Multi Discussão sobre PC e Consolas Nova Geração [Comparações -> Ofertas, Hardware, Performance etc.]

Malta alguém me sabe dizer se o meu computador que construi recentemente está preparado para jogar jogos novos que sairem nos proximos anitos?

i7 10700, RTX 3060 12 GB TUF GAMING OC, 32 Gb RAM DDR4 3200 CL-16, 1 TB SSD M.2-2280 NVME

Ou terei que mudar algum componente num futuro próximo? Neste momento jogo BFV e GTAV a 1080p com tudo ao maximo sem problemas mas ainda não testei muitos jogos (também já testei Warzone e jogo sem problemas)
 
Malta alguém me sabe dizer se o meu computador que construi recentemente está preparado para jogar jogos novos que sairem nos proximos anitos?

i7 10700, RTX 3060 12 GB TUF GAMING OC, 32 Gb RAM DDR4 3200 CL-16, 1 TB SSD M.2-2280 NVME

Ou terei que mudar algum componente num futuro próximo? Neste momento jogo BFV e GTAV a 1080p com tudo ao maximo sem problemas mas ainda não testei muitos jogos (também já testei Warzone e jogo sem problemas)

Compraste essa máquina só para os jogos ou é também para o trabalho?
 
@luiscosta93, esse sistema apenas terá limites em correr jogos com DXR, é normal, de momento apenas se irá notar no CyberPunk 2077 mas ai eles exageraram só por exagerar e só acima de uma RTX 3080 é que dá para correr o jogo no máximo acima de 60 frames estaveis, por isso diria que o jogo é mais um outlier do que o que poderemos vir a esperar dos jogos no futuro, especialmente quando a actual geração de consolas não suporta isso.

Diria só mesmo que isso precisa de mais 1TB SSD apenas, que os jogos já começam a pedir imenso de espaço, maa isto é mais só se gostas de ir alternando entre jogos e tiveres uma Internet para o mais lenta, de resto, para jogar a 1080, e com a consciencia de que haverá um ou outro jogo que irá pedir imenso do DXR (há que vender essas RTX 4080 quando sairem) estás bastante seguro, agora se decidires ir para 1440p 144hz porque uma RTX 3060 até que aguenta bem essa resolução.. com o suporte de DLSS a tornar-se mais comum não vejo porque não, isto sempre com a noção que jogar com DXR em certos jogos é para jogar entre 50 e 80 frames, e isto com DLSS.
 
Compraste essa máquina só para os jogos ou é também para o trabalho?

Para jogar.

@luiscosta93, esse sistema apenas terá limites em correr jogos com DXR, é normal, de momento apenas se irá notar no CyberPunk 2077 mas ai eles exageraram só por exagerar e só acima de uma RTX 3080 é que dá para correr o jogo no máximo acima de 60 frames estaveis, por isso diria que o jogo é mais um outlier do que o que poderemos vir a esperar dos jogos no futuro, especialmente quando a actual geração de consolas não suporta isso.

Diria só mesmo que isso precisa de mais 1TB SSD apenas, que os jogos já começam a pedir imenso de espaço, maa isto é mais só se gostas de ir alternando entre jogos e tiveres uma Internet para o mais lenta, de resto, para jogar a 1080, e com a consciencia de que haverá um ou outro jogo que irá pedir imenso do DXR (há que vender essas RTX 4080 quando sairem) estás bastante seguro, agora se decidires ir para 1440p 144hz porque uma RTX 3060 até que aguenta bem essa resolução.. com o suporte de DLSS a tornar-se mais comum não vejo porque não, isto sempre com a noção que jogar com DXR em certos jogos é para jogar entre 50 e 80 frames, e isto com DLSS.

Sim, tenho perfeita noção disso. Para mim 1080p 60fps chega-me perfeitamente para já. Talvez queira fazer bump para 75hz no futuro. Para 1440p, sei que já é bastante puxado para esta máquina. Precisaria de uma gráfica melhor
 

Tens uma excelente máquina de jogos - só 32GB de RAM parece-me excessivo, vais ter pelo menos metade de memória a ganhar pó. 1TB SSD NVME para mim tem o tamanho e performance ideal. :)

Com os componentes que tens, o bottleneck vai ser o GPU se quiseres puxar o jogo para teres simultaneamente altas resoluções, FPS e visuais. Mas diria que estás muito bem servido com os jogos de hoje e dos próximos tempos. Agora é desfrutar da máquina!

a PS5 em termos de SDK está atualmente melhor preparada que a Series X, nada que nãos e tenha falado

O Cerny na sua talk do ano passado (bolas o tempo passa tão depressa) falou precisamente dessa preocupação logo no início. Este pessoal continua traumatizado com a experiência da PS3.
 
Última edição:
O Cerny na sua talk do ano passado (bolas o tempo passa tão depressa) falou precisamente dessa preocupação logo no início. Este pessoal continua traumatizado com a experiência da PS3.

Sim, essa parte parece que foi mesmo uma preocupação da Sony.
Neste video o dev da Remedy não morre de amores pela Series S, e pelo discurso que é só baixar resolução..
 
Sim, tenho perfeita noção disso. Para mim 1080p 60fps chega-me perfeitamente para já. Talvez queira fazer bump para 75hz no futuro. Para 1440p, sei que já é bastante puxado para esta máquina. Precisaria de uma gráfica melhor

Tens de experimentar um monitor a 144Hz. A tua forma de jogar vai mudar drasticamente.
Acredita que é o maior upgrade que podes fazer neste momento.
A tua 3060 tem poder que chegue para andar acima dos 100 fps e 1080p, na maioria dos jogos, nem que baixes alguns settings.
 
Obrigado a todos pelas respostas :) Provavelmente irei poder rodar 144hz, mas teria que sacrificar visuais. De qualquer das formas, pretendo mudar a gráfica daqui a uns anitos (quando as placas gráficas voltarem a preços decentes)
 
China ?? Pc gaming?? Mais Mobile Gaming do que outra coisa

Não, é mesmo PC Gaming.

A analise que o Niko fez, deu 321 Milhões de PC Gamers em 2019 com uma projeção de 351 Milhões em 2024.

Existe mais do dobro de PC Gamers na China, do que PS4's em todo o Mundo.

200504_NIKO_Infographic_Chinas-PC-Games-Market-scaled.jpg
 
Credo @luiscosta93, para 1080p 60hz tens sistema para os proximos 10 anos, uma GTX 1660 dava-se muito bem a 1080p 60hz, quanto mais uma RTX 3070, eu tenho uma e vou saltar agora para 1440p 165hz

@Morais Atenção, eu tenho uma RTX 3060, não uma RTX 3070 :)


Tens de experimentar um monitor a 144Hz. A tua forma de jogar vai mudar drasticamente.

Acredita que é o maior upgrade que podes fazer neste momento.

A tua 3060 tem poder que chegue para andar acima dos 100 fps e 1080p, na maioria dos jogos, nem que baixes alguns settings.



@Torak para 1080p a máquina comporta-se muito bem sim :) Para 1440p, tenho algumas dúvidas que consiga rodar grande parte dos jogos a ultra settings e que consiga alcançar 144fps (para os 144hz), só se baixar as settings
 
Última edição pelo moderador:
@Torak para 1080p a máquina comporta-se muito bem sim :) Para 1440p, tenho algumas dúvidas que consiga rodar grande parte dos jogos a ultra settings e que consiga alcançar 144fps (para os 144hz), só se baixar as settings

Estou a falar do refresh rate de 144hz. Para isto a tua máquina aguenta.
Lembro-te que há muitos jogos que têm dois ou três settings gráficos que podem ser baixados ou desligados, sem se notar muita diferença no aspecto, mas que melhora bastante o desempenho.
Um monitor de 144Hz é a melhor coisas que podes comprar neste momento. Esquece os 60 ou 75Hz. Deixa isso para as consolas

Para além disso, se comprares um monitor g-sync compatible, ele ajusta automaticamente o refresh rate ao frame rate que tens.
Por isso, mesmo que o desempenho baixe um pouco, tens sempre uma imagem sem screen tearing.
 
Estou a falar do refresh rate de 144hz. Para isto a tua máquina aguenta.
Lembro-te que há muitos jogos que têm dois ou três settings gráficos que podem ser baixados ou desligados, sem se notar muita diferença no aspecto, mas que melhora bastante o desempenho.
Um monitor de 144Hz é a melhor coisas que podes comprar neste momento. Esquece os 60 ou 75Hz. Deixa isso para as consolas

Para além disso, se comprares um monitor g-sync compatible, ele ajusta automaticamente o refresh rate ao frame rate que tens.
Por isso, mesmo que o desempenho baixe um pouco, tens sempre uma imagem sem screen tearing.
@Torak obrigado! Por acaso tinha esta dúvida. Mesmo que os jogos não alcancem 144Hz, com um monitor G-Sync, não irei ter problemas?
 
Eu honestamente sempre pensei que FPS altos eram um preciosismo do pessoal do PC, e que 60 FPS era o suficiente. Só nos últimos meses com o HDMI 2.1, VRR e 120Hz a tornarem-se banais no mundo dos AV, posso dizer que estava enganado. O cérebro consegue "entender" esses frames adicionais. Diria que de 30FPS para 60FPS a diferença é visivel, mas de 60FPS para o dobro a diferença é mais subtil, mas não deixa de melhorar a experiência de jogo, especialmente jogos como muito movimento e que requerem reações rápidas. Eu neste momento no PC, já mudei a fórmula: dou preferência a 120FPS, com o resto a balançar entre a resolução (1080p-1440p) e visuais.
 
Última edição:
Quanto maior o frame-rate menor o salto perceptível, está também relacionado com o input lag, o ganho de 30 frames para 60 frames é muito maior do que 60 para 144 e o salto de 144 para 240 é muito menor do que o anterior, também está relacionado com a forma como a imagem é actualiza e a capacidade de o nosso cérebro distinguir entre as várias frames que são apresentadas no ecrã, o nosso cérebro consegue distinguir até 30 imagens diferentes por segundo, mas consegue distinguir a suavidade da sua transição até 2000 imagens por segundo.

@luiscosta93 não precisas de mudar de GPU para saltar para 1440p 144hz, talvez em alguns jogos mais recentes (e sem suporte para DLSS) seria o caso (isto é, no que diz respeito a correr os jogos a 144 frames por segundo), mas há muito jogo "antigo" que irá correr muito bem neste sistema a 1440p 144hz, claro que indo para um monitor com suporte para VRR (100% garantido que seja o caso se fores para 144hz) também poderás jogar até uns 50* frames por segundo de forma confortavel (abaixo disso o VRR não faz milagres e há vários modelos de monitores em que o alcance do VRR não vão abaixo de 50 frames), por isso não tens que te preocupar com esse salto.

Depois claro que há a questão de qual o tamanho, tipo de painel e afins, depois dá um salto no tópico respectivo se estiveres interessado.

*Há muito jogo em que jogue na boa e fui a ver "ah isto está a 50", mas vai variar de jogo para jogo, claro, e se são 50 estaveis ou se anda a variar entre 50 e 80, por exemplo, ai não há VRR nenhum que te vá salvar, mais vale bloquear esse jogo a 60 e acabou, um bom exemplo disso foi o Monster Hunter World no meu sistema antigo, aquilo chegava a 90 em certas zonas, mas eram picos e o mais comum era andar nos 50.
 
Última edição:
Secalhar é difícil responder com exactidão a esta pergunta, mas a gráfica da série X e da ps5 equivalem a que gráfica de desktop?
 
Secalhar é difícil responder com exactidão a esta pergunta, mas a gráfica da série X e da ps5 equivalem a que gráfica de desktop?

Isso já foi respondido várias vezes, neste tópico.
Em rasterização, a PS5 está ao nível de uma 2070 Super. Mas em ray-tracing fica ligeiramente abaixo de uma RTX 2060.
A Xbox Series X fica ao nível de uma 2080 Super em rasterização. Em ray-tracing fica um pouco abaixo de uma RTX 2060 Super.
 
Back
Topo