Multi Discussão sobre PC e Consolas Nova Geração [Comparações -> Ofertas, Hardware, Performance etc.]

Sim, esses tech demos da UE são maravilhosos, ainda mais um video de 20 segundos. Já um jogo real que faz isso com áreas mais extensas, e com um nível de detalhe mais elevado, neste momento é só mesmo na PS5, e duvido que consigas fazer isso sem nvme/direct storage.

Onde estava está dúvida saudavel toda acerca de demos por altura da demo do UE5 que disseram estar a correr na PS5?

O que vejo com estes vídeos é a Sony a empurrar a indústria numa direção diferente e inovadora a partir de uma peça de hardware que não o GPU, que é algo normal desde o século passado, e desta forma abrir os horizontes a novas ideias que não passem apenas por gráficos e frames e como qualquer evolução é preciso levarmos de mente aberta e não ficarmos presos apenas aos métodos já existentes ainda para mais porque é algo que complementa os avanços normais dos gráficos, frames e não os substitui.

O facto de isto poder ser feito nas novas consolas que mais tarde ou mais cedo passam a ser o denominador menor no hardware é um empurrão para a frente na indústria.

Podiam jogar pelo seguro e focarem-se apenas no GPU, mas isso não seria mais do mesmo?

O certo é que já aparecem vídeos como este que de outra forma nunca teriam existido neste momento, no futuro quem sabe mas o pioneiro seria criticado certamente.

Pois,esqueceram-se foi do CPU. Aquele que podia revolucionar áreas esquecidas pelos AAA durante anos,nomeadamente física e AI. Isso e mudar o paradigma para framerates mais elevados e mundos maiores quando se mudar de vez para hardware novo apenas.

Mas um jogo carregar em 3 segundos em vez 6 de é revolucionário e inovador...


Isto é o que mais me irrita, é uma total incompetência de quem esteve uma geração na frente da concorrência, não ter VRR.
Descartar a importância do VRR é mesmo de quem nunca o experimentou, não dá para voltar atrás.

Já há VRR na xbox desde a ONE S. Isto é uma total incompetência da sony.

A Sony não esteve na frente da geração passada por ser mais adepta de tecnologias inovadoras...
Verdade seja nem nas televisões as promessas de VRR correram bem.
 
A Sony não esteve na frente da geração passada por ser mais adepta de tecnologias inovadoras...
Verdade seja nem nas televisões as promessas de VRR correram bem.
Nem eu quis dizer isso, apenas referi que com o sucesso obtido na geração passada, esperava-se outro tipo de abordagens nesta nova geração.
 
Onde estava está dúvida saudavel toda acerca de demos por altura da demo do UE5 que disseram estar a correr na PS5?

Tens razão. Da minha parte, já não ligo aos demos da Unreal - acho que é marketing desta mais que outra coisa, e prefiro olhar aos jogos. A complexidade e a escala dos jogos é simplesmente diferente de uma tech demo, para podermos extrapolar qualquer coisa. E neste aspeto, a Sony lançou o Rachet Time Rift. E tirou qualquer dúvida que tinha sobre este assunto.

A Sony não esteve na frente da geração passada por ser mais adepta de tecnologias inovadoras...
Verdade seja nem nas televisões as promessas de VRR correram bem.

Que eu saiba a PS5 suporta HDMI 2.1 e vem com um cabo HDMI que suporta esse standard, e por conseguinte, não haverá problemas em suportar VRR num futuro patch. Talvez para a Sony, o VRR não seja a prioridade mais alta quando a esmagadora maioria de TVs não têm esse suporte. O certo é que até agora, não tive quaisquer problemas de tear ou stutters.
 
Última edição:
Excelente post.

Existe essa ideia, muito enraizada na comunidade do PC gaming, que o GPU é a única coisa que interessa - com TFLOPS, RDNA2, VRS e INT4 - acho cómico, que depois é totalmente irrelevante quando a PS5 consegue - ainda - diferenciar-se do resto, e trazer algo com o Rift Apart, que embora não aprecie o tipo de jogo, não dá para ficar indiferente com a qualidade gráfica e os truques de portais de dimensões que nunca vi um outro jogo a fazer o mesmo no PC, ou jogos como o Returnal que fazem jus do audio 3D e do adapters triggers, criando uma experiência muito diferente do que já tinha experimentado antes.




Mais do que natural, o Cerny veio a ser vindicado pelo facto de que no ano seguinte, a industria toda do PC gaming veio a falar de SSDs para as next-gens. É preciso lembrar que o SSD nvme já está há muito tempo disponível no PC (já tenho na minha máquina há 2 anos), mas o que não temos ainda é o DirectStorage e o RTX IO. E jogos.
O Rift Apart com 99%de certeza seria possível nas Series. Não me parece que a velocidade extra do SSD da PS5 permita algo que não seja possível nas Series, a não ser uns load time menores.

Dito isto não entendo que o Cerny tenha andado a dizer que o SSD da PS5 permitia algo que não era possível nas Series. Entendi sempre a comparação com as gerações anteriores.


Talvez seja preciso lembrar que o primeiro GPU a suportar o RTX IO e Direct Storage, foram as Turing da nVidia, de 2018. Muito antes da Sony sequer ter qualquer hardware a funcionar come esta tech.
A única coisa que podes dizer é que a MS é lenta e incompetente, pois apesar de termos SSDs NVME há anos no PC, continuamos a ter o Windows com um sistema de ficheiros do século passado.

Mas também te digo uma coisa, se tivesse de escolher entre passar anos a esperar por VRR ou por Direct Storage. Tenho a certeza de que preferia esperar pelo Direct Storage.
Aguento nas calmas esperar mais uns segundos, enquanto o jogo carrega. Mas não ter a suavidade e estabilidade de imagem do Free-Sync, seria impensável.



DLSS 2.0 a ganhar 30% - 40% de desempenho, quase sem perder qualidade de imagem é irrelevante.....

A parte dos 30 - 40 % de desempenho no DLSS 2 é irrelevante nas consolas, esta geração de consolas não vai ter DLLS 2.0
 
O Rift Apart com 99%de certeza seria possível nas Series. Não me parece que a velocidade extra do SSD da PS5 permita algo que não seja possível nas Series, a não ser uns load time menores. Dito isto não entendo que o Cerny tenha andado a dizer que o SSD da PS5 permitia algo que não era possível nas Series. Entendi sempre a comparação com as gerações anteriores.

Na citação que fizeste, estava a fazer a comparação entre a PS5 e o PC, e não com a Series, que neste aspecto concordo que esteja muito próxima da PS5 com a velocity architecture. Como tu, eu também nunca interpretei que o Cerny estava a fazer a comparação do SSD com a Series, mas sim com a PS4. Aliás, na talk pareceu-me que foi explícito neste ponto quando deu o exemplo da Spiderman na PS4, e como tinham de duplicar os assets pelo disco.

Jogaste RE8 no modo RT? está horrível de tanto stutter na village.

Não, não é o gênero que aprecie. Mas é desapontante. O modo performance RT do spiderman e do rift apart foi impecável.
 
Não, não é o gênero que aprecie. O modo performance RT do spiderman e do rift apart foi impecável.
Tiveste sorte de não afetar nos jogos que jogaste :D
O valhalla é outro dos jogos que em pelo menos duas áreas do jogo é um festival de stuttering e tearing.
Nas series estes jogos correm como manteiga, apesar de terem mais quedas de FPS. Só para quem tem TV/Monitor com VRR claro, mas também já são bem comuns no mercado.
 
Tiveste sorte de não afetar nos jogos que jogaste :D
O valhalla é outro dos jogos que em pelo menos duas áreas do jogo é um festival de stuttering e tearing.
Nas series estes jogos correm como manteiga, apesar de terem mais quedas de FPS. Só para quem tem TV/Monitor com VRR claro, mas também já são bem comuns no mercado.

Ainda bem que dizes. Verdade seja dita, só tenho jogado exclusivos na PS5, e não multis - para isso tenho o PC. Embora não tenha uma placa particularmente forte comparada com as next-gens, as más otimizações dos multis posso sempre contornar no PC.
 
Última edição:
O VRR já foi dito que vai chegar a PS5, agora sim já deviam ter lançado que faz uma boa diferença em não ter screen tearing e fluidez.
A Sony não esperou e na minha opinião pouco impacto vai ter entre Ps5 e xbox sx, ainda por cima a xbox sx vai ter sempre a S a curtar um bocado as pernas.
Quem disser que não tá se enganar.
O que fizeram com o Ratchet foi novidade mas para muitos aqui já não é nada de mais, mas foi 1 jogo que vi aquilo a ser implementado e no PC nunca vi.
A indústria precisa de inovação e a Sony nisso tá sempre a tentar e na minha ótica tão a ter grande sucesso, o comando é um deles.
É por isso que não é por acaso que a Sony vende o que vende, palavra inovação tá no ADN da Sony.
 
Última edição pelo moderador:
O VRR já foi dito que vai chegar a PS5, agora sim já deviam ter lançado que faz uma boa diferença em não ter screen tearing e fluidez.
A Sony não esperou e na minha opinião pouco impacto vai ter entre Ps5 e xbox sx, ainda por cima a xbox sx vai ter sempre a S a curtar um bocado as pernas.
Quem disser que não tá se enganar.
O que fizeram com o Ratchet foi novidade mas para muitos aqui já não é nada de mais, mas foi 1 jogo que vi aquilo a ser implementado e no PC nunca vi.
A indústria precisa de inovação e a Sony nisso tá sempre a tentar e na minha ótica tão a ter grande sucesso, o comando é um deles.
É por isso que não é por acaso que a Sony vende o que vende, palavra inovação tá no ADN da Sony.

Estás a falar da empresa que demorou 4 anos a oferecer spatial áudio,e só oferece a quem comprou uma consola da nova geração vs a MS ter dois codecs desde 2016 que podem ser usados por duas gerações(e mais recentemente o DTS Unbound a juntar-se à festa).

Isso e mais depressa a PS5 com o CPU mais fraco das 3 consolas é o que limita os mundos que os developers podem criar. Do que se vai vendo a memória a menos da Séries S esta é a queimar o uso de Ray tracing nela,algo que eles pensavam que a consola ia poder oferecer.
 
Estás a falar da empresa que demorou 4 anos a oferecer spatial áudio,e só oferece a quem comprou uma consola da nova geração vs a MS ter dois codecs desde 2016 que podem ser usados por duas gerações(e mais recentemente o DTS Unbound a juntar-se à festa).

Isso e mais depressa a PS5 com o CPU mais fraco das 3 consolas é o que limita os mundos que os developers podem criar. Do que se vai vendo a memória a menos da Séries S esta é a queimar o uso de Ray tracing nela,algo que eles pensavam que a consola ia poder oferecer.

A PS introduziu o "spatial audio" em 2016, com o PSVR.
A diferença é que permaneceu exclusivo ao VR.
 
Isso e mais depressa a PS5 com o CPU mais fraco das 3 consolas é o que limita os mundos que os developers podem criar.

A diferença é marginal, ainda mais quando estamos na era dos cross-gens, o CPU limitante continua a ser o jaguar - e conta com isso nos próximos 2-3 anos.

Estás a falar da empresa que demorou 4 anos a oferecer spatial áudio,e só oferece a quem comprou uma consola da nova geração vs a MS ter dois codecs desde 2016 que podem ser usados por duas gerações(e mais recentemente o DTS Unbound a juntar-se à festa).

Possivelmente, não estavam contentes com a performance do Atmos no gaming, e utilizaram o PSVR para amadurecer a tecnología. A PS5 tem hardware dedicado para o spatial audio, e portanto não é uma solução de software (codec) que possa ser utilizada na PS4. Eu consigo viver sem o 3D audio, ainda mais quando é extrapolado do stereo (não sou fã destas tecnologias virtuais) - mas no Returnal, conseguia entender aonde estava o inimigo pelo spatial audio mesmo que não o visse a minha frente, especialmente quando o inimigo começava a disparar atrás de mim.
 
Última edição:
A diferença é marginal, ainda mais quando estamos na era dos cross-gens, o CPU limitante continua a ser o jaguar - e conta com isso nos próximos 2-3 anos.

Isso é algo que ninguém sabe e provavelmente nunca vamos saber.

Nos jogos mais intensivos e principalmente os que usam RT, vai usar certamente a potência máxima do Gpu. Não sabemos é que impacto isso tem no Cpu e para que velocidades vai descer.
 
Isso é algo que ninguém sabe e provavelmente nunca vamos saber.
Nos jogos mais intensivos e principalmente os que usam RT, vai usar certamente a potência máxima do Gpu. Não sabemos é que impacto isso tem no Cpu e para que velocidades vai descer.

Não é só RT. Os jogos das consolas priorizam muito os visuais, e presumo que os jogos irão (deverão) sempre utilizar o GPU da PS5 na potência máxima.
Tendo em conta o cenário cross-gen e a capacidade do CPU das next-gens, não acredito que o CPU baixe a uma frequência ao ponto de se tornar no bottleneck, ou até de ficar em desvantagem em relação a series. E depois, se o CPU for de facto requisitado por exemplo para uma física mais desenvolvida, eles podem sempre regular ao nível da Séries, reduzindo a potência do GPU. Mas a realidade é que com o grande domínio que a Sony tem, e que para todos os efeitos continuará a ter, é irrelevante o poder da XSX quando os jogos irão ser desenvolvidos a medida de hardware mais fraco como a PS4 e depois a PS5. A não ser que queiram complicar as suas vidas, como a CDPR.
 
Back
Topo