Multi Discussão sobre PC e Consolas Nova Geração [Comparações -> Ofertas, Hardware, Performance etc.]

O número de vezes que já vi a referência desse único artigo/apresentação de 2018 (!) e dessa foto do FH3 aqui no Zwame - devia servir como contra-argumento. :wink: Eu interpreto isto com sendo uma tentativa de "vender" o DirectML, e utilizaram o upscaling como chamariz. Mas estar ao ponto de ser utilizado na Series como uma solução viável de upscaling, parece-me uma questão muito diferente, ainda mais tendo o FSR já anunciado e integrado em alguns jogos. Se a Microsoft lançar um IA upscaler a competir com o DLSS/FSR para a RDNA2, tens este meu post para a posteridade.

Não sei o que uma coisa tem a ver com a outra, a Microsoft ainda deve estar a uns bons anos de conseguir ter algo viável cá fora e nunca vai estar tão evoluído como o DLSS.

Aliás, o facto da Microsoft ter pedido à Amd para dar suporte a INT4 e INT8 no Gpu, ao contrario da Sony, acho que é motivo mais que suficiente para imaginar o que ai em.
 
Arcadegeddon é o primeiro (?) jogo com FSR nas consolas de nova geração.

Sendo que o update sai para PC poderá ser interessante comparar.


Outra coisa relevante é isto:
"For Arcadegeddon, we're using both AMD's #FSR tech and TAAU (temporal antialiasing upsampling) in concert. This allows us to leverage the benefits of both, like letting us render at a variety of resolutions for more visual effects while maintaining great image quality."

 
Não compras-te uma Series X recentemente? 🤔
Sim, comprei. Apenas disse isto, no sentido, dos exclusivos estarem a sair, cada vez mais, no PC. Eu também sou daqueles que não tem paciência para especificações e upgrades ao PC.

No entanto, poderá ser, para alguns, um factor decisivo na compra, ou não, de uma consola.
 
As expetativas só as tem quem as quer. É só ver as especificações de cada consola para perceber qual pode ter melhor desempenho, se as produtoras não conseguem fazê-lo é problema delas.

Mudando o assunto para aqui. Em termos de TF a Series X leva vantagem, mas as produtoras como dizem não estão a tirar o desempenho extra, e o problema nem é nem bem deles. É de quem tem Series X e podia ter versões mais optimizadas dos jogos.

A discussão após serem conhecidas as especificações foi enormes, e como disse por culpa dos devs ou outras coisas que desconhecemos, a Series X não tem levado a vantagem esperada (atenção que isto não reduz nada a satisfação que tenho com a consola). Na altura as discussões eram tão intensas que alguns users quase tentaram provar que a PS5 ia derreter..
 

And so it starts...

Curioso para ver o 1º jogo a suportar a API, para depois podermos comparar o load de um jogo entre SSD SATA 3 e NVMe.
Também surgirão comparativos entre o PC e consolas. O Forspoken é um dos jogos que vai suportar a tecnologia.

De notar que tinham dito que era necessário um NVMe como requesito, mas pelos vistos funciona com qualquer storage. Logo suponho que SSD's SATA 3 e até mesmo HDD's, poderão ter algum ganho, mesmo que residual.

While you may see benefits on any kind of storage device, installing games to an NVMe SSD will maximize your IO performance and help you more fully experience the benefits of DirectStorage. Stay tuned to learn about games that will be shipping with DirectStorage in the future!
 
Última edição:

And so it starts...

Curioso para ver o 1º jogo a suportar a API, para depois podermos comparar o load de um jogo entre SSD SATA 3 e NVMe.
Também surgirão comparativos entre o PC e consolas. O Forspoken é um dos jogos que vai suportar a tecnologia.

De notar que tinham dito que era necessário um NVMe como requesito, mas pelos vistos funciona com qualquer storage. Logo suponho que SSD's SATA 3 e até mesmo HDD's, poderão ter algum ganho, mesmo que residual.

Desculpa perfeita para substituir o meu velhinho samsung 850 evo para os jogos. Mas tenho uma questão, eu achava que só funcionaria com NVME pci 4.0. Afinal irá funcionar qualquer tipo de disco?
 
Vamos ver se is Jogos nas Series além de serem mais rápidos a entrar (aqui o ganho deve ser marginal) começam a ocupar menos.

Ainda estamos a menos de 2 anos da atual geração é usufruir e não andar já a pensar na seguinte.
 
Desculpa perfeita para substituir o meu velhinho samsung 850 evo para os jogos. Mas tenho uma questão, eu achava que só funcionaria com NVME pci 4.0. Afinal irá funcionar qualquer tipo de disco?

Inicialmente a Microsoft indicou que o requisito minimo era um NVMe, independentemente de ser PCIe 3.0 ou 4.0.

Pelos visto agora a Microsoft diz que a APi vai funcionar com qualquer storage. Obviamente, os discos que realmente vão tirar partido, serão os mais rápidos, e como tal é aconselhável usar um NVMe.
 
Em relação a um upgrade mid na Xbox Series ou PS5 o problema é estarem ligadas à AMD. Com a AMD sem capacidade em software e hardware para fazer machine learning, sem DLSS, o ray Tracing tem que ser feito em força bruta. Arrisco - me a dizer que o próximo refresh da Switch terá mais capacidade para Ray Tracing do que as versões Pro da Xbox e PS.
 
Desculpa perfeita para substituir o meu velhinho samsung 850 evo para os jogos. Mas tenho uma questão, eu achava que só funcionaria com NVME pci 4.0. Afinal irá funcionar qualquer tipo de disco?
Não vejo razão nenhuma para substituires o disco, ainda não há jogos a tirar proveito da API e não sabemos os ganhos.
Até isto se massificar os preços dos SSDs ainda baixam mais.
 
Penso que o outro componente importante do DirectStorage é o GPU, para além do NVMe. Penso que o GPU terá que ter suporte específico por hardware (e.g., RTX IO).

Isto para dizer que não vale a pena comprar um NVMe para usufruir do DirectStorage, se o GPU não tiver esse suporte. O "Direct" é precisamente a ligação direta entre o SSD e o GPU.

Tendo em conta os jogos mal optimizados do PC (Deathloop, Elden Ring... :grumpy:) comparado com as consolas next-gen, não vejo razão para ter grandes esperanças que os primeiros jogos AAA a usufruir desta tecnologia vão ser grande coisa.

Mudando o assunto para aqui. Em termos de TF a Series X leva vantagem, mas as produtoras como dizem não estão a tirar o desempenho extra, e o problema nem é nem bem deles. É de quem tem Series X e podia ter versões mais optimizadas dos jogos.

A discussão após serem conhecidas as especificações foi enormes, e como disse por culpa dos devs ou outras coisas que desconhecemos, a Series X não tem levado a vantagem esperada (atenção que isto não reduz nada a satisfação que tenho com a consola). Na altura as discussões eram tão intensas que alguns users quase tentaram provar que a PS5 ia derreter..

Sempre achei essas discussões de TF exageradas. Mas confesso que surpreende-me que a XSX não tenha mais jogos onde a diferença com a PS5 seja notória, mais especificamente na resolução e nos visuais. Não devia ser complicado utilizar os 12 TFs. Por outro lado, ao jogar o HFW dei-me conta de como a PS5 podia ter ganho com mais TFs - quando sair a versão no PC vai ser um dos jogos mais bonitos nessa plataforma.
 
Última edição:
Não vejo razão nenhuma para substituires o disco, ainda não há jogos a tirar proveito da API e não sabemos os ganhos.
Até isto se massificar os preços dos SSDs ainda baixam mais.
Pois claro que não, mas tenho vivido a gerir os 500 Gb o que me aborrece.

Duvido que os ganhos sejam grande coisa, honestamente, mas como disse é a desculpa que precisava para eliminar um SSD 2.5 do sistemas (que é mini ITX, já agora) e popular o slot NVME que sobra na MB.

Problemas totalmente de privilegiados.​
 
Não vejo razão nenhuma para substituires o disco, ainda não há jogos a tirar proveito da API e não sabemos os ganhos.
Até isto se massificar os preços dos SSDs ainda baixam mais.

Estou curioso para ver é os ganhos que isto vai dar a nivel de Cpu, pois é sabido que o overhead em cima do Cpu ainda é bastante.

Alguns jogos, como é o caso dos Assassin's Creed, o uso do Cpu é mais intenso se usarmos um SSD ao invés de um HDD, como testes já demonstraram.

Penso que o outro componente importante do DirectStorage é o GPU, para além do NVMe. Penso que o GPU terá que ter suporte específico por hardware (e.g., RTX IO).

Os requisitos foram alterados.

Antigamente na pagina da Microsoft dizia que necessitava de um NVMe com 1Tb no minimo e um Gpu com suporte para DX12 Ultimate.

Alteraram e agora diz isto:

vRYstAl.png
 
Última edição:
Back
Topo