Multi Discussão sobre PC e Consolas Nova Geração [Comparações -> Ofertas, Hardware, Performance etc.]

Por mais boa vontade que tenhas, existem e vários.
O @bathombre tem razão, fora dos fóruns e de certos círculos ninguém anda com invenções de pcs nas salas.

Acho que é necessário alguma excentricidade para ter um PC na sala para gaming. Dentro do meu círculo de amigos de IT, ninguém tem o PC na sala. É tudo PS. E dos que têm o PC para jogar - é desktop teclado/rato e monitor 144Hz.

Não vejo muita intersecção entre esses dois domínios. Mas eu já tenho o PC ligado a TV há 2 decadas, primeiro como media center para gravar/ver filmes da TV em vez de ter um gravador de VHS, e depois quando começaram a aparecer jogos de consolas para o PC, foi um passo óbvio. Mas não há muitos que façam isso.
 
A minha última experiência de PC foi precisamente um PC na sala.
E não correu muito bem.
A questão do teclado e rato até foi pacífica com o K400+.
Funcionava muito bem.
O problema foi o formfactor. Queria uma caixa o mais consola possível e na altura a escolha caiu sobre a RVZ02.
A caixa era muito porreira, mas para ser pequena e fininha, não levava case fans.
Por isso fui bater no problema de arrefecer uma 1080ti sem case fans e numa caixa pequena.
Por mais undervolts que fizesse, tweaks, under locks, etc... ou aquilo fazia thermal throttle ou então fazia muito barulho.
Basicamente cansei de andar a configurar as settings de cada jogo, depois o hardware, depois levar com o barulho...
Podia ter pesquisado outra caixa, andar a mudar, a experimentar, mas na altura não queria uma mini tower na sala e não havia soluções como a NZXT H1 ou a Shift Air ou mesmo a Nr200p.
Mas mesmo assim a H1 e a shift tem alguns problemas de temps com gpus mais poderosos.
Vendi o PC e comprei uma PS4 Pro. Tive sorte que foi uma 7216b com ventoinha nidec e era silenciosa.
Joguei os exclusivos da PS4, horizon, god of war, uncharted 4, last of us e eram melhores do que qualquer jogo que tivesse jogado no pc e depois comprei uma One X e agora uma Série X.
Para mim é um descanso ter uma máquina plug and play, totalmente silenciosa e com serviços como o Gamepass ultimate.
As vezes a minha gaveta geek sente falta do PC, dos tweaks, dos upgrades, do hardware... mas actualmente estou muito satisfeito com os trade offs.
 
Por isso fui bater no problema de arrefecer uma 1080ti sem case fans e numa caixa pequena.

Acho que tocaste em quase todos problemas que tive para ter o PC na sala como consola. Também tentei arrefecer a minha 1080ti numa caixa pequena, e acabei por gastar algum dinheiro numas noctuas porque ainda não estava wife compliant. Mas mesmo com todos os meus esforços, não consegui que se aproximasse ao silêncio da XSX. É mesmo uma grande máquina esta consola.

Ainda que continue a usufruir das consolas porque cada uma delas tem algo único, não consigo abdicar do PC, pois gosto de ter o controle completo da experiência de jogo.
 
Acho que tocaste em quase todos problemas que tive para ter o PC na sala como consola. Também tentei arrefecer a minha 1080ti numa caixa pequena, e acabei por gastar algum dinheiro numas noctuas porque ainda não estava wife compliant. Mas mesmo com todos os meus esforços, não consegui que se aproximasse ao silêncio da XSX. É mesmo uma grande máquina esta consola.

Lá está, isso aconteceu porque a 1080 Ti, era um autentico canhão, tanto em tamanho, como em dissipação de calor.

Neste momento se comprares uma 3060 Ti, já tens uma grafica que é superior a qualquer consola Next Gen, é consideravelmente pequena e não dissipa assim tanto calor.
Daqui a 2 anos já deves ter uma RTX 4060, que ainda deve fazer mais maravilhas no que toca a mini pc's.

PS: Também existe pessoal que tem o PC na secretaria, e depois faz streaming para a TV da sala. Como está tudo dentro da mesma rede com pings quase inexistente, quase nem se nota diferença.
 
O problema foi o formfactor. Queria uma caixa o mais consola possível e na altura a escolha caiu sobre a RVZ02.
Eu tenho a caixa irmã da RVZ02, a ML08, com uma gráfica 1060 8GB e tenho zero problemas de aquecimento ou de barulho. Obviamente, quando realizei o projecto a ideia era (e é) os 1080p/60fps, para uma televisão correspondente, daí que a comparação vale o que vale.

A experiência tem sido boa, tanto que nunca pensei em voltar para as consolas mas isso, confesso, é também porque tenho uma perspectiva consoleira, isto é, a máquina cumpre e não ando a matutar na optimização do jogo a ou b com os olhos fixos nos fps, não ando à procura dos últimos upgrades de hardware, etc. O PC liga-se, vai para o Kodi e do Kodi vai para o Steam, tudo controlado por um comando remoto com teclado embutido e/ou com o Steam Controller. A excepção é quando me ponho a brincar com mods mas isso é uma diversão em si mesma e francamente uma das coisas que mais aprecio nesta plataforma.

Isto para dizer que as coisas podem ser simples, se nós quisermos, mesmo no PC.
 
Eu há uns 20 anos só jogava em PC e estava sempre a pensar em placas gráficas, placas de som, memória , etc. Depois tinhamos que mexer em settings para tirar o proveito máximo. Sei que agora as coisas são mais simples, que se consegue uma experiência perto de consola no form factor e na facilidade de utilização. Tendo recursos financeiros consegue-se bem melhor graficamente e consegue-se jogar quase tudo que se joga em Consola. No entanto estou contente e não vou sair das consolas.

Nas consolas uma pessoa sabe que é aquilo que tem, e mesmo assim o pessoal já passa algumas das decisões / custos extra para as TVs. Por questões de feitio / idade isso já não me causa comichão, desde que tenha a TV com condições recomendadas não fico a pensar nos extras que poderia ter.

Em relação aos jogos saírem todos para PC, isso não me importa, se me importasse não teria ido para a XBox. A Sony (diferente dos fãs da Sony) é que deveria estar mais preocupada neste capitulo, mas parece não estar pois tem portado muitos jogos para PC. Se compararmos o que só se podia jogar numa PS2 (todos os exclusivos Sony, mais uma série de third parties principalmente do japão) com o que só se pode(rá) jogar numa PS5, ter uma PS5 é muito mais uma questão de preferência do que de obrigatoriedade.
 
Suposto leak de jogos da SOny, que vão chegar ao PC.
https://twitter.com/CrazyLeaksTrain?ref_src=twsrc^tfw|twcamp^tweetembed|twterm^1282095106712051727|twgr^|twcon^s1_&ref_url=

XVenpf.jpg



Estes são alguns dos leaks anteriores, feitos pela mesma conta.
Não significa que seja garantido que aqueles jogos realmente venham para o PC, mas dá alguma credibilidade....

0Vonkg.jpg


SFr1pl.jpg


6nDZm1.jpg
 
Não quer dizer que não vá acontecer. Mas esse "leaker" tem um track record horrivel. Na resetera fecharam o tópico e pediram para evitarem abrir tópicos baseados em tweets aleatórios e sources não crediveis.

https://www.resetera.com/threads/ru...t-of-tsushima-god-of-war-for-pc.389180/page-4

Suposto leak de jogos da SOny, que vão chegar ao PC.
https://twitter.com/CrazyLeaksTrain?ref_src=twsrc^tfw|twcamp^tweetembed|twterm^1282095106712051727|twgr^|twcon^s1_&ref_url=

XVenpf.jpg



Estes são alguns dos leaks anteriores, feitos pela mesma conta.
Não significa que seja garantido que aqueles jogos realmente venham para o PC, mas dá alguma credibilidade....

0Vonkg.jpg


SFr1pl.jpg


6nDZm1.jpg
 
Não quer dizer que não vá acontecer. Mas esse "leaker" tem um track record horrivel. Na resetera fecharam o tópico e pediram para evitarem abrir tópicos baseados em tweets aleatórios e sources não crediveis.

https://www.resetera.com/threads/ru...t-of-tsushima-god-of-war-for-pc.389180/page-4

Como disse em cima, é um suposto leak.
E há coisas que ele já acertou em cheio.
Não coloquei isto aqui para o pessoal ficar cheio de certezas, isso apenas acontece com o anuncio oficial.
Mas é algo bom para discutir, tendo em conta que a Sony já tinha anunciado mais ports para PC.
A resetera não é exemplo para nada. É um forum baseado em ideologia SJW e com fortes tendências autoritárias.

Pessoalmente, daquela lista o que mais me interessa, de longe, é o Uncharted Collection.
Joguei os primeiros na PS3 e poder voltar a relembrar esses jogos no PC, seria muito bom.
 
Como disse em cima, é um suposto leak.
E há coisas que ele já acertou em cheio.
Não coloquei isto aqui para o pessoal ficar cheio de certezas, isso apenas acontece com o anuncio oficial.
Mas é algo bom para discutir, tendo em conta que a Sony já tinha anunciado mais ports para PC.
A resetera não é exemplo para nada. É um forum baseado em ideologia SJW e com fortes tendências autoritárias.

Pessoalmente, daquela lista o que mais me interessa, de longe, é o Uncharted Collection.
Joguei os primeiros na PS3 e poder voltar a relembrar esses jogos no PC, seria muito bom.

Concordo que a resetera é baseada em SJW e é autoritária, chega a ser ridiculo as coisas que dizem para lá e que misturam com jogos, e que não podes sequer rebater porque és logo banido.

Mas esse leaker também erra muita coisa.
Garantiu a pés juntos o bloodborne PC até fim de 2020.
ki4eobl.png


Mesmo o mass effect disse que ia ser anunciado num evento da MS e ia ser exclusivo.

A questão do Nioh 2 já se sabia que vinha para o PC, mas mesmo assim conseguiu esquecer-se que tinha 1 ano de exclusividade.

Agora diz que a MS vai anunciar uma consola portátil brevemente (até é possível se for para o Xcloud)

A Sony já disse que iam sair mais jogos para PC, sinceramente também não há muitos que possam ser lançados, terá que ser entre GOW, Uncharted, TLOUS.
 
Ver para crer. Há ali muitos IP's que custa-me a crer que saem já para PC. Meterem já um Ghost of Tsushima que dizem que foi um dos melhores jogos do ano passado e que mais vendeu, não sei, demasiado utópico.
 
Ver para crer. Há ali muitos IP's que custa-me a crer que saem já para PC. Meterem já um Ghost of Tsushima que dizem que foi um dos melhores jogos do ano passado e que mais vendeu, não sei, demasiado utópico.

O Horizon Zero Dawn é o first party que mais vendeu a seguir ao Uncharted 4, Spiderman e God of War (ficou apenas a 2M deste), e no entanto foi logo o primeiro a ser lançado. Não é por ai.
 
Eventualmente o Tsushima há-de sair para PC, se a Sony quiser mesmo investir nesta plataforma, mas com certeza que não é pouco mais de meio anito depois de sair nas consolas enquanto ainda é um titulo de renome/vendas. E isto se não metermos na equação que ainda nem saiu sequer para a PS5. Dar tempo ao tempo. Da mesma maneira que nem daqui a 3/4 anos teremos o Horizon II.

E se esses leaks forem verdadeiros, apenas devem começar por aqueles que já saíram há mais tempo e que já não se espera nada deles, como por exemplo e falando por alto os primeiros Uncharted que já remontam a 2007 pelos vistos.
 
E se esses leaks forem verdadeiros, apenas devem começar por aqueles que já saíram há mais tempo e que já não se espera nada deles, como por exemplo e falando por alto os primeiros Uncharted que já remontam a 2007 pelos vistos.

Não fazemos ideia, nem sabemos o que vai na cabeça da Sony. Para já a única certeza é que uma fornada de jogos da Sony está a caminho do PC, dito pelo próprio CEO, Jim Ryan.

Não esquecer que há uns tempos atrás, se alguém mencionasse sequer que a Sony ia lançar jogos seus no PC, o pessoal dizia logo que devia ser tolinho. E no entanto, ai estão eles.
 
Certo. Mas eles apenas nos deram a mão, e parece que já queremos o braço todo. Aceito que muitos exclusivos da Sony vão sair para PC, aqui a questão é pensar que vão ser aqueles com menos de 1/2 anos no mercado e que ainda esperam ser lançados também na PS5.

Se calhar até posso estar totalmente errado, visto que ainda é tudo muito teórico, mas é a minha opinião que vão sair IPs da Sony para PC sim, mas não aqueles como o Tsushima e companhia. Pelo menos tão cedo.
 
Back
Topo