Discussão sobre qualidade fotográfica nos telemóveis

Para tirar realmente boas fotos só com uma SLR e lentes a condizer, os telemóveis desenrascam mas ao vermos a fotos no pc veremos as imperfeições, no N95 os 5mpx deixam muito a desejar quando vemos a imagem num pc a 100%, muitos pixeis, falta de foco, cores, etc.
Tenho uma Sony 100 depois de comprar a W100 (descartável compacta) e a H5, nenhuma serviu pois só tiravam jpg e não permitiam o raw para posterior edição do negativo digital em photoshop.
Não sendo SLR perde-se a informação ou degrada-se, pela lente, sensor e formato de ficheiro.
Os megapixeis interessam realmente mas tem que estar tudo sintonizado, lentes e ajustes para que saia uma boa foto, geralmente uso o modo automático para captar rápidamente o momento, mais tarde posso editar os parametros e optimizar a foto como se estivesse a ajustar no local antes de tirar a foto, interessa-me mais o enquadramento e o momento ideal para disparar, fotos espontâneas sem a malta contar, essas sim.
 
Epa mas vamos lá ver uma coisa a ver se o pessoal entende...Amigo Rui Marto,acho que toda a gente já percebeu a tua teoria,que na realidade acontece na pratica.
Eu sempre disse desde o 1º momento que uma camera dedicada é superior em qualidade (tem mesmo obrigação de ser) á de um telemovel.Mas isso é notado principalmente em formatos gigantescos ou em tamanho real o que é muito grande...

Mas sejamos realistas,quem é que tira fotos com telemovel para revelar em formato A3?Aí sim,as imperfeições são mais notorias mas arriscaria-me a afirmar que mais de 90% do fotografo amador que manda revelar as fotos é no formato 10X15 e aí meus amigos,as diferenças não existem...sim porque ninguem anda a tirar fotos com uma dedicada e com um telemovel para mandar revelar e deitar as do telemovel fora,simplesmente não andam a comparar.

Eu sou daqueles que manda revelar com alguma frequencia fotos em formato digital,quase a totalidade delas foi (é) tirada com um N95 e quando as dou aos amigos e familiares que mas pediram,depois de reveladas em tamanho convencional,ninguem acredita que foram tiradas com o meu telemovel,ficam espantados com a qualidade e cores vivas.

Tenho outro exemplo real que tem semanas,mandei revelar umas fotos de um acidente que uma viatura minha sofreu,para entregar na seguradora,e o gestor do processo ficou espantado com a qualidade e pôs em causa se teriam sido mesmo tiradas com um telemovel...Eu não percebo muito ficheiros digitais mas disse-lhe para ir ver as propriedades da foto e lá estava a marca e modelo da maquina:

"Marca do equipamento Nokia"
"Modelo da câmera N95"

Mostrou-me uma Pentax de serviço que usa quase diariamente e disse-me que a qualidade era identica e não imaginava que os telemoveis actuais estivessem neste nivel...
 
Última edição:
Em 10x15 não notas? Eu noto, mas ainda assim, experimenta tirar uma foto indoor a ver se não notas logo. E para nota, em tamanhos como A3 até uma compacta fica com as imperfeições expostas, quanto mais um telemóvel.
Muito sinceramente, para mim é indiscutível a superioridade das máquinas dedicadas. Só retomei a minha participação aqui, devido à review completamente "aluada" que aqui foi postada (e como podes ver, em duas pessoas que percebem de fotografia a reacção foi a mesma, portanto é unânime).
Para mim a única coisa que isto reflecte é a falta de exigência, que tem vindo a aumentar, mas felizmente ainda não reflecte a maioria do mercado.
Portanto, em relação à não existência de diferenças entre telemóveis e máquinas, termino com a resposta abaixo, onde acho que se havia alguma coisa por esclarecer em relação à minha posição, deixa de haver.

mais do mesmo ...acho que qualquer pessoa que não faça da fotografia a sua vida ( profissional ou não ) , ficam contentes , satisfeitos com a qualidade razoável de uma qualquer foto tirada por exemplo com um N82, N86,Innov8, entre outros tantos , eu sinceramente caro Rui Marto não vejo qual é a tua dificuldade em aceitar esse facto , será por teres "medo" da concorrência que algum tlm te poderá fazer ?? acho que não , porque em ocasiões especiais em que seja preciso tirar fotografias como é o caso de casamentos e batizados entre outras cerimónias , o cidadão comum costuma chamar o Sr. fotógrafo e não a mim ou outro qualquer que possua um tlm com uma câmara boa , terás razão em alguns aspectos como : uma foto tirada com uma boa câmara dedicada é superior em qualidade á de qualquer tlm , mas á que ser muito exigente e quando digo muito é muito mesmo pra não ficar satisfeito como uma foto tirada com um tlm , quando muitas das vezes se mostrar duas fotos , uma tirada com um tlm outra com uma câmara a muito boa gente e fizer a pergunta , qual está melhor , e me respondem á é esta , não sabendo qual foi tirada com a câmara e acertam na do tlm aí amigo vejo muitas vezes qual é a exigência das pessoa , não sei se me expliquei bem , creio que sim ....cumpr

Claramente não tens noção da realidade. Está muito longe de ser verdade que qualquer pessoa que não faça da fotografia vida fique contente com as fotos de um telemóvel. Aqui no fórum talvez seja a maioria, porque obviamente os membros gostam de gadgets e particularmente nesta secção, onde os telemóveis recebem um carinho especial. Mas digo-te que conheço imensa gente e ninguém, mas mesmo ninguém, dispensa a sua máquina fotográfica em detrimento do telemóvel. Uns compram máquinas de 500€, outros máquinas de 100€, mas todos têm a sua máquina fotográfica. E eu sou o único que faz fotografia por gosto ou trabalho, o resto da minha família e amigos é mesmo só para as ocasiões.
Mais, tinha um amigo com uma loja e em vários anos, contámos pelos dedos de uma mão que lá apareceram com fotos de telemóveis, todas essas pessoas com idades abaixo dos 18. De resto, novamente uns com 500, outros com 100, mas todos os clientes tinham a sua máquina. Nos tempos em que colaborei com lojas maiores/mais conhecidas, a realidade era exactamente a mesma.
Portanto acredita, a grande maioria das pessoas não dispensa a máquina por causa do telemóvel. Se vêm diferenças ou não é outra conversa, mas mesmo assim acredita que as diferenças são bem visíveis. E aí sim, confesso que me faz confusão o pessoal dizer que não se distingue, porque como disse acima, uma coisa é não se importarem e estarem satisfeitos, outra é não conseguirem ver a diferença.
E aliás, digo-te precisamente o contrário, há que ser mesmo muito pouco exigente, mas mesmo muito pouco, para se ficar satisfeito com as fotos de um telemóvel. Especialmente quando a maioria das fotos que as pessoas tiram são em condições em que os telemóveis não têm a mais pequena hipótese (interiores, em convivios e isso). Porque é que achas que quando vês uma foto aceitável de um telemóvel, esta é sempre tirada de dia? Até naquela review, tudo de dia e exterior, que é para haver muito sol e atenuar a desvantagem do telemóvel.
Não é por acaso que não só as compactas se continuam a vender, como as vendas das SLRs dispararam assim que estas vieram para preços mais acessíveis.

Aliás, tenho um amigo que quando comprou um N95 também gostava muito das fotos daquilo. Como já contei, até chegou a meter aquilo ao lado das fotos da minha máquina. Depois de lhe passar a euforia da novidade, acredita que lá voltou à sua compacta (uma Sony T que até nem é nada de especial). E se lhe perguntar agora, a opinião dele é que o telemóvel chega-lhe, mas se puder tirar com a máquina prefere porque realmente vê diferenças.

Quanto ao meu trabalho, acredita, está muito longe de estar em causa por causa de telemóveis. Estão os telemóveis no Algarve e o meu trabalho na lua. Logo a começar porque eu não faço casamentos nem baptizados, mas sim reportagem, retrato e produções, que são completamente impossíveis para telemóveis. Logo a nível das funcionalidades, vocês não devem estar sequer a imaginar o quanto limitada é a câmara de um telemóvel, mesmo quando comparada com uma simples compacta. Não tens controlo sobre nada que seja fotograficamente relevante.
Por fim, mesmo para qualquer outro profissional, que faça esse tipo de trabalhos, é impensável alguém fazer seja o que for com um telemóvel. Mesmo que não queiram pagar, tentam sempre falar com algum conhecido que tenha uma máquina de jeito.
 
Última edição:
mas arriscaria-me a afirmar que mais de 90% do fotografo amador que manda revelar as fotos é no formato 10X15 e aí meus amigos,as diferenças não existem...sim porque ninguem anda a tirar fotos com uma dedicada e com um telemovel para mandar revelar e deitar as do telemovel fora,simplesmente não andam a comparar.

Esse número vem de onde? Fizeste algum estudo?
Se mesmo com o tamanho referido não consegues ver a diferença das cores na fotografia para a realidade é porque algo se passa.
 
pois a grande verdade é essa , a maior parte dos usuários manda revelar com a medida 10x15 e outra coisa por acaso também não menos interessante é ficar gravado com que máquina tirámos as fotos neste caso N95 .caro fermamar dou-te razão em tudo estou inteiramente de acordo contigo...
 
Eu só comecei a ler isto há bocado... Mas fogo vai lá vai. Não é possível comparar, a diferença é abismal...

Eu adoro o meu k850i e acho que tira fotos engraçadas para mostrar ao pessoal "olha um F430" *CLIK**CLIK* -> MMS! E para isso serve muito bem, mete-se no computador e dá para ver tudo em tamanho grande mas com grandes perdas de pormenores (leis da física nao perdoam), coisa que não acontece com uma compacta e muito menos com um dSLR
 
Esse número vem de onde? Fizeste algum estudo?
Se mesmo com o tamanho referido não consegues ver a diferença das cores na fotografia para a realidade é porque algo se passa.

Deves ter lido o meu post na diagonal com certeza,ou então fui eu que não me expliquei bem...Ha alguem que ande a tirar fotos iguais com uma dedicada e com um telemovel para mandar revelar ambas e comparar?Acho que não...
O que eu quero dizer é que se te der para as mãos meia duzia de fotos tiradas normalmente com o meu telemovel e te disser que foram tiradas com uma qualquer maquina XPTO,tu se calhar pegas nelas e vais achar que têm bastante qualidade,bom contraste e cores vivas.

Quanto aos 90%...não,não fiz nenhum estudo de mercado,mas vais a uma loja de revelação,que trabalhe bastante com formatos digitais para o utilizador comum e pergunta-lhes qual é o formato mais usual das revelações??Vais ver que o 10x15 ganha esmagadoramente!
 
pois caro Rui Marto eu por acaso até já tenho bem mais que 30anos tenho bom gosto e sei o que é qualidade assim como também nutro algum "carinho" é verdade por alguns tlm , mas não é por este motivo que elevo a fasquia de qualidade de algumas câmaras em certos telefones , mas sim porque ela existe de verdade , acho que podiamos estar aqui uma eternidade em que tu ateimas que ela não existe e eu ateimo que sim , por isso fazer o quê ?? nada ! eu tiro fotos e boas com alguns tlm tu não . gostava de te poder mostrar algumas fotos tiradas com : 1 com o meu tlm outra com a minha câmara , para ver se advinhavas qual era a da câmara , aí talvez mudasses de opinião e desses razão aqui ao "menino"... não quero com isto dizer mal das câmaras dedicadas pelo contrário até gosto bastante delas , talvez demais só que vejo as coisas de outra maneira........

ps; tenho bem a noção que qualquer câmara de qualquer tlm não se adapta ao uso profissional não tem essas capacidades ainda , quando falo de qualidade é unica e exclusivamente de lazer , amador , pra casa , contudo já vi grandes jornalistas a servirem-se dos seus tlm pra tirar a sua foto para publicar ,porque na altura não tinham a cãmara á mão creio eu ou também nunca viste isso..
 
Última edição:
Eu por acaso até tenho a percepção que quase ninguém manda revelar fotos tiradas por telemoveis. Ou antes uma pessoa que tire muitas fotos com um telemovel, acaba por mandar revelar poucas. Porque facilmente as mete no pc e normalmente a internet é o destino dessas fotos (redes sociais, blogues, galerias, etc) ou então guardam-se no pc simplesmente como recordação. Mas posso estar enganado.

Outro dado importante relacionado com o que disse atrás é o hiato etário de quem tira muitas fotos com o telemovel. É normalmente malta mais jovem que pouco percebe de qualidade fotográfica (ou é pouco exigente e aqui percebo o que o Rui quer dizer acho eu).
 
Eu gosto de tirar fotos,mas se calhar não sou muito exigente.
Mas se nota-se que as fotos do telemovel não me satisfaziam andava com a dedicada no bolso tambem,mas não se justifica.
Já não sei quantas fotos já tirei com o N95,seguramente alguns milhares,mas se para cada 100 fotos de telemovel tiver tirado 10 com a dedicada foi muito...
Eu já deixei alguns exemplos atras,um comparativo "home made" entre os 2 equipamentos que eu fiz,nota-se uma melhoria na dedicada nas fotos quando ampliadas,mas é neste caso que foram tiradas lado a lado e existem para comparar.
Se fossem vistas só as do telemovel acho que não estavam muito mal,antes pelo contrario...reveladas para o formato trivial,lindas,lindas!
 
Última edição:
Eu por acaso até tenho a percepção que quase ninguém manda revelar fotos tiradas por telemoveis. Ou antes uma pessoa que tire muitas fotos com um telemovel, acaba por mandar revelar poucas. Porque facilmente as mete no pc e normalmente a internet é o destino dessas fotos (redes sociais, blogues, galerias, etc) ou então guardam-se no pc simplesmente como recordação. Mas posso estar enganado.

Outro dado importante relacionado com o que disse atrás é o hiato etário de quem tira muitas fotos com o telemovel. É normalmente malta mais jovem que pouco percebe de qualidade fotográfica (ou é pouco exigente e aqui percebo o que o Rui quer dizer acho eu).

pois eu por acaso até revelo muitas , por gosto talvez e também para mostrar á familia e alguns amigos , independentemente de ter tudo ou não guardado no portátil , ou em blogues , são gostos...e essa de outro dado importante que quem tira mais fotos com tlm é a malta mais jovem , não sei onde é que foram buscar essa ideia , eu por acaso não conheço é ninguém dessa malta nova que mande revelar fotos nem de tlm nem de coisa nenhuma , não mandam revelar que é diferente...
 
ps; tenho bem a noção que qualquer câmara de qualquer tlm não se adapta ao uso profissional não tem essas capacidades ainda , quando falo de qualidade é unica e exclusivamente de lazer , amador , pra casa , contudo já vi grandes jornalistas a servirem-se dos seus tlm pra tirar a sua foto para publicar ,porque na altura não tinham a cãmara á mão creio eu ou também nunca viste isso..

eu na minha opinião nunca vão ter, por 2 razões:

A fotografia depende da luz, e a luz capturada depende do tamanho do sensor, um sensor do tamanho dos telemóveis por muito que a tecnologia avance, tem a limitação da luz que pode apanhar (que por sua vez é limitada pela fraca qualidade da lente)

A luz tem de ser "direccionada" para o sensor, e por alguma razão as lentes das SLR's têm vários vidros lá dentro que muitos deles são da grossura de alguns telemóveis, novamente não vejo maneira física (com a tecnologia actual) de fazer algo com a mesma função e qualidade no tamanho dos telemóveis.

Claro que há a possibilidade de aparecerem tecnologias revolucionárias, mas provavelmente já estarei morto
 
3487439466_6f1a210d07_m.jpg


N95, uma das que eu tirei com o telemóvel de bolso, ás vezes o momento exige uma foto e não ando com a SLR no dia a dia por isso usamos as ferramentas que dispomos, isto é, uma boa câmara de filmar, fotografar e surfar na net. Um acontecimento fica imediatamente registado e embora com qualidade inferior muitas vezes o acontecimento supera a importância da qualidade e vemos muitas vezes na TV cenas filmadas com telemóveis, é outra liberdade mas se compararmos com material "profissional" a diferença é abismal. Para quem leva a fotografia mais a serio a SLR, conhecimento e boas lentes fazem toda a diferença, é incomparável.
Um telemóvel um pouco maior mas com bom sensor, boa obejctiva e formato raw 10mpx era o ideal, lá chegaremos depois de muitos mais modelos. Lentes intermutáveis e tal ...
 
pois eu por acaso até revelo muitas , por gosto talvez e também para mostrar á familia e alguns amigos , independentemente de ter tudo ou não guardado no portátil , ou em blogues , são gostos...e essa de outro dado importante que quem tira mais fotos com tlm é a malta mais jovem , não sei onde é que foram buscar essa ideia , eu por acaso não conheço é ninguém dessa malta nova que mande revelar fotos nem de tlm nem de coisa nenhuma , não mandam revelar que é diferente...

É o que eu estou a dizer, eu também não conheço ninguém de malta nova que mande revelar fotos nem de telemovel nem de maquina fotográfica... mandam tudo para a net..
 
pois caro Rui Marto eu por acaso até já tenho bem mais que 30anos tenho bom gosto e sei o que é qualidade assim como também nutro algum "carinho" é verdade por alguns tlm , mas não é por este motivo que elevo a fasquia de qualidade de algumas câmaras em certos telefones , mas sim porque ela existe de verdade , acho que podiamos estar aqui uma eternidade em que tu ateimas que ela não existe e eu ateimo que sim , por isso fazer o quê ?? nada ! eu tiro fotos e boas com alguns tlm tu não . gostava de te poder mostrar algumas fotos tiradas com : 1 com o meu tlm outra com a minha câmara , para ver se advinhavas qual era a da câmara , aí talvez mudasses de opinião e desses razão aqui ao "menino"... não quero com isto dizer mal das câmaras dedicadas pelo contrário até gosto bastante delas , talvez demais só que vejo as coisas de outra maneira........
Acredita, já vi muita mas muita foto mesmo. É uma paixão que tenho há bastantes anos, que aumentou bastante quando comprei a minha primeira digital (não tinha dinheiro para estragar rolos a aprender) e actualmente fotografia é a minha vida. Posso-te dizer que até em impressões 15x20 (que não são muito maiores que 10x15), consigo distinguir fotos de compactas e fotos de SLRs. Achas mesmo que não conseguiria distinguir fotos de um telemóvel?!
Caso não saibas, no papel, a resolução de uma foto, por área, é 416% mais elevada que num monitor. Também a gama dinâmica e a gama de cores são mais elevadas. E isto nota-se até com os monitores profissionais que uso no estúdio, imagina em TFTs domésticos. Portanto acredita que não é por imprimires as fotos em formato pequeno que se tornam muito mais difíceis de distinguir. A nível de detalhe é, porque fica tudo mais pequeno, mas ruído e o resto não é.

ps; tenho bem a noção que qualquer câmara de qualquer tlm não se adapta ao uso profissional não tem essas capacidades ainda , quando falo de qualidade é unica e exclusivamente de lazer , amador , pra casa , contudo já vi grandes jornalistas a servirem-se dos seus tlm pra tirar a sua foto para publicar ,porque na altura não tinham a cãmara á mão creio eu ou também nunca viste isso..

Não é ainda, nem nunca vai ser. Claramente não sabes o que estás a dizer. Achas que as SLRs são grandes só porque o pessoal gosta?! Desde diafragmas, cortinas e espelhos mecânicos, autofocus por fase com micromotores ultrasónicos, sensores full-frame, etc, a diferença no funcionamento é abismal e vai ser sempre. Uma SLR profissional foca e tira meia dúzia de fotos numa fracção de segundos, livres de ruído mesmo à noite ou em interiores, com a profundidade de campo que quiseres e num formato de ficheiro sem qualquer perda.

E sim, já vi fotojornalistas de telemóvel na mão... a enviar som. Usar um telemóvel para tirar uma foto é só mesmo se não tiverem mais nada, o que acho estranhissimo, porque não conheço nenhum que não ande sempre com os seus 5000€ de equipamento atrás. Além disso, lembra-te que os padrões de qualidade para impressão num jornal são extremamente baixos. É mais importante a notícia que a qualidade da foto.
 
Última edição:
Olhem para esta relíquia de 2006:

e62l9e.jpg


video

mais um para a elite de telemóveis para fotografia (nos meus posts anteriores estão outros)

EDIT:
um ano antes (2005)

nb9n9i.jpg


video
 
Última edição:
O fabricante diz que são telemóveis com câmara fotográfica :P.

Já agora, vejam mais 2 referências em qualidade

Sharp 933sh

ay7pfd.jpg


(suporta ISO 12800 :-D) video


LG GC990

2m2dkar.jpg


(suporta ISO 3200)
 
Back
Topo