Discussão sobre qualidade fotográfica nos telemóveis

(...)


Porque os níveis de ruído são completamente exagerados. Os sensores dos telemóveis são extremamente ruídosos e se a um ISO desses nem uma SLR profissional topo de gama com sensor full frame se safa, um telemóvel então nem vale a pena...
(...)


É giro que metam certas coisas nos telemóveis, é pena que por vezes só estejam a enfeitar.
Não digo isto com qualquer malícia, mas apenas como chamada de atenção para o facto de que ter as coisas não significa que sirvam para alguma coisa.
Tens o exemplo atrás, de ISO12800 num telemóvel, que no papel certamente agrada a muita gente, mas na prática sabe-se que até o topo de gama das máquinas fotográficas lida mal com isso.
(...)

E não ha forma de lidar com isso através de software de processamento?

Tenho de ver se arranjo fotos tiradas por esse modelo para ver como são.
 
E não ha forma de lidar com isso através de software de processamento?
O pessoal e a mania que os softwares fazem magia. Não sei como te explicar isto de forma simples, mas não, não existe forma de lidar com isso. Se houvesse não fazia sentido existirem máquinas como a Nikon D3, que custa 4000€ e tem pouca resolução propositadamente para gerar pouco ruído. E futuramente espera-se uma D3h, com ainda menos resolução, mas provavelmente ainda melhor nos níveis de ruído.

Há efectivamente softwares de redução de ruído, mas não fazem milagres. Disfarçam o ruído "borrando" a imagem para não se notar tanto. E ao borrarem a imagem, obviamente deitam detalhe/nitidez fora, portanto só ajudam até certo ponto.

Para teres noção, uma foto da minha máquina a um ISO desses (na realidade só vai até ISO3200) já seria completamente inutilizavel, com ou sem ajuda de softwares de redução de ruído.

Tenho de ver se arranjo fotos tiradas por esse modelo para ver como são.

Por acaso tenho curiosidade em saber o quanto más são as fotos de um telemóvel a ISO12800. E mais ainda, em saber o grau de aceitação que vão ter.
 
Última edição:
Rui, vais-me desculpar, eu nao tenho qq participacao em accoes de qq empresa de telemoveis :002:mas quem ler o q escrevem até assume q os telemoveis estao para enganar as pessoas ou q as empresas fazem publicidade enganosa. As caracteristicas estao lá, cabe cada um pesquisar antes de comprar e decidir se as specs servem aos seus interesses e exigencias. O desdem para com os "truques" q os telemoveis usam p compensar a falta de espaco e de um corpo, faz assumir q no mundo da foto digital é tido bom e claro e nos telemoveis tudo nebuloso. nao exageremos...

Sabes talvez melhor q eu q existem inumeras specs em compactas q sao só para encher manuais e q na pratica nao teem interesse/aplicabilidade nenhuma.
A publicidade tb é enganosa no mundo da foto digital, basta lembrarmo-nos das famosas Fuji 501 CCd q anunciavam uns maravilhosos 12 MP, qd tudo nao passava de truqes de sfotware e, mesmo sendo uma boa maquina de 6Mp era ver os incautos a correrem a comprar a maravilhosa 12MP.

Algumas SLR do mercado sao francamente más e c ruido mesmo a baixos ISO, q sao inadmissiveis, mesmo estando a precos mais asseciveis.

E por aí fora...logo, nem tudo o q é lente, sensor e software é optimo nas maq digitais e nem tudo o q o fabricante indica/desenvolve nos telemoveis p colmatar as deficiencias obvias, é embuste.


Para sermos correctos.
 
Mas eu nunca disse que isso não era verdade. :) E aliás, fiz questão de apontar um fabricante que faz o mesmo no "mundo da foto digital". Um dos meus argumentos é precisamente que, se mesmo em máquinas fotográficas já muitas coisas são treta, para encher o olho dos consumidores com specs, etc, nos telemóveis ainda pior, porque é um facto de a nível de hardware são menos capazes.
Por exemplo, tu dizes que certas SLRs são más, com níveis de ruído inadmissíveis. Não discordo, há de facto SLRs que não são grande coisa a nível de ruído (Sony, Olympus), mas mesmo assim são bem melhores que qualquer compacta ou não são? O que dizer então de um telemóvel...

Agora se reparares eu estava a falar da D3 e aí sim, "o mundo é perfeito". :lol:

Mas esse tipo de coisas não são "embustes". São coisas normais do mercado, seja ele qual for. Todas as marcas querem vender, não interessa muito como... Tem a ver com as suas políticas. Uns optam por tentar agradar mais às massas, a pessoal mais leigo, enquanto outros seguem aquilo que é mais correcto do ponto de vista fotográfico. No entanto olha que a quantidade de fabricantes que optam por um caminho ou pelo outro é bem diferente no mundo dos telemóveis e no mundo das máquinas fotográficas.
 
Última edição:
O pessoal e a mania que os softwares fazem magia. Não sei como te explicar isto de forma simples, mas não, não existe forma de lidar com isso. Se houvesse não fazia sentido existirem máquinas como a Nikon D3, que custa 4000€ e tem pouca resolução propositadamente para gerar pouco ruído. E futuramente espera-se uma D3h, com ainda menos resolução, mas provavelmente ainda melhor nos níveis de ruído.

Há efectivamente softwares de redução de ruído, mas não fazem milagres. Disfarçam o ruído "borrando" a imagem para não se notar tanto. E ao borrarem a imagem, obviamente deitam detalhe/nitidez fora, portanto só ajudam até certo ponto.

Para teres noção, uma foto da minha máquina a um ISO desses (na realidade só vai até ISO3200) já seria completamente inutilizavel, com ou sem ajuda de softwares de redução de ruído.



Por acaso tenho curiosidade em saber o quanto más são as fotos de um telemóvel a ISO12800. E mais ainda, em saber o grau de aceitação que vão ter.

Estou a ver. Ou seja, se não houver hardware á altura, nada feito, não é?

A ver se tiro aqui umas fotos com a compacta que tenho para aqui, e com o telemovel, para comparar.

De qualquer forma, para fotografia, aconselha-se o INNOV8, não é?
 
Estou a ver. Ou seja, se não houver hardware á altura, nada feito, não é?
Yap... Essencialmente, se queres qualidade, tens que ter um sensor o maior possível e uma lente que consiga acompanhar.

A ver se tiro aqui umas fotos com a compacta que tenho para aqui, e com o telemovel, para comparar.

De qualquer forma, para fotografia, aconselha-se o INNOV8, não é?

Dizem que sim, mas há que ter cuidado com as reviews, visto que normalmente não fazem testes rigorosos. Limitam-se a tirar meia dúzia de fotos a qualquer coisa e a expressar a opinião de alguém que à partida percebe de telemóveis, mas não necessariamente de fotografia.

Das fotos que tenho visto, os Sharps até costumam surpreender.
 
No meio daquilo tudo, a coisa mais certa que eles disseram foi:
gsmarena disse:
If you know anything about digital photography (which we pretend we do)...

É incrível o quanto melhores são as imagens da SLR (350D) e eles chegam ao ponto de dizer que:
gsmarena disse:
We were also surprised to see that a 12 megapixel cameraphone can reach the detail resolved by a true DSLR

Isto já sem contar que a Sigma 18-200mm, sendo uma AIO, é uma lente de qualidade muito baixa. Fará se fosse uma prime, equivalente às lentes presentes nos telemóveis.
 
Os meus 5610 e N85 desenrascaram-me que foi uma maravliha. Principalmente este ultimo. Tem uma boa qualidade para 5 Mega-Pitos. Eu nao posso dar a minha opiniao (pois nao experimentei todos os 5 MP), mas ja li na internet (reviews) que a camara é a melhor (ou uma das melhores) para um telemovel, entre os que possuem 5 Mega-Pitos.
 
Os meus 5610 e N85 desenrascaram-me que foi uma maravliha. Principalmente este ultimo. Tem uma boa qualidade para 5 Mega-Pitos. Eu nao posso dar a minha opiniao (pois nao experimentei todos os 5 MP), mas ja li na internet (reviews) que a camara é a melhor (ou uma das melhores) para um telemovel, entre os que possuem 5 Mega-Pitos.

Atenção que a quantidade de pixeis é apenas um dos factores da qualidade da máquina e não servem de justificação de qualidade "per se". Uma máquina normal de 3,2MP (ainda as há? lol) é facilmente bem melhor que um telemóvel de 5, 8 ou 12 MP.

Como não pretendo imprimir papeis de parede inteiros, 3 a 5 MP são suficientes para mim em termos de dimensão. De resto, espero por ainda melhores e maiores sensores, lentes e zoom óptico eficaz.

:)
 
A comparação que aqui faltava: http://www.gsmarena.com/samsung_m8910_pixon12-review-367p2.php

Com:
Samsung i8510 INNOV8 8MP
Samsung M8910 Pixon12 12MP
Canon PowerShot A620 7MP
DSLR camera Canon 350D +Sigma 18-200mm 8MP

Meu deus, vou fazer de conta que nunca li essa review ... que quantidade mais absurda de asneiras que ali foram escrita :confused:

Gajos que fazem reviews de telemóveis a comparar a qualidade com uma DSLR é o mesmo que um produtor de alfaces a fazer reviews de plasmas ou máquinas de costura.

Quando o pessoal se mete a fazer estas coisas sem saber o que faz, dá nisto ... Aliás, os telemóveis nem perto chegam da Canon A620, quanto mais da DSLR. E já agora, podiam ter tido coragem para tirar uma foto num ambiente escuro ou nocturno ;), mas isso ia dar cabo da brilhantes conclusão a que eles chegaram :\
 
Última edição:
A comparação é tão simples quanto esta:
gsmarena disse:

Samsung M8910 Pixon12 • Samsung i8510 INNOV8 • Canon 350D • Canon A620 • 100% crop

Samsung M8910 Pixon12 • Samsung i8510 INNOV8 • Canon 350D • Canon A620 • 100% crop

Samsung M8910 Pixon12 • Samsung i8510 INNOV8 • Canon 350D • Canon A620 • 100% crop

Samsung M8910 Pixon12 • Samsung i8510 INNOV8 • Canon 350D • Canon A620 • 100% crop

Samsung M8910 Pixon12 • Samsung i8510 INNOV8 • Canon 350D • Canon A620 • 100% crop
para uns a diferença é aceitável, para outros é abismal,
e há perfecionistas que queriam comparação com câmaras dedicadas topo de gama e lentes xpto.

Mesmo que um dia tenham algo semelhante a micro four thirds em telemóveis,
em contrapartida haverá um "telescópio" que faz mais e melhor.

Esquecem da essência de um telemóvel: multifunções/simples/pequeno/leve, cabe no bolso.
 
para uns a diferença é aceitável, para outros é abismal,
e há perfecionistas que queriam comparação com câmaras dedicadas topo de gama e lentes xpto.

Mesmo que um dia tenham algo semelhante a micro four thirds em telemóveis,
em contrapartida haverá um "telescópio" que faz mais e melhor.

Esquecem da essência de um telemóvel: multifunções/simples/pequeno/leve, cabe no bolso.

Desculpa, mas ondas de pseudo-subjectividade outra vez não. A diferença não é aceitável, nem está lá perto sequer. Por muito que alguém fique satisfeito com a qualidade do telemóvel, a diferença é bem visível.

E não existe o "um dia", porque os telemóveis não têm espaço físico para um bom sensor e uma boa lente.

De resto, se alguém se esqueceu da essência de um telemóvel foram eles, logo a partir do momento em que meteram uma SLR ao barulho. E pior que isso, esquecem-se da posição deles (reviewers de telemóveis), ao focarem as coisas na fotografia, com comparativos e conclusões descabidas, onde eles próprios admitem não perceber grande coisa do assunto.
 
Última edição:
Estive a comparar o meu k810 e o n82 e a nivel de fotografia quase que se equivalem, com destaque para a cor mais viva no SE em ambiente escuro com flash xenon
 
Pessoal acho que já todos percebemos que são campeonatos diferentes.:P

Quando este tópico foi criado pensei que se fosse discutir a qualidade fotográfica entre telemóveis! Será certamente uma discussão mais frutífera, ou não?

EDIT: pegando já no post do stinger

Estive a comparar o meu k810 e o n82 e a nivel de fotografia quase que se equivalem, com destaque para a cor mais viva no SE em ambiente escuro com flash xenon

Mas por exemplo em ambientes normais, as cores do SE são tendencialmente mais pálidas ou não? Menos vivas..

@Rui Marto em relação ao ultimo post em que me citaste... pois os sharp eram os melhores mas não lançaram nenhum modelo superior ao 903 e este ja é de 2005 para aí:( aliás a marca desapareceu do ocidente já ha uns anos, so se vão vendendo um ou outro modelo básico... não sabes se está previsto voltarem?
 
Última edição:
para uns a diferença é aceitável, para outros é abismal, e há perfecionistas que queriam comparação com câmaras dedicadas topo de gama e lentes xpto.
Desculpa, mas ondas de pseudo-subjectividade outra vez não. A diferença não é aceitável, nem está lá perto sequer. Por muito que alguém fique satisfeito com a qualidade do telemóvel, a diferença é bem visível.
Então, quem fica satisfeito é porque considera a diferença aceitável :confused:


Mesmo que um dia tenham algo semelhante a micro four thirds em telemóveis,
em contrapartida haverá um "telescópio" que faz mais e melhor.
E não existe o "um dia", porque os telemóveis não têm espaço físico para um bom sensor e uma boa lente.
há 1 década este telemóvel comercial era impossível, espero que a evolução não pare nas próximas :D


Sobre telemóveis, partilho estas reviews das câmaras:
C905 vs INNOV8 vs Pixon vs KC910

N86 vs INNOV8
 
Pessoal acho que já todos percebemos que são campeonatos diferentes.:P

Quando este tópico foi criado pensei que se fosse discutir a qualidade fotográfica entre telemóveis! Será certamente uma discussão mais frutífera, ou não?
Pelos vistos nem toda gente percebeu, por isso é que ainda se fazem estas comparações e se obtém aquelas conclusões ridículas. E de certa forma são inevitáveis, porque quem gosta de telemóveis vai sempre ter a esperança de que algum dia sejam tão bons como uma câmara. Isso está implícito em vários posts que foram feitos aqui.

@Rui Marto em relação ao ultimo post em que me citaste... pois os sharp eram os melhores mas não lançaram nenhum modelo superior ao 903 e este ja é de 2005 para aí:( aliás a marca desapareceu do ocidente já ha uns anos, so se vão vendendo um ou outro modelo básico... não sabes se está previsto voltarem?
Não faço ideia. Eu e telemóveis não anda muito longe do zero. Especialmente outras marcas que não sejam Nokia ou SE.

Então, quem fica satisfeito é porque considera a diferença aceitável :confused:
Não... lol Quem fica satisfeito é porque simplesmente não quer ou não precisa melhor. Quem não vê diferença (que é o caso de quem fez a review) devia considerar seriamente uma consulta no oftalmologista.
Desculpa-me novamente a analogia com automóveis, mas lá porque eu fico satisfeito com os 65cv do meu carro, não significa que a diferença para um carro com 500cv seja aceitável. Não é, é abismal, eu é que não preciso de mais.

há 1 década este telemóvel comercial era impossível, espero que a evolução não pare nas próximas :D
Não se trata de evolução, é uma questão de espaço físico. Tal como os telemóveis tiveram que crescer para poder ter ecrãs tácteis grandinhos e com boa resolução, para terem um bom sensor (estilo m4/3) e uma lente que o consiga cobrir, teriam que ser 4 ou 5 vezes maiores.
Mesmo as máquinas fotográficas, aquelas ultra-compactas super fininhas e tal, se fores a ver é rara aquela que é alguma coisa de jeito.
 
Última edição:
minha opinião

sabem quais serao os proximos melhores telemoveis para fotografia?
alem dos rumores do "m8920 monaco" e "renoir hd" (zoom optico 3x, xenon, etc)?

EDIT: encontrei um Nokia com zoom óptico e 12 Megapixel

EDIT2: quotes da minha opinião (originais/sem edit)
Acho que "excelente" continua sendo relativo. Cada um tem seus objectivos e necessidades.

Eu não tenho paciência para andar todos os dias com uma câmara dedicada atrás.

Se for para eventos planeados prefiro usar uma câmara dedicada,
mas as fotos de momentos imprevistos (kodak :D) só resultam mesmo com o telemóvel.
Só exemplificas casos extremos :P. Com boa vontade hás-de encontrar casos intermédios e relatividade.

Acho que ficou claro no meu post anterior que tento fazer o balanço,
resumindo uso câmaras dedicadas para certos momentos/eventos planeados.
Eu tenho outras prioridades além da qualidade (absoluta).
Seria interessante discutir mais assuntos (mp3 dedicados vs telemóveis, gps dedicado vs telemóveis, internet tablet vs telemóveis, etc etc :D)
A comparação que aqui faltava: http://www.gsmarena.com/samsung_m8910_pixon12-review-367p2.php

Com:
Samsung i8510 INNOV8 8MP
Samsung M8910 Pixon12 12MP
Canon PowerShot A620 7MP
DSLR camera Canon 350D +Sigma 18-200mm 8MP
A comparação é tão simples quanto esta:

para uns a diferença é aceitável, para outros é abismal,
e há perfecionistas que queriam comparação com câmaras dedicadas topo de gama e lentes xpto.

Mesmo que um dia tenham algo semelhante a micro four thirds em telemóveis,
em contrapartida haverá um "telescópio" que faz mais e melhor.

Esquecem da essência de um telemóvel: multifunções/simples/pequeno/leve, cabe no bolso.
Então, quem fica satisfeito é porque considera a diferença aceitável :confused:
há 1 década este telemóvel comercial era impossível, espero que a evolução não pare nas próximas :D

Sobre telemóveis, partilho estas reviews das câmaras:
C905 vs INNOV8 vs Pixon vs KC910
N86 vs INNOV8
 
Última edição:
mais do mesmo ...acho que qualquer pessoa que não faça da fotografia a sua vida ( profissional ou não ) , ficam contentes , satisfeitos com a qualidade razoável de uma qualquer foto tirada por exemplo com um N82, N86,Innov8, entre outros tantos , eu sinceramente caro Rui Marto não vejo qual é a tua dificuldade em aceitar esse facto , será por teres "medo" da concorrência que algum tlm te poderá fazer ?? acho que não , porque em ocasiões especiais em que seja preciso tirar fotografias como é o caso de casamentos e batizados entre outras cerimónias , o cidadão comum costuma chamar o Sr. fotógrafo e não a mim ou outro qualquer que possua um tlm com uma câmara boa , terás razão em alguns aspectos como : uma foto tirada com uma boa câmara dedicada é superior em qualidade á de qualquer tlm , mas á que ser muito exigente e quando digo muito é muito mesmo pra não ficar satisfeito como uma foto tirada com um tlm , quando muitas das vezes se mostrar duas fotos , uma tirada com um tlm outra com uma câmara a muito boa gente e fizer a pergunta , qual está melhor , e me respondem á é esta , não sabendo qual foi tirada com a câmara e acertam na do tlm aí amigo vejo muitas vezes qual é a exigência das pessoa , não sei se me expliquei bem , creio que sim ....cumpr

ps; atenção que estou só a falar não quero chatear ninguém e muito menos ofender.
 
Última edição:
Back
Topo