Multiplataforma Discussão sobre Consolas da Nova Geração [Hardware, Comparações Técnicas] - REGRAS 1º POST

Existe alguma possibilidade das revisões mid gen venham com NVIDIA?

Praticamente impossível.
As questões de compatibilidade iam causar demasiados problemas.
Depois existe a questão de a nVidia ser um parceiro difícil para trabalhar e caro.
Tanto a Sony como a MS já experimentaram usar GPUs da nVidia. Mas apenas uma vez...
Segundo se falou na era da primeira Xbox, a MS teve muitas chatices com a nVidia por causa do custo dos chips, especialmente após a redução do processo de fabrico.
 
Esta comparação constante do FXSS com o DLSS vai ser pouco lisonjeante para a AMD nesta geração do RDNA2, na minha opinião.

Basta lembrar do 1.0 .

Existe alguma possibilidade das revisões mid gen venham com NVIDIA?

Nunca na vida. E mesmo numa nova geração,muitas dúvidas. A AMD consegue providenciar um SoC(System on a Chip) sozinha,a NVIDIA obrigaria a arranjar alguém para o CPU. Isso e NVIDIA sabe que está numa posição de poder,por isso carregar nos preços. Relação AMD com a MS/Sony não é tão desnivelada,derivado da AMD precisar de mais tempo para poder criar uma competição mais balanceada com a Intel e NVIDIA(pelo menos tecnologicamente já está à frente da Intel).
 
A minha questão é se acham que é possível a AMD conseguir uma solução tipo o DLSS no actual hardware nomeadamente Xbox Series e PS5. Isso na Nvidia não é feito com hardware dedicado?
 
Existe alguma possibilidade das revisões mid gen venham com NVIDIA?

Não, vai ser AMD nos próximos tempos. E honestamente, ninguém está mal servido com isso. Mas é um facto que ninguém bate a performance de RT da Nvidia.

DLSS é uma tecnologia pesada e complexa - com hardware dedicado para o efeito - algo que a AMD não tem, e não vejo como um filtro cross-platform irá ser um game-changer. Acho que estes youtubers com gorros não estão a fazer um grande serviço a AMD dando a impressão que o FXSS será uma alternativa ao DLSS. É melhor esperar para ver, e ter as expectativas baixas neste aspeto.

Agora, ficaria surpreendido se a AMD não estivesse a investir agressivamente no RT na sua arquitetura RDNA3, que poderá vir a tempo para o mid-refresh.
 
Última edição:
Nunca na vida. E mesmo numa nova geração,muitas dúvidas. A AMD consegue providenciar um SoC(System on a Chip) sozinha,a NVIDIA obrigaria a arranjar alguém para o CPU. Isso e NVIDIA sabe que está numa posição de poder,por isso carregar nos preços. Relação AMD com a MS/Sony não é tão desnivelada,derivado da AMD precisar de mais tempo para poder criar uma competição mais balanceada com a Intel e NVIDIA(pelo menos tecnologicamente já está à frente da Intel).

O futuro ninguém sabe, em 8 ou 9 anos isto pode dar muitas voltas.

A Nvidia com o ARM pode muito bem criar algo in-house também. Aliás, aposto que uma das razões da Nvidia ter comprado a ARM, foi precisamente para no futuro passar a depender cada vez menos de terceiros (um pouco o que a Apple também já está a fazer).

Claro que a Nvidia com o ARM não está a pensar nas consolas, é no mercado profissional, mas pode ser implementado onde for necessário. No entanto, tudo isto não passa de conversa de café, quando nem sequer sabemos se a Nvidia teria real interesse em entrar neste mercado, que já se sabe ser de margem muito reduzida, coisa que a Nvidia não gosta.
 
Última edição:
A nVidia não precisava de comprar a ARM para poder criar um SoC seu.
Ela já tinha uma licença ARM e já tinha criado alguns SoCs com esta licença.
 
Nunca na vida. E mesmo numa nova geração,muitas dúvidas. A AMD consegue providenciar um SoC(System on a Chip) sozinha,a NVIDIA obrigaria a arranjar alguém para o CPU. Isso e NVIDIA sabe que está numa posição de poder,por isso carregar nos preços. Relação AMD com a MS/Sony não é tão desnivelada,derivado da AMD precisar de mais tempo para poder criar uma competição mais balanceada com a Intel e NVIDIA(pelo menos tecnologicamente já está à frente da Intel).

Esta geração é impossivel.

Na próxima geração daqui a 7 anos? Não sei... A Nvidia comprou a Arm, logo nada a impede de começar a desenvolver Cpu's Arm. A Apple já está a largar o x86 em favor do Arm, com o M1.

A nVidia não precisava de comprar a ARM para poder criar um SoC seu.
Ela já tinha uma licença ARM e já tinha criado alguns SoCs com esta licença.

Mas agora controla todo o processo do Arm, e a motivação também deve ser diferente.
 
Mas agora controla todo o processo do Arm, e a motivação também deve ser diferente.

A licença que a nVidia tinha da ARM era para desenhar o chip completo como queria, desde que fosse compatível com a ISA.
Ou seja, já faziam o CPU ARM como queriam.
Aliás, na altura creio que a nVidia até se andava a gabar de ir fazer um CPU com o pipeline de execução mais largo do mercado.
 
35GB for a ninth-gen game: Microsoft Store reveals Resident Evil Village's surprisingly small file size

An updated Microsoft Store listing indicates that Resident Evil Village is set to have surprisingly moderate storage requirements. Resident Evil Village alone takes up just 35 GB of space. Meanwhile, the PS5 version of the game seems to clock in at an even smaller 27 GB.


Mais um jogo a ocupar menos espaço na PS5 do que na Series X. Isto se calhar vai ser a norma durante o resto da geração.
Apesar de não vermos loadings muito mais rápidos na PS5, pelo menos o controlador dedicado está a resultar em tamanhos de jogos menores.
 
35GB for a ninth-gen game: Microsoft Store reveals Resident Evil Village's surprisingly small file size



Mais um jogo a ocupar menos espaço na PS5 do que na Series X. Isto se calhar vai ser a norma durante o resto da geração.
Apesar de não vermos loadings muito mais rápidos na PS5, pelo menos o controlador dedicado está a resultar em tamanhos de jogos menores.
É uma diferença muito considerável. Curioso que todos achavam que o SSD especial ia fazer uma diferença monstruosa na velocidade vs o SSD da Xbox e afinal o controlador dedicado é algo bem mais interessante
 
Não sei é o tópico certo, mas ...
Pessoal que tem uma consola de nova geração (exceto a Series S) e uma televisão 720p/1080p, dá para jogar de forma decente?
Eu estive a pensar comprar um televisão 4K a uns 400 euros, no entanto vou muito provavelmente emigrar daqui uns 16 meses e vai ser uma chatice tentar vender no OLX. Vale a pena investir na televisão ou a que tenho já serve para jogar bem?
 
É uma diferença muito considerável. Curioso que todos achavam que o SSD especial ia fazer uma diferença monstruosa na velocidade vs o SSD da Xbox e afinal o controlador dedicado é algo bem mais interessante

Na realidade, a compressão extra do controlador da PS5, acaba por nivelar a baixa capacidade do SSD da PS5, com a maior capacidade do SSD da Series X, mas com menor compressão.
 
Se o espaço menor em disco começar a ser norma, compensa a menor capacidade de armazenamento em comparação com a SX.
Já na parte dos loadings, acho que as duas já estão tão bem servidas que mais 5 segundos ou menos 5 segundos para cada lado é, efetivamente, irrelevante.
 
Se o espaço menor em disco começar a ser norma, compensa a menor capacidade de armazenamento em comparação com a SX.
Já na parte dos loadings, acho que as duas já estão tão bem servidas que mais 5 segundos ou menos 5 segundos para cada lado é, efetivamente, irrelevante.

Fica a dar o mesmo, mais ou menos.
No final, deve dar para meter os mesmos jogos, nas duas consolas.
 
Não sei é o tópico certo, mas ...
Pessoal que tem uma consola de nova geração (exceto a Series S) e uma televisão 720p/1080p, dá para jogar de forma decente?
Eu estive a pensar comprar um televisão 4K a uns 400 euros, no entanto vou muito provavelmente emigrar daqui uns 16 meses e vai ser uma chatice tentar vender no OLX. Vale a pena investir na televisão ou a que tenho já serve para jogar bem?
Uma televisão 4k de 400 € não vai fazer grande diferença, o HDR será muito fraco. Com essa TV é com essa TV e com a perspectiva de emigrar a Series S até seria boa escolha. Pelo output que tem é por caber melhor numa mala.

Se o espaço menor em disco começar a ser norma, compensa a menor capacidade de armazenamento em comparação com a SX.
Já na parte dos loadings, acho que as duas já estão tão bem servidas que mais 5 segundos ou menos 5 segundos para cada lado é, efetivamente, irrelevante.
Sim, a longo termo os 825 da PS5 vão ter maud capacidade que o 1TB da Series X.
Os loadings ao nível que estão a diferença não faz diferença. O Quick resume por outro lado já faz muita diferença.
Em termos de a PS5 aproveitar a velocidade extra do SSD para algum tipo de mecânica não possível na Series X acho que ainda não se viu nada. Mesmo o Ratchet acho que seria possível.
 
Última edição:
Não nos podemos esquecer que a PS5 tem um controlador dedicado, que necessita de refrigeração, com memória adicional e o dobro de PCIe lanes da concorrencia.
É uma situação onde o HW tem um melhor desempenho, mal seria o contrário, mas certamente tem um custo maior, e se o controlador ou um dos chips do SSD falham, não existe reparação possível. Acredito que toda esta costumização de HW acaba por pesar no facto de não existir retro com PS2/PS3, e tambem o GPU com mesmo numero de CU da PS4 pro.
 
Não nos podemos esquecer que a PS5 tem um controlador dedicado, que necessita de refrigeração, com memória adicional e o dobro de PCIe lanes da concorrencia.
É uma situação onde o HW tem um melhor desempenho, mal seria o contrário, mas certamente tem um custo maior, e se o controlador ou um dos chips do SSD falham, não existe reparação possível. Acredito que toda esta costumização de HW acaba por pesar no facto de não existir retro com PS2/PS3, e tambem o GPU com mesmo numero de CU da PS4 pro.

A PS5 tem apenas 4 lanes PCIe Gen4.
A diferença é que a Series S/X, usa 2X para o SSD interno e 2X para o secundário.
A PS5 tem 4X para o SSD interno e o SSD secundário vai ter de ligar primeiro ao controlador do SSD interno.
 
A PS5 tem apenas 4 lanes PCIe Gen4.
A diferença é que a Series S/X, usa 2X para o SSD interno e 2X para o secundário.
A PS5 tem 4X para o SSD interno e o SSD secundário vai ter de ligar primeiro ao controlador do SSD interno.
Sim, mas com o dobro de lanes é possível duplicar a velocidade de transferência de dados a um determinado instante.
E esta costumização toda de HW, alem de custar espaço no PCB, é também uma solução mais cara que a concorrência.
 
Sim, mas com o dobro de lanes é possível duplicar a velocidade de transferência de dados a um determinado instante.
E esta costumização toda de HW, alem de custar espaço no PCB, é também uma solução mais cara que a concorrência.

Nem por isso.
Cada lane em Gen4, tem 2Gb/s.
isso significa que tem 4GB/s com 2 lanes, ou 8Gb/s, com 4 lanes.
Mas o SSD da PS5 tem uma velocidade de leitura máxima de 5.5GB.s
Ou seja, ficam 2.5 GB/s teóricos, por usar.
A Sony devia ter deixado o SSD com cerca de 4GB/s de velocidade máxima.
E deixar 2X lanes para cada um dos SSDs.

A velocidade de leitura perdida, em pouco influência o desempenho.
Mas garantia menos problemas de compatibilidade, um firmware mais simples, mais SSDs compatíveis, menos latência para o segundo SSD, por ter de enviar os dados primeiro para controlador do SSD principal.
Olha para o SSD da Serise S/X, com apenas 2.4GB/s, praticamente a igualar o SSD da PS5.
Muito mais importante para o desempenho é a quantidade de IOPs.
 
Back
Topo