Discussão sobre o futuro Leopard

O OS X actual já suporta 64 bits em Darwin. Aliás, já o suportava antes de passarem para os processadores Intel. Mas uma coisa é correr programas sobre o Darwin em 64 bits outra é ter um SO full 64 bits por questões de desempenho. É preciso não esquecer que é muito mais fácil para a Apple avançar para o full-64 bits, por ter uma plataforma de certo modo fechada, do que é para a Microsoft ou mesmo para o Linux. Em informática, primeiro populariza-se a tecnologia e só depois surge o software que a aproveita. No entanto haverá sempre os power-users que aproveitam desde logo qualquer evolução tecnológica.
 
Estou espantado. Estamos a ter uma discussão construtiva que ainda não descambou para flames e/ou offtopic.

Keep up the good job...er, posting! :-D
 
Acho que há uma coisa que realmente pode ajudar a Apple a lançar-se mais profundamente nos 64bits, isto porque terá menos problemas com drivers visto que o seu hardware é todo estandardizado, ou seja é "sempre" o mesmo, logo será uma melhor forma de lançar o 64 bits de forma mais "definitiva".

Sem duvida que depois a MS não vai "gostar" disto e também querá responder, e isto é o que nos interessa, pois a competitividade entre empresas beneficia os consumidores, pelo que veremos a um crescer na "utilização" (apesar de já termos 64bits no CPU este não é usado, por isso a utilização de aspas).
 
Última edição:
O Core Animation, uso de GPUs e todo mais também é muito interessante. Quanto mais eye candy o sistema tiver melhor, muito dele vai ajudar a trabalhar melhor. Mesmo que não ajude não interessa. Trabalhar igual num ambiente mais agradável é sempre melhor. Toda a gente tenta comprar secretárias agradáveis, telemóveis agradáveis, canetas agradáveis, etc... no entanto parece haver uma certa embirração contra o uso dum PC ser cada vez mais agradável. Não se entende.

Só para deixar uma palavrinha. Acho que te precipitas em dizer que quanto mais eyecandy melhor.

A Apple por acaso tem tido sucesso na aplicação de efeitos no Desktop, tem sido uma empresa pioneira no feito. No entanto, tens que perceber que é uma área onde as coisas são bastante restritivas, em que não se pode abusar do eyecandy, tanto por poluição visual, como por perda de produtividade (por distracções do utilizador, por exemplo; outro é o tempo (real e de CPU/GPU) perdido nas animações), entre outros factores.
É uma área onde há bastante a fazer mas com muito cuidado e estudo. Desenhar uma interface que faça exactamente o que o utilizador quer e aínda seja bonita e apelativa é um desafio muito grande, mesmo!

Cumprimentos.
 
O video deve ser o mesmo que viste à meses. Não saiu nada de novo. Serve esta thread para fazer um apanhado do que já se sabe para preparar a discussão em torno do lançamento do Leopard.

???

http://channel9.msdn.com/Showpost.aspx?postid=156065

Vê o video a partir do minuto 4 e reparas logo que estamos a falar de videos diferentes (Windows != OSX Leopard)

E não, isto não é uma tecnologia restrita à microsoft, há samples do source-code pela net, quem quizer pega e usa já, kem nao quizer... espera pelo Leopard..

EDIT, aproveita e vê tb o video aos 12min e 40segs.
 
Última edição:
Última edição:
Só depois de ver o post do ajax e ler alguma coisa sobre o ZFS é que me "caiu a ficha" quanto à vantagem do ZFS para o time machine.

Bom rumor :D.
 
O rumor é só mesmo a possibilidade do OS X arrancar apartir de uma partição ZFS, já que partições ZFS ele aguenta (pelo menos nas betas que têm saído).
 
Pois, para a Sun ter falado não considero bem isto um rumor mas um facto, não iam dizer isto sem saberem, além disso se as pessoas souberem que o ZFS veio da Sun é uma excelente publicidade para ambas as marcas.

E acho esta história do filesystem algo bem importante e que pode representar um grande trunfo para o Leopard, basta ver que a Microsoft andou às voltas com o WinFS, depois acabou por não vir no Vista, acho que o queriam introduzir num futuro Service Pack, se a Apple colocar agora o ZFS a parada está bem alta, é um possível argumento para publicitar a superioridade do produto, e não sei até que ponto a MS poderá "amanhã" publicitar o WinFS como uma grande novidade, a não ser que supere isto... mas a parada está bem alta!

Cumps.
 
Mas isso já não era um dado adquirido, devido à feature dos Backups (Time Machine) ?

Sim, de facto tens razão mas estou a criar hype à lá Steve em torno do Leopard. :002:

Não é rumor... passou a ser um facto. O CEO da Sun pode ter rabo de cavalo mas é sério e não inventa. :D

Para além disto também queremos um novo Kernel, virtualização nativa e "resolution independence". :D

EDIT: umas das vantagens à partida do ZFS é poder ter Linux e o Mac OS X na mesma partição e a partilhar o mesmo filesystem. Mas cheira-me que a Apple vai dificultar isto ao máximo por isso talvez a virtualização não seja para já. :D
 
Última edição:
Dava para explicar assim ao de leve vantagens do ZFS?

Nao percebi nada do que estava naqueles links.

É assim algo que um simples mortal como eu entenda a vantagem ou vai mt alem das capacidades de um simples utilizador?
 
Depende de como a Apple tiver implementado o zfs, mas possivelmente temos:
- um aumento das capacidades de armazenamento, ou seja, suporta discos, ficheiros, etc. com ainda maior tamanho (talvez irrealista até para os tempos de hoje)
- o conceito de "partição" é fundamentalmente alterado, li em tempos que criar uma partição demoraria tanto como criar uma pasta
- snapshots, possibilidade de guardar um registo histórico das alterações a um ficheiro, será certamente útil para o Time Machine
- Possibilidade de ao adicionar novos discos ele expandir o tamanho do disco actual em vez de criar novos discos

Basicamente foram coisas destas que fui lendo ao longo do tempo e me recordo, possivelmente estarão ali asneiras mas se bem me recordo era um conceito de sistema de ficheiros bastante diferente do que conhecemos hoje...
Alguém que saiba mais que corrija ou acrescente o que escrevi em cima...

Cumps.
 
No video da Sun, lá para fim, podem ver uma rack do futuro supercomputador para a TACC. Resta saber se estava cheia de K10/barcelonas ou não. :D
 
O ZFS seria óptimo. Um formato para acabar com esta confusão de formatos que anda por ai. Ter o mesmo formato em Linux e em OS X é optimo.
 
Back
Topo