Ricardo P.
Power Member
"HD capable inputs accept the following HD video formats:
Isso é o formato de entrada, não a resolução física. Como podes ver na página 4, basta uma TV ter 720 linhas para ser chamada de "HDReady".
"HD capable inputs accept the following HD video formats:
1080i são 540 linhas de cada vez
Nem precisa ter 720 linhas, qualquer TV que aceite um sinal HD é HD Ready.Isso é o formato de entrada, não a resolução física. Como podes ver na página 4, basta uma TV ter 720 linhas para ser chamada de "HDReady".
Qual a entidade certificadora? Continuo à espera de ver o PDF oficial com essa "norma".
Adenda: o FullHD foi criado pelos diversos fabricantes de TV para se demarcarem do selo HDReady que certifica equipamentos com 1080 linhas de resolução (por exemplo: 1440x1080 é HDReady). Entretanto foi criado o selo HDReady 1080p que, esse sim, exige resolução completa (1920x1080).
É por isso irónico que câmaras como a Sony HDR-SR1 ou a SVP-T500 tenham o logo FullHD apesar de terem resolução de 1440x1080 (notem o "p" no logo da SVP)
Possivelmente estou errado mas na minha maneira de ver 1080i são 540 linhas de cada vez, as 1080 linha só são atingidas pela sequência de duas imagens (540+540), cada imagem é "contruída" em duas passagens.
1080p é que são mesmo 1080 linhas por imagem.
Isso é uma grande guerra e as opiniões dividem-se. Para mim, para veres só 540 linhas ou tens visão ao nível do Super-Homem que te permite todos os 50 quadros ou tens a pior TV do Mundo.
O facto de só gravar a 1440x1080 significa apenas que a câmara invés de gravar em 16:9, grava em 4:3, por isso não é por aí que se vai pegar.
significa que no primeiro frame vão ver o 1º conjunto de 540 linhas verticais, no segundo frame vão ver o 2º conjunto de 540 linhas verticais
Quanto aos 50 frames por segundo
Se fossem transmitidos 50 frames, então o olho humano quase não notaria a diferença entre 1080p e 1080i
logo suponho que sejam 25 fps (em que uma imagem completa é gerada 12.5 vezes por segundo)...
Sem ser em imagem parada consegues mesmo, mesmo, mesma ver as 540 linhas de cada vez? Lembra-te que as TV LCD e Plasma são progressivas, independentemente do sinal de origem. Ou seja, podes tirar uma fotografia e contar as linhas que estão sempre lá 1080 (bom, ou quase, depende da qualidade de TV, se é 100Hz ou não, etc).
A diferença entre 1080i e 1080p não é resoluçao mas sim o facto dos dois quadros de cada frame estar desafasados no tempo, o que provoca um efeito desagradável em imagens com muito movimento. Vê-se isso bastante bem na pausa de imagem.
Mas afinal nas imagens paradas vês ou não diferenças...?
Eu disse que via. Lê com atenção antes de responderes. E usa argumentos em vez de ironia, sff.
Tu que estás mais por dentro do mundo do Broadcast diz lá, os streams 1080i são normalmente emitidos com quantos campos 1920x540 por minuto?Portanto, a resolução eficaz do 1080i é na realidade 1920x540.
POr mais que tentem dar a volta à questão, esta é verdade pura e dura.
POr outro lado, existe apenas uma definição para Full HD, e ela é 1080p (ou 1080p50/60, para os preciosistas)
a resolução eficaz do 1080i é na realidade 1920x540.
POr outro lado, existe apenas uma definição para Full HD, e ela é 1080p
Tu que estás mais por dentro do mundo do Broadcast diz lá, os streams 1080i são normalmente emitidos com quantos campos 1920x540 por minuto?
E os 720p?
É que se mantém toda esta discussão quanto o mais importante é saber o que estamos a comparar.
Só mesmo um tópico à parte sevirá para esclarecer a questão.
Falamos de 720p, 1080i, 1080p sem referir qual a fonte do vídeo, por exemplo. Um vídeo 1080p/24 pode ser codificado em 1080i/60 sem perda da informação original, por exemplo. Quanto o televisor (ou o leitor) processa o vídeo consegue identificar e reconstruir os 24 frames originais completos.
Se tirares um fotografia à TV e contares as linhas estão lá as 1080, todas diferentes umas das outras.
Talvez, como posso comprovar? Onde estão definidos os parâmetros oficiais para a "norma" FullHD?
Ou seja, para fontes de filme que só têm 24 frames por segundo, a frequencia a que aparece uma nova imagem em 720/p/24 ou 1080/i/50 é a mesma, pelo que 1080i é necessáriamente melhor que 720p, mesmo com a perda de resolução resultante do deinterlacing de cenas em movimento.1. 1080i é também conhecido por 1080i50, e portanto transmite 50 frames/s, cada um a 1440x540. Deveria ser 1920x540, mas a diferença de qualidade entre as duas não é vizível a olho nu, e portanto opta-se por transmitir assim.
2. 720p é também conhecido por 720p50, e portanto transmite 1280x720, a 50 frames/s.
Telecine?3. Não é verdade que podes passar de 1080p24 para 1080i60 sem perda de qualidade. As conversões de 1080p24 nunca são transparentes.
Se o broadcast não inclui essa informação, é mais complicado apesar de ser possível. Mas se inclui (como inclui por exemplo um DVD), existe o processo chamado reverse telecine no caso de 1080/i/60.Finalmente, não tens nenhuma vantagem em converter 1080p24 para o que quer que seja, já que é neste modo que atinges a qualidade máxima, excepto se a tua TV não suportar.
(by the way, depois de passares de 1080p24 para 1080i50 (ou 60), não há forma de voltar atrás, visto que informação de sincronismo é perdida).
Ou seja, para fontes de filme que só têm 24 frames por segundo, a frequencia a que aparece uma nova imagem em 720/p/24 ou 1080/i/50 é a mesma, pelo que 1080i é necessáriamente melhor que 720p, mesmo com a perda de resolução resultante do deinterlacing de cenas em movimento.
Telecine?
[...]
No caso do 1080/i/50 ainda é mais fácil. Os dois primeiros campos juntos são o primeiros frame do original 1080/p/24.
Mas não é suposto não haver conversão de 24 para 25? não é suposto simplesmente acelerar os frames de forma imperceptível?Não.
A conversão de 24->25 é igual à conversão de 24->50, e não é reversível.
A conversão de p25 para i50 não implica não perda de resolução, mas não é reversível. Ou seja, quando voltares a converter de i50 para p50, terás perda de informação, uma vez que os deinterlacers fazem exactamente o contrário do que é suposto fazer neste caso.
Não é na produção, é exactamente na transformação do filme para transmissão ou para um suporte como DVD.O telecine é aplicado na produção do filme, não na transmissão.
Nas reviews de televisores decentes tenho sempre visto que os mesmos detectam a cadencia de frames para os converter nos 24 originais.É facil se não usares um deinterlacer. O problema advém do facto de que tipicamente deves usar o deinterlacer.
Algorithms that perform 2-3 pulldown removal also usually perform the task of deinterlacing. It is possible to algorithmically determine whether video contains a 2-3 pulldown pattern or not, and selectively do either reverse telecine (in the case of film-sourced video) or deinterlacing (in the case of native video sources).
1. Se ligares um spectrum a essa TV também vês 1080 linhas. E depois ?
2. Já respondi várias vezes a essa pergunta. Usa do Search. A norma é da SMTPE.
Mas não é suposto não haver conversão de 24 para 25? não é suposto simplesmente acelerar os frames de forma imperceptível?
Não é na produção, é exactamente na transformação do filme para transmissão ou para um suporte como DVD.
Nas reviews de televisores decentes tenho sempre visto que os mesmos detectam a cadencia de frames para os converter nos 24 originais.
Como podes ler na wikipedia, sob a entrada Telecine:
1080 físicas. No caso do Spectrum irias ter + ou - metade da resolução (linhas pares=linhas impares, se a TV não usar nenhum tipo de melhoramento de imagem).
Ao invés, no 1080i tens de facto 1080 linhas diferentes a cada frame que passa.
No site da SMPTE não falam uma única vez em FullHD. O FullHD não existe como norma e a definição muda consoante o fabricante. Se queres normas fala em HDReady 1080p que, aliás, é mais exigente do que a definição vulgarmente dada para FullHD.
Quanto ao resto, tenho a dizer que tenho duvidas se o 1080i usado seria 1080/50i e não 1080/25i, nem sei se existe... Mas não tou a ver os ISPs a transmitirem 50 frames/segundo...
Claro que se assim for, a diferença entre 1080i e 1080p será nula, dependendo da qualidade do equipamento...