Multi Discussão sobre PC e Consolas Nova Geração [Comparações -> Ofertas, Hardware, Performance etc.]

Também acho muito cedo para o Ghost of tsushima ser anunciado para PC, foi lançado a poucos meses e ainda nem levou com um patch para ps5.

Mais cedo ou mais tarde é provável que vá ser lançado, mas não creio que seja esse ano. Talvez final do próximo. O que não faltam são jogos para a Sony lançar no PC e encher os bolsos mais um bocado.

Acho que um jogo que ia fazer muito sucesso no PC, era o The Last Guardian, apesar de já ter uns anos, é muito bom e com um patch, de performance e iluminação, deve ficar brutal.
 
Primeiro diria que sai o material de 2018 que ainda não bateu no PC. Depois disso talvez remasters do início de gen da PS4.
 
Também acho muito cedo para o Ghost of tsushima ser anunciado para PC, foi lançado a poucos meses e ainda nem levou com um patch para ps5.

Mais cedo ou mais tarde é provável que vá ser lançado, mas não creio que seja esse ano. Talvez final do próximo. O que não faltam são jogos para a Sony lançar no PC e encher os bolsos mais um bocado.

Acho que um jogo que ia fazer muito sucesso no PC, era o The Last Guardian, apesar de já ter uns anos, é muito bom e com um patch, de performance e iluminação, deve ficar brutal.

Por acaso não acho o The Last Guardian aquele jogo que o típico jogador de PC vá gostar muito.

Já o Bloodborne tinha sucesso garantido no PC e ainda é mais antigo que o The Last Guardian. Já para não dizer que foi dos IP's da Sony que vendeu menos, logo era uma forma de rentabilizarem o jogo.
 
Não conhecia o The Last Guardian, e vendo alguns gameplays, não era para mim. Já joguei alguns do género mas sinceramente nunca me cativaram ao ponto de pegar em outros. Já o Bloodborne não dizia que não, mas da Sony tinha outros em mente.

Se começaram com os Uncharted já ficava contente. Espera-se sim, é que esta fornada venha melhor optimizada que o Horizon. Caso contrário, a espera já é longa e depois ainda temos que esperar mais uns meses para que fique tudo +/- optimizado/jogável.
 
Interessante, mas não é surpreendente, temos visto uma nova consciência por parte de empresas Japonesas em relação à expansão do seu mercado, a Sony estar a expandir a sua oferta para o PC Gaming não é surpreendente, primeiro porque desde a Playstation 4 que aquilo não é nada mais do que um PC com OS proprietário (já no caso da Xbox ela já o é desde a primeira, neste caso o OS penso ter sido uma versão modificada do Windows 2000) e depois porque só ganha em expandir os seus IPs a outras plataformas, mantendo sempre a iteração mais recente do mesmo temporariamente exclusivo á sua actual plataforma do momento.

Podemos argumentar "ah mas então para isso apenas espero que o jogo saia para PC daqui por uns anos", pois, o mercado não funciona assim, as pessoas tem uma "memoria muito fraca" no que diz respeito a jogos e grande parte do mercado que compra jogos de consola não tem interesse em jogar jogos "antigos", independentemente do seu valor ou qualidade, é aquela ideia do jogar o que é mais "novo" e mais "bonito", por isso estar a lançar uma trilogia do God of War para PC, por exemplo, só iria beneficiar a Sony, ou até mesmo o God of War mais actual (chamemos o mesmo de um God of War Norse), desde que a sequela se mantenha exclusiva da Playstation 5 durante um par de anos, mais do que suficiente para a Sony lucrar bem tanto com a expansão do IP como da exclusividade temporária de um eventual God of War Norse 2.

Eu teria mais interesse nos títulos da Playstation 2, acho que esses apresentam um melhor equilibrio entre diversão e jogabilidade, no entanto, ai está, como o mercado só quer "bling" e não tem grande interesse em qualidade, vão só focar-se nos mais recentes, que não são maus, de todo, apenas que compreendo que prefiram lançar o God of War Norse mais recente ao invés de uma Trilogia de God of War Greek.
 
Para mim a questão mais interessante será os jogos com multiplayer e até talvez com crossplay com o PC. Isto porque quem quiser jogar um Factions na PS5 terá de ter plus (em principio) e se sair no PC não vai ser preciso. Ou seja, quem tem a plataforma da Sony terá de pagar mais para ter acesso ao mesmo produto. Estou curioso para ver como vão fazer.

Em relação ao Ghost Of Tsushima, nao me admirava que saísse até ao final deste ano. Na altura do Natal o jogo já vendeu o que tinha a vender na PS4 (já terá mais de um ano nessa plataforma) e será uma boa oportunidade para o pôr a render na PS5 e no PC.
 
Será que algum dia veremos o Spider-Man em PC? Qual é que vos parece ser o critério da PS quando decide que jogos colocar no PC?

Um à parte, mas espero mesmo que o Crossplay comece a ser "obrigatório" nos jogos. Já chega desta lógica de separar as pessoas por plataformas. Qualquer titulo multiplataforma com multiplayer, devia ser crossplay.
 
Compreendo e concordo com a segmentação dos jogos online, que há uma diferença consideravel entre jogar com alguém de comando vs de rato e teclado, claro que podemos ajustar de jogo a jogo, como um Street Fighter V poder perfeitamente estar ligado a todas as plataformas, já um Battlefield V estár aberto entre consolas e PC ia resultar num massacre do pessoal que esta a jogar de comando contra pessoal a jogar de rato e teclado.
 
Compreendo e concordo com a segmentação dos jogos online, que há uma diferença consideravel entre jogar com alguém de comando vs de rato e teclado, claro que podemos ajustar de jogo a jogo, como um Street Fighter V poder perfeitamente estar ligado a todas as plataformas, já um Battlefield V estár aberto entre consolas e PC ia resultar num massacre do pessoal que esta a jogar de comando contra pessoal a jogar de rato e teclado.
Em compreendo, mas que fosse uma opção. Nos shooters, diria consolas ligadas automaticamente e, se o utilizador de consolas assim o quiser, abre a pool para PC também. Acho que com o Apex é assim que funciona.
 
Compreendo e concordo com a segmentação dos jogos online, que há uma diferença consideravel entre jogar com alguém de comando vs de rato e teclado, claro que podemos ajustar de jogo a jogo, como um Street Fighter V poder perfeitamente estar ligado a todas as plataformas, já um Battlefield V estár aberto entre consolas e PC ia resultar num massacre do pessoal que esta a jogar de comando contra pessoal a jogar de rato e teclado.
Isso ja acontece com o Warzone e não há grandes problemas. Quem joga de comando pode selecionar só querer jogar com quem também joga de comando. Não há grandes problemas nesse aspecto na minha opinião. É só uma questão de escolha.
 
Compreendo e concordo com a segmentação dos jogos online, que há uma diferença consideravel entre jogar com alguém de comando vs de rato e teclado, claro que podemos ajustar de jogo a jogo, como um Street Fighter V poder perfeitamente estar ligado a todas as plataformas, já um Battlefield V estár aberto entre consolas e PC ia resultar num massacre do pessoal que esta a jogar de comando contra pessoal a jogar de rato e teclado.
Jogo algumas vezes com o crossplay ligado no Warzone(por exemplo) e só não jogo sempre por causa dos belos cheats que costuma haver associado aos COD, não é por medo de malta de rato e teclado, acredita...
 
Jogo algumas vezes com o crossplay ligado no Warzone(por exemplo) e só não jogo sempre por causa dos belos cheats que costuma haver associado aos COD, não é por medo de malta de rato e teclado, acredita...

O rato e teclado conferem uma vantagem brutal nos FPS. Eu não acho que o controller seja um dispositivo adequado para este tipo de jogo. Claro que as batotas são um outro grande problema do PC.
 
O rato e teclado conferem uma vantagem brutal nos FPS. Eu não acho que o controller seja um dispositivo adequado para este tipo de jogo. Claro que as batotas são um outro grande problema do PC.
Como disse, a mim pelo menos não me mete medo, não é por ir jogar contra K/M que vou jogar melhor ou pior... Na verdade se me fizesse diferença já tinha ligado K/M a Series S ou PS4 já que no warzone por exemplo é possível usar nativamente ambos.
Já aparelhos que emulam os comandos para se ligar lá um k/m e tirar vantagem sobre os outros considero quase tão grave como wallhacks e afins, isto porque muitos deles têm macros que tiram recoil, etc e como se não bastasse ao ligar K/M nativamente muitas vezes o aim assist é desligado, com estes aparelhos não, ou sejam ficam com aim assist dos comandos e precisão do rato
 
@DonSalo Desde que não tenhas browsers com 20 tabs abertas em background, 16GB de RAM são suficientes. A única anomalia neste momento é o Microsoft Flight Simulator que beneficia um pouco de mais RAM mas é na mesma perfeitamente jogável com 16GB.
Para além disso, a vantagem da RAM no PC é que podes facilmente adicionar mais RAM mais tarde.
 
@DonSalo vai depender da velocidade e latência, tenho dois sistemas, ambos com 16GB de RAM, e a diferença entre eles é consideravel, mas se referes que é um sistema recente então assumo que seja algo como 2x16GB DDR4 3200Mhz CL!5, de resto só precisas de um CPU com 6C/12T, 8C/16T chega a ser usado por alguns jogos mas diferença é ligeiramente incremental, não é o disparo que é a diferença entre 4C/8T e 6C/12T, por exemplo, sim, recomendo um 8T/16T acessível mais pela paz de alma em ter algo capaz de aguentar tudo o que venha ai e liberta o CPU para poder lidar com o jogo e com tudo o que possas ter aberto além dele, mas ai já é algo muito circunstancial que os preços dos 8T/16T ainda estão inflacionados.

Poderia referir que, se corre o Cyberpunk 2077 então vai correr tudo que esta nova geração possa vir a apresentar, o CP2077 é novo Crysis desta geração, no sentido que está mesmo muito mal optimizado, por isso se corre o CP2077 então vai correr tudo o que vem ai, as consolas atingiram o seu máximo desde o dia 1, não são consolas com arquiteturas complexas, o que sai agora é o que vai sair no final de vida delas, com a possível eventualidade de suportarem a variante de DLSS da AMD num futuro próximo, mas fora isso não vais notar nenhum aumento de requerimentos nos próximos anos, o "salto" de requerimentos foi em 2020 com os 4T/8T a começarem a suar e as míticas 1080ti já a sentirem-se um pouco esganadas para correr a 1440p 144hz, sendo que continuam excelentes escolhas para 1080p, tanto que correm o CP2077 acima de 60 frames estáveis em Ultra.

De resto, em relação à RAM, ir para 32GB só rende se vais usar mesmo isso e / ou se queres mesmo jogar Flight Simulator 2020 no máximo, para jogos 32GB é quase que inútil, fora casos em que tenhas mais do que uns 6GB de páginas abertas no Chrome ou algo assim, a titulo pessoal só vi isto ir até ás 11Gb de uso e há que lembrar que há RAM alocada e RAM usada, o Windows 10 vai sempre ocupar o máximo de RAM que pode, tanto que se tivesse 32GB no sistema possivelmente veria isto a chegar aos 20Gb ou algo assim, sendo que 50% desses 20Gb seriam programas / processos antigos que o Windows 10 lá decidiu por porque tinha espaço para tal.. o que realmente é pratico.. na altura de que andávamos a DDR1 e afins em que aceder à RAM ainda tinha o seu impacto e já ter muita coisa em memoria realmente fazia jeito, lembro-me do pessoal ter que carregar o ARMA todo em RAM para aquilo correr minimamente direito porque os tempos de acesso à RAM / disco não aguentavam com aquele jogo..
 
Última edição:
Nunca fui fã de portáteis para gaming, são arquiteturas fechadas que não se podem actualizar e que tem um tempo de vida muito curto em comparação com a variante desktop, por outro lado é uma RTX 3070 com um i7 10870H, o painel é 17' 1080p 1440hz e a RAM é 2x8GB DDR4 3200Mhz com possibilidade de ir até 64GB, e o CPU é um 8C/16T.

Bem, considerando que uma RTX 3070 está a 1000 € até diria que esse portátil, para o que oferece, está a um preço não tão mau.. continua a ser um preço exagerado para o tem lá dentro mas, considerando que é um portatil e ao preço que está tudo.., é praticamente capaz de correr tudo o que possa via a sair no mercado até.. basicamente até a próxima geração de consolas e, até, mesmo ai correr isso na boa, a já referida GTX 1080ti saiu em 2017 e em 2021 ainda se vai aguentar muito bem, se queres dar uma olhadela tens aqui uma analise a um desses modelos


De novo, não sou fã de portáteis para gaming, acho-os muito barulhentos e extremamente caros para o que oferecem, mas para os preços que anda tudo por ai, o que esse portátil oferece, diria que os 2100 € que pedem por ele não são assim tão maus.. os portáteis sempre foram muito mais caros que um desktop, é claro que, com 2100 €, há uns meses atrás, montava um desktop com um monitor 1440p 144hz e algo como um Ryzen 5 5600x e uma RTX 3070 e ainda sobrava dinheiro para teclado, rato e cadeira. Por isso, tomando tudo em consideração e os preços actuais do mercado, não é um mau preço, isto se o que procuras / precisas mesmo é um portátil devido a espaço / mobilidade..

É verdade que, agora, para montar um 8C/16T com uma RTX 3060 (que se aproxima mais do que essa RTX 3070 de portátil é realmente capaz) teríamos que apontar para valores como uns 1500 € como já vi um sistema à venda aqui num outro tópico, e isto, claro, sem o monitor, rato e teclado incluídos, em suma, os preços estão parvos.. mas diria que esse portátil ia custa 2100 € e ia, independentemente do estado do mercado de GPUs, os portáteis costumam ser sempre muito mais caros do que um desktop com características semelhantes.

A titulo pessoal não ia para ele, para mim portáteis são coisas frágeis, ruidosas e com pouco tempo de vida útil, especialmente um MacBook, esses passam os 4 anos e miraculosamente morre sempre algo, isto quando têm a sorte de chegar aos 4 anos sequer. Resumindo, esse portátil vai correr tudo na boa nesta próxima "geração" possa vir a oferecer, vai fazer barulho e uma manutenção anual será recomendada, provavelmente trocar as ventoinhas e renovar a pasta térmica de uns dois em dois anos, para um portátil é um bom preço, em comparação com um desktop não, mas isso sempre foi o caso, tanto que se quisesses comprar um desktop agora a sugestão seria.. não, infelizmente não dá, ponto, ou arranjas um conhecido que venda uma GTX 1060 ou uma RX 480 a um preço honesto como uns 100 € ou mais vale esperar ou comprar uma consola..



Consola para mim não dá, primeiro porque tenho 1500 jogos na minha biblioteca Steam / Origin / GOG / Epic / Battle.net / UPlay , segundo porque adoro jogar em UltraWide 144hz, terceiro porque, mesmo retirando o factor "Mas que parvoíce ter mais jogos do que é humanamente possível completar" só compro jogos novos a menos de 10 € e em PC Gaming isso até é muito fácil (abençoado gg.deals) tanto que tenho uma Playstation 2 com 90 jogos, todos comprados quando a PS3 já estava uns bons anos no mercado, logo há jogos que nem 5 € dei por eles, agora dar 60 € por um jogo novo para uma Playstation 5? Certo.. compro 10 jogos bons para PC pelo mesmo preço..

Tanto que é ai que entra o "valor" do PC Gaming para mim, um novo PC ou o actualizar do meu PC vai reforçar todos os jogos que tenho, é um investimento com retroativos imediatos, já uma consola não o é.. tudo bem que a Playstation 5 corre os jogos da Playstation 4 e afins mas não vai correr um jogo que estava bloqueado a 30 frames a 1080p a 144 a 1440p.. isso e passo a vida a modificar jogos a torto e direito, do que me adianta poder correr um Fallout 4 na Playstation 5 se posso correr no PC com modificações em cima? Eu até corro jogos antigos com Ray Tracing (há um tópico próprio para isso, resumindo, corre muito bem mas mata um GPU que o filtro que uso corre Ray Tracing mesmo "à bruta", fica espetacular em certos jogos, mas é menino para pedir uma RTX 3070 no mínimo para correr aceitavelmente).

E já me alonguei, tenho uma casa para arrumar XD
 
@Morais , muito obrigado pela resposta, impecável. Era mesmo esse tipo de coisas que precisava de saber.

O portátil é mesmo por questões pessoais e, sobretudo, profissionais. Não posso mesmo ir para um fixo. Se não, claro que seria o melhor a fazer.

Por isso mesmo é que preciso de um portátil que tenha a capacidade de aguentar os melhores jogos que saírem nos próximos anos, pois não poderei estar a atualizá-lo. E o investimento tem de render.

Sendo assim, vou ver umas reviews mas acho que vou mesmo para esse portátil. Ainda vou ver se o encontro mais barato noutra loja, mas, por esse preço, está dentro do meu orçamento e parece-me uma aposta interresante.

Já agora, aproveito para pedir desculpa a todos por ter iniciado este off-topic, mas não sabia a que tópico recorrer para esclarecer estas dúvidas. E, assim sendo, apresento as minhas razões para voltar ao PC gaming nesta altura.

Já há muito que me tenho ficado pelas consolas, nomeadamente as PlayStation (com algumas Nintendo pelo meio, como 'consolas secundárias'), mas não vejo qualquer incentivo para dar o salto para a nova geração nos próximos tempos.

Isso, aliado ao facto de estar mesmo a precisar de um novo portátil (o meu Asus tem quase nove anos, já está a dar as últimas...), fez-me pensar que talvez fosse melhor investir mais um pouco e ficar com uma máquina capaz de correr todos os jogos (menos os exclusivos PS) em condições muito superiores - estou a referir-me às vantagens que todos conhecemos e que são óbvias do PC gaming.

Além disso, nunca tive uma Xbox, pelo que tenho vários títulos para experimentar.

Eu adoro os exclusivos da Sony e não penso abdicar deles, daí manter a minha PS4 Pro por agora (até porque ainda tenho um backlog jeitoso nessa consola). A PS5 acabará por vir, provavelmente quando tiver mais exclusivos e uma versão Slim, mas, por agora, PC + PS4 (e ainda tenho uma Switch, mas mal lhe toco) parece-me uma excelente combinação.
 
Back
Topo