Multi Discussão sobre PC e Consolas Nova Geração [Comparações -> Ofertas, Hardware, Performance etc.]

Na maioria dos jogos, ter um CPU melhor dará sempre em ter menos quedas de frame rate.
Há medida que avançamos na geração, os devs vão querer puxar mais pelos gráficos, como de costume.

Ainda na geração passada tivemos casos de jogos que na PS4 e X1 tinham quebras de frame rate, mas na Pro e X1X, tinham resultados muito mais consistentes.
E o CPU era o mesmo, apenas mudava a velocidade em algumas centenas de Mhz.
 
Isso e mais depressa a PS5 com o CPU mais fraco das 3 consolas é o que limita os mundos que os developers podem criar. Do que se vai vendo a memória a menos da Séries S esta é a queimar o uso de Ray tracing nela,algo que eles pensavam que a consola ia poder oferecer.

A Series S tem jogos que para manter os 60 frames tem que baixar para 720p, o cpu a S com 3.6 Ghz a Ps5 com 3.4Ghz a diferença é muito pequena, é nisso que te baseias que a Ps5 é que vai limitar a geração?
Daqui nada dizes que a Ps5 é mais fraca da consolas xD
 
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A Series S tem jogos que para manter os 60 frames tem que baixar para 720p, o cpu a S com 3.6 Ghz a Ps5 com 3.4Ghz a diferença é muito pequena, é nisso que te baseias que a Ps5 é que vai limitar a geração?

Não foi isso que ele disse.

O Cpu da Series é fixo a 3.6 Ghz. O Cpu da PS5 não é fixo a 3.4 Ghz, é variavel. O que foi explicado é que a PS5 não consegue usar o Cpu e o Gpu ambos à maxima potencia, logo se o Gpu estiver a ser usado na velocidade máxima, a velocidade do Cpu vai cair. Agora ninguém sabe para quanto cai pois a Sony não se descoze, se para 3.2, se para 3.0, se para 2.8...
 
Isso é algo que ninguém sabe e provavelmente nunca vamos saber.

Nos jogos mais intensivos e principalmente os que usam RT, vai usar certamente a potência máxima do Gpu. Não sabemos é que impacto isso tem no Cpu e para que velocidades vai descer.

No caso de uma Turing/Ampere, como têm hardware dedicado para RT, num jogo que use RT, vai ligar essas unidades e consumir mais.
Mas nas RDNA2, apenas tem os ray-acelerators, que são pequenos e apenas aceleram a construção da extrutura BVH. Estas unidades, como são pequenas, pouco vão aumentar o consumo do GPU.
Depois, o calculo do resto do RT, é feito nos shaders, o que vai dar quase no mesmo, seja RT ou shading tradicional.

Não foi isso que ele disse.

O Cpu da Series é fixo a 3.6 Ghz. O Cpu da PS5 não é fixo a 3.4 Ghz, é variavel. O que foi explicado é que a PS5 não consegue usar o Cpu e o Gpu ambos à maxima potencia, logo se o Gpu estiver a ser usado na velocidade máxima, a velocidade do Cpu vai cair. Agora ninguém sabe para quanto cai pois a Sony não se descoze, se para 3.2, se para 3.0, se para 2.8...

Exactamente.
Por acaso, recentemente vi uma experiência que foi feita com um Ryzen 5600X, onde o OC no controlador de memória para 2133 para 3600, resultou num aumento de +/-10W
O SoC deste CPU tem um limite combinado. Estes 10W extra no controlador de memória resultou em menos energia para o CPU. O CPU passou de 56W para 46W de consumo.
E o resultado foi uma perda de desempenho de 5-6% em situações onde o CPU é puxado.
Se com um controlador de memória a gastar 10W a mais, acontece isto, imagina com um GPU a 2.25Ghz a ser puxado como deve ser.
A velocidade do CPU da PS5 deve ter uma boa queda. Ou então o sistema desliga ou ou dois cores, para compensar.
 
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Não foi isso que ele disse.

O Cpu da Series é fixo a 3.6 Ghz. O Cpu da PS5 não é fixo a 3.4 Ghz, é variavel. O que foi explicado é que a PS5 não consegue usar o Cpu e o Gpu ambos à maxima potencia, logo se o Gpu estiver a ser usado na velocidade máxima, a velocidade do Cpu vai cair. Agora ninguém sabe para quanto cai pois a Sony não se descoze, se para 3.2, se para 3.0, se para 2.8...

A Sony devia meter um sticker na caixa dos jogos com a frequencia do CPU que corre os jogos: 2.8Ghz ou 3.0Ghz ou 3.2Ghz. Assim, o consumidor fica mais bem informado, e decide se vai ou não comprar um jogo. Da forma como as coisas estão de momento, uma pessoa compra um jogo completamente às cegas. :wink:
 
Não foi isso que ele disse.

O Cpu da Series é fixo a 3.6 Ghz. O Cpu da PS5 não é fixo a 3.4 Ghz, é variavel. O que foi explicado é que a PS5 não consegue usar o Cpu e o Gpu ambos à maxima potencia, logo se o Gpu estiver a ser usado na velocidade máxima, a velocidade do Cpu vai cair. Agora ninguém sabe para quanto cai pois a Sony não se descoze, se para 3.2, se para 3.0, se para 2.8...

Sim isso é uma incógnita, mas já chegamos ao ponto de dizerem que a Ps5 é que pode limitar a geração são outros 500.
 
A Sony devia meter um sticker na caixa dos jogos com a frequencia do CPU que corre os jogos: 2.8Ghz ou 3.0Ghz ou 3.2Ghz. Assim, o consumidor fica mais bem informado, e decide se vai ou não comprar um jogo. Da forma como as coisas estão de momento, uma pessoa compra um jogo completamente às cegas. :wink:

Verdade seja dita, este tipo de coisas devia ter sido falada durante as apresentações da consola.
A MS apresentou todas as características do hardware da consola. Não escondeu nada e não deixou dúvidas em cima da mesa.
Da PS5 andamos aos poucos a descobrir as suas características, por terceiros. E por vezes, coisas que afectam o desempenho e qualidade de imagem.
 
Verdade seja dita, este tipo de coisas devia ter sido falada durante as apresentações da consola.
A MS apresentou todas as características do hardware da consola. Não escondeu nada e não deixou dúvidas em cima da mesa.
Da PS5 andamos aos poucos a descobrir as suas características, por terceiros. E por vezes, coisas que afectam o desempenho e qualidade de imagem.

Achei que a informação dada pela Sony, incluindo a talk do Cerny, mais do que suficiente para uma consola. Se comprar uma switch, estou-me nas tintas pela frequencia que corre o CPU ou GPU. Imagino que uma grande parte do pessoal que compra uma consola também não requer um aprofundamento tão grande do hardware.

O hardware de uma consola é apenas uma componente, a outra é o grau de otimização dos jogos que lá saem. Neste caso, prefiro ver a análise da performance dos jogos da DF e do feedback dado pelo pessoal que anda a jogar a PS5, do que assumir que vou conseguir extrapolar a performance de um jogo porque o CPU corre a 3.2Ghz em vez de 3.5Ghz, ou até que poderá atrasar o desenvolvimento dos jogos da next-gen.
 
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A Series S tem jogos que para manter os 60 frames tem que baixar para 720p, o cpu a S com 3.6 Ghz a Ps5 com 3.4Ghz a diferença é muito pequena, é nisso que te baseias que a Ps5 é que vai limitar a geração?
Também tens jogos que na Series X e na PS5 têm de baixar para 1080P para manter os 60fps.
Por isso, jogar a 720P num monitor ou TV de resolução nativa 1080P, ou jogar a 1080P numa TV 4K de 55+ polegadas, é capaz de ser o mesmo. A parda de nitidez é semelhante.
 
A Sony devia meter um sticker na caixa dos jogos com a frequencia do CPU que corre os jogos: 2.8Ghz ou 3.0Ghz ou 3.2Ghz. Assim, o consumidor fica mais bem informado, e decide se vai ou não comprar um jogo. Da forma como as coisas estão de momento, uma pessoa compra um jogo completamente às cegas. :wink:

Ninguém disse isso, mas estamos no Zwame que é um fórum onde se discute tecnologia ;)
 
Achei que a informação dada pela Sony, incluindo a talk do Cerny, mais do que suficiente para uma consola. Se comprar uma switch, estou-me nas tintas pela frequencia que corre o CPU ou GPU. Imagino que uma grande parte do pessoal que compra uma consola também não requer um aprofundamento tão grande do hardware.

O hardware de uma consola é apenas uma componente, a outra é o grau de otimização dos jogos que lá saem. Neste caso, prefiro ver a análise da performance dos jogos da DF e do feedback dado pelo pessoal que anda a jogar a PS5, do que assumir que vou conseguir extrapolar a performance de um jogo porque o CPU corre a 3.2Ghz em vez de 3.5Ghz, ou até que poderá atrasar o desenvolvimento dos jogos da next-gen.

Compara com a apresentação da MS, com as dúvidas e rumores que circulavam pela net, pelas centenas de threads em forums, reddit e afins, e vez que isso não é verdade.
Repara como temos canais e sites, que fazem vida a analisar hardware e jogos. O DF que referes, é um bom exemplo disso.
Mesmo tu passaste bastante tempo nesta e na thread de comparação de hardware das duas consolas.

Sobre a velocidade do CPU, sim é importante. O que não faltam são exemplos nas consolas actuais, onde umas centenas de Mhz fazem a diferença entre um frame rate constante, ou não.
 
Sobre a velocidade do CPU, sim é importante. O que não faltam são exemplos nas consolas actuais, onde umas centenas de Mhz fazem a diferença entre um frame rate constante, ou não.

"Umas centenas de Mhz fazem a diferença" porque falamos de CPUs datados como o Jaguar que devem ser o bottleneck de muitos cross-gens, e a trabalhar na exaustão. Não me parece que possas extrapolar isso para o contexto atual da PS5 e Series, que têm CPUs muito mais potentes.

Certamente, daqui a uma década, quando os jogos next-gens começarem a puxar os limites dos CPUs, vamos ter uma situação similar onde "uma centenas de Mhz fazem a diferença" entre a PS5 e a Series, mas até lá vamos ter possivelmente uma PS5 Pro ou uma PS6.
 
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"Umas centenas de Mhz fazem a diferença" porque falamos de CPUs datados como o Jaguar que devem ser o bottleneck de muitos cross-gens, e a trabalhar na exaustão. Não me parece que possas extrapolar isso para o contexto da PS5 e Series, que têm CPUs muito mais potentes.

Os estúdios não vão manter o mesmo detalhe gráfico, que da PS4 e X1.
E isso significa que vão puxar mais pelo CPU e GPU. E esta diferença de clocks vai-se notar.
 
A Series S tem jogos que para manter os 60 frames tem que baixar para 720p, o cpu a S com 3.6 Ghz a Ps5 com 3.4Ghz a diferença é muito pequena, é nisso que te baseias que a Ps5 é que vai limitar a geração?
Daqui nada dizes que a Ps5 é mais fraca da consolas xD

Nesses jogos as consolas 4K estão processar a 1080p no mínimo ou 1440p no máximo.

Muito resumidamente e no espírito do tópico,o CPU da PS5 vai ser o requisito mínimo a criar jogos que apontem para 30 fps na resolução base das consolas 4K(Séries X e PS5). Jogos que usem o poder do CPU não para framerates altos,mas sim coisas que são relativas às simulação do jogo(tamanho do mundo,quantidade e qualidade da AI).
Não é a diferença entre 30 e 60 fps porque não acredito que o CPU da PS5 desça tanto quando o GPU está em full load,mas é contas básicas: para criar algo,apontas para um mínimo para balizar as tuas possibilidades. O mínimo é o que o CPU da PS5 conseguir de forma estável. E não consegue 3,5 GHz de forma estável,porque se conseguisse a Sony fazia referência a isso como fez com a PS4 e PS4 Pro.
 
Por falar em CPU.
Uma das coisas que eu e o @Ansatsu falamos, foi a latência adicional da GDDR6.

Pois agora, com a AMD a lançar o 4700S, já sabemos exactamente o valor. 144ns de latência.
E o CPU da PS5 e Series X, sem cache L3 para tentar colmatar isto.
Mas pelo menos a largura de banda existe em abundância.

AMD 4700S CPU DIY Desktop Kit Tested Once Again, Full PCB With PlayStation 5 SOC & GDDR6 Memory Pictured


AMD-4700S-Xbox-Series-X-SOC-DIY-Desktop-Kit-With-GDDR6-Memory-_-Performance-Benchmark-Tests-_1.jpg
 
Também tens jogos que na Series X e na PS5 têm de baixar para 1080P para manter os 60fps.
Por isso, jogar a 720P num monitor ou TV de resolução nativa 1080P, ou jogar a 1080P numa TV 4K de 55+ polegadas, é capaz de ser o mesmo. A parda de nitidez é semelhante.

Sem RT baixar para esses valores?
Por que tenho visto sem RT a Ps5 tem baixado máximo para 1440p, mas posso estar enganado.
Com RT anda nisso dos 1080p e 2k a 60 frames.
 
Por que tenho visto sem RT a Ps5 tem baixado máximo para 1440p, mas posso estar enganado.
Com RT anda nisso dos 1080p e 2k a 60 frames.

Uma coisa boa na PS5 é que os novos jogos da Sony, pelo menos os que tenho jogado, têm tido sempre uma opção de 60 FPS - mesmo com RT ligado, o que para mim foi uma agradável surpresa. Pessoalmente, a ordem que dá maiores benefícios é: performance (60 FPS) > visuais > resolução. Para quem tenha a TV a 2.5m-3m, é muito difícil distinguir 1440p de 4K nativos, mesmo com técnicas de upscaling modestas.
 
1080p = 2k
1440p = 2.5k
2160p = 4k

Yap tens razão, eu jogo no PC a 3k que dá 1620p.
Sim, o returnal por exemplo, como diz aqui no comentário deste video.

Sim o returnal tá nessa resolução, mas não me lembro de mais nenhum jogo fazer isso.
Mas para piorar ainda tens que a series s que desceu ainda mais que 720p para 512p no metro, mas também deve ser o único jogo que baixou tanto por ser muito puxado.
 
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