[Discussão] Web Design, Web developp or both?

Será possivel ser web-designer e web-developper ao mesmo tempo com qualidade?

  • Sim é perfeitamente possivel.

    Votes: 45 48,4%
  • É possivel mas é raro e os que existem não são bons.

    Votes: 28 30,1%
  • Não é possivel, cada um no seu lugar.

    Votes: 11 11,8%
  • Eu sou/serei os dois e penso que tenho o nivel exigido.

    Votes: 9 9,7%

  • Total voters
    93
Em Portugal, grandes projectos não são tão raros assim. O que é raro é esses não serem entregues a uma empresa ou a uma equipa (que, lá está, tem designers E developers).

IMHO, é mais "fácil" ser-se um web developer que tem jeito para design do que o contrário. O motivo é simples: quando aquilo que uma pessoa sabe de programação é um "desenrasque", é muuuuuito fácil fazer porcaria no código. Ao contrário do design, o código é uma coisa "funcional", e os erros não só estéticos, e podem afectar toda a usabilidade do site (menciono especialmente o site da Vodafone, que quando lhe apetece dá erros de ASP, ainda por cima no modo verboso e com o "stack trace" (ou lá o que é) visível...)

Quais são os conhecimentos que tem de ter? Tem de ter os conhecimentos que duas pessoas, cada uma de cada área, teriam. Mas se é para se desenrascar a fazer um site, quanto muito, seria melhor ser um developer que entrou na área do design do que o contrário.

Não quero com isto menosprezar o design, mas uma coisa é certa: um mau design torna um site feio, mas não afecta a usabilidade (a menos que seja um design mesmo mesmo muito mau, ou, pior ainda, um design meu, mas isso é outra história :P ). Por outro lado, quando a parte da programação está mal feita, não só é possível tirar as verdadeiras funcionalidades de um site, como ainda pode ser bastante perigoso se o site armazenar informações sensíveis (olhó SQL Injection!).
 
como alguns ja vêm referindo, eu axo que devia ser cada um no seu cantinho xD.
é certo que ao longo do tempo vamos aprendendo uma coisa daqui outra dali e vamos tendo sempre algumas bases, mas nao podemos comparar com o conhecimento que este ou aquele adquiriu durante 5 ou 3 anos agora.
Há quem nao estudou e sabe mais que outro? hmmm....essas experiencias adquiridas ao longo dos anos, nem sempre nos ensinam tudo, também claro tendo a licenciatura tambem se vai aprender muito no mercado de trabalho. o que quero dizer é que muitas das vezes olha-se para a imagem, mas nessa imagem existe uma organização, uma tipografia, uma grelha, hierarquias, entre outros...e para acertar nisto é preciso saber (tanto no print como no online).
Para um trabalho basico um webdesigner sabe sempre construir os seus pequenos sites, mas quando falamos do php e etc ou de uma construção simples mas com algumas manhas, o programador é a pessoa certa.

No caso do Nazgulled que o Kayvlim refere penso que seja dos casos do programador que "dá toques" (nao levem a mal a expressao) no design. Diria que sao sites à programador.
Como por exemplo temos o user Voila em que ele prorpio diz que nao sabe de programção, e no seu site sentimos que estamos presentes perante um designer.
Do Chemega só vejo capas de CDs.

edit:
É possivel mas é raro e os que existem não são bons. votei

um designer e falo do meu caso, aprende só o minimo a nivel de software. o proprio aluno é que tem depois de explorar o software. tem sim uma forte formação a nivel da imagem, das questoes tipograficas, paginação, das cores, formatos, etc etc.
Nao ensinam um designer a fazer a coisa mais fixe do mundo (pois isso sai da cabeça dele), mas ensinam todos estes pequenos promenores que para a maior parte das pessoas passa despercebido.
 
Última edição:
como alguns ja vêm referindo, eu axo que devia ser cada um no seu cantinho xD.
é certo que ao longo do tempo vamos aprendendo uma coisa daqui outra dali e vamos tendo sempre algumas bases, mas nao podemos comparar com o conhecimento que este ou aquele adquiriu durante 5 ou 3 anos agora.
Há quem nao estudou e sabe mais que outro? hmmm....essas experiencias adquiridas ao longo dos anos, nem sempre nos ensinam tudo, também claro tendo a licenciatura tambem se vai aprender muito no mercado de trabalho. o que quero dizer é que muitas das vezes olha-se para a imagem, mas nessa imagem existe uma organização, uma tipografia, uma grelha, hierarquias, entre outros...e para acertar nisto é preciso saber (tanto no print como no online).
Para um trabalho basico um webdesigner sabe sempre construir os seus pequenos sites, mas quando falamos do php e etc ou de uma construção simples mas com algumas manhas, o programador é a pessoa certa.

No caso do Nazgulled que o Kayvlim refere penso que seja dos casos do programador que "dá toques" (nao levem a mal a expressao) no design. Diria que sao sites à programador.
Como por exemplo temos o user Voila em que ele prorpio diz que nao sabe de programção, e no seu site sentimos que estamos presentes perante um designer.
Do Chemega só vejo capas de CDs.

Ultimamente têm sido os trabalhos dele mas antes ele fazia sites, está a fazer o novo dele agora de cabeça só me lembro do dos Da Weasel que foi ele que fez.

Eu não sei porquê não acho que seja tão raro como isso perceber das duas coisas, e penso que as empresas já procuram quem saiba um pouco das duas. Eu quando acabar o meu curso faço uns sites para ganhar dinheiro para juntar para o curso de design na ETIC em Lisboa, que é relativamente caro, embora eu pense que já tenho um bom nível no que toca a design quero progredir e um diploma dá-me mais poder de mercado na minha perspectiva. Isto junto de outro diploma de Programação claro.
 
Não quero com isto menosprezar o design, mas uma coisa é certa: um mau design torna um site feio, mas não afecta a usabilidade

não concordo com esta tua afirmação, apesar de estar de acordo com o teu raciocínio.
É preciso lembrar que "design" não diz respeito à parte estética e "bonita" da interface, mas sim estabelece a relação entre forma (o aspecto da interface) e a função.

Ora, acredito é que seja mais acessível ao programador fazer um design razoável para a aplicação, uma vez que o programador também é Utilizador (que é a quem se destina o produto final) de outras aplicações, logo pode ter maior sensibilidade para as questões de Usabilidade.

Agora ao designer, resolver questões de Programação, isso sim é bem mais complicado.
 
Não é off-topic mas em Portugal grandes projectos é algo muito raro penso eu de que...

Raro não é, mas é qse impossível, senão mesmo impossível atingi-los se não fizeres parte duma empresa. Ninguém dá grandes projectos a free-lancers pelas mais variadas razões.

Poderão eventualmente ser contratados free-lancers para projectos, mas isso já é outra história.

Mas isto só para dizer que não há poucos "grandes projectos" em Portugal, existem bastantes até, apenas é mais dificil atingi-los se não fizeres parte ou de uma grande empresa (e aqui podes incluir Novabase, Accenture, IBM, Pararede, CapGemini, Deloitte, Agap2, PTSi e mais umas qtas que são subcontratadas por estas) ou se não fores um free lancer conceituado no mercado.
 
não concordo com esta tua afirmação, apesar de estar de acordo com o teu raciocínio.
É preciso lembrar que "design" não diz respeito à parte estética e "bonita" da interface, mas sim estabelece a relação entre forma (o aspecto da interface) e a função.

Ora, acredito é que seja mais acessível ao programador fazer um design razoável para a aplicação, uma vez que o programador também é Utilizador (que é a quem se destina o produto final) de outras aplicações, logo pode ter maior sensibilidade para as questões de Usabilidade.

Agora ao designer, resolver questões de Programação, isso sim é bem mais complicado.

Sim, mas o meu parêntesis seguinte dizia mesmo algo por aí ;)

Não quero com isto menosprezar o design, mas uma coisa é certa: um mau design torna um site feio, mas não afecta a usabilidade (a menos que seja um design mesmo mesmo muito mau, ou, pior ainda, um design meu, mas isso é outra história :P ).

Um design mal feito torna o site feio, mas um design MUITO mau é que já afecta a usabilidade. Resta definir "mal feito" e "MUITO mau", mas a ideia está lá :P
Afinal, pode-se fazer um site que é apenas um esqueleto - tem o que é preciso para uma pessoa navegar, mas esteticamente é feio - e acho que isso é que é mais comum do que um design tão mal feito que chega a impedir que um utilizador consiga usar bem o site :)
 
Esta votação é um pouco (bastante) descabida..

É possível ser bom padeiro e bom pasteleiro?
É possível ser bom atleta e bom profissional?
É possível ser bom professor e bom pai?

.... e por aí fora...

Cumps
 
Esta votação é um pouco (bastante) descabida..

É possível ser bom padeiro e bom pasteleiro?
É possível ser bom atleta e bom profissional?
É possível ser bom professor e bom pai?

.... e por aí fora...

Cumps

Nada a ver mas pronto. Acho que a poll é explicita eu enganei-me e votei na primeira mas queria votar na ultima -.-'
 
Sim, mas o meu parêntesis seguinte dizia mesmo algo por aí ;)



Um design mal feito torna o site feio, mas um design MUITO mau é que já afecta a usabilidade. Resta definir "mal feito" e "MUITO mau", mas a ideia está lá :P
Afinal, pode-se fazer um site que é apenas um esqueleto - tem o que é preciso para uma pessoa navegar, mas esteticamente é feio - e acho que isso é que é mais comum do que um design tão mal feito que chega a impedir que um utilizador consiga usar bem o site :)


Sim, pode até ser...mas, um utilizador pode não conseguir navegar na aplicação por completo = MUITO mau design, como referes. Ou pode não conseguir completar determinadas tarefas/acções, devido ao mau design, ou design "mal feito" como referiste. E por vezes são estas as razões que levam o utilizador a abandonar a aplicação (frustração do utilizador).
 
Eu não sei porquê não acho que seja tão raro como isso perceber das duas coisas, e penso que as empresas já procuram quem saiba um pouco das duas. Eu quando acabar o meu curso faço uns sites para ganhar dinheiro para juntar para o curso de design na ETIC em Lisboa, que é relativamente caro, embora eu pense que já tenho um bom nível no que toca a design quero progredir e um diploma dá-me mais poder de mercado na minha perspectiva. Isto junto de outro diploma de Programação claro.

mas neste caso ja vais ter formação nas duas áreas.
é possível que um ou outro (designer, programador...tendo só uma formação) venha a perceber das duas coisas mas penso que a longo prazo...mais facilidades para o programador, pois a exemplo disso nao nos podemos esquecer que o mercado está entulhado de supostos designers que so por aprender a mexer no software (que é "fácil") ja exercem na area, daí eu estar a dizer que um programador pode entrar mais "facilmente" no design. No caso do designer para programar, acho que já se fala de um conhecimento diferente e de outra história.
Digamos que mexer num software de design é 5 minutos, mexer em código já sao mais minutos.
 
Voltando à questão da usabilidade, admito que os meus termos foram muito subjectivos, mas a ideia-chave é: um site pode ser bonito e "usável", pode ser feio e igualmente "usável" (as in "igual ao bonito, mas sem a parte bonita da coisa"), ou, o que chamei de um site mesmo muito mau, um site bonito OU feio E com uma usabilidade reduzida.
Sim, também podem haver sites bonitos mas com uma má usabilidade. Esses sites só me fazem pensar que quem os fez não devia ter pensado que era para pôr na internet :P ou seja, o site é apenas um desenho, e o resto que se lixe.

Sim, é sempre bom ter as 2 pessoas para os 2 trabalhos. E é aí que entra o WEB designer, e não o "simples" designer. O primeiro é que se tem de preocupar com a usabilidade.

mags
, é verdade que é mais "fácil" um developer ir para o design do que vice versa, mas pensando bem, design = criatividade, e eu só sou criativo para escrever, e não para desenhar/pintar. A criatividade é algo quase inerente à pessoa, enquanto que a programação, acho que qualquer um, com algum esforço, consegue aprender. Mas sublinho que "aprender a programar" é diferente de "aprender a usar um programa que faz a parte da programação".

É aí que entra a grande diferença: criatividade. Uns têm, outros não a têm. Matemática, uns interessam-se mais do que outros.
A Programação (no geral) está intimamente ligada à Matemática. O Design está ligado à criatividade visual. Uma vez mais, são áreas diferentes.
 
Última edição:
É aí que entra a grande diferença: criatividade. Uns têm, outros não a têm. Matemática, uns interessam-se mais do que outros.
A Programação (no geral) está intimamente ligada à Matemática. O Design está ligado à criatividade visual. Uma vez mais, são áreas diferentes.

Vou pegar nesta frase porque acho que sumariamente resume tudo o que se tem vindo a discutir no tópico. Para já, dou os parabens ao autor do mesmo, de facto esta era uma discussão que eu ainda não tinha visto por aqui e que, a meu ver, faz falta.

Na minha opinião ser designer e programador em simultâneo só está ao alcançe de uma ínfima parte de quem anda por esta área. Um designer, na verdadeira ascensão da palavra e da função, exerce um trabalho que é exactamente inverso ao do programador. Enquanto o programador se debate com lógica e código, o designer debate-se com criatividade gráfica e cores. Estão em lados completamente opostos ainda que trabalhem para o mesmo objectivo.

Isto faz com que para se ser ambos, se tenha de ser de facto alguem especial porque aliar a capacidade de raciocinio lógico à capacidade de ver para alem do óbvio e criar conceitos que liguem com a marca que está a ser trabalhada, é realmente algo muito complicado.

Se existem pessoas capazes de exercer com uma qualidade de excelência ambas as funções em simultâneo? Sim. Contudo, não tenhamos ilusões. São muito raras. Onde se encaixam estas pessoas? Em empresas pequenas assentam que nem uma luva pois permitem poupar dinheiro em recursos humanos. Em grandes empresas fazem a ponte entre Designers e Programadores e geralmente, pela visão ampla e alargada que possuem das duas áreas, acabam a exercer funções de gestor de projecto.

Será mais fácil fazer o percurso designer -> programador ou programador -> designer? Na minha opinião é igual. Para mim um programador terá grandes dificuldades para ser designer, alias, na maior parte dos casos pelas limitações criativas que o programador tem, será de todo impossível. Um designer ser um programador, pelas limitações de pensamento lógico que terá, será igualmente dificil e também na maioria dos casos impossivel.

Falando da importância de cada uma das funções, sinceramente, parecem-me iguais. Se o programador lida com a funcionalidade do site e o faz de facto "funcionar", o designer debate-se com todo o resto. Lembrem-se que o trabalho do designer é realmente o único trabalho que o utilizador acaba de facto por ver. Um erro na interface pode significar uma má utilização do site, tal como uma linha de código mal escrita pode fazer com que o site deixe de funcionar.

Bem, mas então porque está o mercado do design pior que o de programação? Fácil. Não faltam por aí pseudo-designers que pegam no photoshop ou no illustrator ou em ambos e de repente, sem qualquer outra formação adicional, já são designers e webdesigners. Ora, se aliarmos a isto o facto de que estes pseudo-designers se "vão vender" para o mercado por preços hilariantemente baixos, temos aí a resposta por o trabalho do designer estar a ser visto como está actualmente.

Da minha parte só lamento que as pessoas não percebam que o segredo não está nos softwares mas sim em todo o fluxo criativo e na cabeça. Tal como acontece na área da programação, tambem na área do design os softwares são apenas um meio para chegar a um fim e não o fim em si mesmo.

Bem, para já é tudo, desculpem o testamento.:p

Cumps,
michael c
 
É possível, é raro, e dificilmente encontras pessoas que fazem as duas coisas decentemente.

No entanto, eu sou webdesigner e webdeveloper e faço-o decentemente.

Sempre quis aprender tudo desta área simultaneamente, apesar de que sei que tenho bastante talento como designer, não sou o melhor.. encontro gente com mais talento facilmente, a nível de programação já nem tanto.
 
Thank you Rach n' Roll.:)

Hostmake, se de facto consegues exercer ambas as funções, os meus sinceros parabens, és um dos raros e o mercado tratará de fazer o reconhecimento disso mesmo. (não estou a ser irónico nem nada que se pareça).

No meu caso ainda estou a ver se consigo um dia chegar a webdesigner a sério. Tenho esperança de conseguir pelo menos ser um webdesigner de bom nível...um dia. :p Quanto à programação, quem sabe um dia eu tento aprender embora não considere ter a tal "inteligência" para ser um bom programador. (nem sequer um programador razoável.:D)

EDIT: Ah, e não votei porque falta a opção que eu escolheria: "É possível mas são talentos muito raros.":)

Cumps,
michael c
 
Thank you Rach n' Roll.:)

Hostmake, se de facto consegues exercer ambas as funções, os meus sinceros parabens, és um dos raros e o mercado tratará de fazer o reconhecimento disso mesmo. (não estou a ser irónico nem nada que se pareça).

No meu caso ainda estou a ver se consigo um dia chegar a webdesigner a sério. Tenho esperança de conseguir pelo menos ser um webdesigner de bom nível...um dia. :p Quanto à programação, quem sabe um dia eu tento aprender embora não considere ter a tal "inteligência" para ser um bom programador. (nem sequer um programador razoável.:D)

EDIT: Ah, e não votei porque falta a opção que eu escolheria: "É possível mas são talentos muito raros.":)

Cumps,
michael c

Pois eu também não quero ser convencido mas foi por isso que abri o tópico já que maior parte diz ser praticamente impossível, estou num curso de programação mas sei que tenho talento no design aliás era para isso que ia não fosse o curso na ETIC ser bastante caro. Como não deu pensei:

«eu quero ser web-designer, mas como ainda não posso junto o útil ao agradável e apreendo programação fico com duas coisas que gosto e complemento-me profissionalmente.»

A propósito gostei do teu raciocínio foi o que me pareceu mais sensato e honesto.
 
Vou pegar nesta frase porque acho que sumariamente resume tudo o que se tem vindo a discutir no tópico. Para já, dou os parabens ao autor do mesmo, de facto esta era uma discussão que eu ainda não tinha visto por aqui e que, a meu ver, faz falta.

Na minha opinião ser designer e programador em simultâneo só está ao alcançe de uma ínfima parte de quem anda por esta área. Um designer, na verdadeira ascensão da palavra e da função, exerce um trabalho que é exactamente inverso ao do programador. Enquanto o programador se debate com lógica e código, o designer debate-se com criatividade gráfica e cores. Estão em lados completamente opostos ainda que trabalhem para o mesmo objectivo.

Isto faz com que para se ser ambos, se tenha de ser de facto alguem especial porque aliar a capacidade de raciocinio lógico à capacidade de ver para alem do óbvio e criar conceitos que liguem com a marca que está a ser trabalhada, é realmente algo muito complicado.

Se existem pessoas capazes de exercer com uma qualidade de excelência ambas as funções em simultâneo? Sim. Contudo, não tenhamos ilusões. São muito raras. Onde se encaixam estas pessoas? Em empresas pequenas assentam que nem uma luva pois permitem poupar dinheiro em recursos humanos. Em grandes empresas fazem a ponte entre Designers e Programadores e geralmente, pela visão ampla e alargada que possuem das duas áreas, acabam a exercer funções de gestor de projecto.

Será mais fácil fazer o percurso designer -> programador ou programador -> designer? Na minha opinião é igual. Para mim um programador terá grandes dificuldades para ser designer, alias, na maior parte dos casos pelas limitações criativas que o programador tem, será de todo impossível. Um designer ser um programador, pelas limitações de pensamento lógico que terá, será igualmente dificil e também na maioria dos casos impossivel.

Falando da importância de cada uma das funções, sinceramente, parecem-me iguais. Se o programador lida com a funcionalidade do site e o faz de facto "funcionar", o designer debate-se com todo o resto. Lembrem-se que o trabalho do designer é realmente o único trabalho que o utilizador acaba de facto por ver. Um erro na interface pode significar uma má utilização do site, tal como uma linha de código mal escrita pode fazer com que o site deixe de funcionar.

Bem, mas então porque está o mercado do design pior que o de programação? Fácil. Não faltam por aí pseudo-designers que pegam no photoshop ou no illustrator ou em ambos e de repente, sem qualquer outra formação adicional, já são designers e webdesigners. Ora, se aliarmos a isto o facto de que estes pseudo-designers se "vão vender" para o mercado por preços hilariantemente baixos, temos aí a resposta por o trabalho do designer estar a ser visto como está actualmente.

Da minha parte só lamento que as pessoas não percebam que o segredo não está nos softwares mas sim em todo o fluxo criativo e na cabeça. Tal como acontece na área da programação, tambem na área do design os softwares são apenas um meio para chegar a um fim e não o fim em si mesmo.

Bem, para já é tudo, desculpem o testamento.:p

Cumps,
michael c


Nem mais, é exactamente isto....

e mais tambem estou de acordo - "não votei porque falta a opção que eu escolheria: "É possível mas são talentos muito raros."" -

Bem hajam
 
Última edição:
Embora reconheça que é bom existir separação de cargos entre webdesign e webdevelopment (ou webprogramming), não concordo quando dizem que cada um se deve cingir ao seu ramo.
A interacção entre os dois é essencial e se duas pessoas desses ramos distintos souberem um pouco do outro, o resultado vai ser melhor.

Será mais fácil fazer o percurso designer -> programador ou programador -> designer? Na minha opinião é igual. Para mim um programador terá grandes dificuldades para ser designer, alias, na maior parte dos casos pelas limitações criativas que o programador tem, será de todo impossível. Um designer ser um programador, pelas limitações de pensamento lógico que terá, será igualmente dificil e também na maioria dos casos impossivel.

Concordo com a maioria do que disseste, excepto na parte a bold. Um bom programador é criativo, e não é pouco. Mais que saber usar as ferramentas e o conhecimento, há que saber usá-los bem.

O designer terá sempre um trabalho cujo resultado pode ser mais ou menos palpável, mas um programador tem que trabalhar com abstracções e muitas vezes os resultados nem são palpáveis (visíveis para apreciação). Isto requer criatividade, não só para organizar os vários blocos, construí-los, interligá-los, fazê-los funcionar... enfim.

O resto, concordo contigo.
 
A minha opinião tem como base a minha experiência profissional que, apesar de pouco ter haver com websites, inevitavelmente já passei por eles, directa ou indirectamente.

Para mim é, perfeitamente possível um programador ter queda para o design e ser muito bom neste ramo. Não me levem a mal, mas para mim o design acaba por ser o conhecimento de certas regras aliado à sensibilidade da pessoa em si para as artes. Isto é como tudo, quem tem o curso pode ter mais conhecimento, mas é a sensibilidade, o jeito, o gosto, o desejo de evoluir, o conjunto de valores, a própria pratica que acaba por ditar o profissional.

O fundamental desta questão não é ver quem tem mais jeito para, com tempo e dedicação acredito perfeitamente que se consiga conjugar as duas vertentes, mas a que custo?? É preciso analisar o tempo que uma pessoa perde a executar duas tarefas quando o mesmo trabalho poderia estar a ser feito por duas pessoas "em metade do tempo". Acaba por ser uma questão de rentabilidade do que propriamente de avaliação de trabalho.
 
Eu sou (profissionalmente) um "devigner" (web designer/flash developer) e não creio que perca alguma coisa por isso. Bem pelo contrário.
 
Back
Topo