Multi Discussão sobre PC e Consolas Nova Geração [Comparações -> Ofertas, Hardware, Performance etc.]

900/1080p | 1440/1600/1800/4k - medium/low| medium | medium/high | 30|uncapped|60fps, dependendo do jogo e da consola.
Ao menos tens noção disso.
Mas diz-me então , tens as consolas a correr muitos jogos a menos de 4K para atingir os 30fps ; mas um Pc para ser equivalente tem de correr a 4K ?
Não me parece de todo equivalente..

RDR2 , a RX 580 ( que é ligeiramente inferior ao da Xbox One X ) tem quase a mesma performance .


Infelizmente, não referi o form factor no inicio da conversa, isso levou a mal entendidos, peço desculpas, mas garanto-te que estava a levar em conta o form factor quando coloquei o valor.

Em Micro-Atx, um PC para 1440p fica-te a 500/600€, já encontra-se a Rx2060/Rx5600xt <300€.
Sei bem que não é nenhum pormenor e faz toda a diferença.
Sim, mas ainda assim há 2 questoes a ter em conta:
- 1 º O 2060 Suporta DLSS, em jogos que o suportem a 2060 vai ter muito melhor performance ( deve chegar praticamente á performance da Series X)
- 2º A 2060 é uma grafica com 2 anos. Quando as restantes 3000 sairem, o "equivalente"(melhor em DLSS) não vai ser 300€, vai ser menos de 200€ ..


Não sairá este ano e a Api da Microsoft necessitará de hardware especifico para veres ganhos visíveis, supostamente o RtxiO é que providenciará ganhos transversais na ordem das 2,5x, mas isso ainda é muito cedo para sabermos como vai se portar com os ssds convencionais.

Além disso, como sabido, o io referente ao armazenamento foi um dos pontos fulcrais da construção das consolas, a adopção será massiva, provavelmente o pc demorará algum tempo a acompanhar.

Why ? Um estudoi que faça o jogo com suporte para o Direct storage das Xbox tem o suporte feito para o directStorage do Windows. That the entire point, ter uma API comum as 2 plataformas.


Olha que chega e passa, faz lá bem as continhas...

Quanto ao resto, no final do ano veremos, não há necessidade de continuar a bater no ceguinho, vem ai muito jogo em Novembro para tirar a prova dos nove, agora lembra-te a minha comparação foi com pcs actuais, não com hardware Next-Gen.

Em boa verdade, caso fosse esse um ponto teu, deverias ter dito logo, nem estávamos a ter esta conversa, nunca me referi a hardware pc Next-Gen,

Já as fiz, estão la atras. Não passa dos 800€ .

O novo hardware é apenas um ponto adicional ( não sobre a afirmação que estavas a fazer ).

Com hardware actual fiica a menos de 800€, abaixo dos 1000€ que falavas.
Com hardware novo fica mais perto dos 600€ ( ou até menos).

E não estou a considerar a situação em que a pessoa já tenha hardware que possa aproveitar .. que ai o custo baixa ainda mais ...
 
@brruno o pc tem que correr 4K nativo, settings em ultra e sempre acima dos 60fps se não é para o lixo - infelizmente muita gente pensa assim
Define muita gente? 50 60 70% ? Nao acho que existe nenhuma estatistica conclusiva em relacao a essao mentalidade e antes pelos contrario, diria que a maioria do pessoal compra Computadores de gama Baixa / medium a rondar os 800 / 1000 €.
 
Falo de pessoas que apenas comparam consola vs pc - nem sequer têm pc

Consola 4K 30fps low settings não há problema enquanto no pc já é exigido muito mais
 
Ao menos tens noção disso.
Mas diz-me então , tens as consolas a correr muitos jogos a menos de 4K para atingir os 30fps; mas um Pc para ser equivalente tem de correr a 4K ?
Não me parece de todo equivalente..

RDR2, a RX 580 (que é ligeiramente inferior ao da Xbox One X) tem quase a mesma performance .

Infelizmente, sim @brruno, o pc para te dar a mesma experiência das consolas, tem de correr a resoluções mais altas, não tem nada a ver com o hardware é mesmo por uma questão da implementação das tecnologias.
Nas consolas, as várias tecnologias empregues para atingir o 4k, funcionam.(na maior parte das vezes com resultados não perfeitos, mas satisfatórios à visão)
No PC, a maior parte dessas tecnologias não são empregues, e quando são, têm resultado sofríveis.(Excetuando o Dlss, claro)
É triste mas é verdade, em PC, por norma, tudo o que não se aproxime de 1800p não parece 4k numa tv 4k.


Sim, mas ainda assim há 2 questoes a ter em conta:
- 1 º O 2060 Suporta DLSS, em jogos que o suportem a 2060 vai ter muito melhor performance ( deve chegar praticamente á performance da Series X)
- 2º A 2060 é uma grafica com 2 anos. Quando as restantes 3000 sairem, o "equivalente"(melhor em DLSS) não vai ser 300€, vai ser menos de 200€ ..

Em relação à primeira será complicado, pois apesar de sabermos que o RT se tornará uma feature de hardware system wide, o dlss é proprietário, não estão reunidas as condições para ser adoptado pela industria.

Em relação à segunda, conto com a AMD para isso, não me acredito que a Nividia traga RT e Dlss ao mercado <300€, mas tenho a certeza que a Amd fará pressão e nos dará algo muito interessante no próximo dia 28 de Outubro, principalmente aonde mais interessa, na faixa 250/350€.

Como a sua implementação do RT é menos dispendiosa, podemos assistir à chegada do RT para as massas, aliás com o lançamento das consolas, não vejo motivo para isso não acontecer.

Afinal a maior concorrência às Consolas deverá vir da Amd, como é natural.


Why ? Um estudoi que faça o jogo com suporte para o Direct storage das Xbox tem o suporte feito para o directStorage do Windows. That the entire point, ter uma API comum as 2 plataformas.


Sim, mas , na minha opinião, dificilmente Apis que mudam aspectos tão fundamentais como o io, resultam sem hardware especifico, atenção, não digo que não funcionem, mas acredito sinceramente que sem hardware capaz, o efeito será quase nulo.

Aliás, acho que o RtxIo, é um bom exemplo da minha percepção.

Ao longo dos anos, o hardware teve sempre de evoluir para acompanhar a evolução do IO, é uma necessidade, o harware é construido com determinadas especificações em mente, se fosse assim tão fácil ainda andávamos com portas vga.

Não é esse o motivo de termos novos chipsets?

Já as fiz, estão la atras. Não passa dos 800€ .

O novo hardware é apenas um ponto adicional ( não sobre a afirmação que estavas a fazer ).

Com hardware actual fiica a menos de 800€, abaixo dos 1000€ que falavas.
Com hardware novo fica mais perto dos 600€ ( ou até menos).


E não estou a considerar a situação em que a pessoa já tenha hardware que possa aproveitar .. que ai o custo baixa ainda mais ...

Com o hardware atual não concordo, o 4k é muito taxativo, as gráficas 4k ready são carissimas.
Com o novo, tens toda razão, talvez até menos.
Acho que depois de Outubro, qualquer pc de 500€ , fará mais do que as consolas.


@brruno o pc tem que correr 4K nativo, settings em ultra e sempre acima dos 60fps se não é para o lixo - infelizmente muita gente pensa assim

Infelizmente esse facto é verdade.

Contudo eu não penso assim, aqui a questão era simplesmente o valor monetário do hardware actual face ao oferecido com a Next Gen de consolas.

A questão aqui é que as consolas, mesmo mais fracas e com truques e enganos, conseguem dar uma experiência 4k satisfatória, por muito menos recursos que um pc.

O PC precisa de muito mais hardware para compensar a falta de optimização, apenas isso.

Se o desenvolvimento no PC fosse focado nos 4k|60fps ou 30fps com escalonamento para baixo, isso não aconteceria, mas sabemos que não é assim, nem pode ser.
Assim ficas com um jogo que é suposto correr a varias resoluções com um nivel de performance desbloqueado.

Quando estes jogos correm em hardware para os quais foram pensados para correr, o PC é outra máquina, suporta features que os utilizadores de consolas só podem sonhar, (1440p|120/240hz com Hdr| Ultrawidescreen = paraíso gamer) mas curiosamente essa sua "superioridade" acaba por prejudicar a erxperiencia, quando levamos o jogo para a TV 4k da sala.(existem exceções claro)

Não é uma critica, é um facto, os desenvolvedores pensam nos jogos de maneira diferente, e isso faz com que se portem de maneira diferente, em plataformas diferentes, apenas isso.

Para este caso, talvez o que torne mais difícil esta experiência é que os jogos de pc não são pensados, nem optimizados, na sua maior parte para correr a 30fps.

Assim qualquer experiência sub 45fps< torna-se menos apelativa.

Define muita gente? 50 60 70% ? Nao acho que existe nenhuma estatistica conclusiva em relacao a essao mentalidade e antes pelos contrario, diria que a maioria do pessoal compra Computadores de gama Baixa / medium a rondar os 800 / 1000 €.

Menos ainda, a maior parte dos pcs existentes, tem valores abaixo dos referidos.
Infelizmente, meio mundo não se pode dar ao luxo de comprar hardware.
 
Infelizmente, sim @brruno, o pc para te dar a mesma experiência das consolas, tem de correr a resoluções mais altas, não tem nada a ver com o hardware é mesmo por uma questão da implementação das tecnologias.
Nas consolas, as várias tecnologias empregues para atingir o 4k, funcionam.(na maior parte das vezes com resultados não perfeitos, mas satisfatórios à visão)
No PC, a maior parte dessas tecnologias não são empregues, e quando são, têm resultado sofríveis.(Excetuando o Dlss, claro)
É triste mas é verdade, em PC, por norma, tudo o que não se aproxime de 1800p não parece 4k numa tv 4k.

No PC jogas maioritariamente em monitores 1080p e 1440p, logo não existe necessidade de upscaling.
Se tiveres uma TV 4k, e a consola não conseguir debitar os 4k, vai haver upscaling com todos os problemas que isso origina, como artefactos, etc etc.
 
As tecnologias que existem nas consolas não fazem nada de especial para atingir os 4K. Aliás, são todas bastante más. Ou criam uma imagem com muito blur ou montes de artefactos.
A "vantagem" das consola é que normalmente são ligadas a TVs, as quais estão a uma distância maior do utilizador, do que um PC+monitor.
Até hoje, apenas existe uma tecnologia de upscaling em jogos que realmente faz o trabalho como deve ser e isso é o DLSS 2.0. O resto é pouco mais do que lixo para disfarçar.

Em relação ao mercado, ainda estás com a mentalidade da geração anterior. O patamar para ray-tracing acabou de subir drasticamente.
Ao momento, a gráfica mais "fraca" da game 3000, é a 3070 e tem 4X mais capacidade de ray-tracing do que a PS5.
Há muita margem para termos uma 3060 e 3050, muito mais baratas, com capacidade de RT superior a uma PS5.
É só uma questão de tempo até termos gráficas da nVidia com RT em todas as gamas.

É preciso ter em conta que na PS4 Pro e X1X, raros são os jogos que correm a 4K nativos.
A maioria corre entre 1440p e 1800p. E quase sempre a 30 fps.
Nenhum jogo é optimizado para correr a 30 fps. Este frame rate é apenas consequência da capacidades do hardware e do objectivo dos criadores de jogos.
E este é um dos maiores problemas das consolas, a mentalidade de muitos criadores de forçar uma quantidade de pixeis enorme, sacrificando a jogabilidade.
Seja no PC, ou nas consolas são jogos a renderizar a 33.33 ms. Nas consolas, para disfarçar usam carradas de motion blur.
 
Em relação ao mercado, ainda estás com a mentalidade da geração anterior. O patamar para ray-tracing acabou de subir drasticamente.
Ao momento, a gráfica mais "fraca" da game 3000, é a 3070 e tem 4X mais capacidade de ray-tracing do que a PS5.
Há muita margem para termos uma 3060 e 3050, muito mais baratas, com capacidade de RT superior a uma PS5.
É só uma questão de tempo até termos gráficas da nVidia com RT em todas as gamas.

Será expectável que as 3050 e 3060 demorem quanto tempo a aparecer? Final do ano? Ainda estou meio naquela de ver a que preços sai uma 3060 para ver se compro uma gráfica e faço upgrade no PC ou avanço já para uma PS5.
 
Será expectável que as 3050 e 3060 demorem quanto tempo a aparecer? Final do ano? Ainda estou meio naquela de ver a que preços sai uma 3060 para ver se compro uma gráfica e faço upgrade no PC ou avanço já para uma PS5.

A nVidia acabou de confirmar a 3060 Ti e as suas specs.
Aos bocadinhos, elas estão a aparecer.

Pelas specs, tem 16.7 TFLOPs de shader througput, e 33 RT-TFLOPs de ray tracing.
 
No PC jogas maioritariamente em monitores 1080p e 1440p, logo não existe necessidade de upscaling.
Se tiveres uma TV 4k, e a consola não conseguir debitar os 4k, vai haver upscaling com todos os problemas que isso origina, como artefactos, etc etc.

Exacto, por isso foram criadas e implementadas técnicas como checkerboard, e variable resolution, até pode ser aliado ao facto de estares a jogar, mais afastado, com motion blur etc, mas a experiência 4k normalmente é boa.

Acho que é uma questão de percepção, afinal os olhos também comem.

As tecnologias que existem nas consolas não fazem nada de especial para atingir os 4K. Aliás, são todas bastante más. Ou criam uma imagem com muito blur ou montes de artefactos.
A "vantagem" das consola é que normalmente são ligadas a TVs, as quais estão a uma distância maior do utilizador, do que um PC+monitor.
Até hoje, apenas existe uma tecnologia de upscaling em jogos que realmente faz o trabalho como deve ser e isso é o DLSS 2.0. O resto é pouco mais do que lixo para disfarçar.

Em relação ao mercado, ainda estás com a mentalidade da geração anterior. O patamar para ray-tracing acabou de subir drasticamente.
Ao momento, a gráfica mais "fraca" da game 3000, é a 3070 e tem 4X mais capacidade de ray-tracing do que a PS5.
Há muita margem para termos uma 3060 e 3050, muito mais baratas, com capacidade de RT superior a uma PS5.
É só uma questão de tempo até termos gráficas da nVidia com RT em todas as gamas.

É preciso ter em conta que na PS4 Pro e X1X, raros são os jogos que correm a 4K nativos.
A maioria corre entre 1440p e 1800p. E quase sempre a 30 fps.
Nenhum jogo é optimizado para correr a 30 fps. Este frame rate é apenas consequência da capacidades do hardware e do objectivo dos criadores de jogos.
E este é um dos maiores problemas das consolas, a mentalidade de muitos criadores de forçar uma quantidade de pixeis enorme, sacrificando a jogabilidade.
Seja no PC, ou nas consolas são jogos a renderizar a 33.33 ms. Nas consolas, para disfarçar usam carradas de motion blur.

Desculpa, mas não concordo contigo que seja só motionblur, os jogos em consola a 30fps são mais fluidos que os jogos de pc a 30fps.

Acho que essa atitude de negação, não é saudável, podem ser gimmicks mas funcionam, sou gamer pc, mas é impossivel não ficar boquiaberto com o GOW ou com o HZD a correr numa Ps4 Pro.

Em relação à Rtx tens toda a razão isso nunca esteve em causa.

Alías é essa a expectativa do que foi mostrado, como sempre... O que chega à gama média face ao apresentado na gama alta.
 
os jogos em consola a 30fps são mais fluidos que os jogos de pc a 30fps.

ROFL.......

33.33 ms é igual no PC ou nas consolas ou em telemóveis.
A não ser que estejas num sitio onde o tempo passe mais depressa, por causa de algum efeito de relatividade geral, isso que disseste é um disparate.

Aliás, eu até diria que no PC é muito mais suave, pois como a maioria dos monitores têm latências muito mais baixas do que a maioria das TVs. E ainda por cima, a maioria das pessaos nem sabe ligar o game mode nas suas TVs para reduzir o tempo de latência.
 
A nVidia acabou de confirmar a 3060 Ti e as suas specs.
Aos bocadinhos, elas estão a aparecer.

Pelas specs, tem 16.7 TFLOPs de shader througput, e 33 RT-TFLOPs de ray tracing.

Offtopic:
Só uma pergunta, genuína, por essas specs como esperas que ela se porte em relação à tua 2070 super por exemplo e que performance esperas duma futura rtx 3060 não ti?

Tflops e Rt flop, definitivamente não são a minha praia.

Obrigado.
 
Offtopic:
Só uma pergunta, genuína, por essas specs como esperas que ela se porte em relação à tua 2070 super por exemplo e que performance esperas duma futura rtx 3060 não ti?

Tflops e Rt flop, definitivamente não são a minha praia.

Obrigado.

TFLOPs e RT-FLOPs são apenas medidas de desempenho num tipo de calculo.
Como são apenas um factor é preciso ter em conta que existe nuance quando se compara entre arquitecturas diferentes.
De qualquer das formas, parece que não existe melhorias de IPC entre as Turing e Ampere.

Eu jogo a 1080p, 144Hz. Logo a largura de banda de memória tem pouco efeito no desempenho.
Por isso, em jogos renderizados por rasterização, o factor limitativo será a capacidade dos shaders.
Neste caso, à mesma velocidade (1950Mhz), a 3060 Ti tem quase o dobro da minha 2070Super. São 19 TFLOPS vs 10 TFLOPs.
Nos jogos isto não se vai traduzir num aumento linear de "X o desempenho. Pois existem outros factores, como o CPU, memória.

No caro de ray-tracing, em jogos onde seja o factor limitativo será diferente.
A 2070 Super tem cerca de 24 RT-TFLOPs. A 3060 Ti tem cerca de 33 RT-TFLOPs.
Ou seja, neste caso, a diferença será menor.
 
Última edição:
ROFL.......

33.33 ms é igual no PC ou nas consolas ou em telemóveis.
A não ser que estejas num sitio onde o tempo passe mais depressa, por causa de algum efeito de relatividade geral, isso que disseste é um disparate.

Aliás, eu até diria que no PC é muito mais suave, pois como a maioria dos monitores têm latências muito mais baixas do que a maioria das TVs. E ainda por cima, a maioria das pessaos nem sabe ligar o game mode nas suas TVs para reduzir o tempo de latência.

Sim, desculpa a palavra certa era consistência, existem vários motivos e certamente alguém que tem uma máquina como a tua mitigará bem esses problemas, mas fundamentalmente o que quero dizer é que nas consolas os jogos são feitos e optimizados para correr a 30fps constantes, enquanto nos pcs a maior parte das pessoas que jogam a 30 frames, não é por uma questão de escolha, mas mais por uma questão de falta de poder de processamento e se aliares isso aos botlenecks que começam a interferir nos frame times...
Agora imagina isto a 4k...
Mas não interessam os motivos, isso são outros 80, o que interessa é o efeito e era disso que falávamos.
Pelo menos eu falava.


TFLOPs e RT-FLOPs são apenas medidas de desempenho num tipo de calculo.
Como são apenas um factor é preciso ter em conta que existe nuance quando se compara entre arquitecturas diferentes.
De qualquer das formas, parece que não existe melhorias de IPC entre as Turing e Ampere.

Eu jogo a 1080p, 144Hz. Logo a largura de banda de memória tem pouco efeito no desempenho.
Por isso, em jogos renderizados por rasterização, o factor limitativo será a capacidade dos shaders.
Neste caso, à mesma velocidade (1950Mhz), a 3060 Ti tem quase o dobro da minha 2070Super. São 19 TFLOPS vs 10 TFLOPs.
Nos jogos isto não se vai traduzir num aumento linear de "X o desempenho. Pois existem outros factores, como o CPU, memória.

No caro de ray-tracing, em jogos onde seja o factor limitativo será diferente.
A 2070 Super tem cerca de 30 RT-TFLOPs. A 3060 Ti tem cerca de 33 RT-TFLOPs.
Ou seja, neste caso, a diferença será menor.

Entendido, obrigado.
 
Exacto, por isso foram criadas e implementadas técnicas como checkerboard, e variable resolution, até pode ser aliado ao facto de estares a jogar, mais afastado, com motion blur etc, mas a experiência 4k normalmente é boa.

Não deixa de ter problemas e é má. Podes haver pessoal mais sensivel, mas é facil de perceber que os artefactos existem e o Blur que o processo de checkerboard cria.

É por isso que o Horizon Zero Dawn no PC a 1440p num monitor 1440p, tem uma imagem mais nitida e clara que numa PS4 Pro + TV 4k, devido ao Checkerboarding.

Já estamos fartos de discutir isso aqui no Zwame, que os 4K nem sequer são necessário para os jogos, e a realidade é que não são.
O problema é que muito pessoal tem TV's efetivamente a 4K, o que obriga as consolas, principalmente a PS4 Pro a usar Checkerboarding.

No PC basicamente toda a gente joga na resolução nativa do monitor, o que resulta numa imagem nítida e limpa.

Desculpa, mas não concordo contigo que seja só motionblur, os jogos em consola a 30fps são mais fluidos que os jogos de pc a 30fps.

isso é das maiores mentiras que o pessoal tanto bate que depois se torna verdade, sem o ser.

33.33ms nas consolas é igual a 33.33ms no PC.

Com a vantagem que no PC tens freesync e Gsync que transforma em algo muito mais fluido que nas consolas. Além disso nas consolas é normal teres variações para sub 30fps, o que ainda agrava mais a situação.
 
Sim, desculpa a palavra certa era consistência, existem vários motivos e certamente alguém que tem uma máquina como a tua mitigará bem esses problemas, mas fundamentalmente o que quero dizer é que nas consolas os jogos são feitos e optimizados para correr a 30fps constantes, enquanto nos pcs a maior parte das pessoas que jogam a 30 frames, não é por uma questão de escolha, mas mais por uma questão de falta de poder de processamento e se aliares isso aos botlenecks que começam a interferir nos frame times...
Agora imagina isto a 4k...
Mas não interessam os motivos, isso são outros 80, o que interessa é o efeito e era disso que falávamos.
Pelo menos eu falava.

Recomendo que leias este artigo, para perceberes como funciona a questão dos tempos de renderização e como isto afecta a suavidade dos jogos.

Inside the second: A new look at game benchmarking

P.S.: Tinha colocado o valor dos RT-FLOPs da 2070Super mal, no post anterior.
Já está corrigido.
 
Última edição:
isso é das maiores mentiras que o pessoal tanto bate que depois se torna verdade, sem o ser.

33.33ms nas consolas é igual a 33.33ms no PC.

Com a vantagem que no PC tens freesync e Gsync que transforma em algo muito mais fluido que nas consolas. Além disso nas consolas é normal teres variações para sub 30fps, o que ainda agrava mais a situação.

Isso. Para nao tember adicionar o facto que a maioria das TV estao com 28 ms quando a grande maioria dos monitors baratos tem 5 MS. Alias hoje em dia ja se consegue monitors com 1ms a um preco bastante abordavel em relacao a essas TV que dificilimente chegam a baixo dos 15 MS.
 
Back
Topo