Multi Discussão sobre PC e Consolas Nova Geração [Comparações -> Ofertas, Hardware, Performance etc.]

Olhando para isto, começo a ter a opinião que tenho em relação à Xbox, se lançam tudo no PC é "inútil" ter uma consola.

Se quero jogar Xbox e PS compro as 2, são 1000€. Ora com pouco mais (assumindo que existe stock de gráficas a preços realistas e não inflacionados como estão agora) mais vale ir logo para o PC e ficar com tudo num dispositivo só.

No entanto enquanto a MS lança tudo ao mesmo tempo (PC e Consola) a Sony, pelo menos para já, está a lançar os jogos depois de algum tempo na consola...

Deixa-me de facto a pensar (pela 100º vez :D) o que comprar nesta gen. Investir de novo no PC ou Consola... De qualquer forma não havendo stock nem de uma coisa nem de outra tenho tempo para analisar a situação.
 
Eu sou bastante cético em relação a esta abertura, em parte porque a Sony ganha dinheiro não só com a venda dos jogos, mas também com o ecossistema da PS, incluindo os acessórios e serviços online. Penso que o HZD e o DS funcionam com os controllers da XBox e não requerem conta na PSN.

Acho que eles irão lançar alguns jogos de tempos em tempos para o PC, mas certamente não os jogos que canibalizem o seu ecossistema.

A informação que temos, é que vem aí uma fornada de jogos, logo não vai ser só de tempos em tempos.

Mais do que ninguém, a Sony deve ter feito todas as contas e chegou à conclusões que ganham dinheiro. O próprio Jim Ryan disse na tal entrevista que o lançamento do Horizon no PC foi um total sucesso.

Já na conferência de acionistas há uns tempos, tinham referido que iam lançar vários jogos no PC, e que na altura ninguém queria acreditar.

A Microsoft faz o mesmo, e até Day One, e de certeza que não o fazem para perder dinheiro. O mercado de PC simplesmente tornou-se demasiado grande para poder ser ignorado.

Agora o que acredito que venha a acontecer, é no futuro a Sony lançar a PSN Store no PC e assim não tem de pagar os 30% ao Steam ou à Epic e fica tudo dentro do seu ecossistema.
 
Venham eles. Quantos mais melhor, mesmo que anos e anos depois do lançamento inicial.
Dito isso grande parte deste tipo de jogos não me interessam nada, portanto para mim nada muda.

Agora, não contem comigo para pagar 60€ para portes de jogos que foram pensados de raiz para serem jogados com comando, ainda para mais antigos.

Só não concordo com o comentário de que isto acabará com as consolas de vez. Grande parte do consumidor de consolas está a pagar a simplicidade de adquirir um jogo, fazer o download e começar a jogar com zero problemas ou configurações a fazer. É uma pequena parte que joga em PC e consola.
As consolas estão condenadas mas em detrimento do streaming, a Microsoft então está mortinha para isso. A Sony nem por isso porque parece que terá de subcontratar o serviço se o quiser oferecer.

Claro que a Nintendo é um caso há parte, com lógicas de mercado muito particulares.
 
As consolas nunca vão acabar. É a mesma conversa do PC Gaming de há uns anos. O formato em que jogamos é que vai mudar e as Consolas/PC's vão adaptar-se a isso.

Sinceramente acho bem a Sony fazer isso. Longe vão os tempos de ecossistemas fechados e quanto mais rapidamente as empresas perceberem isso, mais mercado vão buscar.
 
Agora o que acredito que venha a acontecer, é no futuro a Sony lançar a PSN Store no PC e assim não tem de pagar os 30% ao Steam ou à Epic e fica tudo dentro do seu ecossistema.

Isso já faz mais sentido, e também estou a contar com isso. Até anunciarem essa store, veremos quantos e quais são os jogos da Sony é que vão sair para o PC nos próximos anos.
 
Isso já faz mais sentido. Até lá, veremos quantos e quais são os jogos da Sony é que vão sair para o PC nos próximos anos.

Vamos ver quantos e quais.
Se os franchises mais importantes e adorados vão sair.
Eu pessoalmente adorava um uncharted 4 a 60 FPS e ultra settings! O mesmo para o Last Of Us II.
Vamos ver.
O Days Gone não deixa de ser uma escolha peculiar...
Agora se tem a ver com a vertente técnica de fazer o Port por ser UE ou se tem a ver com uma escolha deliberada do jogo em si, a ver vamos...
 
Detroit: Become Human, Horizon Zero Dawn, Death Stranding (que nunca foi anunciado como exclusivo da PlayStation) e Days Gone (que ainda nem data de lançamento tem) e o PC "passa a ter os exclusivos da Sony e todos os console exclusives".

Calma, pessoal.

Tudo aponta que o futuro possa passar por aí, mas o PC, neste momento (repito: neste momento), ainda está muito longe de ter uma quantidade significativa dos exclusivos da PS, ou sequer os melhores jogos da marca.

Só assim de repente, The Last of Us (1 e 2), Uncharted (1, 2, 3, 4 e Lost Legacy), God of War, Bloodborne, Demon Souls, Spider Man (o primeiro e o Miles Morales), Ghost of Tsushima, Ratchet & Clank, Gran Turismo, Shadow of the Colossus ou Persona 5 não estão no PC, nem existe qualquer indício de que poderão estar.

Igual para os novos Ratchet & Clank: Rift Apart, God of War: Ragnarok, Gran Turismo 7 e Horizon Forbidden West.

E ainda podia falar em jogos menos aclamados, como o Until Dawn, o inFamous Second Son, os Gravity Rush, o The Last Guardian ou mesmo o Dreams, embora este seja um jogo, digamos, à parte.

E relembrar que o remake do Final Fantasy VII só saiu na PS4 e ainda não foi confirmado oficialmente para mais nenhuma plataforma.

Por mim, era um favor que faziam, até porque vou comprar um PC gaming em breve, estou farto dos problemas que tenho recorrentemente com a qualidade dos materiais PS (seja a consola, sejam os comandos) e não estou satisfeito com a oferta dos seus serviços (nem o Plus, nem muito menos o Now).

No entanto, e volto a frisar, neste momento, não faz qualquer sentido dizer que o PC consegue ter os exclusivos de todas as plataformas. Não é verdade.

Quem só tem um PC perde muitos jogos de qualidade, assim como quem só tem uma PS, uma Xbox ou uma Switch.
 
Detroit: Become Human, Horizon Zero Dawn, Death Stranding (que nunca foi anunciado como exclusivo da PlayStation) e Days Gone (que ainda nem data de lançamento tem) e o PC "passa a ter os exclusivos da Sony e todos os console exclusives".

Calma, pessoal.

Palavras do proprio Jim Ryan:

What about PlayStation games on PC? A whole slate of them is on the way starting with Days Gone this spring.

"A Whole Slate of them", que é o mesmo que dizer que vem ai muitos exclusivos.

Quanto aos consoles exclusives, é verdade, o PC tem os consoles exclusives da Microsoft e da Sony. Por exemplo tem o The Medium que é console exclusive da Microsoft, e tem o Godfall que é console exclusive da Sony. Vai ter por exemplo o Final Fantasy XVI que é console exclusive da Sony. E por ai em diante.

Se tens visto as apresentações dos novos jogos, o que não falta agora são consoles exclusives de parte a parte. Apenas estão interessados que o jogo seja exclusivo na sua consola, mas não se importam que o mesmo saia no PC.
 
As consolas nunca vão acabar. É a mesma conversa do PC Gaming de há uns anos. O formato em que jogamos é que vai mudar e as Consolas/PC's vão adaptar-se a isso.

Não concordo nada com isso. Mesmo os PCs gaming podem desaparecer também.

Como disse o que se compra com uma consola é facilidade de uso (à parte dos exclusivos que vou deixar de parte porque todas as plataformas os têm), ora nada é mais fácil do que streaming.

Quando a diferença for mínima em termos de lag e qualidade gráfica, nem o PC se safa. É inevitável como o formato físico de media.
Olha que eu sou um acérrimo fã de PC que não tem consolas há anos e anos. Só vou largar o PC a espernear, mas se a oferta em termos de qualidade/preço for a que considero boa, acabarei por ceder.
 
Palavras do proprio Jim Ryan:



"A Whole Slate of them", que é o mesmo que dizer que vem ai muitos exclusivos.

Quanto aos consoles exclusives, é verdade, o PC tem os consoles exclusives da Microsoft e da Sony. Por exemplo tem o The Medium que é console exclusive da Microsoft, e tem o Godfall que é console exclusive da Sony. Vai ter por exemplo o Final Fantasy XVI que é console exclusive da Sony. E por ai em diante.

Se tens visto as apresentações dos novos jogos, o que não falta agora são consoles exclusives de parte a parte. Apenas estão interessados que o jogo seja exclusivo na sua consola, mas não se importam que o mesmo saia no PC.

Sim, a tendência é que os próximos exclusivos acabem por sair no PC mas, como já disse, atualmente isso não corresponde à realidade. Nem de perto nem de longe.

Mostra-me vídeos daqueles jogos que eu listei no meu post anterior a correrem no teu PC. Pois...

E ainda estamos para ver a posição que a Sony terá em relação aos seus exclusivos e séries de maior peso e com mais anos de mercado. Repara que não há nada que diga que séries como The Last of Us, Uncharted, God of War, Ratchet & Clank, Gran Turismo, etc., irão estar disponíveis no PC.

Para mim era excelente, era de maneira que poupava uns euros ao não comprar uma PS5. Mas, neste momento, não é assim.
 
"A Whole Slate of them", que é o mesmo que dizer que vem ai muitos exclusivos.

Apenas estão interessados que o jogo seja exclusivo na sua consola, mas não se importam que o mesmo saia no PC.

Convém distinguir os multis em que a Sony tem uma licença para ser um console exclusive, e os jogos/IP que nascem dos estúdios da Sony (Santa Monica, etc). Vamos ter, de facto, muitos do primeiro.

É claro que gostava muito que a Sony liberasse o seu IP para o PC, não só poupava comprar a consola, mas depois jogava da melhor forma possível, pelo menos em termos gráficos e performance.

Uma coisa que é preciso lembrar é que muitos jogos da Sony vão utilizar as features do controller. Para mim faz sentido fazerem as coisas bem feitas: terem a store da PSN no PC, terem uma biblioteca de jogos considerável, para depois obrigarem a comprar os acessórios. Menos do que uma store anunciada para o PC, não vejo razão para festejar.
 
Última edição:
Sim, a tendência é que os próximos exclusivos acabem por sair no PC mas, como já disse, atualmente isso não corresponde à realidade. Nem de perto nem de longe.

Mostra-me vídeos daqueles jogos que eu listei no meu post anterior a correrem no teu PC. Pois...

E ainda estamos para ver a posição que a Sony terá em relação aos seus exclusivos e séries de maior peso e com mais anos de mercado. Repara que não há nada que diga que séries como The Last of Us, Uncharted, God of War, Ratchet & Clank, Gran Turismo, etc., irão estar disponíveis no PC.

Para mim era excelente, era de maneira que poupava uns euros ao não comprar uma PS5. Mas, neste momento, não é assim.

Pareces estar com dificuldade em interpretar. Ninguém neste tópico afirmou que existem muitos jogos exclusivos da PS4 no PC. Repito, ninguém!

O que se está a comentar, são as declarações do homem forte da PS4 que afirma que vários jogos da companhia chegarão ao PC em breve.

Vou repetir novamente, para ter a certeza que compreendes. Ninguém afirmou que existem muitos jogos da PS4 a correr no PC. O que se está a comentar é a chegada de muitos títulos da PS4 ao PC num futuro próximo.

Repito novamente?
 
@Master_Mind , podes "repetir novamente" as vezes que quiseres, mas eu sei ler e identiticar tempos verbais:

Quanto aos consoles exclusives, é verdade, o PC tem os consoles exclusives da Microsoft e da Sony.

Isto, neste momento, não é verdade. O PC tem os console exclusives da Microsoft, sim, mas apenas uma pequena porção dos da Sony.

E não foi confirmado, em lado nenhum, que todos os exclusivos PS, muito menos os exclusivos mais fortes da marca, vão chegar ao PC.
 
@Master_Mind , podes "repetir novamente" as vezes que quiseres, mas eu sei ler e identiticar tempos verbais:



Isto, neste momento, não é verdade. O PC tem os console exclusives da Microsoft, sim, mas apenas uma pequena porção dos da Sony.

E não foi confirmado, em lado nenhum, que todos os exclusivos PS, muito menos os exclusivos mais fortes da marca, vão chegar ao PC.

Lá está, problemas de interpretação...

Quanto aos consoles exclusives, é verdade, o PC tem os consoles exclusives da Microsoft e da Sony. Por exemplo tem o The Medium que é console exclusive da Microsoft, e tem o Godfall que é console exclusive da Sony. Vai ter por exemplo o Final Fantasy XVI que é console exclusive da Sony. E por ai em diante.

Sempre que a MS e PS falam em "console exclusives" nas suas apresentações, isso significa que o jogo apenas estará disponível na sua própria consola e no PC. Acontece tanto na MS como PS. E tem sido esta a prática mais comum nos últimos anúncios de jogos.
 
Sim, a tendência é que os próximos exclusivos acabem por sair no PC mas, como já disse, atualmente isso não corresponde à realidade. Nem de perto nem de longe.

Mostra-me vídeos daqueles jogos que eu listei no meu post anterior a correrem no teu PC. Pois...

E falei que é o que acontece agora? É o que vai acontecer no futuro, já está mais que decidido por parte da Sony. Vão trazer os seus jogos para PC.

Neste momento já têm 2 IP's no PC, Horizon e Death Stranding. O 3º vem já no dia 26 de Abril, Days Gone. Muitos mais estão a caminho.

E ainda estamos para ver a posição que a Sony terá em relação aos seus exclusivos e séries de maior peso e com mais anos de mercado. Repara que não há nada que diga que séries como The Last of Us, Uncharted, God of War, Ratchet & Clank, Gran Turismo, etc., irão estar disponíveis no PC.

Se o Jim Ryan diz que têm varios jogos a caminho do PC, vão ser quais? A Sony não tem centenas de first parties recentes para enviar para o PC. Como é obvio, terão de passar igualmente por esses.

Convém distinguir os multis em que a Sony tem uma licença para ser um console exclusive, e os jogos/IP que nascem dos estúdios da Sony (Santa Monica, etc). Vamos ter, de facto, muitos do primeiro.

O Jim Ryan falou dos jogos da Sony, são esses que vêm para o PC. Os Console Exclusives não pertencem à Sony, simplesmente chegaram a acordo com o publisher para não serem lançados na Xbox, mas sempre estiveram previstos virem para o PC.

Uma coisa que é preciso lembrar é que muitos jogos da Sony vão utilizar as features do controller. Para mim faz sentido fazerem as coisas bem feitas: terem a store da PSN no PC, terem uma biblioteca de jogos considerável, para depois obrigarem a comprar os acessórios. Menos do que uma store anunciada para o PC, não vejo razão para festejar.

O Dual Sense funciona no PC e o jogo pode tirar partido do Hapatic Feedback.

Isto, neste momento, não é verdade. O PC tem os console exclusives da Microsoft, sim, mas apenas uma pequena porção dos da Sony.

What? O PC tem todos os console exclusives da Playstation. Não estou a falar dos first party, estou a falar dos third party.
Tu estás a confundir "Exclusives" com "Console Exclusives".
 
Última edição:
Olhando para isto, começo a ter a opinião que tenho em relação à Xbox, se lançam tudo no PC é "inútil" ter uma consola.

Se quero jogar Xbox e PS compro as 2, são 1000€. Ora com pouco mais (assumindo que existe stock de gráficas a preços realistas e não inflacionados como estão agora) mais vale ir logo para o PC e ficar com tudo num dispositivo só.

No entanto enquanto a MS lança tudo ao mesmo tempo (PC e Consola) a Sony, pelo menos para já, está a lançar os jogos depois de algum tempo na consola...

Deixa-me de facto a pensar (pela 100º vez :D) o que comprar nesta gen. Investir de novo no PC ou Consola... De qualquer forma não havendo stock nem de uma coisa nem de outra tenho tempo para analisar a situação.

Ninguém obriga a comprar os modelos mais caros no lançamento.
 
E mesmo que o PC fique com todos os jogos da PS5 e da Xbox. Isto só faz comichão aos gamers de desktop.

Aqueles que jogam no sofá e na sala este problema nem é um tema e não se incomodam que os jogos saiam no PC. Quem joga na sala, quer algo plug and play, sem issues de ligação a TV, sem problemas com HDR, com o gui feito para gamepad, etc, etc.
 
E mesmo que o PC fique com todos os jogos da PS5 e da Xbox. Isto só faz comichão aos gamers de desktop.

Aqueles que jogam no sofá e na sala este problema nem é um tema e não se incomodam que os jogos saiam no PC. Quem joga na sala, quer algo plug and play, sem issues de ligação a TV, sem problemas com HDR, com o gui feito para gamepad, etc, etc.

Mentira. Vai ao twitter da Bend Studios ver a quantidade de pessoal que está chateada por o jogo ter sido anunciado para o PC.

Quanto ao resto foi o que sempre disse, são dois mercados à parte. O pessoal do PC Gaming muito raramente troca para uma consola, logo mais vale lançar os jogos no PC e fazer dinheiro extra. A Microsoft já tinha percebido isso à muito tempo, a Sony demorou um pouco mais, mas acabou por chegar lá.
 
What? O PC tem todos os console exclusives da Playstation. Não estou a falar dos first party, estou a falar dos third party.
Tu estás a confundir "Exclusives" com "Console Exclusives".

Se "console exclusives" são jogos exclusivos de uma consola mas com lançamento no PC, claro que todos os "console exclusives" são lançados no PC.

O que é que isso tem de especial e diferente em relação ao que acontece atualmente?
 
Back
Topo