos em cima,para além de não querer nunca mais vender na PSN.
Ou isso ou esperar que alguém cracke a PS5 e ande a chafurdar no developer mode.
Muito honestamente não vejo maneira mais nenhuma de ver essa pergunta respondida. Mas alguém com mais conhecimentos que me corrija.
 
... provavelmente significa que apenas pode estar um dos SSDs a trabalhar ao mesmo tempo.

Há alguma razão para a PS5 ter dois SSDs a funcionarem em paralelo, operando na sua velocidade máxima, durante o gameplay? Parece-me perfeitamente razoável não terem aumentado o número de lanes para além dos 4X.
 
Última edição:
Há alguma razão para a PS5 ter dois SSDs a funcionarem em paralelo, operando na sua velocidade máxima, durante o gameplay? Parece-me perfeitamente razoável não terem aumentado o número de lanes para além dos 4X.

Os loadings serão mais lentos do SSD secundário, por causa da latência adicional.
Mas apenas a jogar, não deve afectar em nada, no poder apenas aceder a um dos SSDs.

No entanto, se estiveres a fazer outras operações em background, pode afectar.
Se estiveres a jogar e a fazer um download de um jogo, ou update, ou outra coisa, sempre que iniciar um loading de jogo no outro SSD, o sistema tem de parar a outra tarefa.
Em jogos que estão constantemente a fazer streamming de dados para um dos SSDs, significa que tem de parar as tarefas no outro SSD completamente.
Copiar dados de um SSD para o outro também deve ser mais lento, do que seria de esperar.

Será que se justificava adicionar mais lanes apenas por causa disto. Provavelmente não, numa máquina com orçamento fixo e onde todos os centimos contam.
Mas se calhar justificava-se ter um SSD principal de apenas 4Gb/s e garantir que o segundo SSD também tivesse os 4GB/s em paralelo.
Ter menos 1.5Gb/s de leitura máxima em pouco afectava a PS5, especialmente quando se considera que a quantidade de IOPs são muito mais importantes.
 
Os loadings serão mais lentos do SSD secundário, por causa da latência adicional.
Mas apenas a jogar, não deve afectar em nada, no poder apenas aceder a um dos SSDs.

No entanto, se estiveres a fazer outras operações em background, pode afectar.
Se estiveres a jogar e a fazer um download de um jogo, ou update, ou outra coisa, sempre que iniciar um loading de jogo no outro SSD, o sistema tem de parar a outra tarefa.
Em jogos que estão constantemente a fazer streamming de dados para um dos SSDs, significa que tem de parar as tarefas no outro SSD completamente.
Copiar dados de um SSD para o outro também deve ser mais lento, do que seria de esperar.

Será que se justificava adicionar mais lanes apenas por causa disto. Provavelmente não, numa máquina com orçamento fixo e onde todos os centimos contam.
Mas se calhar justificava-se ter um SSD principal de apenas 4Gb/s e garantir que o segundo SSD também tivesse os 4GB/s em paralelo.
Ter menos 1.5Gb/s de leitura máxima em pouco afectava a PS5, especialmente quando se considera que a quantidade de IOPs são muito mais importantes.

Era porreiro se na Series X|S, se o jogo detetasse que o sistema tem 2 discos SSD, instalava metade dos assets num, e a outra metade no outro. Como podem trabalhar ambos os SSD's ao mesmo tempo à velocidade máxima, alguns loadings poderiam ficar mais rapidos.
 
Era porreiro se na Series X|S, se o jogo detetasse que o sistema tem 2 discos SSD, instalava metade dos assets num, e a outra metade no outro. Como podem trabalhar ambos os SSD's ao mesmo tempo à velocidade máxima, alguns loadings poderiam ficar mais rapidos.

Basicamente seria como um raid 0.
Isso seria aumentava a velocidade máxima, mas depois aumentava a latência.
A desvantagem é que bastava um dos SSDs avariar e perdia-os todos os dados nos 2 SSDs.
E depois tínhamos problemas de compatibilidade. Teriam de ser SSDs semelhantes.
 
Era porreiro se na Series X|S, se o jogo detetasse que o sistema tem 2 discos SSD, instalava metade dos assets num, e a outra metade no outro. Como podem trabalhar ambos os SSD's ao mesmo tempo à velocidade máxima, alguns loadings poderiam ficar mais rapidos.
Deixa lá que como está tá porreiro, posso ter um HDD para storage ou correr jogos anteriores às Series e ainda usufruir de quick resume, fps Boost, etc
 
Isso não basta ter o disco ligado por USB? Até pode ser mesmo um HDD. Não impede que tenhas na mesma um 2º SSD.
Certo, estava mesmo a falar de HDD e não tinha percebido a tua ideia do expansion storage... Ainda assim prefiro a solução actual, a diferença de loadings do que se tem visto entre as Series e a PS5 é mínima, logo prefiro esta opção que outra que aumente a latência/tempo de loading
 
https://videocardz.com/newz/amd-fidelityfx-super-resolution-to-launch-as-cross-platform-technology


"While AMD had not confirmed when FXSS (not an official abbreviation) will be available, Linus Sebastian (Linus Tech Tips) appears to have more information on the matter. According to his information, AMD will launch the technology when it is ready for all platforms with RDNA architecture. AMD wants this technology to be cross-platform in every sense of the word, the YouTuber claims. What this means is that it would launch simultaneously for Radeon RX graphics cards, Xbox Series, and Playstation 5 gaming console. We do not know if this information was provided exclusively to LTT or was part of the pre-event NDA briefing."
 
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