[Discussão] Web Design, Web developp or both?

Será possivel ser web-designer e web-developper ao mesmo tempo com qualidade?

  • Sim é perfeitamente possivel.

    Votes: 45 48,4%
  • É possivel mas é raro e os que existem não são bons.

    Votes: 28 30,1%
  • Não é possivel, cada um no seu lugar.

    Votes: 11 11,8%
  • Eu sou/serei os dois e penso que tenho o nivel exigido.

    Votes: 9 9,7%

  • Total voters
    93
A minha opinião tem como base a minha experiência profissional que, apesar de pouco ter haver com websites, inevitavelmente já passei por eles, directa ou indirectamente.

Para mim é, perfeitamente possível um programador ter queda para o design e ser muito bom neste ramo. Não me levem a mal, mas para mim o design acaba por ser o conhecimento de certas regras aliado à sensibilidade da pessoa em si para as artes. Isto é como tudo, quem tem o curso pode ter mais conhecimento, mas é a sensibilidade, o jeito, o gosto, o desejo de evoluir, o conjunto de valores, a própria pratica que acaba por ditar o profissional.

O fundamental desta questão não é ver quem tem mais jeito para, com tempo e dedicação acredito perfeitamente que se consiga conjugar as duas vertentes, mas a que custo?? É preciso analisar o tempo que uma pessoa perde a executar duas tarefas quando o mesmo trabalho poderia estar a ser feito por duas pessoas "em metade do tempo". Acaba por ser uma questão de rentabilidade do que propriamente de avaliação de trabalho.

Concordo a 100%! Eu tirei o curso de Novas Tecnologias da Comunicação em Aveiro e a minha formação foi exactamente nos dois sentidos. É óbvio que há sempre gente que tem mais queda para um do que para outro e há gente que tem queda para os dois. Li mais atrás que os erros de design não afectam a usabilidade... muito errado. Não afectam a funcionalidade, mas podem afectar e muito a usabilidade, são coisas diferentes.
 
Aqui vai a minha opinião:
Existem web developer's e web designer's
há pessoas que dizem que com os dois o trabalho se faz em metade do tempo
ora isso não é verdade! o trabalho tem de ser feito em conjunto, senão não fica bem feito!
num projecto (website) segue-se a seguinte ordem:

1- Elaboração de diagramas com conteúdos e objectivos a cumprir (isto parece complicado mas é muito fácil)
2 - Com os diagramas efectuados, construir regras que os dev's e os designer's têm de cumprir.
A partir daí o trabalho tem de ser conjunto, pois o dev tem de conhecer algumas regras de design que o designer estabelece e o designer tem de conhecer o trabalho desenvolvido pelo dev, de forma a não "sair uma página de uma só cor e vários feitios".

agora voltando á discussão em geral, eu acho que um web developer com perícia, pode fazer as duas coisas
 
Última edição:
Já por isso mesmo eu pus o "metade do tempo" entre aspas por isso não significar o seu sentido real.
Mas uma coisa é certa, ter dois profissionais cada um a trabalhar na sua área de eleição, em equipa, estes tem por obrigação executar o seu trabalho de forma eficiente e bem optimizada e, porque não, exigir um prazo mais apertado. Caso contrário os seus postos de trabalho não se justificam.

Esta é a minha visão de empregador.
 
Percebo o teu ponto de vista, mas não é para o trabalho ficar feito em menos tempo que se contrata um designer/programador, é para o trabalho ficar melhor feito, e os clientes mais satisfeitos.
Na realidade até pode demorar mais tempo, mas lá está... o trabalho fica melhor :)
 
Esse "demora mais tempo, mas o trabalho fica melhor" não resulta em 90% dos casos.

Trabalho na maior agência (de publicidade/design) de Portugal e acreditem que os clientes (90%) não querem saber do que está por detrás do aparente. Se está bonito e funciona eles compram. Vão lá dizer à Optimus que afinal não podia lançar o site do iPhone no dia estipulado porque este iria ter de ser pensado com tempo: UML; design patterns; interfaces; estudos de cor; estudos de forma; etc etc... yeah right... foi feito num dia (pensado, desenhado, programado e posto online) e ninguém se queixou.

Já agora, design não é só uma questão de estética. É preciso saber depois executar essa "noção de estética". Se não souberem mexer nas ferramentas, das duas uma: ou são directores criativos ou então estão desempregados.
 
Esse "demora mais tempo, mas o trabalho fica melhor" não resulta em 90% dos casos.

Trabalho na maior agência (de publicidade/design) de Portugal e acreditem que os clientes (90%) não querem saber do que está por detrás do aparente. Se está bonito e funciona eles compram. Vão lá dizer à Optimus que afinal não podia lançar o site do iPhone no dia estipulado porque este iria ter de ser pensado com tempo: UML; design patterns; interfaces; estudos de cor; estudos de forma; etc etc... yeah right... foi feito num dia (pensado, desenhado, programado e posto online) e ninguém se queixou.

Já agora, design não é só uma questão de estética. É preciso saber depois executar essa "noção de estética". Se não souberem mexer nas ferramentas, das duas uma: ou são directores criativos ou então estão desempregados.

Boas,

Esta é a dura realidade ( nas empresas; como freelancer não tenho encontrado tanto este problema )....Estudos de cor, design patterns, interfaces, diagramas e afins. Tudo muito bonito, o único senão são os sites que são para "ontem"....
O cliente quer é o trabalho feito no dia que pretende sem se importar se "encomendou" o dito trabalho dois dias antes....

Bem hajam,
 
Vou pegar nesta frase porque acho que sumariamente resume tudo o que se tem vindo a discutir no tópico. Para já, dou os parabens ao autor do mesmo, de facto esta era uma discussão que eu ainda não tinha visto por aqui e que, a meu ver, faz falta.

Na minha opinião ser designer e programador em simultâneo só está ao alcançe de uma ínfima parte de quem anda por esta área. Um designer, na verdadeira ascensão da palavra e da função, exerce um trabalho que é exactamente inverso ao do programador. Enquanto o programador se debate com lógica e código, o designer debate-se com criatividade gráfica e cores. Estão em lados completamente opostos ainda que trabalhem para o mesmo objectivo.

Isto faz com que para se ser ambos, se tenha de ser de facto alguem especial porque aliar a capacidade de raciocinio lógico à capacidade de ver para alem do óbvio e criar conceitos que liguem com a marca que está a ser trabalhada, é realmente algo muito complicado.

Se existem pessoas capazes de exercer com uma qualidade de excelência ambas as funções em simultâneo? Sim. Contudo, não tenhamos ilusões. São muito raras. Onde se encaixam estas pessoas? Em empresas pequenas assentam que nem uma luva pois permitem poupar dinheiro em recursos humanos. Em grandes empresas fazem a ponte entre Designers e Programadores e geralmente, pela visão ampla e alargada que possuem das duas áreas, acabam a exercer funções de gestor de projecto.

Será mais fácil fazer o percurso designer -> programador ou programador -> designer? Na minha opinião é igual. Para mim um programador terá grandes dificuldades para ser designer, alias, na maior parte dos casos pelas limitações criativas que o programador tem, será de todo impossível. Um designer ser um programador, pelas limitações de pensamento lógico que terá, será igualmente dificil e também na maioria dos casos impossivel.

Falando da importância de cada uma das funções, sinceramente, parecem-me iguais. Se o programador lida com a funcionalidade do site e o faz de facto "funcionar", o designer debate-se com todo o resto. Lembrem-se que o trabalho do designer é realmente o único trabalho que o utilizador acaba de facto por ver. Um erro na interface pode significar uma má utilização do site, tal como uma linha de código mal escrita pode fazer com que o site deixe de funcionar.

Bem, mas então porque está o mercado do design pior que o de programação? Fácil. Não faltam por aí pseudo-designers que pegam no photoshop ou no illustrator ou em ambos e de repente, sem qualquer outra formação adicional, já são designers e webdesigners. Ora, se aliarmos a isto o facto de que estes pseudo-designers se "vão vender" para o mercado por preços hilariantemente baixos, temos aí a resposta por o trabalho do designer estar a ser visto como está actualmente.

Da minha parte só lamento que as pessoas não percebam que o segredo não está nos softwares mas sim em todo o fluxo criativo e na cabeça. Tal como acontece na área da programação, tambem na área do design os softwares são apenas um meio para chegar a um fim e não o fim em si mesmo.

Bem, para já é tudo, desculpem o testamento.:p

Cumps,
michael c
O post perfeito. Aliás eu considero-me pseudo-designer, não tenho curso profissional nem nada, nem experiência, apenas tudo o que faço vem da minha criatividade. Eu como "designer" não me estou a ver a programar algo devidamente, apesar de ter os conceitos básicos, mas mesmo básicos. E ai está o ponto da questão que falaram lá em cima. O designer é sempre incompatível com programação, e vice-versa. A não ser raros casos como e muito bem referiram em cima. E outra coisa um designer profissional tenta sempre puxar o layout a usabilidade, e ao mesmo tempo o layout tem de ser estruturalmente e esteticamente "perfeito". Coisa que o programador nem sempre vê, e preocupa-se mais com o código e que tudo esteja programado segundo as normas da w3. ;)

Cumps, não vou acrescentar mais pois acho que o assunto está mais que discutido e basta lerem os posts em cima.
 
Concordo com a maioria do que disseste, excepto na parte a bold. Um bom programador é criativo, e não é pouco. Mais que saber usar as ferramentas e o conhecimento, há que saber usá-los bem.

O designer terá sempre um trabalho cujo resultado pode ser mais ou menos palpável, mas um programador tem que trabalhar com abstracções e muitas vezes os resultados nem são palpáveis (visíveis para apreciação). Isto requer criatividade, não só para organizar os vários blocos, construí-los, interligá-los, fazê-los funcionar... enfim.

O resto, concordo contigo.

Souto, eventualmente a culpa é minha por não ter explicado bem no post meu que citaste. Quando me referia a criatividade no âmbito do design estava a referir-me à criatividade no sentido de comunicar/desenhar. Obviamente que um programador usa da criativadade para programar, mas é um tipo de criatividade muito diferente daquela que eu quis referir no âmbito do design. E essa criatividade a que eu quis fazer referência de facto a esmagadora maioria dos programadores não tem. Tal como a esmagadora maioria dos designers não sabe fazer um If/Else.:p

Eu sou (profissionalmente) um "devigner" (web designer/flash developer) e não creio que perca alguma coisa por isso. Bem pelo contrário.

Permite-me perguntar-te uma coisa se não for indiscrição kidloco. Até onde fazes desenvolvimento? Usas a programação no flash na óptica da animação ou fazes mesmo developing ligando flash a Base de Dados por exemplo, criando aplicações mais complexas? Atenção que não estou a perguntar isto para pôr em causa a tua valia profissional, até porque se estás na empresa que estás tens de ter valor. Estou a perguntar meramente por curiosidade.

Esse "demora mais tempo, mas o trabalho fica melhor" não resulta em 90% dos casos.

Trabalho na maior agência (de publicidade/design) de Portugal e acreditem que os clientes (90%) não querem saber do que está por detrás do aparente. Se está bonito e funciona eles compram. Vão lá dizer à Optimus que afinal não podia lançar o site do iPhone no dia estipulado porque este iria ter de ser pensado com tempo: UML; design patterns; interfaces; estudos de cor; estudos de forma; etc etc... yeah right... foi feito num dia (pensado, desenhado, programado e posto online) e ninguém se queixou.


Verdade. O trabalho nesta área era para ontem. O cliente de facto não quer saber do processo, quer saber do resultado.:p Isso do processo é muito bonito mas é na teoria. A ideia que tenho e que tu reforçaste com o post, é que na grande maioria dos casos o timming ou o budget simplesmente não cobrem o processo. O que importa no final é o resultado. Já agora, o tal site de um dia é este kidloco?


Já agora, design não é só uma questão de estética. É preciso saber depois executar essa "noção de estética". Se não souberem mexer nas ferramentas, das duas uma: ou são directores criativos ou então estão desempregados.

Amen.

Cumps,
michael c
 
Permite-me perguntar-te uma coisa se não for indiscrição kidloco. Até onde fazes desenvolvimento? Usas a programação no flash na óptica da animação ou fazes mesmo developing ligando flash a Base de Dados por exemplo, criando aplicações mais complexas? Atenção que não estou a perguntar isto para pôr em causa a tua valia profissional, até porque se estás na empresa que estás tens de ter valor. Estou a perguntar meramente por curiosidade.

O flash não liga a base de dados... liga a um php/asp/etc que por sua vez retorna dados para o flash (quer por XML, quer por AMF). Nesse capítulo (server side) entra outro colega meu que trata de escrever/ler/retornar coisas nas BD. Tudo o resto é comigo: lógica de funcionamento, criação de uma estrutura base (dinâmica ou não); animação (FuseKit, gTween, etc); tratamento de dados (que circulem do flash pra BD e vice-versa) e respectivas ligações (NetConnections e afins); acessibilidade (SWFAddress); 3D (Papervision); implementação do layout; criação de classes (se for caso disso); etc etc.

Quando não implemento as coisas, por norma faço de consultor dizendo aos meus colegas o caminho que devem seguir.


Já agora, o tal site de um dia é este kidloco?
Sim, mas essa versão já levou alterações (mais conteúdo) e já outro colega meu pegou nele.
 
Última edição:
O flash não liga a base de dados... liga a um php/asp/etc que por sua vez retorna dados para o flash (quer por XML, quer por AMF). Nesse capítulo (server side) entra outro colega meu que trata de escrever/ler/retornar coisas nas BD. Tudo o resto é comigo: lógica de funcionamento, criação de uma estrutura base (dinâmica ou não); animação (FuseKit, gTweener, etc); tratamento de dados (que circulem do flash pra BD e vice-versa) e respectivas ligações (NetConnections e afins); acessibilidade (SWFAddress); 3D (Papervision); implementação do layout; criação de classes (se for caso disso); etc etc.

Quando não implemento as coisas, por norma faço de consultor dizendo aos meus colegas o caminho que devem seguir.

Expressei-me mal, apesar de não fazer developing tambem sabia que o flash não liga directamente a BD.:p Já deu para perceber que és um developer no que ao flash diz respeito.:) Curioso, acho que o que tu fazes lá fora se chama Interactive Designer. Era o que eu gostava de fazer também. Tive quase para ser teu colega na empresa em que estás (eu sei qual é) mas infelizmente estou muitoooooooooooooo longe de Lisboa e não deu. Mas infelizmente em Portugal há pouco mercado para essa função, só mesmo em meia dúzia de empresas grandes que trabalhem com grandes marcas. É tramado.:p


Sim, mas essa versão já levou alterações (mais conteúdo) e já outro colega meu pegou nele.

Está simples mas bem conseguido, mesmo já tendo alterações, para um dia foi bem bom.:p

Cumps,
michael c
 
Kidloco, podes falar um bocadinho desse SWFAddress, em relação à Acessibilidade, de acordo com a tua experiência prática?

sou sincera, é a primeira vez que estou a ouvir falar nisso, e como é uma área que me interesso...

;)
 
Curioso, acho que o que tu fazes lá fora se chama Interactive Designer.

Eu chamo-lhe Devigner (Developer/Designer) :009:


Tive quase para ser teu colega na empresa em que estás (eu sei qual é) mas infelizmente estou muitoooooooooooooo longe de Lisboa e não deu.
Provavelmente passou-me o teu currículo pelo monitor :p

Falaste com quem já agora?

ps: tenho colegas de Tomar, Coimbra, Viseu, etc. É tudo uma questão de se estar disposto a mudar de ares.

Mas infelizmente em Portugal há pouco mercado para essa função, só mesmo em meia dúzia de empresas grandes que trabalhem com grandes marcas. É tramado.:p
Há muito mercado. A minha empresa em 1 ano e meio cresceu de 7 para ~40 pessoas.

Kidloco, podes falar um bocadinho desse SWFAddress, em relação à Acessibilidade, de acordo com a tua experiência prática?

sou sincera, é a primeira vez que estou a ouvir falar nisso, e como é uma área que me interesso...

;)

Com o SWFAddress consegues fazer deeplink e navegação através do browser no flash, ou seja, consegues ter links directos para cada área (isto também é possível sem o SWFAddress) mas o mais importante é mesmo a navegação através do browser. Podes por exemplo fazer back/forward que funciona como um site "normal".

Implementei o SWFAddress recentemente num site de um amigo meu.

Se navegares pelo site, verás que o link vai mudando no topo (e o nome da página) e que podes fazer back/forward no browser. Podia por exemplo dar-te o link directo para um vídeo ou para outra página qualquer do site que tudo funcionaria como suposto.
 
Última edição:
kidloco, presumo que a empresa em que tu trabalhas seja da área da Comunicação e não de Software, estou correcto?

Sim. Mas também se faz "software". Imagina uma loja online que funcione na web ou num stand... é uma aplicação.

Mas sim, está muito longe do software tradicional.
 
Eu chamo-lhe Devigner (Developer/Designer) :009:

É uma bela designação essa.:p


Provavelmente passou-me o teu currículo pelo monitor :p

Falaste com quem já agora?

ps: tenho colegas de Tomar, Coimbra, Viseu, etc. É tudo uma questão de se estar disposto a mudar de ares.

É bem provavel que o meu CV/Portfolio tenha realmente passado pelo teu monitor, o mundo é mesmo pequeno.:) Na altura falei com alguem que se chamava João Paulo Ferreira (Managing Director), foi em Dezembro do ano passado. Na altura era para estágio, mas mesmo assim eu estava disposto a ir. No entanto, ao telefone deram-me a entender que pretendiam alguem de Lisboa ou arredores para a função. Eu sou de Macedo de Cavaleiros (Bragança), são 500 Kms de Lisboa e isso deixa as empresas todas reticentes. Eu compreendo o lado delas, contratar alguem de tão longe é de certa forma um compromisso. Eu já fui a entrevistas a outras das duas maiores agências aí de Lisboa e, mais uma vez, o factor distância teve peso para a não contratação. É de facto um factor relevante para as empresas e um obstáculo que eu não pensava existir. Enfim, morar no fim do mundo é tramado.:p

Há muito mercado. A minha empresa em 1 ano e meio cresceu de 7 para ~40 pessoas.

É bom saber disso. De facto tenho esperança que as coisas por cá melhorem e que pessoas com esse perfil tenham mais procura. Flash é realmente a ferramenta que gosto e onde estou mais à vontade. Ultimamente tenho até pensado em me dedicar mais a outras, mas como é esta que gosto e como acredito que no futuro terá grande procura, acho que vou continuar a insistir.:p

Cumps,
michael c
 
@kidloco: Desculpa-me a intromissão, não me leves a mal. Se não quiseres responder, compreendo-te perfeitamente ;):

Essas e-lojas e afins, são feitas "de raiz", a pensar num cliente especifico, na integração com outros softwares e coisas assim do género? Ou pegam num CMS e adaptam os CSS's, só para não terem o mesmo layout?

cumps
 
É uma bela designação essa.:p
É bem provavel que o meu CV/Portfolio tenha realmente passado pelo teu monitor, o mundo é mesmo pequeno.:) Na altura falei com alguem que se chamava João Paulo Ferreira (Managing Director), foi em Dezembro do ano passado. Na altura era para estágio, mas mesmo assim eu estava disposto a ir. No entanto, ao telefone deram-me a entender que pretendiam alguem de Lisboa ou arredores para a função. Eu sou de Macedo de Cavaleiros (Bragança), são 500 Kms de Lisboa e isso deixa as empresas todas reticentes. Eu compreendo o lado delas, contratar alguem de tão longe é de certa forma um compromisso. Eu já fui a entrevistas a outras das duas maiores agências aí de Lisboa e, mais uma vez, o factor distância teve peso para a não contratação. É de facto um factor relevante para as empresas e um obstáculo que eu não pensava existir. Enfim, morar no fim do mundo é tramado.:p

Esse é o chefe. Realmente o mundo é pequeno :x2:


@kidloco: Desculpa-me a intromissão, não me leves a mal. Se não quiseres responder, compreendo-te perfeitamente ;):

Essas e-lojas e afins, são feitas "de raiz", a pensar num cliente especifico, na integração com outros softwares e coisas assim do género? Ou pegam num CMS e adaptam os CSS's, só para não terem o mesmo layout?

cumps

Só pegámos 1x num CMS (Joomla) e porque o cliente exigiu. Aliás, o site ainda está em produção :p

O nosso core não são as chamadas Rich Aplications (aplicações para a net), mas eu considero (por exemplo) um site para marcação de test-drives e afins como uma aplicação. É tudo uma questão de perspectiva.

Mas eu quando falei na "e-loja" estava mais a pensar num trabalho que vai ser feito no futuro, que obviamente não posso falar :p Posso apenas adiantar que vai ser desenvolvido (se tudo correr bem) em cima do Flex.
 
Esse é o chefe. Realmente o mundo é pequeno :x2:

Foi-me logo calhar o chefe para falar comigo, não admira que eu tenha logo levado com os pés.:D Por acaso pareceu muito simpático, deve ter bom ambiente a empresa.:p


Mas eu quando falei na "e-loja" estava mais a pensar num trabalho que vai ser feito no futuro, que obviamente não posso falar :p Posso apenas adiantar que vai ser desenvolvido (se tudo correr bem) em cima do Flex.

Esta é uma tecnologia que a meu ver vai dar muito que falar. Do que vi dela tem imenso potencial e empresas de topo mundial como a Fantasy Interactive recorrem cada vez mais ao Flex. Tem sem dúvida potencial e é bom ver que em Portugal também já é usado pelas melhores empresas.

Cumps,
michael c
 
Back
Topo