[Discussão Técnica] Normas e Resoluções HD

dj_grilo

Power Member
----------------Mensagem do Staff:----------------

Os próximos 37 posts foram postados inicialmente no tópico ZONBOX - Actualizações de Firmware (Internet e Redes > ISPs > Televisão e IPTV), no entanto, visto que era offtopic nessa thread, decidiu-se passar os mesmos para esta secção onde se enquadram melhor. Note-se que, visto que os posts seguintes vêm na sequência da conversa desenrolada naquela tópico, é possível que algumas mensagens façam ainda referência a assuntos dessa thread, embora não sejam propriamente relevantes para o assunto a discutir. O assunto passa agora a estar sujeito à moderação da Secção Digital Life.

Cumps
mauro1855


----------------------------------------------------------------------------------------------------
A ZON continua a fazer publicidade, agora em forma de passatempo, ao canal myzen como Full HD 1920x1080, mas dar saída de 1080i na ZON BOX é que parece um sonho esquecido... Se isto não é publicidade enganosa... não sei o que é...
 
Última edição pelo moderador:
A ZON continua a fazer publicidade, agora em forma de passatempo, ao canal myzen como Full HD 1920x1080, mas dar saída de 1080i na ZON BOX é que parece um sonho esquecido... Se isto não é publicidade enganosa... não sei o que é...


Mesmo que a box aguentasse 1080i, isso não é FullHD, por isso seria publicidade enganosa na mesma. Full HD = 1080p

Cumps
 
Última edição:
Full HD = 1080p

Quem diz isso? Qual a entidade que certifica o "FullHD"? Onde posso puxar as características técnicas do FullHD?

PS: Ok, desisto, é escusado estar sempre a bater na mesma tecla. Se tanta gente diz que fullHD é 1080p, é porque só pode ser verdade ;-)
 
Última edição pelo moderador:
Quem diz isso? Qual a entidade que certifica o "FullHD"? Onde posso puxar as características técnicas do FullHD?

PS: Ok, desisto, é escusado estar sempre a bater na mesma tecla. Se tanta gente diz que fullHD é 1080p, é porque só pode ser verdade ;-)

O Full HD é 1080p como já foi dito por muitos utilizadores exaustivamente...
Esta conversa já cansa e já não tem lógica nenhuma andarem a encher tópicos que nada tem haver com o tema com essa discussão parva. Desculpem mas é a minha opinião.
Se têm dúvidas porque é que não pesquisam por posts sobre esse tema aqui no fórum e no Google? Já existe informação que chegue e que sobre sobre este tema.
 
O Full HD é 1080p como já foi dito por muitos utilizadores exaustivamente...

Qual a entidade certificadora? Continuo à espera de ver o PDF oficial com essa "norma".

Adenda: o FullHD foi criado pelos diversos fabricantes de TV para se demarcarem do selo HDReady que certifica equipamentos com 1080 linhas de resolução (por exemplo: 1440x1080 é HDReady). Entretanto foi criado o selo HDReady 1080p que, esse sim, exige resolução completa (1920x1080).

É por isso irónico que câmaras como a Sony HDR-SR1 ou a SVP-T500 tenham o logo FullHD apesar de terem resolução de 1440x1080 :) (notem o "p" no logo da SVP)
 
Última edição:
Estar, estava. Mas as pesquisas por "fullhd certification" não dão nada. Podes ajudar-me, sff?

Claro que ajudo.
Eu estive a dar uma olhadela na versão inglesa da Wikipédia onde tem muito mais informação:
http://en.wikipedia.org/wiki/High-definition_television
http://en.wikipedia.org/wiki/1080p

Vi lá a referência à ITU-R. Será?

Acho que o ideal seria um moderador/administrador abrir um tópico para debater isto. Acho que alguém até já tinha sugerido pois andar a falar disto noutros tópicos não acho muito apropriado.
 
Aqui http://www.eicta.org/index.php?id=731 está a certificação oficial. A expressão FullHD é um mito criado pelas marcas para marketing.

Nem mais, é isso mesmo que eu tenho estado a tentar dizer há alguns posts atrás. Não existe nenhuma norma "FullHD" e por isso pode significar o que quisermos. Com "p", sem "p" ou 1440x1080, é à escolha de cada um.

OvniTuga, concordo com a sugestão dum tópico aparte porque este assunto volta e meia volta a ser falado.
 
Nem mais, é isso mesmo que eu tenho estado a tentar dizer há alguns posts atrás. Não existe nenhuma norma "FullHD" e por isso pode significar o que quisermos. Com "p", sem "p" ou 1440x1080, é à escolha de cada um.

OvniTuga, concordo com a sugestão dum tópico aparte porque este assunto volta e meia volta a ser falado.

Ainda, e para encerrar a questão, pode ler-se na factsheet da EICTA:

"There are many other logos used on displays and TVs. Only the official EICTA “HD TV” / “HD TV 1080p” and “HDready” / “HD ready 1080p” logos are based on an explicit, well-defined set of technical criteria that guarantee interoperability."
 
Quando me referi á publicidade enganosa em relação ao uso da expressão full HD, não foi com a intenção de provocar discussão sobre as resoluções. Tanto o e-mail que recebi do myzen.tv como da SONY em relação ao AXN HD, referiram-me que não se consideram full HD, mas que emitem na resolução 1920x1080i.
A questão que refiro enquanto publicidade enganosa é precisamente na box, ao fim de um ano, ainda só estar programada para reproduzir os canais em 720p.
Sem querer mais uma vez alimentar discussões sobre qual será a melhor resolução, continuo a defender que deviam ser os clientes a definir a resolução da box, conforme as preferencias de cada um, e não ser imposto uma resolução predefinida que faz com que haja downscale de 1080i para 720p.
Se é Full HD ou não, há várias opiniões sobre o assunto, mas anunciar um canal com resolução de 1920x1080 e a box só reproduzir a 1280x720, é que é coisa que me faz confusão, na minha modesta opinião.
Se questionamos a ZON sobre o assunto, enterram-se em desculpas... A mais modesta desculpa que me foi dada diziam que se devia a problemas que a saída por HDMI a 1080i, causava problemas ao equipamento...
Se é assim, mudem os equipamentos... A Thomson até anda á beira da falencia... Se houvessem CAM's para Nagravision 3 que funcionassem com a ZON, já tinha desistido da box há muito tempo, preferia ver os canais directamente pela tv, que tem interface para CAM's e sintonizador digital compativel com as ultimas tecnologias. Já nem tinha o problema da resolução estática da ZON BOX. Cada canal teria a sua resolução original no meu televisor.
 
selo HDReady que certifica equipamentos com 1080 linhas de resolução (por exemplo: 1440x1080 é HDReady). Entretanto foi criado o selo HDReady 1080p que, esse sim, exige resolução completa (1920x1080).
Concordo com o que tens vindo a dizer, mas aqui estás errado. HDReady são 720 linhas de resolução, não 1080.
 
Quando me referi á publicidade enganosa em relação ao uso da expressão full HD, não foi com a intenção de provocar discussão sobre as resoluções. Tanto o e-mail que recebi do myzen.tv como da SONY em relação ao AXN HD, referiram-me que não se consideram full HD, mas que emitem na resolução 1920x1080i.
A questão que refiro enquanto publicidade enganosa é precisamente na box, ao fim de um ano, ainda só estar programada para reproduzir os canais em 720p.
Sem querer mais uma vez alimentar discussões sobre qual será a melhor resolução, continuo a defender que deviam ser os clientes a definir a resolução da box, conforme as preferencias de cada um, e não ser imposto uma resolução predefinida que faz com que haja downscale de 1080i para 720p.
Se é Full HD ou não, há várias opiniões sobre o assunto, mas anunciar um canal com resolução de 1920x1080 e a box só reproduzir a 1280x720, é que é coisa que me faz confusão, na minha modesta opinião.
Se questionamos a ZON sobre o assunto, enterram-se em desculpas... A mais modesta desculpa que me foi dada diziam que se devia a problemas que a saída por HDMI a 1080i, causava problemas ao equipamento...
Se é assim, mudem os equipamentos... A Thomson até anda á beira da falencia... Se houvessem CAM's para Nagravision 3 que funcionassem com a ZON, já tinha desistido da box há muito tempo, preferia ver os canais directamente pela tv, que tem interface para CAM's e sintonizador digital compativel com as ultimas tecnologias. Já nem tinha o problema da resolução estática da ZON BOX. Cada canal teria a sua resolução original no meu televisor.
Concordo plenamente.
Aliás, as boxes até deveriam ter a opção de simplesmente enviar o vídeo como o recebem, ajustando a resolução ao canal, e deixar o trabalho de processamento para os televisores.
 
Possivelmente estou errado mas na minha maneira de ver 1080i são 540 linhas de cada vez, as 1080 linha só são atingidas pela sequência de duas imagens (540+540), cada imagem é "contruída" em duas passagens.

1080p é que são mesmo 1080 linhas por imagem.
 
Última edição:
Back
Topo