Discussão sobre qualidade fotográfica nos telemóveis

Estás a fazer uma mistura tremenda entre qualidade do sensor e das lente e megapixels. Nunca viste ninguém com um telemóvel de 2megapixels tirar melhores fotos que o teu N82 por causa da qualidade do sensor e das lentes, não por o teu N82 ter mais megapixels, será que não entendes isso?

Tenho aqui um k810i com 3Megapixels que tira fotos muito superiores a um samsung omnia, com 5 megapixels, e tira decididamente muito melhores fotos que um htc diamond que também por aqui tenho, e que tem os mesmos 3Megapixels.

Não tem nada a ver com megapixels. Nada. Zero.


não estou a fazer confusão nenhuma , aliás eu no post anterior disse que um conjunto de factores aliádos a muitos pixeis dão origem a uma boa foto , e ateimo que nenhum tlm com menos pixeis que o meu tira melhores fotos que o meu é só , como também sei que o que dizes sobre os teus tlm é verdade
 
Acho que "excelente" continua sendo relativo. Cada um tem seus objectivos e necessidades.

Eu não tenho paciência para andar todos os dias com uma câmara dedicada atrás.

Se for para eventos planeados prefiro usar uma câmara dedicada,
mas as fotos de momentos imprevistos (kodak :D) só resultam mesmo com o telemóvel.
 
Acho que "excelente" continua sendo relativo. Cada um tem seus objectivos e necessidades.

Eu não tenho paciência para andar todos os dias com uma câmara dedicada atrás.

Se for para eventos planeados prefiro usar uma câmara dedicada,
mas as fotos de momentos imprevistos (kodak :D) só resultam mesmo com o telemóvel.
:x2:
..ora aí está... eu gosto muito de fotografia só que não estou para andar com a minha máquina atrás de mim diariamente que pesa meio kilo + - , e nem fotografo sou sequer , resumindo não vale a pena estarmos a falar mais sobre isso porque cada um tem a ideia que tem e o nivel de exigência é diferente entre "nós" , eu contento-me com umas quaisquer fotos tiradas com um tlm que tenha uma boa câmara outros não , respeito isso nem quis estar a levantar "ondas" com este assunto apenas me manisfestei...cumpr

ps ; Rui Marto , no mercado actual são muito poucas as câmaras profissionais que tenham menos de 8mpixeis , as que existem já são algo antigas e mais , dos fotógrafos que conheço profissionais e não são poucos nenhum deles usa máquinas com menos de 5 mpixeis mas sim de 8 ou 12mpixeis...cumpr
 
Acho que "excelente" continua sendo relativo. Cada um tem seus objectivos e necessidades.

Eu não tenho paciência para andar todos os dias com uma câmara dedicada atrás.

Se for para eventos planeados prefiro usar uma câmara dedicada,
mas as fotos de momentos imprevistos (kodak :D) só resultam mesmo com o telemóvel.

O "excelente" não é relativo. Relativo é "o melhor" ou "o pior". É que se vamos relativizar o que não é relativo, então entramos numa onda de que tudo na vida é "excelente", nada é "mau" ou "razoável", porque há sempre alguém que é menos exigente.

O que pode variar é, como dizes e muito bem, os objectivos e necessidades, assim como o grau de exigência. Mas eu também não digo que todos deviamos andar com boas câmaras atrás, nem nada que se pareça. Se um telemóvel vos chega, go for it.

ps ; Rui Marto , no mercado actual são muito poucas as câmaras profissionais que tenham menos de 8mpixeis , as que existem já são algo antigas e mais , dos fotógrafos que conheço profissionais e não são poucos nenhum deles usa máquinas com menos de 5 mpixeis mas sim de 8 ou 12mpixeis...cumpr

Na realidade, embora a D2h não esteja tão desactualizada quanto isso, actualmente, não tens nada abaixo de 10Mp. E há rumores de que a sucessora, D3h, venha precisamente com 10Mp. O que continua a demonstrar que a qualidade não vem dos pixeis, visto que há máquinas com mais que o dobro disso e estão longe de ser as mais utilizadas/preferidas. Isto porque os pixeis só têm utilidade quando se pretende imprimir com elevada qualidade em formatos realmente grandes (A1 ou maior).
 
O "excelente" não é relativo. Relativo é "o melhor" ou "o pior". É que se vamos relativizar o que não é relativo, então entramos numa onda de que tudo na vida é "excelente", nada é "mau" ou "razoável", porque há sempre alguém que é menos exigente.

tens toda a razão sem duvida .
mas a minha pergunta é : achas que para um tlm que tenha incorporado uma câmara com 5mpixeis ou 8 ou até mesmo os 10 ou 12 mpixeis´não se conseguem obter já uma fotos muito boas ?? claro que atendendo sempre ao facto de que estamos a falar de telefones e não de máquinas fotográficas , por mais exigentes que sejamos e se não for nossa a profissão de fotógrafo , pessoalmente não vejo vantagem de andar com 2 máquinas atrás de "nós" e também não conheço quem o faça a não ser quem goste de verdade de fotografia e passe o dia nisso , mais uma vez digo , quando menciono exelentes fotos acho mesmo que o são , agora se eu sei que vou para uma ocasião especial ou de férias ou outra coisa que ache necessário levo a minha máquina e aí sim as fotos que tirar ficam com uma qualidade superior mas entretanto as que tirar com o tlm também ficam boas...desculpem eu estar a ser chato nem quero incomodar ninguém com este tema , mas é que as fotos que eu tirava á 15anos atrás com a minha Kodak saíam bem piores que as que tiro hoje com alguns tlm que me têem passado pelas mãos...cumpr
 
Fixe, ia agora criar um tópico para isto, assim ja está:)

Bem, eu percebo que as fotos produzidas por telemóveis sejam "mal amadas" pelos amantes da fotografia, pelos que trabalham com maquinas a sério etc.

Mas ha que estabelecer aqui uma linha muito clara! Não se pode discutir qualidade de fotografia de telemovel em comparação com máquinas fotográficas digitais ou outras. Dificilmente os resultados alguma vez serão comparáveis até por questões físicas e de hardware. É uma discussão inutil.

Estabelecido isto, cingindo-nos apenas aos resultados da miríade de modelos com câmara, há muito para debater porque é todo um universo que existe:)
 
Fixe, ia agora criar um tópico para isto, assim ja está:)

Bem, eu percebo que as fotos produzidas por telemóveis sejam "mal amadas" pelos amantes da fotografia, pelos que trabalham com maquinas a sério etc.

Mas ha que estabelecer aqui uma linha muito clara! Não se pode discutir qualidade de fotografia de telemovel em comparação com máquinas fotográficas digitais ou outras. Dificilmente os resultados alguma vez serão comparáveis até por questões físicas e de hardware. É uma discussão inutil.

Estabelecido isto, cingindo-nos apenas aos resultados da miríade de modelos com câmara, há muito para debater porque é todo um universo que existe:)

Não se trata de serem mal amadas, simplesmente são más quando comparadas com câmaras dedicadas. Mas aquilo que tenho tentado explicar é mesmo isso, que os telemóveis têm limitações de hardware (sensor/lente) que os impedem de alguma vez andar nos mesmo níveis de uma câmara, por mais pixeis que lhes injectem.
Tal como não tenho nada contra quem fica satisfeito com a qualidade do telemóvel, até porque é possível tirar fotos engraçadas, mesmo que não tenham qualidade. Agora daí a dizer que são "excelentes"...

O "excelente" não é relativo. Relativo é "o melhor" ou "o pior". É que se vamos relativizar o que não é relativo, então entramos numa onda de que tudo na vida é "excelente", nada é "mau" ou "razoável", porque há sempre alguém que é menos exigente.

tens toda a razão sem duvida .
mas a minha pergunta é : achas que para um tlm que tenha incorporado uma câmara com 5mpixeis ou 8 ou até mesmo os 10 ou 12 mpixeis´não se conseguem obter já uma fotos muito boas ?? claro que atendendo sempre ao facto de que estamos a falar de telefones e não de máquinas fotográficas , por mais exigentes que sejamos e se não for nossa a profissão de fotógrafo , pessoalmente não vejo vantagem de andar com 2 máquinas atrás de "nós" e também não conheço quem o faça a não ser quem goste de verdade de fotografia e passe o dia nisso , mais uma vez digo , quando menciono exelentes fotos acho mesmo que o são , agora se eu sei que vou para uma ocasião especial ou de férias ou outra coisa que ache necessário levo a minha máquina e aí sim as fotos que tirar ficam com uma qualidade superior mas entretanto as que tirar com o tlm também ficam boas...desculpem eu estar a ser chato nem quero incomodar ninguém com este tema , mas é que as fotos que eu tirava á 15anos atrás com a minha Kodak saíam bem piores que as que tiro hoje com alguns tlm que me têem passado pelas mãos...cumpr

Aí é que está, não acho porque como já te disse várias vezes, os pixeis não interessam para a qualidade de imagem. Tanto faz ser um telemóvel, como uma máquina fotográfica. O que realmente conta é a qualidade da lente e do sensor. E ambos estão dependentes de espaço, que um telemóvel nunca vai ter. Não é fácil (se é que é possível) meter um sensor aceitável na carcaça de um telemóvel, nem uma objectiva como deve ser, de forma a fugires a factores como difracção, purple fringing, aberrações cromáticas, ruído, etc.

Aliás, dado o tamanho dos sensores dos telemóveis, até era preferível reduzirem o número de pixeis, para ganharem qualidade.

Pessoalmente sou exigente e a minha profissão é fotógrafo, por isso não considero que ando com duas máquinas só porque o telemóvel me desenrasca umas fotos. Mas mesmo olhando à minha volta, não conheço ninguém que deixe a máquina em casa só porque o telemóvel tira fotos. Não andam todos os dias com a máquina, porque também não tiram fotos todos os dias, mas quando tiram fotos é com a máquina. Poucas, ou mesmo nenhumas, são tiradas com o telemóvel. E tenho um amigo com uma loja de revelações e impressões, com serviços digitais xpto, cenas próprias para os telemóveis, etc, e muito raramente vejo lá pessoas a imprimir fotos tiradas com telemóvel.
Portanto, telemóvel e câmara não é andar com duas máquinas, simplesmente porque o telemóvel não é, nem está à altura de uma máquina fotográfica.

Voltando ao excelentes, se achas mesmo que são, então porque é que dás uso à máquina? Se tu próprio afirmas que a máquina tem uma qualidade superior, como é que consegues considerar que o telemóvel é excelente?
E na era digital, é um tanto ou quanto injusto compara-se coisas com 15 anos de diferença. Uma compacta de 100€ actual, provavelmente já é mais capaz que uma máquina profissional dos primeiros modelos digitais. É por isso que há 15 atrás, só se usava o digital por questões práticas. Para obter qualidade recorria-se ao filme (ainda hoje).
 
Última edição:
Não se trata de serem mal amadas, simplesmente são más quando comparadas com câmaras dedicadas. Mas aquilo que tenho tentado explicar é mesmo isso, que os telemóveis têm limitações de hardware (sensor/lente) que os impedem de alguma vez andar nos mesmo níveis de uma câmara, por mais pixeis que lhes injectem.
Tal como não tenho nada contra quem fica satisfeito com a qualidade do telemóvel, até porque é possível tirar fotos engraçadas, mesmo que não tenham qualidade. Agora daí a dizer que são "excelentes"...

(...)

Podem ser excelentes para um telemovel, ou dentro do universo das câmaras de telemoveis. Isto é, por comparação a outros telemoveis. Não sei se me faço entender.

Claro que excelentes em termos de qualidade absoluta não o são, pelo menos para mim. Mas também não tenho essa exigência.
 
Podem ser excelentes para um telemovel, ou dentro do universo das câmaras de telemoveis. Isto é, por comparação a outros telemoveis. Não sei se me faço entender.

Claro que excelentes em termos de qualidade absoluta não o são, pelo menos para mim. Mas também não tenho essa exigência.

Eu percebo-te, mas como expliquei lá atrás, o "excelente" não é um termo relativo. Quando se diz que _________ tira fotos excelentes, as pessoas vão ver as coisas no universo das fotos, não dos telemóveis ou das câmaras. E isso induz muita gente em erro. Vão passar a acreditar que andar com um telemóvel e uma câmara é redundante ao nível da qualidade. Daí a minha intervenção, no sentido de esclarecer que na realidade um telemóvel não está ao nível de uma câmara dedicada, por muito que o pessoal fique contente com as fotos dos seus telemóveis.

Edit: Para terem noção do ponto a que estas coisas chegam, já vi vendedores de telemóveis a convencer amigos meus que máquinas como a minha só são usadas pelo estilo... :n1qshok: Disseram-lhe mesmo que por 600€, ao menos o N95 fazia chamadas.

PS: Secretamente estou a recrutar membros para a secção de fotografia... :p
 
Última edição:
Eu percebo-te, mas como expliquei lá atrás, o "excelente" não é um termo relativo. Quando se diz que _________ tira fotos excelentes, as pessoas vão ver as coisas no universo das fotos, não dos telemóveis ou das câmaras. E isso induz muita gente em erro. Vão passar a acreditar que andar com um telemóvel e uma câmara é redundante ao nível da qualidade. Daí a minha intervenção, no sentido de esclarecer que na realidade um telemóvel não está ao nível de uma câmara dedicada, por muito que o pessoal fique contente com as fotos dos seus telemóveis.

Bem visto. Realmente nós aqui quando discutimos, temos isso (que estamos a falar de resultados em comparação com outros telemoveis) em mente (se calhar nem todos) mas deve de haver muito boa gente que compra um telemovel com x megapixeis a pensar que leva uma câmara equivalente à de uma máquina digital para casa...

Mas avançando na discussão, como disse lá atrás fico triste por esta corrida aos MP não parece estar a beneficiar ou a acompanhar a qualidade das imagens captadas! Mais alguém se tem apercebido disso, ou é impressão minha?
 
A corrida aos pixeis é uma realidade devido ao mercado e não é exclusiva dos telemóveis. Enquanto as pessoas continuarem a acreditar que a qualidade vem dos pixeis, as marcas vão sempre injectar quantos pixeis conseguirem nos sensores.

Aliás, actualmente já é raro o nome de um telemóvel não ser imediatamente acompanhado pela quantidade de pixeis da câmara.
O mesmo acontece com os Gb de memória. Já vi malta a pagar mais por modelos com 16Gb de memória, quando nem no próprio computador têm essa quantidade de dados. E quando lhes explico que aquilo é só espaço de arquivo ficam "então, mas 16Gb não é melhor que 8Gb?".

Ainda me lembro quando pedi ajuda aqui no fórum, para escolher um telemóvel de trabalho, em que inclusive especifiquei que não queria câmara para nada, mas mesmo assim não deixaram de haver postas a recomendar outros telemóveis porque tinham melhor câmara (com mais pixeis). O que só prova que as pessoas realmente ligam às câmaras dos telemóveis (e why not?! afinal era excelente ter um tudo em um).
 
Última edição:
Os pixeis não implicam qualidade, é um facto mais que sabido no mundo da fotografia. Mesmo em telemóveis, tenho dois Nokia com 2Mp (um N70 e um E51), no entanto a câmara do E51 é pior. E nenhum deles tem lentes Carl Zeiss (até porque isso é marketing).
De qualquer forma é verdade que os telemóveis desenrascam, mas dizer que tiram fotos excelentes é a hipérbole do ano.

Boas Rui Marto,antes de mais aprecio a tua opnião e concordo com tudo o que dizes...Mas como sublinhei em cima,acho que estas coisas não se devem atirar assim para o ar e não serem desenvolvidas,Carl Zeiss = marketing?...Em que é que te baseias para afirmar tal coisa,onde está o estudo que comprova a tua afirmação?Levantaste uma suspeita e gostava agora que a esclarecesses,caso contrario é mais um mito que se cria...

Ora bem,eu tambem sou um defensor do simples e practico,e tambem sou um (quase) foto dependente,no campo amador claro.Tenho uma maquina dedicada,uma compacta Casio Exilim com lentes Pentax.
Regra geral fica na gaveta,porque não tenho paciencia para andar com ela atras de mim para todo o lado.
O meu N95 sim,esse anda sempre comigo e regra geral,tira fotos de boa qualidade e faz filme de bom nivel tambem.Como amador que sou,para mim chega,já revelei dezenas de fotos tiradas com o N95 e ficaram todas com optimo aspecto,tem qualidade que chega e sobra para a utilização normal...
Mas tambem sei dar a mão á palmatoria,á uns tempos agarrei na compacta e no telemovel e fui tirar fotos lado a lado.Melhor teste não podia haver!Mesmo ambiente,mesma exposição,mesmo local,mesma resolução e modo automatico...não ha volta a dar,a Casio foi sempre superior,mas isso notava-se mais em fotos panoramicas,paisagens mais longinquas.
Em motivos mais proximos,10/15 metros o Nokia mostra que tem argumentos e consegue andar muito proximo mesmo.
Não é á toa que muitos series N ganharam premios internacionais de imagem,o N95 ganhou pelo menos 2,um premio atribuido pela (TIPA) Technical Image Press Association
e outro pela (EISA) European Imaging and Sound Association.
 
Esta é temática q há-de sempre ser campo produtivo p conversa e discussão. Eu tenho um Samsung Inov8 de 8 MP e estou globalmente satisfeito c a qualidade imagem. Aliás há na net comparações onde as fotos do Inov são comparadas c uma "vulgar" Ixus 70 e é claro q fica a perder praticularmente na vel disparo e no flash mas, para surpresa, até não ficam assim tão distantes em termos de saturação e equilíbrio em condições de boa luminosidade.
Acho tb, e sendo advogado do diabo, q nenhuma marca de telemóveis assumiu alguma vez q queria substituir as compactas mas se o mercado destas està em queda é pq o markting e falta de exigência do consumidor fazem o resto.
A qualidade não é relativa mas tb não é absoluto q qq compacta é melhor q qq telemóvel, desculpem. Da mesma forma q existem compactas bem melhores q mtas bridges e por sua vez algumas destas fazem serviço bem mais homogêneo e agradável q algumas reflex... Nada é absoluto nem mesmo na imagem digital.
Eu não pretendo q o meu telemóvel seja melhor q um MP3, um GPS, uma compacta, um notebook... Mas faz tudo isso razoavelmente, c possibilidades e independência q nenhum dos outros equipamentos me proporcionaria. E isso chega-me p dia a dia. Da mesma forma q nas férias tenho q levar a minha G9 ou qd faço um trabalho tenho um portátil. No quotidiano um telemóvel c câmara permite-me apanhar o instantâneo do meu miúdo e, c algum tratamento, fazer um bom pôster A3. E fico satisfeito.
 
Boas Rui Marto,antes de mais aprecio a tua opnião e concordo com tudo o que dizes...Mas como sublinhei em cima,acho que estas coisas não se devem atirar assim para o ar e não serem desenvolvidas,Carl Zeiss = marketing?...Em que é que te baseias para afirmar tal coisa,onde está o estudo que comprova a tua afirmação?Levantaste uma suspeita e gostava agora que a esclarecesses,caso contrario é mais um mito que se cria...

Realmente não expliquei, mas até é bastante simples. Muitos só conhecem a Zeiss das compactas da Sony, mas na realidade é uma marca de topo que fabrica maioritariamente para a marca líder no mercado de médio-formato, a Hasselblad. Para quem não sabe, as máquinas de médio-formato são o topo da fotografia digital e atingem valores na ordem dos 30.000€. À parte disto a Zeiss produz também objectivas para rangefinders (Contax) e SLRs (Canon, Nikon, Pentax e Sony, conforme lhes dá na telha). Por fim fabricam ainda lentes para usos militares, aeroespaciais, entre outros.
Ora o ponto que quero fazer com isto é que a Zeiss é como o Rolls Royce das lentes. E por esse motivo são poucas as lentes deles que vês à venda por valores com menos de 4 dígitos. Por isso estarem a dizer que um Nokia tem lentes Carl Zeiss, é como dizerem que um Twingo tem estofos da RollsRoyce. Até poderia ter, mas de certeza que a qualidade não seria a mesma, porque senão só os estofos valiam mais que o próprio carro.
No caso da Nokia, tal como acontece com as máquinas da Sony, o nome está lá por questões de marketing, porque mesmo que seja realmente a Zeiss a fabricar, os padrões de qualidade não são os mesmos, nem perto.

Em suma, estás a comprar um Fiat, que até pode ser feito na mesma fábrica da Ferrari, até pode ter o autocolante e assinatura da Ferrari, mas que não deixa de ser um Fiat. Quanto mais não seja porque os custos impedem que a realidade seja diferente.

Além disso, como referi lá em cima, até que ponto é que a lente de um telemóvel é realmente uma objectiva? Com elementos ópticos X e Y, divididos em N grupos, etc e tal? Há espaço sequer para isso? E em quantos telemóveis é que a lente não é só uma "lasca" de vidro à frente do sensor, estilo webcam?
Ora bem,eu tambem sou um defensor do simples e practico,e tambem sou um (quase) foto dependente,no campo amador claro.Tenho uma maquina dedicada,uma compacta Casio Exilim com lentes Pentax.
Regra geral fica na gaveta,porque não tenho paciencia para andar com ela atras de mim para todo o lado.
O meu N95 sim,esse anda sempre comigo e regra geral,tira fotos de boa qualidade e faz filme de bom nivel tambem.Como amador que sou,para mim chega,já revelei dezenas de fotos tiradas com o N95 e ficaram todas com optimo aspecto,tem qualidade que chega e sobra para a utilização normal...
Mas tambem sei dar a mão á palmatoria,á uns tempos agarrei na compacta e no telemovel e fui tirar fotos lado a lado.Melhor teste não podia haver!Mesmo ambiente,mesma exposição,mesmo local,mesma resolução e modo automatico...não ha volta a dar,a Casio foi sempre superior,mas isso notava-se mais em fotos panoramicas,paisagens mais longinquas.
Em motivos mais proximos,10/15 metros o Nokia mostra que tem argumentos e consegue andar muito proximo mesmo.
Não é á toa que muitos series N ganharam premios internacionais de imagem,o N95 ganhou pelo menos 2,um premio atribuido pela (TIPA) Technical Image Press Association
e outro pela (EISA) European Imaging and Sound Association.

Não sei se reparaste mas os prémios que ganharam são prémios mesmo para telemóveis. Nenhum desses prémios serve como argumento, no sentido em que apenas premeiam "o melhor telemóvel". O que não significa que o melhor dos telemóveis seja alguma coisa de jeito quando comparado com uma máquina fotográfica.
Como tu próprio comprovaste, a máquina fotográfica é consistentemente melhor que um dos melhores telemóveis. E não é propriamente a melhor das máquinas fotográficas. Eu tive oportunidade de fazer o mesmo, com um N95 de um amigo, com a minha compacta (na altura uma Canon A710IS) e com a minha SLR (uma Canon 40D). Posso-te dizer que em situação nenhuma conseguiu andar próximo da compacta. A SLR foi mesmo só pelo gozo, porque obviamente não é minimamente comparável.

Acho tb, e sendo advogado do diabo, q nenhuma marca de telemóveis assumiu alguma vez q queria substituir as compactas mas se o mercado destas està em queda é pq o markting e falta de exigência do consumidor fazem o resto.
Não sei se o mercado está em queda. Tal como disse, não conheço ninguém que veja nos telemóveis um substituto para a câmara fotográfica, portanto não acredito que roubem muitos clientes. E já agora aproveito para referir que do círculo de pessoas que estou a falar, sou o único que realmente liga à fotografia. Os restantes usam as máquinas para jantares, passeios, snapshots do miúdo e do cão, etc, mas ainda assim, todos preferem máquinas.
Isso nota-se mais nas camadas mais jovens, muitas vezes em pessoas que também não dariam 100€ por uma câmara, portanto também não era por aí.
Acho que a falta de exigência do consumidor sim, pode ser um factor, mas para os menos exigentes também há câmaras fracas.
A qualidade não é relativa mas tb não é absoluto q qq compacta é melhor q qq telemóvel, desculpem. Da mesma forma q existem compactas bem melhores q mtas bridges e por sua vez algumas destas fazem serviço bem mais homogêneo e agradável q algumas reflex... Nada é absoluto nem mesmo na imagem digital.
Há realmente máquinas muito fracas (benqs, HPs, etc), mas mesmo assim não sei se são más ao ponto de serem piores que o melhor dos telemóveis. Acredita que não punha as mãos no fogo por isso.
E uma coisa que te está a escapar nessas comparações, é que a diferença entre uma compacta e uma bridge é a caixa, porque já há algum tempo que os sensores são iguais e as lentes apenas diferem no zoom. Em comparação com as SLRs, apenas um par de máquinas conseguem estar ao nível dos kits mais básicos (a G9 é uma das poucas), mas apenas em ISOs base. Além disso uma compacta/superzoom de topo já tem um sensor "grandito" e uma objectiva como deve ser e construída com um rigor considerável.

Eu não pretendo q o meu telemóvel seja melhor q um MP3, um GPS, uma compacta, um notebook... Mas faz tudo isso razoavelmente, c possibilidades e independência q nenhum dos outros equipamentos me proporcionaria. E isso chega-me p dia a dia. Da mesma forma q nas férias tenho q levar a minha G9 ou qd faço um trabalho tenho um portátil. No quotidiano um telemóvel c câmara permite-me apanhar o instantâneo do meu miúdo e, c algum tratamento, fazer um bom pôster A3. E fico satisfeito.

Ora aí está a palavra chave: razoavelmente. É muito diferente de "excelente". Uma coisa é tu ficares satisfeito, isso sim é bastante relativo e pessoal, outra é dizeres que é excelente.

Isso parece evidente mas, já q usas a analogia automóvel: qd temos um Smart ou um Sangyong a dizer q são "powered by Mercedes" acho q ninguém assume q o veículo é um Mercedes mas é lícito assumir q o motor é efectivamente origem Mercedes...

Certo, mas como expliquei acima, mesma origem não obriga a que seja feito pelos mesmos padrões de qualidade.
 
Realmente não expliquei, mas até é bastante simples. Muitos só conhecem a Zeiss das compactas da Sony, mas na realidade é uma marca de topo que fabrica maioritariamente para a marca líder no mercado de médio-formato, a Hasselblad. Para quem não sabe, as máquinas de médio-formato são o topo da fotografia digital e atingem valores na ordem dos 30.000. À parte disto a Zeiss produz também objectivas para rangefinders (Contax) e SLRs (Canon, Nikon, Pentax e Sony, conforme lhes dá na telha). Por fim fabricam ainda lentes para usos militares, aeroespaciais, entre outros.
Ora o ponto que quero fazer com isto é que a Zeiss é como o Rolls Royce das lentes. E por esse motivo são poucas as lentes deles que vês à venda por valores com menos de 4 dígitos. Por isso estarem a dizer que um Nokia tem lentes Carl Zeiss, é como dizerem que um Twingo tem estofos da RollsRoyce. Até poderia ter, mas de certeza que a qualidade não seria a mesma, porque senão só os estofos valiam mais que o próprio carro.
No caso da Nokia, tal como acontece com as máquinas da Sony, o nome está lá por questões de marketing, porque mesmo que seja realmente a Zeiss a fabricar, os padrões de qualidade não são os mesmos, nem perto.

Em suma, estás a comprar um Fiat, que até pode ser feito na mesma fábrica da Ferrari, até pode ter o autocolante e assinatura da Ferrari, mas que não deixa de ser um Fiat. Quanto mais não seja porque os custos impedem que a realidade seja diferente.

Além disso, como referi lá em cima, até que ponto é que a lente de um telemóvel é realmente uma objectiva? Com elementos ópticos X e Y, divididos em N grupos, etc e tal? Há espaço sequer para isso? E em quantos telemóveis é que a lente não é só uma "lasca" de vidro à frente do sensor, estilo webcam?


Não sei se reparaste mas os prémios que ganharam são prémios mesmo para telemóveis. Nenhum desses prémios serve como argumento, no sentido em que apenas premeiam "o melhor telemóvel". O que não significa que o melhor dos telemóveis seja alguma coisa de jeito quando comparado com uma máquina fotográfica.
Como tu próprio comprovaste, a máquina fotográfica é consistentemente melhor que um dos melhores telemóveis. E não é propriamente a melhor das máquinas fotográficas. Eu tive oportunidade de fazer o mesmo, com um N95 de um amigo, com a minha compacta (na altura uma Canon A710IS) e com a minha SLR (uma Canon 40D). Posso-te dizer que em situação nenhuma conseguiu andar próximo da compacta. A SLR foi mesmo só pelo gozo, porque obviamente não é minimamente comparável.


Não sei se o mercado está em queda. Tal como disse, não conheço ninguém que veja nos telemóveis um substituto para a câmara fotográfica, portanto não acredito que roubem muitos clientes. E já agora aproveito para referir que do círculo de pessoas que estou a falar, sou o único que realmente liga à fotografia. Os restantes usam as máquinas para jantares, passeios, snapshots do miúdo e do cão, etc, mas ainda assim, todos preferem máquinas.
Isso nota-se mais nas camadas mais jovens, muitas vezes em pessoas que também não dariam 100 por uma câmara, portanto também não era por aí.
Acho que a falta de exigência do consumidor sim, pode ser um factor, mas para os menos exigentes também há câmaras fracas.



Ora aí está a palavra chave: razoavelmente. É muito diferente de "excelente". Uma coisa é tu ficares satisfeito, isso sim é bastante relativo e pessoal, outra é dizeres que é excelente.



Certo, mas como expliquei acima, mesma origem não obriga a que seja feito pelos mesmos padrões de qualidade.

Mas tb estàs a tomar " o todo pela parte... " dificilmente uma compacta é excelente em fotografia... Logo excelente em relação a quê? Aos telemóveis? Algumas sim, em função da compacta e em função do telemóvel. E uma compacta q possas considerar excelente dentro da sua gama, custa tanto como um telemóvel de topo...não podia ser expectavel q tivessem desempenho similar.
Mesmo uma câmara como a G9 (q eu gosto mt e não tenho aspiração a mais, reconheço) leva uma "abada" em iso elevado de uma simples FD 50, c um ruído de meter medo. Logo, em função do q se procura, tb ela é apenas razoável em determinadas características.
 
Última edição:
Mas tb estàs a tomar " o todo pela parte... " dificilmente uma compacta é excelente em fotografia... Logo excelente em relação a quê? Aos telemóveis? Algumas sim, em função da compacta e em função do telemóvel. E uma compacta q possas considerar excelente dentro da sua gama, custa tanto como um telemóvel de topo...não podia ser expectavel q tivessem desempenho similar.
Mesmo uma câmara como a G9 (q eu gosto mt e não tenho aspiração a mais, reconheço) leva uma "abada" em iso elevado de uma simples FD 50, c um ruído de meter medo. Logo, em função do q se procura, tb ela é apenas razoável em determinadas características.

Quando se falou em excelente, não foi acerca de nenhum equipamento, foi acerca das fotos. E fotos são fotos, independentemente do equipamento que as tira. Podes ter um excelente telemóvel, uma excelente compacta e uma excelente SLR, mas se tirares uma foto com cada e depois de passares para o PC, tens três ficheiros em que vês uma foto razoável, uma foto boa e uma foto excelente.

Por acaso eu acima ia colocar preços, mas depois apaguei porque não achei relevante, visto que um telemóvel tem valor por outros motivos, assim como uma máquina tem valor pela "especialização".
De qualquer forma, já que falaste nisso, a Canon A710IS na altura custava 250€, o Nokia N95 custava 600€ e a Canon 40D custou-me 700€ (só corpo claro).
 
Quando se falou em excelente, não foi acerca de nenhum equipamento, foi acerca das fotos. E fotos são fotos, independentemente do equipamento que as tira. Podes ter um excelente telemóvel, uma excelente compacta e uma excelente SLR, mas se tirares uma foto com cada e depois de passares para o PC, tens três ficheiros em que vês uma foto razoável, uma foto boa e uma foto excelente.

Por acaso eu acima ia colocar preços, mas depois apaguei porque não achei relevante, visto que um telemóvel tem valor por outros motivos, assim como uma máquina tem valor pela "especialização".
De qualquer forma, já que falaste nisso, a Canon A710IS na altura custava 250€, o Nokia N95 custava 600€ e a Canon 40D custou-me 700€ (só corpo claro).


Ospreços nao sao relevantes, claro está mas, mesmo assim, em termos meramente indicativos, cada um pode utilizar o argumento a seu ble-prazer...:P, senao vejamos:

Nao estarei a dizer nenhuma alarvidade se disser q o Innov8 q talvez seja o expoente actual em fotografia em telemovel (ainda nao conhecemos bem o desempenho dos 12MP) saiu a valores de 600 euros, e tem apresentado valores actuais entre os 199 e os 299 euros;
- a Ixus 850 q tb se poderá considerar talvez das melhores compactas actuais saiu perto dos 400 e poucos euros e andará agora nos 300...

Logo, o preço da especialização de uma equivale-se ao preço da polivalencia de outra.

Discordo ainda qd referes q a excelencia nao é um termo relativo...assim sendo só as SLR tirariam fotos excelentes o q tb é redutor.
 
Última edição pelo moderador:
Nota: Analogias automóveis eliminadas. A secção motores não é aqui. ;)


Bem, a minha opinião sobre este assunto é que as câmaras dos telemóveis começam a ser satisfatórias, e sim, podem eventualmente substituir uma compacta, dependendo da qualidade final das fotos.

- Comparação: Com o meu K850i tirava boas fotos, mas apesar dos seus 5MP, autofocus, estabilizador de imagem, flash led e xénon, sempre deixou algo a desejar... A máquina fotográfica do meu pai, uma HP com 4.3MP, já com bastantes aninhos, dá baile a todas as câmaras de telemóveis que tive, e compactas de 5MP e 8MP que foram compradas posteriormente. Por isso concordo com o facto de que ter mais MP não é tudo. ;) Além do mais, lembro-me de alguns Sharps com menos pixels que outros telemóveis, mas com uma qualidade até melhor.

- Tenho agora uma Sony T70 e estou satisfeito. O meu K850i foi vendido e adquiri esta máquina. Sim, 8MP com autofocus, flash xénon, tudo isso já existente em alguns modelos de telemóvel. Mas há pequenoas aspectos que a tornam um pouco superior. Só o facto de ser uma câmara dedicada já diz tudo. Acredito que os telemóveis possam a vir substituir na totalidade determinadas máquinas, e creio que em relação aos MP3 isso já acontece, mas vamos ter em conta que na fotografia existem máquinas grandes e pesadas (em comparação com os telemóveis) e com vários conjuntos de lentes.

- Opinião: Um telemóvel com uma boa máquina fotográfica pode muito bem substituir determinadas compactas, mais que isso não. ;) Para mim, de forma a ser algo minimamente aceitável, deveria ter obrigatoriamente autofocus, flash xénon, boas definições manuais, um sério empenho em melhorar o firmware desta parte (não esquecendo os bugs no telemóvel em si), e uma boa lente.
 
Ainda não està para já um equilíbrio entre os telemóveis fotográficos e as compactas mas acredito q venha a acontecer num futuro não distante. Arrisco dizer q tenho poucas dúvidas. A evolução nos telemóveis tem sido espantosa e sendo mercado em expansão, o aperfeiçoamento é notório. Quem diria à 2 anos q iria ser possível detecção de sorriso, AF, escolha ponto focagem, foto seqüêncial, e no min seguinte ter a foto na net sem mexer mais q 1 dedo? As compactas tb tem evoluído nos sensores, lentes e baixo peso mas, mais porta HDMI menos ecrã táctil, não me parece q consigam manter distância significativa durante mt mais anos, sem querer fazer futurismo.
E não digo isto c qq prazer secreto, não estou a defender a minha dama até pq irei continuar a ter uma boa bridge para as fotos e atividades mais programadas... Não passo sem ela nas férias. Agora uma compacta no dia a dia não me faz falta nenhuma, de facto.
 
Back
Topo