Multi Discussão sobre PC e Consolas Nova Geração [Comparações -> Ofertas, Hardware, Performance etc.]

O que é que isso tem de especial e diferente em relação ao que acontece atualmente?

Tu é que disseste que o PC tinha apenas uma pequena porção dos console exclusives da Sony... Tipo, o PC tem todos os console exclusives da Sony, como é natural.

A diferença é que antigamente praticamente não existiam console exclusives. Vai ver a lista atual desses exclusivos da consola da Sony que estão no PC.
Aliás, tirando os first party da Sony que ainda não estão no PC (mas cá vão chegar), deves contar pelos dedos das mãos os third party que estão na PS4 e não estão no PC. Até a serie do Kingdom Heart's no próximo mês já vem para o PC.
 
Mentira. Vai ao twitter da Bend Studios ver a quantidade de pessoal que está chateada por o jogo ter sido anunciado para o PC.

Quanto ao resto foi o que sempre disse, são dois mercados à parte. O pessoal do PC Gaming muito raramente troca para uma consola, logo mais vale lançar os jogos no PC e fazer dinheiro extra. A Microsoft já tinha percebido isso à muito tempo, a Sony demorou um pouco mais, mas acabou por chegar lá.

Não me admira que haja quem se sinta enganado por ver os "seus" exclusivos a saírem noutra plataforma.

Twitter está cheio de bestas. Estão chateados da mesma forma que uma criança fica chateada porque tem de dividir um balde gigante de gelado com outra criança, mesmo sabendo que há gelado para muitas crianças. Infantilidade.
Ao nível pratico não lhes afeta nada. Compreendo que um jogador de secretária fique resistente em comprar uma consola, mas um jogador de sala, é bussines as usal. Ou escolhe uma XBox ou uma Playsation.
 
Ao nível pratico não lhes afeta nada. Compreendo que um jogador de secretária fique resistente em comprar uma consola, mas um jogador de sala, é bussines as usal. Ou escolhe a XBox ou a Ps.

Isso não é inteiramente verdade. Primeiro porque nada te impede de teres um PC dedicado a gaming e que está ligado a uma TV, e basta comprar o controller da Xbox. Depois também tens o reverso da medalha, do pessoal que está habituado a jogos de consola, e quando finalmente experimentam jogar no PC, com framerates elevadas, fluidez que as consolas nem sonham ter, gráficos melhorados, e nunca mais querem voltar atrás.

Existe exemplos para tudo (como em tudo na vida). Eu sempre fui console gamer, desde puto com a NES e Master System até ao fim da geração da PS3/X360. Ai decidi mudar para o PC Gaming e já não me imagino a voltar atrás.
 
Por acaso, hoje em dia já jogo mais em TV que na secretária sentado (Sou PC gamer).
Tenho o PC desktop na sala ligado diretamente à TV e no quarto uso o Moonlight/Parsec/Steam link para jogar remotamente do PC da sala.

Acho ótimo ver os exclusivos das consolas a saírem no PC. A Sony faz bem em aproveitar e vender os exclusivos no PC já que podem fazer tanto dinheiro com jogos que já estão feitos e que facilmente são portados para o PC hoje em dia.
 
Por acaso, hoje em dia já jogo mais em TV que na secretária sentado (Sou PC gamer).
Tenho o PC desktop na sala ligado diretamente à TV e no quarto uso o Moonlight/Parsec/Steam link para jogar remotamente do PC da sala.

Acho ótimo ver os exclusivos das consolas a saírem no PC. A Sony faz bem em aproveitar e vender os exclusivos no PC já que podem fazer tanto dinheiro com jogos que já estão feitos e que facilmente são portados para o PC hoje em dia.

+1 com o PC na sala. A TV 1080p ajuda a correr tudo com uma GTX 970. Uso o Steam link no portátil em alguns FPS e quando a Maria está ocupar a TV.

Este ano comprei uma PS4 barata para os exclusivos. 5*. Depois despacho e quando chegar ao fim da geração da PS5 jogo novamente os exclusivos que não saíram para o PC.

Acho uma boa estratégia a Sony portar para os PCs. Deixam algum tempo na sua consola e passados 1 ou 2 anos publicam no PC. Ficaria muito satisfeito e assim evitava comprar a PS5. Não que desgoste, mas sendo desnecessário...
 
Última edição:
Não me parece que a maioria das pessoas vá esperar 2 ou 3 anos para jogar algo que gostam. O mais certo é comprarem uma consola no entretanto.

Se o jogos começarem a sair day one como os da MS, provavelmente alguns já vão pensar melhor se vale a pena comprar consola ou não. De qualquer forma, não acredito que isso afete de forma significativa as vendas das consolas, normalmente o publico alvo da consola é um pouco diferente do PC.

Não se vai começar a comprar PCs a torto e a direito, só porque os exclusivos da Sony passam também a estar lá. Se assim fosse, a MS não vendia os milhões de consolas que vende.

Pessoal a mudar há dos dois lados, tanto dos que vão da consola para o PC, como os que vão do PC para a consola. Basicamente anulam-se uns aos outros, não será por aí.
 
Pessoal a mudar há dos dois lados, tanto dos que vão da consola para o PC, como os que vão do PC para a consola. Basicamente anulam-se uns aos outros, não será por aí.

Faço parte do pessoal que tem um PC dedicado a gaming na sala, embora assumo que não haja muita gente a fazer isso. Talvez isto mude com a quantidade de laptops de gaming que foram lançados este ano no mercado.

Tinha pensado mudar exclusivamente para as consolas, mas de facto, dei-me conta que gosto de controlar a experiência de jogo (performance, visuais, mods) e com a variedade de stores que temos no PC, permite-me comprar jogos AAA mais baratos. Mas a XSX tem o game pass e a PS5 tem o IP da Sony, e portanto é um trinômio para não ter que fazer escolhas. Felizmente, não sinto vontade de jogar a Nintendo.
 
E mesmo que o PC fique com todos os jogos da PS5 e da Xbox. Isto só faz comichão aos gamers de desktop.
Twitter está cheio de bestas. Estão chateados da mesma forma que uma criança fica chateada porque tem de dividir um balde gigante de gelado com outra criança, mesmo sabendo que há gelado para muitas crianças. Infantilidade.
Ao nível pratico não lhes afeta nada. Compreendo que um jogador de secretária fique resistente em comprar uma consola, mas um jogador de sala, é bussines as usal. Ou escolhe uma XBox ou uma Playsation.

Não percebo como podes dizer que os principais beneficiados são os únicos que ficam com comichão. Se alguém tem razão para não ficar com comichão, é o PC gamer. E mesmo que seja desktop PC gamer, também pode usar comando, e não me parece que seja obrigatório, ainda que os jogos vindos de uma consola possam estar mais pensados para serem jogados com comando. É obrigatório jogar Death Stranding ou HZD de comando?

Mesmo que não lhes afecte, os únicos que vi incomodados com esta mudança de estratégia, foi a base mais hardcore/leal/fanboys da Playstation, por verem algo que poderiam usar como arma de arremesso ou que lhes era bastante querido e que tinham como factor de orgulho/posse, a cair por terra. Afinal de contas, a PS tem (ou tinha, num futuro próximo) verdadeiros exclusivos, ao contrário da Xbox há largos anos.

O pessoal da Xbox já mais que foi habituado pela MS a ver os exclusivos da consola no PC (ainda que alguns tenham feito birra na altura, tal como alguns da PS estão a fazer agora), e o pessoal do PC só tem é que estar a favor, por ficar com maior oferta de títulos, mesmo que não sejam do gosto deles ou não os venham a jogar. Não vi nenhum PC gamer com comichão, nem tão pouco nenhum Xbox gamer. Nintendo gamers, a esses esta situação passa-lhes completamente por cima da cabeça.

Não me parece que a maioria das pessoas vá esperar 2 ou 3 anos para jogar algo que gostam. O mais certo é comprarem uma consola no entretanto.

Se o jogos começarem a sair day one como os da MS, provavelmente alguns já vão pensar melhor se vale a pena comprar consola ou não. De qualquer forma, não acredito que isso afete de forma significativa as vendas das consolas, normalmente o publico alvo da consola é um pouco diferente do PC.

Não se vai começar a comprar PCs a torto e a direito, só porque os exclusivos da Sony passam também a estar lá. Se assim fosse, a MS não vendia os milhões de consolas que vende.

Pessoal a mudar há dos dois lados, tanto dos que vão da consola para o PC, como os que vão do PC para a consola. Basicamente anulam-se uns aos outros, não será por aí.

O típico PC gamer vê esta situação dos jogos da Sony como um "bónus", levem 2 ou 3 anos a serem lançados no PC. Não vai ser pelo tempo que levam os jogos a serem portados para o PC, que vão adquirir uma consola para os jogar no entretanto. Quem faz isso é normalmente quem já está habituado a ter um combo PC + consola para os console exclusives que lhe interessam (porque não saíam para PC).
Mas muitos PC gamers (a maioria talvez) nem sequer se interessam pelos exclusivos das consolas ao ponto de comprarem uma, pelo que também não vai ser agora que o vão fazer pela questão do tempo dos ports.

E se os jogos da MS e da Sony têm atingido os tops no Steam, prova por um lado que há vontade em jogar esses exclusivos, mas por outro prova também que o PC Gamer prefere jogá-los na sua plataforma, o PC, leve o tempo que levar.

EDIT: sintaxe.
 
Última edição:
Não concordo nada com isso. Mesmo os PCs gaming podem desaparecer também.

Como disse o que se compra com uma consola é facilidade de uso (à parte dos exclusivos que vou deixar de parte porque todas as plataformas os têm), ora nada é mais fácil do que streaming.

Quando a diferença for mínima em termos de lag e qualidade gráfica, nem o PC se safa. É inevitável como o formato físico de media.
Olha que eu sou um acérrimo fã de PC que não tem consolas há anos e anos. Só vou largar o PC a espernear, mas se a oferta em termos de qualidade/preço for a que considero boa, acabarei por ceder.

Basta olhar para a assimetria de acesso a internet de qualidade que existe em paises desenvolvidos como o EUA ou a Australia para perceber que tão cedo isso não vai ser uma realidade relevante. Para uma grande % da população gamer ainda não existe (nem vai exisitr) infrastuturas adequadas a gaming em streaming de forma adequada.
 
E até basta ver o fail enorme do Stadia e todos os problemas que o Luna está a ter.
Acho que não estamos tão perto da massificação do streaming como se julgava.
 
Absolutamente, não discordo de vocês. Eu nunca estabeleci um período temporal para a mudança que vaticino.
Tenham em conta que estava a responder ao user que disse que as consolas "nunca" irão desaparecer.

Se bem que soluções como starlink poderão revolucionar o panorama muito rapidamente.
Seja como for, que vai acontecer, vai!
 
Não percebo como podes dizer que os principais beneficiados são os únicos que ficam com comichão. Se alguém tem razão para não ficar com comichão, é o PC gamer. E mesmo que seja desktop PC gamer, também pode usar comando, e não me parece que seja obrigatório, ainda que os jogos vindos de uma consola possam estar mais pensados para serem jogados com comando. É obrigatório jogar Death Stranding ou HZD de comando?

Gamers desktop de playstation. Não desktop gamers PC. Refiro-me aqueles que tem as consolas num desktop ou com um misto desktop/quarto. São estes que normalmente tem duvidas entre escolha de PC e Consola. E estes podem ter razão de ficar amuados, especialmente se optaram pela consola

Quanto a base hardcore/leal/fanboys da playstation que ficam furiosos com a partilha do seu chupa chupa, mantenho a posição de ser uma birra de criança. Porque na minha opinião quem joga numa sala / living room vai quase sempre optar (por razões monetárias e praticas) por uma consola e no fim a única coisa que perdem com os jogos a siarem no PC ou na consola rival é o seu orgulho. Os jogos continuam a sair na sua plataforma de eleição.

Isso não é inteiramente verdade. Primeiro porque nada te impede de teres um PC dedicado a gaming e que está ligado a uma TV, e basta comprar o controller da Xbox. Depois também tens o reverso da medalha, do pessoal que está habituado a jogos de consola, e quando finalmente experimentam jogar no PC, com framerates elevadas, fluidez que as consolas nem sonham ter, gráficos melhorados, e nunca mais querem voltar atrás.

Existe exemplos para tudo (como em tudo na vida). Eu sempre fui console gamer, desde puto com a NES e Master System até ao fim da geração da PS3/X360. Ai decidi mudar para o PC Gaming e já não me imagino a voltar atrás.

"Nada" é despropositado. Há muitas coisas que impedem um PC gaming na sala. Há questões de dinheiro, há questões de funcionalidade (ter que usar um rato e teclado para configurações), há questões de emparelhamento de uma mini torre numa sala de estar (a maioria das cases é do tamanho de uma Xbox Series X para cima e caras, só uma caixa destas é 33% do valor de uma Xbox Series X).

Vamos por parte entre dar 500 euros por uma consola next gen + 1 pc (para trabalho e jogos estratégia) é bem mais barato , menos complexo e doloroso que comprar montar um pc para a sala + um pc (para trabalho e uns joguitos de estratégia)(

Meu exemplo é o oposto dei, eu sempre fui console gamer desde puto com a NES e Master System, de 1996 até é a fase da X360 em 2008 fui pc gamer, mudei para X360 e depois Ps4 e já não me imagino a voltar atrás.
Quero lá saber do framerate e shining new graphics, adoro a simplicidade das consolas, a ausência de dor de cabeça a configurar os melhores settings, e agora que passo 9 horas na frente de um pc e a trabalhar em casa ainda menos desejo estar a frente do pc a jogar.
A minha mudança para consolas aconteceu no momento em que entrei no mercado de trabalho e passei a ficar 9 horas sentado a frente de um pc.
 
Desde puto que sou console gamer. Cresci a jogar Master System & Mega Drive até começar a perder-me em horas de PS2 numa TV que devia ter umas 20" no canto do quarto. :-D Uns anitos mais tarde comprei a PS3 já para lá de terminada essa geração, depois a PS4 Pro e atualmente já tenho a PS5.

Não sendo acéfalo o suficiente para me considerar um "fanboy" que vive para defender a Sony Playstation - até porque qualquer empresa está aqui é para me vender e não é porque gostam muito da minha cara - cresci nesse ecosistema, sempre gostei das consolas, UI e IPs e nunca tive incentivo para comprar uma Xbox.

Entretanto, o meu irmão cresceu com as mesmas consolas dos 90s mas depois da PS2 virou-se para PC gaming até hoje. Por vezes discutimos a velha questão de console VS PC gaming e concluímos o mesmo... nenhuma parte ganha à outra.
O investimento intrínseco a um bruto PC capaz de correr tudo em max settings + a neura de estar sistematicamente a pensar em upgrades disto e daquilo

VS

A simplicidade de comprar uma consola equivalente a um bom PC, saber o que esperar da plataforma, gostar dos IPs existentes, ter acesso a sales recorrentes na PS Store e não ter que lidar com variáveis como "demasiadas" settings personalizáveis, problemas de drivers, etc. etc. fazem-me continuar do lado das consolas.

Sejamos adultos, ao contrário da criançada do Twitter mencionada acima: é uma questão de preferência, casos de uso específicos e até €€€.
Eu estou atualmente a juntar pastel para mudar a minha PS5 da sala, onde está ligada a uma TV 65", para fazer uma "man cave" no escritório e colocá-la praticamente em ambiente de secretária ligada a uma OLED CX 48" ou 55". Vou fazê-lo apenas porque prefiro jogar sentado em condições numa boa cadeira de escritório e, honestamente, estou um pouco cansado de um display tão grande para jogar. Isto para dizer que, na transição de ambiente de sala para secretária, nem uma vez pensei que fosse fator que me fizesse mudar para PC gaming. Simplesmente continua a não ser para mim, como não será para muita gente, porque prefiro a simplicidade de comprar uma máquina que apenas irá sofrer melhorias de software e vai ser capaz de correr jogos com performance a um nível que me satisfaz.

Posto isto: malta de PC, quero é que gozem dos títulos da Sony ao máximo, pois a maior parte vale a pena. :beerchug:
 
Se conseguiste uma PS5 no cenário atual, desculpa, mas és fanboy. :Winkani:



Sim, acho que todos concordamos com isto.
Não acreditei a 100% até a ir buscar à loja... acredito mesmo que tenha sido o MB Way a dar-me a vantagem de alguns segundos no check-out.
E se calhar precipitei-me a desviar a classificação, concordo. Até me consigo considerar fanboy, só não às cegas. :Winkani:
 
Isso não é inteiramente verdade. Primeiro porque nada te impede de teres um PC dedicado a gaming e que está ligado a uma TV, e basta comprar o controller da Xbox. Depois também tens o reverso da medalha, do pessoal que está habituado a jogos de consola, e quando finalmente experimentam jogar no PC, com framerates elevadas, fluidez que as consolas nem sonham ter, gráficos melhorados, e nunca mais querem voltar atrás.

Existe exemplos para tudo (como em tudo na vida). Eu sempre fui console gamer, desde puto com a NES e Master System até ao fim da geração da PS3/X360. Ai decidi mudar para o PC Gaming e já não me imagino a voltar atrás.

Por mais boa vontade que tenhas, existem e vários.
O @bathombre tem razão, fora dos fóruns e de certos círculos ninguém anda com invenções de pcs nas salas.
É comprar uma consola e já está.
Por mais superior que a experiência final em pc seja, a maioria dos adultos que têm consola não têm tempo nem pachorra para os preciosismos do PC.
Só para exemplo, ontem meti o GTAV a descarregar do GOG, para o meu sobrinho jogar hoje.
Liguei o PC às 14H00, entre settings e reinicios do jogo, mais dois breaks do Rockstar Club, começou a jogar às 14H30.
Epa desculpa, não há tempo nem pachorra...

P.S- Eu ainda tento ter alguma, mas cada vez está mais dificil, a experiência de utilização do Windows esta a tornar-se cada vez mais arcaica.
Se a experiência for semelhante ao Android, se calhar o futuro são mesmo os chromebooks com Stadia...
 
É comprar uma consola e já está.
Por mais superior que a experiência final em pc seja, a maioria dos adultos que têm consola não têm tempo nem pachorra para os preciosismos do PC.
Só para exemplo, ontem meti o GTAV a descarregar do GOG, para o meu sobrinho jogar hoje.
Liguei o PC às 14H00, entre settings e reinicios do jogo, mais dois breaks do Rockstar Club, começou a jogar às 14H30.
Epa desculpa, não há tempo nem pachorra...

Tens a tua experiencia, outros tem outras experiencias.

O PC sozinho já gera mais dinheiro que Playstation e Xbox juntas. Por isso como podes ver, existem experiencias bem dispares da tua. O PC tem crescido que é uma coisa tola e não é à toa que todos agora querem colocar os seus jogos no PC, inclusive a Sony.
 
Última edição:
Só o facto das consolas não terem expressão na Ásia, África e na Índia é suficiente para o PC gaming ter mais rentabilidade que as consolas várias vezes.
 
Back
Topo