Torak
Power Member
O facto de um jogo ter um mau port de consola para PC não faz com que o jogo em consola não esteja bem optimizado.
Estás a concordar comigo...
Sim, eu também me rio quando amigos me querem mostrar a qualidade gráfica de um Horizon Zero Dwan ou um RDR2 na PS4, principalmente porque eles sabem lá o que é fluidez.
Mas o que é facto é que se eu tenta-se jogar esses jogos num PC equivalente ao hardware de uma PS4 seria pior.
Os jogos têm boa qualidade gráfica mesmo em consolas ultrapassadas. Argumentar que usa "anisotropic filtering em valores reduzidos, quando muitas vezes nem usa AF" é irrelevante. A olho nú, durante o jogo isso pouco se nota.
Eu não disse que o HZD estava mal optimizado nas consolas. O que eu disse, é que quando alguém vem com o argumento da optimização nas consolas ser superior, vem sempre com a comparação entre um jogo bem optimizado nas consolas, comparado com um mal optimizado no PC. O HZD é um excelente exemplo disso, com as versões em cada plataforma.
Vai ver os videos do Jermgaming e vês que ele faz o mesmo ou melhor com hardware equivalente ás consolas. Raras são as vitórias das consolas.
É pena que ele já não faça mais videos, mas ainda tem lá muita coisa a comparar.
E já agora, a versão das consolas do RDR2 está tão capada, que 1/3 dos settings que o PC usa, estão desligados.
Olha a comparação de settings, feita pelo Digital Foundry:
Texture Quality: Ultra Anisotropic Filtering: 4x Lighting Quality: Medium Global Illumination Quality: Medium/Low Shadow Quality: High Far Shadow Quality: Low/Lower Than Low SSAO: Medium Reflection Quality: Low/Lower Than Low Mirror Quality: High Water Quality: Custom Volumetrics Quality: Custom Particle Quality: Medium Tesselation Quality: High/Medium TAA: High/Medium FXAA: Off MSAA: Off Advanced Settings: Unlocked Graphics API: Vulkan Near Volumetric Resolution: Low/Lower Than Low Far Volumetric Resolution: Low/Lower Than Low Volumetric Lighting Quality: High/Medium Unlocked Volumetric Raymarch Resolution: Off Particle Lighting Quality: Medium Soft Shadows: High Grass Shadows: Medium/Low Long Shadows: Off Full Resolution SSAO: Off Water Refraction Quality: High Water Reflection Quality: Medium Water Physics Quality: 1/6 Resolution Scale: Off TAA Sharpening: Off Motion Blur: On Reflection MSAA: Off Geometry Level of Detail: 5/5 Grass Level of Detail: 2/10 Tree Quality: Low/Lower Than Low Parallax Occlusion Mapping Quality: High/Medium Decal Quality: Medium Fur Quality: Medium
Show less
Show less
Como é que podes dizer que o AF não se nota? É das coisas essenciais em jogos para mostrar as texturas com o seu detalhe original.
Esse é um dos problemas das consolas, que em vários jogos até conseguem ter texturas de bom detalhe, mas depois não usam AF e o resultado é um monte de blur nas texturas apenas a uns metros à frente da camera.