Multi Discussão sobre PC e Consolas Nova Geração [Comparações -> Ofertas, Hardware, Performance etc.]

Como as pessoas são diferentes... eu sou totalmente o oposto.

Ando a explorar uns jogos da geração passada no PC e comecei com o Alan Wake. Correu tudo bem. Depois, fui para o L.A. Noire. Ora, neste, sempre que vou jogar, a câmera não para de girar. Parece que é um problema bastante comum para quem joga de comando, há muito pessoal que, ainda hoje, se queixa no Steam.

Eu sigo as indicações que os users dão para resolver o problema, mas não serve de nada. É isto que odeio no PC. Posso estar a fazer tudo o que é preciso, mas o problema persiste.

Já agora, se alguém estiver familiarizado com este problema do L.A. Noire e quiser ajudar a resolver... é que não gosto mesmo nada de jogar estes jogos com rato e teclado. :wink:

O LA Noire é um péssimo port para PC.
Eu tentei jogar, há uns anos trás, mas desisti após 10 minutos por causa de estar bloqueado a 30 fps.
Para mim é injogavél.
 
Problema resolvido - FPS liberados para além de 60FPS.

Aqui a questão não era o jogo em si, mas se havia algo de errado no PC. Tudo indicava que seria a memória, foi bom saber pelo @Torak que estava tudo bem nesse sentido. De resto, os benchmarks feitos ao GPU e ao CPU não indicavam problemas.

No fim, o problema deve ter sido o GeForce Experience que utiliizei para afinar o jogo, e que deve ter modificado o perfil de configuração do jogo para algo que não entendi. Suspeitei que foi isso, apaguei tudinho com o DDU, voltei a instalar o driver sem o GeForce Experience, e agora está tudo a funcionar perfeitamente. Já estava nisto há 1 semana, e estava a ficar frustrado. A solução foi a mais óbvia.
Agradeço mais uma vez a ajuda. :beerchug:

Depois, fui para o L.A. Noire. Ora, neste, sempre que vou jogar, a câmera não para de girar. Parece que é um problema bastante comum para quem joga de comando, há muito pessoal que, ainda hoje, se queixa no Steam.

Que comando é que estás a utilizar?
 
Última edição:
O LA Noire é um péssimo port para PC.
Eu tentei jogar, há uns anos trás, mas desisti após 10 minutos por causa de estar bloqueado a 30 fps.
Para mim é injogavél.

Sim, ainda tem essa.

Para malta como eu, das consolas (basicamente só recorro ao PC para FM, CS e pouco mais), 30 fps, mesmo não sendo o ideal, 'come-se'.

Eu já me contentava com conseguir jogar de comando sem a câmera estar a rodar constantemente.
 
Problema resolvido - FPS liberados para além de 60FPS.

Aqui a questão não era o jogo em si, mas se havia algo de errado no PC. Tudo indicava que seria a memória, foi bom saber pelo @Torak que estava tudo bem nesse sentido. De resto, os benchmarks feitos ao GPU e ao CPU não indicavam problemas.

No fim, o problema deve ter sido o GeForce Experience que utiliizei para afinar o jogo, e que deve ter modificado o perfil de configuração do jogo para algo que não entendi. Suspeitei que foi isso, apaguei tudinho com o DDU, voltei a instalar o driver sem o GeForce Experience, e agora está tudo a funcionar perfeitamente. Já estava nisto há 1 semana, e estava a ficar frustrado. A solução foi a mais óbvia.
Agradeço mais uma vez a ajuda. :beerchug:



Que comando é que estás a utilizar?

Ainda bem que deu para resolver.
Não imaginava que pudesse ser o geforce experience.
Eu nunca o instalo, por isso nem sei se dá problemas desses.
 
Mesmo tendo em conta a a diferença de RDNA1 para RDNA 2 nunca os 4Tflops em RDNA2 são equivalene aos 9.7 da 5700XT; nem melhor que pc de 1000€ do ultimo ano ou 2. ( não faz sentido nenhum comprar com um pc com mais de 4 anos)
deve ficar com performance ali na ordem da 5600XT , at best. ( assumingo os 4TFlops RDNA2).

Mas sim, é melhor que a One X, isso não é duvida. Só o processador é muitas vezes melhor, e a grafica tambem levará alguma vantagem.

O que mais me deixa na duvida é o "marketing" de ser 1440p 60fps.
De 1440p para 4K é um amento de resolução de 2.3x. Para correr de forma igual na Series X a 4K, esta a 1440p precisaria de 5.2tflops.
algo me diz que a series S terá tambem alguns detalhes graficos cortados em relação á series X.

1 - Terias razão se estivéssemos a falar duma Xbox One X 2, ai o argumento dos teraflops seria válido, agora tratando-se de hardware Next-Gen, lamento decepcionar os donos da placa, mas é irreal esperar que a 5700xt tenha o mesmo rendimento que a Series S em 1440p, not gonna happen, pelo menos em jogos Next Gen.

2 - Desculpa, mas não percebi essa de não ser mais potentes que pcs de 1000€...

PC genérico com performace <similar à Series S

Caixa:50€ ????
Fonte de alimentação:100€ ???
Motherboard:100€
Memória:N/A (16GB DDR4????)
CPU:300€ (R7 3700X)
Cooler: ???
GPU:300€ (5600XT|RTX2060)
Armazenamento:100€ (NVME 512@GEN4)
 
1 - Terias razão se estivéssemos a falar duma Xbox One X 2, ai o argumento dos teraflops seria válido, agora tratando-se de hardware Next-Gen, lamento decepcionar os donos da placa, mas é irreal esperar que a 5700xt tenha o mesmo rendimento que a Series S em 1440p, not gonna happen, pelo menos em jogos Next Gen.
What ??
Não vai acontecer não, a 5700 XT vai ter melhor performance.

A propria microsoft já disse que o ganho de IPC entre a geração antiga e a nova seria de 25% ; Sendo que não se sabe se estavam a falar de Polaris VS RDNA2 ou RDNA1 vs RDNA2 .
Mas mesmo que seja o caso liagrodo de ser em relaçao ao RDNA2 , siginifica que 4TFLOS RDNA2 equivaleria a uns 5 TFLOPS RDNA1 ( 6 já a dar uns pozinos de borla) .

NUNCA, mas MESMO nunca na vida tu vais ter um salto de IPC superior a 2x de RDNA1 para RNDA2.
Estás simplesmente a sonhar XD .


2 - Desculpa, mas não percebi essa de não ser mais potentes que pcs de 1000€...

PC genérico com performace <similar à Series S

Caixa:50€ ????
Fonte de alimentação:100€ ???
Motherboard:100€
Memória:N/A (16GB DDR4????)
CPU:300€ (R7 3700X)
Cooler: ???
GPU:300€ (5600XT|RTX2060)
Armazenamento:100€ (NVME 512@GEN4)




- Fonte de alimentação 100€ ?? . mais para os 50€ , se a ideia é fazer algo equivalente ás consolas.
- MB : uma board de 60-70€ já dá bem. ( de 100€ é já a pensar em upgrades futuros, que não há equivalentecia do lado das consolas)
- 16GB RAM : 70€
- 3700X ? O CPU equivalente ao das consolas vai ser o 3600, não o 3700X. O CPU 8 core das consolas tem muito menos clock, em termos de performance total os 6 cores com mais clock vão ser equivalentes.
- Cooler, já traz.
- GPU : sim, uma 5600XT deve ficar perto; sendo que a 2060 vai ser melhor ( e tem ainda DLSS para aumentar a performance). E estamos a falar de graficas já com 1 a 2 anos.
SSd : 80€ ( já esteve em 70€ em promoçoes)

Total : 800€ , sendo que estamos a considerar algum hardware "velho". Quando sair as consolas, já haverá hardware novo mais barato.
Vais custar 300€ , não de todo (deve ficar ai pelos 500€, pouco mais); mas agora virem dizer para aqui que é melhor que um PC de 1000€ é só pura fantasia, e falsa propaganda.
Acho que não há necessidade de tamanha demagocia.
 
What ??
Não vai acontecer não, a 5700 XT vai ter melhor performance.

A propria microsoft já disse que o ganho de IPC entre a geração antiga e a nova seria de 25% ; Sendo que não se sabe se estavam a falar de Polaris VS RDNA2 ou RDNA1 vs RDNA2 .
Mas mesmo que seja o caso liagrodo de ser em relaçao ao RDNA2 , siginifica que 4TFLOS RDNA2 equivaleria a uns 5 TFLOPS RDNA1 ( 6 já a dar uns pozinos de borla) .

NUNCA, mas MESMO nunca na vida tu vais ter um salto de IPC superior a 2x de RDNA1 para RNDA2.
Estás simplesmente a sonhar XD .







- Fonte de alimentação 100€ ?? . mais para os 50€ , se a ideia é fazer algo equivalente ás consolas.
- MB : uma board de 60-70€ já dá bem. ( de 100€ é já a pensar em upgrades futuros, que não há equivalentecia do lado das consolas)
- 16GB RAM : 70€
- 3700X ? O CPU equivalente ao das consolas vai ser o 3600, não o 3700X. O CPU 8 core das consolas tem muito menos clock, em termos de performance total os 6 cores com mais clock vão ser equivalentes.
- Cooler, já traz.
- GPU : sim, uma 5600XT deve ficar perto; sendo que a 2060 vai ser melhor ( e tem ainda DLSS para aumentar a performance). E estamos a falar de graficas já com 1 a 2 anos.
SSd : 80€ ( já esteve em 70€ em promoçoes)

Total : 800€ , sendo que estamos a considerar algum hardware "velho". Quando sair as consolas, já haverá hardware novo mais barato.
Vais custar 300€ , não de todo (deve ficar ai pelos 500€, pouco mais); mas agora virem dizer para aqui que é melhor que um PC de 1000€ é só pura fantasia, e falsa propaganda.
Acho que não há necessidade de tamanha demagocia.

Não é demagogia, é a minha forma de olhar para a consola.

Não concordo com a tua escolha de hardware, apenas isso, apples to apples.

A Xbox One X é uma peça de hardware eximia, naturalmente, espero o mesmo da Series S, nunca me passaria pela cabeça ratar em componentes pc, ao fazer uma configuração para efeitos de equiparação.

Quanto ao resto veremos.

Eu mantenho a minha, que um pc actual de 1000€ não entregará tanto como a Series S nos jogos Next Gen.

Veremos.
 
Não é demagogia, é a minha forma de olhar para a consola.

Não concordo com a tua escolha de hardware, apenas isso, apples to apples.

A Xbox One X é uma peça de hardware eximia, naturalmente, espero o mesmo da Series S, nunca me passaria pela cabeça ratar em componentes pc, ao fazer uma configuração para efeitos de equiparação.

Mas qual ratar componentes ..
Tu por 50€ compras uma fonte Bronze da seasonic ou Corsair de boa qualidade, que te dá garantidamente para 5 a 10 anos. Não estou a falar de fontes Nox / 1life / llite-On ...
Tu por 100€ compras uma fonte platinium com garantia de 12 anos , e que facilmente te dura 20 anos.. Onde é que isso é equivalente ás consolas ?

Tu na Xbox One X tens uma fonte rasca da Lite-On, com pico de eficiencia de 85% e que nem sequer tem qualquer certificação 80plus. :lol: ., E vens-me dizer que a "Xbox One X é uma peça de hardware eximia" :rrotflm::rrotflm::rrotflm::rrotflm: E falar de fontes de alimentação de 100€ para PC ?



Eu mantenho a minha, que um pc actual de 1000€ não entregará tanto como a Series S nos jogos Next Gen.

Tu não tens qualquer fundamento para isso a não ser a tua esperança pessoal, ainda mais quando já há factos que provam exactamente o contrario disso.

Como diz o ditado, o maior cego é o que não quer ver.
 
Não é demagogia, é a minha forma de olhar para a consola.

Não concordo com a tua escolha de hardware, apenas isso, apples to apples.

A Xbox One X é uma peça de hardware eximia, naturalmente, espero o mesmo da Series S, nunca me passaria pela cabeça ratar em componentes pc, ao fazer uma configuração para efeitos de equiparação.

Quanto ao resto veremos.

Eu mantenho a minha, que um pc actual de 1000€ não entregará tanto como a Series S nos jogos Next Gen.

Veremos.

Eu ás vezes fico impressionado como o pessoal das consolas compara hardware de topo do PC, com hardware de gama média/baixa das consolas.
Essa da fonte de alimentação é um bom exemplo.
Mas a do SSD de ter de gastar 100 num SSD nvme no PC é outra.
O SSD da XBSX/S é um SSD dos mais baratuchos do mercado. Tem um controlador super barato de baixa gama.
Nem sequer tem suporte para uso de DRAM. Apenas usa 2 lanes PCIe. E apenas tem 100 GB de cache SLC. Na S será ainda menos, talvez 50GB.

Depois temos o GPU, que é tão fraco em ray-tracing que nem existe no PC um equivalente. Nem mesmo na geração anterior das Turing.
A consola mais potente, a XBSX tem apenas 13 RT-TFLOPs. O GPU de PC mais fraco em RT, tem 17 RT-TFLOPs.
A Series S, tem apenas 4.4 RT-TFLOps. Isto é tão pouco, que vai servir para os efeitos mais básicos e mesmo assim....

E essa da Xbox One X ser eximia...
Só o CPU dessa é tão fraco, que basta um i3 de 2013, para fazer melhor.
 
O hardware das consolas nunca é o último grito. Todos os componentes são escolhidos a dedo para cumprir um determinado nível de performance ao menor preço possível, acho que isto não é novidade para ninguém.

Provavelmente é possível escolher componentes para um PC com performance teórica muito parecida e verificar se pelo preço se consegue melhor ou pior. Com o passar do tempo esta diferença, com vantagem para o PC, será cada vez mais gritante porque as consolas ficam congeladas no tempo e os componentes de PC vão saíndo e a performance/€ diminuindo.

Agora este exercício de andar a escolher componentes de PC para construir uma "Consola" também é fútil. A optimização que se consegue numa consola é excepcional, algo que nunca será possível num PC. Logo para hardware semelhante os resultados serão diferentes.

A escolha é pura e simplesmente gosto pessoal e de necessidades paralelas.
 
Essa da optimização as consolas é outra piada.
Basta ver a quantidade de jogos nas consolas a correr a 30 fps, com quebras para 20 fps.
Isto com draw distance reduzidos, montes de settings em medium/low. Uso de anisotropic filtering em valores reduzidos, quando muitas vezes nem usa AF.

Apenas quando sai um mau port para PC, como o Horizon Zero Dwan, é que alguém se lembra de mandar o bitaite das consolas serem super optimizadas....
Mas quando sai um jogo bem optimizado para PC, como o Death Stranding, com uso de opções gráficas superiores, excelente desempenho e uso de features avançadas como DLSS 2.0, ninguém fala de optimização nas consolas....
 
Eu ás vezes fico impressionado como o pessoal das consolas compara hardware de topo do PC, com hardware de gama média/baixa das consolas.
Essa da fonte de alimentação é um bom exemplo.
Mas a do SSD de ter de gastar 100 num SSD nvme no PC é outra.
O SSD da XBSX/S é um SSD dos mais baratuchos do mercado. Tem um controlador super barato de baixa gama.
Nem sequer tem suporte para uso de DRAM. Apenas usa 2 lanes PCIe. E apenas tem 100 GB de cache SLC. Na S será ainda menos, talvez 50GB.

Depois temos o GPU, que é tão fraco em ray-tracing que nem existe no PC um equivalente. Nem mesmo na geração anterior das Turing.
A consola mais potente, a XBSX tem apenas 13 RT-TFLOPs. O GPU de PC mais fraco em RT, tem 17 RT-TFLOPs.
A Series S, tem apenas 4.4 RT-TFLOps. Isto é tão pouco, que vai servir para os efeitos mais básicos e mesmo assim....

E essa da Xbox One X ser eximia...
Só o CPU dessa é tão fraco, que basta um i3 de 2013, para fazer melhor.

Deixa-me te dizer que infelizmente não consigo ver as coisas assim, nunca esteve em causa, o valor das peças de hardware, mas sim a experiência que entregam.

Quando disse que a Xbox One X é uma consola eximia, referia-me à qualidade de construção, não ao seu poder de computação.

Quando referi as peças, tive em conta as mais aproximadas, face ao que a Xbox me oferecerá, tanto em experiência como em caracteristicas como, form factor, noise level, etc.

Claro que numa comparação justa tenho de ter em conta a plataforma em questão, ex- o SSD da Xbox até pode custar 10€, mas para teres uma experiência similar num pc, precisarás de um de 100€.

Ora naturalmente em raw power qualquer pc mediano bate as consolas, isso não está em causa, o que está em causa, é um pc construido que dê uma experiência similar à Series S, apenas isso, com base na minha experiência com a Xbox One X, que é plug and play, no frills.

Infelizmente, ou não conseguem entender, ou não me estou a fazer entender.

Acredito que existam muitos utilizadores como eu que querem uma experiência similar às consolas em pc, uniforme, silenciosa e fluida nos seus equipamentos, esses utilizadores não compram boards e fontes de 50€, lamento mas é verdade.

PC para mim é silencioso e formato ITX, como deves imaginar, não vejo o mercado pc de outra forma que não no formato small and quiet.

De todo o modo quando as consolas sairem, estarei cá e se estiver errado serei o primeiro a admitir.
 
Ora naturalmente em raw power qualquer pc mediano bate as consolas, isso não está em causa, o que está em causa, é um pc construido que dê uma experiência similar à Series S, apenas isso, com base na minha experiência com a Xbox One X, que é plug and play, no frills.

Que tipo de experiência estás a falar?
 
Agora este exercício de andar a escolher componentes de PC para construir uma "Consola" também é fútil. A optimização que se consegue numa consola é excepcional, algo que nunca será possível num PC. Logo para hardware semelhante os resultados serão diferentes.

Mostra-me 1, só peço 1, jogo que corra muito melhor nas consolas do que em PC com hardware equivalente ( e que não seja um jogo cheio de bugs como o HZD, que isso não é optimização de consola, é simplesmente puré atirado à parede tal é a quantidade de bugs que aquilo tem)

Eu dou-te 2 exemplos do contrario:
- RDR2
- Deadth Stranding

Ambos os jogos correm de igual forma nas consolas e em PC's equivalentes.

Quando referi as peças, tive em conta as mais aproximadas, face ao que a Xbox me oferecerá, tanto em experiência como em caracteristicas como, form factor, noise level, etc.

Claro que numa comparação justa tenho de ter em conta a plataforma em questão, ex- o SSD da Xbox até pode custar 10€, mas para teres uma experiência similar num pc, precisarás de um de 100€.


Acredito que existam muitos utilizadores como eu que querem uma experiência similar às consolas em pc, uniforme, silenciosa e fluida nos seus equipamentos, esses utilizadores não compram boards e fontes de 50€, lamento mas é verdade.

i call BS ..
Tu não precisas de uma fonte de 100€ , ou de uma board de >100€ para ter algo " aproximadas, face ao que a Xbox me oferecerá, tanto em experiência como em caracteristicas como, form factor, noise level, etc" ; isso é completa mentira.

Uma board de 200€ não é mais silenciona, nem mais fluida, nem mais uniforme, ou o diabo a 7, que uma board base de 50~60€ ..
Isso de verdade tem ZERO .. A tal ponto que te desafio a apresentar UM argumento ou prova que seja disso .

E o SSD a mesma coisa, um SSD NVMe de 80€ já vai ter igual ou superior performance.
A API de direct storage que vais estar nas novas consolas tambem vai estar nos PC's, a consola tambem não leva vantagem por ai.

Infelizmente, ou não conseguem entender, ou não me estou a fazer entender.

Tu fazes-te entender bem, simplesmente o que estás a dizer é mentira.
Limita-te a dizer que o hardware de PC tem de ser 10x melhor que o de consola para ser equivalente quando isso não tem qualquer fundamento ou prova.
 
Deixa-me te dizer que infelizmente não consigo ver as coisas assim, nunca esteve em causa, o valor das peças de hardware, mas sim a experiência que entregam.

Quando disse que a Xbox One X é uma consola eximia, referia-me à qualidade de construção, não ao seu poder de computação.

Quando referi as peças, tive em conta as mais aproximadas, face ao que a Xbox me oferecerá, tanto em experiência como em características como, form factor, noise level, etc.

Esse tipo de qualidade de construção é algo que não falta no PC. Sejam gráficas, caixas, motherboards, ratos, teclados, etc.
Isso de que falas é apenas uma questão de desenharem algo funcional, que não abana, etc.
Por isso, não vejo nada de vantagem aí.
aliás, se vires os projectos que algumas pessoas fazem com os PCs, com watercooling, rgb, etc, fica muito, mas muito acima do que o que tens nas consolas.

Parece-me é que percebeste que as consolas são muito mais fracas do que julgavas e tentas mudar a conversa...

Claro que numa comparação justa tenho de ter em conta a plataforma em questão, ex- o SSD da Xbox até pode custar 10€, mas para teres uma experiência similar num pc, precisarás de um de 100€.

O SSD da X é um SSD de gama baixa, super barato. Mas não deixa de ser um SSD nVME e por isso continua a ser muito superior a qualquer HDD que as consolas anteriores usavam.
Mas é exactamente o mesmo tipo de SSD barato que podes comprar para PC.
Mas nunca irá custar 10 euros para a XBOX.

E as features de que se fala do SSD da XBSX, também vão para o PC. Por exemplo, vai ver a apresentação da nVidia sobre o RTX IO.
Ou a apresentação da Ms sobre o direct Storage.
Essa ideia de que o SSD na XBSx faz mais do que o mesmo SSD no PC, é puro disparate.

Ora naturalmente em raw power qualquer pc mediano bate as consolas, isso não está em causa, o que está em causa, é um pc construido que dê uma experiência similar à Series S, apenas isso, com base na minha experiência com a Xbox One X, que é plug and play, no frills.

Sim, as consolas são um pouco mais simples de ligar e começar a jogar.
Mas ignoras que as consolas têm cada vez mais features que requerem updades de firmware constantes, updates de jogos, etc.
E ignoras que o PC se tornou muito mais simples. Hoje em dia o próprio Windows instala todas as drivers e configura todos os dispositivos.
Mesmo a AMD e nVidia têm sistemas de update automáticos de drivers.
Temos coisas como o Geforce experience que analisa o hardware e configura automáticamente os settings gráficos dos jogos.
A diferença de complexidade entre uma consola e um PC é muito menor hoje em dia.

E felizmente que o PC não dá a mesma experiência que nas consolas. Porque andar a jogar a 30 fps com quebras para os 20, com gráficos reduzidos, não dá em nada....

Infelizmente, ou não conseguem entender, ou não me estou a fazer entender.

Acredito que existam muitos utilizadores como eu que querem uma experiência similar às consolas em pc, uniforme, silenciosa e fluida nos seus equipamentos, esses utilizadores não compram boards e fontes de 50€, lamento mas é verdade.

PC para mim é silencioso e formato ITX, como deves imaginar, não vejo o mercado pc de outra forma que não no formato small and quiet.

De todo o modo quando as consolas sairem, estarei cá e se estiver errado serei o primeiro a admitir.

Achas mesmo que um PC precisa de uma fonte de 100 euros?
O @brruno já te explicou que por muito menos podes comprar uma fonte de boa qualidade.

Ainda recentemente vi o video do buldzoid a meter um 3950X numa MB baratucha (Gigabyte A520M H) com o chip A520. E funcionou bem.
Sabes porque é que as pessoas compram MB mais caras? Para obterem mais features, melhor qualidade de construção, capacidade de overclock, mais lanes PCIe, etc.

E sobre o ruído, basta veres aqui no forum e noutros, sobre o pessoal a queixar-se do ruído que a PS4 faz, especialmente a Pro.
A X1X parece ser melhor, mas o que não faltam são PCs silenciosos.
 
Em relação ao PC vs consolas. nada bate o PC em termos de potência, flexibilidade para modificar os jogos e não estar limitado a uma store. E hoje mais do que nunca, e ainda com o drop que se espera das 20xx em segunda-mão, é possível criar máquinas brutais de jogo para além da Series X e Series S, bem abaixo dos 1000 euros.

Depois há outros factores que favorecem o PC como jogos que requerem K/M, e altos framerates que são necessários para quem joga em frente de um monitor.

Dito isto, o PC não é o holy grail das máquinas de jogos. Já fiz uma vez e não volto a fazer que é montar um PC para a sala para servir de consola. Resolver simultaneamente a questão do barulho e performance numa small factor é dispendioso.

Pessoalmente, para a sala vai ser sempre uma consola, e a Series S está bem apetitosa - tem o wife acceptance factor, e é mais que suficientemente para o filho jogar o FIFA e o Forza. Aqui no escritório (de casa), vou continuar a jogar no PC. O game pass ultimate parece que foi feito a medida cá para a casa. :)
 
Última edição:
Que tipo de experiência estás a falar?

Carregar no botão 100 de 100x e iniciar o Need for Speed em 4k com hdr por 300€.

Mostra-me 1, só peço 1, jogo que corra muito melhor nas consolas do que em PC com hardware equivalente ( e que não seja um jogo cheio de bugs como o HZD, que isso não é optimização de consola, é simplesmente puré atirado à parede tal é a quantidade de bugs que aquilo tem)

Eu dou-te 2 exemplos do contrario:
- RDR2
- Deadth Stranding

Ambos os jogos correm de igual forma nas consolas e em PC's equivalentes.

i call BS ..
Tu não precisas de uma fonte de 100€, ou de uma board de >100€ para ter algo " aproximadas, face ao que a Xbox me oferecerá, tanto em experiência como em caracteristicas como, form factor, noise level, etc" ; isso é completa mentira.

Uma board de 200€ não é mais silenciona, nem mais fluida, nem mais uniforme, ou o diabo a 7, que uma board base de 50~60€ ..
Isso de verdade tem ZERO .. A tal ponto que te desafio a apresentar UM argumento ou prova que seja disso .

E o SSD a mesma coisa, um SSD NVMe de 80€ já vai ter igual ou superior performance.
A API de direct storage que vais estar nas novas consolas tambem vai estar nos PC's, a consola tambem não leva vantagem por ai.


Tu fazes-te entender bem, simplesmente o que estás a dizer é mentira.
Limita-te a dizer que o hardware de PC tem de ser 10x melhor que o de consola para ser equivalente quando isso não tem qualquer fundamento ou prova.

Não sei qual é a tua noção de pc equivalente, mas o meu pc não corre a maior parte dos meus jogos em 4k a mais de 10 frames, mesmo em médio/low.
R5 2600/GTX1060

Não falei em 200€ , falei em 100€, simplesmente porque desconheço boards mini-itx, minimamente decentes, que custem menos de 100€.
Nvme, entre os 100€ que referi e os teus 80, acho que a diferença de preço é tão irrisória que mais valia a pena não referir.
Sabes bem que a API carece de implementação e o mais provável é a adocão ser lenta.


Esse tipo de qualidade de construção é algo que não falta no PC. Sejam gráficas, caixas, motherboards, ratos, teclados, etc.
Isso de que falas é apenas uma questão de desenharem algo funcional, que não abana, etc.
Por isso, não vejo nada de vantagem aí.
aliás, se vires os projectos que algumas pessoas fazem com os PCs, com watercooling, rgb, etc, fica muito, mas muito acima do que o que tens nas consolas.

Parece-me é que percebeste que as consolas são muito mais fracas do que julgavas e tentas mudar a conversa...

Nada disso @Torak, não percebi nada que já não soubesse.
Relativamente ao quote, o que dizes é verdade, mas a quanto saem esses projectos?

O SSD da X é um SSD de gama baixa, super barato. Mas não deixa de ser um SSD nVME e por isso continua a ser muito superior a qualquer HDD que as consolas anteriores usavam.
Mas é exactamente o mesmo tipo de SSD barato que podes comprar para PC.
Mas nunca irá custar 10 euros para a XBOX.

E as features de que se fala do SSD da XBSX, também vão para o PC. Por exemplo, vai ver a apresentação da nVidia sobre o RTX IO.
Ou a apresentação da Ms sobre o direct Storage.
Essa ideia de que o SSD na XBSx faz mais do que o mesmo SSD no PC, é puro disparate.

Não fará mais, acredito sim que pelo mesmo custo fará muito melhor, por isso disse que para acompanhares minimamente as consolas, tens de fazer step up, ou seja, precisas dum SSD em PC muito superior ao da consola, apenas isso, não por conta das specs do ssd mas por conta da natureza da plataforma.

O Direct Storage virá para PC, mas por enquanto do pouco que sabemos, necessitará de hardware especifico, mesmo que não necessite do RTXIO, necessitará de drives nvme gen4 e não sabemos ainda que especificações terão de ter, pelo menos não ouvi nada que confirmasse que as nvme maisntream existentes, servissem para esse intuito.

Sim, as consolas são um pouco mais simples de ligar e começar a jogar.
Mas ignoras que as consolas têm cada vez mais features que requerem updades de firmware constantes, updates de jogos, etc.
E ignoras que o PC se tornou muito mais simples. Hoje em dia o próprio Windows instala todas as drivers e configura todos os dispositivos.
Mesmo a AMD e nVidia têm sistemas de update automáticos de drivers.
Temos coisas como o Geforce experience que analisa o hardware e configura automáticamente os settings gráficos dos jogos.
A diferença de complexidade entre uma consola e um PC é muito menor hoje em dia.

E felizmente que o PC não dá a mesma experiência que nas consolas. Porque andar a jogar a 30 fps com quebras para os 20, com gráficos reduzidos, não dá em nada....

Tens toda a razão, apesar de ainda ser meio difícil levar o gaming PC para a sala, é inegável a simplificação que tem havido e a maturação do Windows nestes últimos anos.
Além disso devo referir que muitos dos problemas que tenho com a plataforma, na minha tentativa eterna de levar os meus jogos PC para a tv da sala, devem-se a falta de apoio dos devs.
A maioria dos problemas, seriam facilmente resolvidos caso houvesse vontade.
Os jogos da Microsoft, principalmente os últimos são bug free, a todos os niveis, inclusive HDR.

Achas mesmo que um PC precisa de uma fonte de 100 euros?
O @brruno já te explicou que por muito menos podes comprar uma fonte de boa qualidade.

Ainda recentemente vi o video do buldzoid a meter um 3950X numa MB baratucha (Gigabyte A520M H) com o chip A520. E funcionou bem.
Sabes porque é que as pessoas compram MB mais caras? Para obterem mais features, melhor qualidade de construção, capacidade de overclock, mais lanes PCIe, etc.

E sobre o ruído, basta veres aqui no forum e noutros, sobre o pessoal a queixar-se do ruído que a PS4 faz, especialmente a Pro.
A X1X parece ser melhor, mas o que não faltam são PCs silenciosos.

Epá por favor não em fales da PS4PRO, que começo já a dar cabeçadas na parede, esse aparelho de tortura profissional, ia me levando à loucura.:neutral:

Agora sou eu que digo, 100€ não ,vá 80€...


Em relação ao PC vs consolas. nada bate o PC em termos de potência, flexibilidade para modificar os jogos e não estar limitado a uma store. E hoje mais do que nunca, e ainda com o drop que se espera das 20xx em segunda-mão, é possível criar máquinas brutais de jogo para além da Series X e Series S, bem abaixo dos 1000 euros.

Depois há outros factores que favorecem o PC como jogos que requerem K/M, e altos framerates que são necessários para quem joga em frente de um monitor.

Dito isto, o PC não é o holy grail das máquinas de jogos. Já fiz uma vez e não volto a fazer que é montar um PC para a sala para servir de consola. Resolver simultaneamente a questão do barulho e performance numa small factor é dispendioso.

Pessoalmente, para a sala vai ser sempre uma consola, e a Series S está bem apetitosa - tem o wife acceptance factor, e é mais que suficientemente para o filho jogar o FIFA e o Forza. Aqui no escritório (de casa), vou continuar a jogar no PC. O game pass ultimate parece que foi feito a medida cá para a casa. :)

Exactamente o que pretendo dizer, não é que o PC não seja superior, logicamente é, mas tentar replicar as consolas em formato pc é verdadeiramente dispendioso.
Raramente com resultados equivalentes e nunca por <1000€.
Mas também parece que a minha procura incessante acabou, com o ecossistema da Microsoft, deverá ser seamless jogar em vários dispositivos com o mesmo save.
Isso a mim basta-me, aliás era essa a minha verdadeira tortura, não tenho tempo para jogar vários jogos e muito menos jogar o mesmo jogo com multiplos saves...
 
Última edição:
Nada disso @Torak, não percebi nada que já não soubesse.
Relativamente ao quote, o que dizes é verdade, mas a quanto saem esses projectos?

Custa quanto quiseres. É essa uma das maioers vantagem do PC: Escolha.

Não fará mais, acredito sim que pelo mesmo custo fará muito melhor, por isso disse que para acompanhares minimamente as consolas, tens de fazer step up, ou seja, precisas dum SSD em PC muito superior ao da consola, apenas isso, não por conta das specs do ssd mas por conta da natureza da plataforma.

O Direct Storage virá para PC, mas por enquanto do pouco que sabemos, necessitará de hardware especifico, mesmo que não necessite do RTXIO, necessitará de drives nvme gen4 e não sabemos ainda que especificações terão de ter, pelo menos não ouvi nada que confirmasse que as nvme maisntream existentes, servissem para esse intuito.

Isso é errado. Não será preciso um SSD superior para fazer o mesmo no PC.
Em breve já vamos ter a mesma API de Direct Storage, tanto em Xbox como Windows.
Quanto a specs, nada indica que será preciso hardware especifico para o direct Storage. Nem PCIe gen4, nem novas drives.
Aliás, basta lembrar que a XBSX, usa 2 lanes PCIe Gen4, que dá 4GB/s. No PC todas as MB suportam nVME com 4 lanes PCIe. Mesmo em Gen3, isso dá 4GB/s.

Tens toda a razão, apesar de ainda ser meio difícil levar o gaming PC para a sala, é inegável a simplificação que tem havido e a maturação do Windows nestes últimos anos.
Além disso devo referir que muitos dos problemas que tenho com a plataforma, na minha tentativa eterna de levar os meus jogos PC para a tv da sala, devem-se a falta de apoio dos devs.
A maioria dos problemas, seriam facilmente resolvidos caso houvesse vontade.
Os jogos da Microsoft, principalmente os últimos são bug free, a todos os niveis, inclusive HDR.

Tu falhaste onde outras pessoas sucederam....

Exactamente o que pretendo dizer, não é que o PC não seja superior, logicamente é, mas tentar replicar as consolas em formato pc é verdadeiramente dispendioso.
Raramente com resultados equivalentes e nunca por <1000€.
Mas também parece que a minha procura incessante acabou, com o ecossistema da Microsoft, deverá ser seamless jogar em vários dispositivos com o mesmo save.
Isso a mim basta-me, aliás era essa a minha verdadeira tortura, não tenho tempo para jogar vários jogos e muito menos jogar o mesmo jogo com multiplos saves...

Para criar um PC com capacidade semelhante a uma consola, normalmente sai um pouco mais caro.
Uma empresa que criar uma consola faz o dinheiro no software e por isso vende o hardware a preço de custo, ou até mesmo com perda.
Uma empresa de hardware para PC tem de fazer o dinheiro na venda do hardware. Por isso, já tem de ter a sua margem de lucro.
Mas por outro lado, depois no PC, os jogos costumam ser mais baratos, temos mais promoções em mais lojas e mais ofertas de jogos grátis.

Mas isso não significa que seja preciso um PC duas vezes mais caro, para fazer o mesmo.
Aliás, havia um youtuber, chamado jermgamming que fez um PC barato (potato masher) e comparava contra as consolas.
O resultado era muito próximo. Com o potato masher muitas vezes a ganhar em frame rate.

BTW, o Need for Speed Heat não corre a 4K na X1X, mas sim a 1900p com resolução dinâmica e a 30 fps....
Na PS4 Pro a 1700p, na PS4 a 1080p e na X1 entre 900p e 1080p....
 
Última edição:
Exactamente o que pretendo dizer, não é que o PC não seja superior, logicamente é, mas tentar replicar as consolas em formato pc é verdadeiramente dispendioso.
Raramente com resultados equivalentes e nunca por <1000€.

Não tenho dúvidas que consigas faze-lo bem baixo de 1000 euros, mas é preciso alguma experiência que eu não tinha. Montar um PC super rápido e barato é muito fácil - podes encontrar peças high-end das gerações anteriores por excelentes preços. Se souberes fazer overclocking, ainda melhor.

Agora ter essa performance na sala numa caixita pequena e sem fazer qualquer barulho, é bem mais difícil (pelo menos foi para mim). O que eu subestimei foi a quantidade de calor que emana numa caixa pequena (mini-itx) e consequentemente o barulho quando se quer uma máquina a bombar no seu potencial. É aqui que os gurus da Microsoft e da Sony fazem coisas interessantes com as caixas e soluções de refrigeração. Com economias de escala, conseguem dar uma solução a um preço bem interessante.

Acabei por silenciar o PC na sala, mas lá tive de investir muito mais. Algumas aprendizagens são dispendiosas. :-D
 
Última edição:
Essa da optimização as consolas é outra piada.
Basta ver a quantidade de jogos nas consolas a correr a 30 fps, com quebras para 20 fps.
Isto com draw distance reduzidos, montes de settings em medium/low. Uso de anisotropic filtering em valores reduzidos, quando muitas vezes nem usa AF.

Apenas quando sai um mau port para PC, como o Horizon Zero Dwan, é que alguém se lembra de mandar o bitaite das consolas serem super optimizadas....
Mas quando sai um jogo bem optimizado para PC, como o Death Stranding, com uso de opções gráficas superiores, excelente desempenho e uso de features avançadas como DLSS 2.0, ninguém fala de optimização nas consolas....

O facto de um jogo ter um mau port de consola para PC não faz com que o jogo em consola não esteja bem optimizado.

Estás a concordar comigo...

Sim, eu também me rio quando amigos me querem mostrar a qualidade gráfica de um Horizon Zero Dwan ou um RDR2 na PS4, principalmente porque eles sabem lá o que é fluidez.
Mas o que é facto é que se eu tenta-se jogar esses jogos num PC equivalente ao hardware de uma PS4 seria pior.

Os jogos têm boa qualidade gráfica mesmo em consolas ultrapassadas. Argumentar que usa "anisotropic filtering em valores reduzidos, quando muitas vezes nem usa AF" é irrelevante. A olho nú, durante o jogo isso pouco se nota.
 
Back
Topo